Meu peixe beta morreu e eu quero descobrir o porquê


Giovana Tempesta

Recommended Posts

-ganhei him de um criador de bettas 2 meses atrás 
-ele estava com a boca machucada e com um esfolado nas escamas 
-comprei um aquário de 8 litros, algumas pedrinhas e uma casinha em forma de iglu para ele se esconder. 
-Depois de um tempo ele começou a ter dificuldades para flutuar e ficava a maior parte do tempo no fundo do aquário. 
-Pensei que fosse por causa de  uma infecção bacteriana ou fungica.
-apliquei um remédio seguindo a bula em caso de suspeitas, mas ele não apresentou melhoras 
-Pesquisei sobre e achei que fosse por causa de uma intoxicação por amônia. 
-Ele começou a perder a cor das escamas a cada dia que se passava. No final de tudo ele tinha o corpo todo branco e as extremidades estavam avermelhadas
-Dei um upgrade no aquário, coloquei plantas aquáticas, algumas elodeas para controlar a amônia do aquário.
- Também Coloquei um filtro e apliquei condicionador na agua. 
-Depois de uma semana coloquei o peixe no aquário plantado. Ele deu uma animada, ficou nadando envolta das plantas, as vezes deitava em cima delas. 
-Infelizmente ele ainda continuava a maior parte do tempo deitado ou no fundo do aquário
-Reparei que além de ficar sem cor, ele estava com 2 bolinhas brancas uma em cada olho, pesquisei e pensei ser catarata, considerei ele ser um peixe idoso, ja que não sabia a idade que ele tinha. 
-Ontem reparei que ele quase não se mexia e não queria comer
-Hoje encontrei ele morto na mesma posição de ontem

Tenho que dizer que não sabia como cuidar de peixes anteriormente e aprendi algumas coisas pesquisando para melhorar a qualidade de vida do meu peixe. 
Na minha cidade não tem nenhum rx96beufyd161.jpgo que entenda de peixes então venho até vocês pedir um diagnostico.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 59 minutos, Giovana Tempesta disse:

-ganhei him de um criador de bettas 2 meses atrás 
-ele estava com a boca machucada e com um esfolado nas escamas 
-comprei um aquário de 8 litros, algumas pedrinhas e uma casinha em forma de iglu para ele se esconder. 
-Depois de um tempo ele começou a ter dificuldades para flutuar e ficava a maior parte do tempo no fundo do aquário. 
-Pensei que fosse por causa de  uma infecção bacteriana ou fungica.
-apliquei um remédio seguindo a bula em caso de suspeitas, mas ele não apresentou melhoras 
-Pesquisei sobre e achei que fosse por causa de uma intoxicação por amônia. 
-Ele começou a perder a cor das escamas a cada dia que se passava. No final de tudo ele tinha o corpo todo branco e as extremidades estavam avermelhadas
-Dei um upgrade no aquário, coloquei plantas aquáticas, algumas elodeas para controlar a amônia do aquário.
- Também Coloquei um filtro e apliquei condicionador na agua. 
-Depois de uma semana coloquei o peixe no aquário plantado. Ele deu uma animada, ficou nadando envolta das plantas, as vezes deitava em cima delas. 
-Infelizmente ele ainda continuava a maior parte do tempo deitado ou no fundo do aquário
-Reparei que além de ficar sem cor, ele estava com 2 bolinhas brancas uma em cada olho, pesquisei e pensei ser catarata, considerei ele ser um peixe idoso, ja que não sabia a idade que ele tinha. 
-Ontem reparei que ele quase não se mexia e não queria comer
-Hoje encontrei ele morto na mesma posição de ontem

Tenho que dizer que não sabia como cuidar de peixes anteriormente e aprendi algumas coisas pesquisando para melhorar a qualidade de vida do meu peixe. 
Na minha cidade não tem nenhum rx96beufyd161.jpgo que entenda de peixes então venho até vocês pedir um diagnostico.

Como tu, toda a gente que aqui se encontra já foi iniciante e a maioria de nós começa sempre com um aquário pequeno. Isso está mal, um betta precisa de uns bons 15L. Fizeste muito bem em adicionar plantas e em teres um filtro.

Penso que faltou foi uma coisa importante--- As TPAs ou trocas parciais de água que se realizam semanalmente. Esse em princípio será o problema da intoxicação por amónia.

O facto de ele ficar com os olhos brancos é indício de que houve uma intoxicação amónia, tal como o facto de ele perder a cor e, nalguns casos até começar a perder as escamas mesmo.

 

  • Confuso(a) 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então o que tens a fazer é o seguinte:

Arranja um aquário maior

Faz o ciclo de azoto

As plantas que tens podes coloca las no novo aquário

O filtro deixa estar que está muito bem e é essencial, pois é o coração do aquário.

Compra outro betta

Faz trocas parcial de água semanalmente de cerca de 30%

Alimenta o peixe com ração para bettas e podes experimentar também comida congelada, como por exemplo bloodwoms que os bettas gostam bastante.

  • Confuso(a) 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 minutos, Flaips disse:

Então o que tens a fazer é o seguinte:

Arranja um aquário maior

Faz o ciclo de azoto

As plantas que tens podes coloca las no novo aquário

O filtro deixa estar que está muito bem e é essencial, pois é o coração do aquário.

Compra outro betta

Faz trocas parcial de água semanalmente de cerca de 30%

Alimenta o peixe com ração para bettas e podes experimentar também comida congelada, como por exemplo bloodwoms que os bettas gostam bastante.

obrigada pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Giovana Tempesta disse:

obrigada pela ajuda!

Sempre pronto a ajudar!

Boa sorte com o teu futuro betta.

Espero que agora tudo corra bem com ele!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, Giovana Tempesta disse:

-ganhei him de um criador de bettas 2 meses atrás 
-ele estava com a boca machucada e com um esfolado nas escamas 
-comprei um aquário de 8 litros, algumas pedrinhas e uma casinha em forma de iglu para ele se esconder. 
-Depois de um tempo ele começou a ter dificuldades para flutuar e ficava a maior parte do tempo no fundo do aquário. 
-Pensei que fosse por causa de  uma infecção bacteriana ou fungica.
-apliquei um remédio seguindo a bula em caso de suspeitas, mas ele não apresentou melhoras 
-Pesquisei sobre e achei que fosse por causa de uma intoxicação por amônia. 
-Ele começou a perder a cor das escamas a cada dia que se passava. No final de tudo ele tinha o corpo todo branco e as extremidades estavam avermelhadas
-Dei um upgrade no aquário, coloquei plantas aquáticas, algumas elodeas para controlar a amônia do aquário.
- Também Coloquei um filtro e apliquei condicionador na agua. 
-Depois de uma semana coloquei o peixe no aquário plantado. Ele deu uma animada, ficou nadando envolta das plantas, as vezes deitava em cima delas. 
-Infelizmente ele ainda continuava a maior parte do tempo deitado ou no fundo do aquário
-Reparei que além de ficar sem cor, ele estava com 2 bolinhas brancas uma em cada olho, pesquisei e pensei ser catarata, considerei ele ser um peixe idoso, ja que não sabia a idade que ele tinha. 
-Ontem reparei que ele quase não se mexia e não queria comer
-Hoje encontrei ele morto na mesma posição de ontem

Tenho que dizer que não sabia como cuidar de peixes anteriormente e aprendi algumas coisas pesquisando para melhorar a qualidade de vida do meu peixe. 
Na minha cidade não tem nenhum rx96beufyd161.jpgo que entenda de peixes então venho até vocês pedir um diagnostico.

Bem, isso é que foi pesquisar.

Só não pesquisou o que foi mais correcto, mas pronto, é com os erros que a malta aprende e ter vindo aqui expor o problema já é uma vontade de aprender o que demonstra interesse.

 

Vamos lá então:

Descoloração do corpo. Em certas variedades de bettas domésticos está presente o gene "Marble", que se caracteriza exatamente por "provocar" descolorações ou mudanças de cor nos peixes, o que não significa que o peixe está doente. É um "efeito secundário" da presença desse gene. Peixes que nascem azuis, começam a ter manchas de outras cores no corpo e a meio da vida deles, estão completamente diferentes daquilo que eram.

Mancha branca no olho. Também depende de um gene que existe que é o Dragon. O gene dragon, além de dar aquelas escamas fortes e muito bonitas que conhecemos doa Black/Red dragon, também tem um "problema" chamado Diamond Eys, que se caracteriza, pelo aparecimento/crescimento de uma escama no olho que o faz ficar "cego". O peixe vê mal, mas tem uma vida normalíssima.

 

Sem saber o que era o seu peixe, é impossível determinar a causa da morte do mesmo, baseado apenas naquilo que demonstra.

Quanto aos picos de amónia. Bem, falamos de bettas. Claro que não são totalmente imunes a picos de amónia, mas estamos a falar de peixes em que as águas ideiais, para a sua manutenção estão carregadas de matéria orgênica, com pH baixos (há espécies de bettas que vivem em pH abaixo de 5). Portanto supor oq ue quer que seja sem se ter feito testes à água é pura especulação.

 

Se tinha uma ferida na boca, apostaria que se tratasse de Mouth Rot, ou podridão da boca. Isso faz com que o peixe não se alimente convenientemente, ganhe infeções pela ferida e morra.

O que é preciso entender é o que causou a ferida.

Andou à luta com outro peixe? Tem fêmeas nesse aquário juntamente com ele? Há tanta causa, mas o importante é mesmo tentar entender o porquê dessa ferida na boca. Normalmente peixes, com a boca ferida, morrem. Já diz o ditado: "Pela boca morre o peixe."

 

Espero ter clarificado

 

 

  • Gosto 1
  • Votar + 1

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais