algas no aquário


Zzzzzaj

Recommended Posts

bom dia,

tenho um aquário de 200 litros com injeção de CO2 ao qual mudei recentemente a montagem. Deixei fazer o ciclo do azoto e passado 3 semanas introduzi os peixes. Apareceram algas bba. Alguma ideia de como me livrar delas? Obrigado

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Onde é que as algas apareceram e de que quantidades estamos a falar? Se fôr pouco é tirar o harscape ou planta etc que tem a tal alga antes que se alastre, se for só numa folha por exemplo é cortar a folha e tirar do aquário, podes também com uma seringa tentar deitar Seachem Excell diretamente na alga por uns dias até que irá avermelhar e morrer mas se puderes tirar tira enquanto podes

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Zzzzzaj disse:

bom dia,

tenho um aquário de 200 litros com injeção de CO2 ao qual mudei recentemente a montagem. Deixei fazer o ciclo do azoto e passado 3 semanas introduzi os peixes. Apareceram algas bba. Alguma ideia de como me livrar delas? Obrigado

 

Eu penso que o aparecimento de algas poderá estar relacionado com a injeção de C02. Tenta reduzir um bocadinho a quantidade de C02 que injetas no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

4 hours ago, Zzzzzaj said:

as algas estão nos maioritariamente nos troncos e folhas mais velhas. Já retirei algumas. Vou tentar reduzir o CO2.

Tens um drop checker para ver o nivel de co2? Era importante veres isso para perceber se tens muito ou pouco. Diria que se tens a mais, os teus peixes ja se tinham queixado... Espreita este guia da malta da green aqua, pode ser que ajude: https://greenaqua.hu/en/alga-tajekoztato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Efetivamente não consigo entender como é que o excesso de CO2 afeta as plantas! Que afeta a fauna, sem dúvida, agora as plantas?! Que oscilações na quantidade de CO2 dissolvido na água potencie algum tipo de alga, ok, mas não é devido ao excesso, é devido à oscilação da quantidade.

Alguém me pode ajudar a compreender este conceito, que para mim é pouco claro? Mas com uma fundamentação razoável, por favor... não é com "pensei que...". Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, C Mocho disse:

Efetivamente não consigo entender como é que o excesso de CO2 afeta as plantas! Que afeta a fauna, sem dúvida, agora as plantas?! Que oscilações na quantidade de CO2 dissolvido na água potencie algum tipo de alga, ok, mas não é devido ao excesso, é devido à oscilação da quantidade.

Alguém me pode ajudar a compreender este conceito, que para mim é pouco claro? Mas com uma fundamentação razoável, por favor... não é com "pensei que...". Obrigado!

Também não percebo, porque em cultura emersa, estamos a falar (hoje em dia) de mais de 400ppm de CO2 no ar e é disso que elas gostam (as plantas)!

A única coisa que me ocorre seria a acidificação do pH em excesso... mas não me parece...

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Também não percebo, porque em cultura emersa, estamos a falar (hoje em dia) de mais de 400ppm de CO2 no ar e é disso que elas gostam (as plantas)!

A única coisa que me ocorre seria a acidificação do pH em excesso... mas não me parece...

Pois, exatamente! A única coisa que também me ocorreu foi a acidificação excessiva, mas para para chegar a tais valores suponho que não seja fácil. Estava à espera para ver se me apontavam essa razão, e nesse caso gostava que me ajudassem a entender melhor os valores necessários para que tal ocorresse, dependendo dos valores de dureza da água...

A outra coisa que me ocorreu foi que o pessoal por vezes afirma coisas sobre temas que não domina e não estudou seriamente. Umas vezes acerta, mas outras induz terceiros em erro, desnecessariamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais