Guppie com suspeita de parasitas


Ângelo Cunha

Recommended Posts

Olá a todos, 

Depois de ciclar o aquário comprei na semana passada alguns camarões e otocinclus e uns neons que se tem estado a dar bem no aquário. Este fim de semana comprei um guppie macho e duas fêmeas. 

Acontece que o macho está com umas fezes brancas penduradas que pelo que vi parece ser parasitas e está muito parado em comparação com as fêmeas. 

large.IMG_20201123_210950.jpglarge.IMG_20201123_211241.jpg

Como tenho camarões já li que não é aconselhável colocar a medicação no aquário, o meu problema é que não tenho um aquário hospital nem material de sobra e pedia a vossa ajuda na melhor forma de proceder. Já estou preparado para ele não durar muito tempo mas tenho receio que os parasita possam infectar os restantes peixes. 

Os parâmetros do aquário são :

PH 6.5

NO3 40

NO2 0

Que conselhos me podem dar para lidar com esta situação? 

Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma caixa de plástico, com um tamanho razoável, (daquelas do "chinês"), serve perfeitamente de enfermaria temporária... tens é de controlar a temperatura, colocar algo que faça circular a água e fazer TPA's parciais, de preferência todos os dias. Provavelmente já infetou os outros peixes, mas tens de fazer o tratamento, para ele, recuperativo, para os outros, profilático.

Não sei a que tratamento te estás a referir, nem se efetivamente são todos nocivos para os camarões, felizmente nunca tive um caso desses num aquário com camarões, mas tenta saber se esses parasitas atacam os camarões, se sim, tratas tudo e o que tiver de morrer morre! Caso contrário vais ter sempre um problema no teu aquário. Ou então morre tudo e continuarás a ter a água com parasitas durante algum tempo. Caso não os afete, retiras os camarões para uma caixa temporária e fazes o tratamento no aquário.

Ficas pois a ter consciência da importância do período de quarentena para as novas aquisições. Não te entristeças, pois todos nós de vez em quando fazemos disparates desses... tiveste azar, mas serve de aprendizagem.

Boa sorte!...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela dica C Mocho. 

Vou tentar informar melhor sobre os parasitas e ver o que se pode fazer. 

O tratamento que li foi o Flagyl. 

Quanto à quarentena eu sei da importância dela mas o investimento que fiz no aquário não deu para comprar material extra para ter como fazer a quarentena e mesmo sitio onde ter colocar o aquário de quarentena é complicado infelizmente daí não a ter feito. 

Reparei também em alguns pontos brancos que gostava de saber se são algum parasita e se pode estar relacionado com isto que o guppie apanhou. large.IMG_20201123_215327.jpglarge.IMG_20201123_215358.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ângelo,

 

em relação aos pontos brancos não te consigo ajudar, mas tem em atenção que entre o substrato e o vidro a Cyanobacteria está a começar a ganhar velocidade. Não deixes tomar conta do aqua senão para corrigir isso vai ser muito complicado.

 

Compra já uma seringa e vai dando umas pequenas injecções de Seachem Excel ou de Água oxigenada e tenta matar a bacteria à nascença.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na primeira foto, à esquerda não faço ideia do que possa ser. À direita parece-me um caracol muito pequenino (ou qualquer coisa com concha).

Não 2ª foto também não entendo.

há 9 minutos, Diogo81 disse:

atenção que entre o substrato e o vidro a Cyanobacteria está a começar a ganhar velocidade

Pois, o Diogo tem razão. Segue o seu concelho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nem tinha reparado nisso até ir olhar para a foto Diogo,já dizia o outro que um azar não vem só.. Tentar não desanimar porque ter um ecossistema é isto mesmo. 

Para a cyanobacteria convém injectar no substrato todo ou só na zonas afetadas? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Sem preocupações Ângelo, basicamente temos que nos mentalizar que isto também faz parte do hobby e vai contar para a experiência acumulada.

 

No meu caso, após algumas tentativas falhadas para resolver o problema, onde matei mais plantas do que a Cyano, depois de comprar a seringa, só dei injecções nos locais afectados e a situação acabou por ficar (até agora) resolvida. De notar que também mudei a posição dos lily pipes de forma a melhorar a circulação. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem sombra de dúvida, a experiência vai contar para muito e até já tinha metido na cabeça que alguns peixinhos pudessem ir desta para melhor mas descobrir que é por causa de um parasita deixou um pouco desanimado. 

Vou tentar improvisar um aquário quarentena/hospital com material do chinês e uma caixa de plástico para não pesar no orçamento e das próximas vezes não acontecer mais disto. 

Também já mandei um email para a loja onde comprei os peixinhos, vieram todos do mesmo sitio e pode ser que também me ajudem a indicar um tratamento para os parasitas e dar umas dicas para a cyano mas em principio para a cyano vou avançar com com o tratamento que indicaste. 

Só para confirmar o Seachem Excel que aconselhas é o Seachem Flourish Excel certo? Amanhã já vou passar na loja para comprar. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é o seachem flourish Excel, não te esqueças de comprar a seringa para injectar pequenas quantidades directamente no substrato, porque se o fizeres nas plantas elas vão amarelar todas.

Antes de fazer o tratamento tenta sifonar ao máximo esse pó/sujidade/cyano que está entranhado no substrato e depois de trocares a água fazes o tratamento nas zonas afectadas.

Boa sorte com os peixes


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem à noite fui ver alguns vídeos e acho que sei o que despoletou o ataque de ciano. Acho que foi um conjunto de 3 factores:

ter aumentado um pouco a duração da luz para ter mais tempo para olhar para o aquário, de 8 para 10 horas que vou reduzir novamente e possivelmente diminuir a intensidade

Ao colocar 3 hastes de sessiflora do lado direito perto de onde tenho o inflow terá reduzido drasticamente o fluxo de agua

O último factor é uma suspeita de inexperiência a colocar comida e talvez tenham ficado demasiados restos.o facto de ter retirado vários caracóis para controlar a população também deve ter contribuído para o aumento da carga biológica no aquário. 

Hoje vou tentar comprar o seachem Excel e ao final do dia vou fazer uma tpa, mudar as sessiflora perto do inflow para outro sítio e ficar um ou dois dias em jejum e depois dar pouca comida. 

Quanto aos parasitas não consegui descobrir se afetam os neocaridinas como referiu o C Mocho e porque para já não tenho onde os isolar estou a espera da resposta da loja sobre o tratamento que aconselham mas em última instância trato o aquário inteiro e o que tiver de morrer morre mas não queria nada perder os bichos que são os meus favoritos nem o dinheiro gasto. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não obtive resposta da loja sobre o aconselhamento para tratar os parasitas mas do que já vi e se não tiver nenhuma outra sugestão acho que vou usar o eSHA -ndx.

O site do fabricante não tem informação sobre potenciais perigos para os invertebrados mas encontrei o site de uma loja norueguesa que indicava que era seguro, aqui no site também não encontrei nenhuma referência a este tratamento apenas ao eSHa -2000. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de rebuscar no site da esha encontrei as FAQs onde falam se os produtos deles são seguros para camarões. De acordo com a esha todos os produtos deles são seguros para camarões com excepção do esha Protalon 707 onde é preciso monitorizar os parâmetros da água. Fica aqui a dica para quem for útil porque não sei onde mais colocar esta info no fórum. 

Deixo aqui o link deles para consulta https://www.eshalabs.eu/europe/faq.html

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comecei hoje o tratamento para os parasitas com o esha ndx a ver no que dá mas o guppy macho tenho quase certeza que vai morrer, já está com um nadar muito estranho e atrapalhado e fica muitas vezes de barriga para cima. Uma das fêmeas também já começou com as fezes brancas, agora é esperar que não tenha mais baixas. 

Obrigado a todos pelas dicas 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiz o tratamento com o esha ndx e parece ter resultado, hoje fiz a TPA de 50%,fiz um pouco mais até e daqui a duas semanas volto a repetir o tratamento. O guppy macho faleceu ontem à noite depois de ter feito o tratamento mas na fêmea já não vi mais vezes brancas, torcer para que tudo tenha dado certo. 

Quanto à cianobacteria aconselharam-me na loja o blueexit e senti-me mais à vontade para avançar com esse tratamento,vou fazer os 5 dias do tratamento e depois vou dando as actualizações 

 

Obrigado por toda a ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ângelo,

 

depois diz como é que correu o tratamento das Cyano com o Blue exit, porque sempre é mais uma solução que ficamos a saber se funciona ou não (esperemos que sim).

 

ainda bem que o tratamento está a dar resultado. Sendo um "medicamento" recomendaram que após o final do tratamento juntasses algum carbono activado ao filtro de forma a limpar a água?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Diogo81 said:

Boas Ângelo,

 

depois diz como é que correu o tratamento das Cyano com o Blue exit, porque sempre é mais uma solução que ficamos a saber se funciona ou não (esperemos que sim).

 

ainda bem que o tratamento está a dar resultado. Sendo um "medicamento" recomendaram que após o final do tratamento juntasses algum carbono activado ao filtro de forma a limpar a água?

Vou fazer o tratamento para a ciano durante 5 dias e vou dando atualizações. O tratamento dos parasitas davam duas alternativas, uma TPA de 50% ou uma TPA de 20% mais carbono activado. Como queria começar o tratamento para a ciano o quanto antes e este não pode ser usado com carbono activado fiz a TPA de 50% mas até tirei um pouco mais. 

O tratamento dos parasitas é para repetir em duas semanas para matar os que sejam oviparos o que bate certo com a altura que termina o período que pedem para deixar o blueexit agir,14 dias após a primeira utilização. 

P.S já não vejo mais fezes brancas e parece que a guppy maior está grávida, pelo menos a mancha preta dela está bem visível, pode ser que compense a morte do macho porque até ter o aquário de quarentena não vou comprar mais nenhum. 

Editado por Ângelo Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ângelo

Se a Guppy esta gravida ela pode ter os filhotes mais do que uma vez,uma vez que as Guppys reservam o esperma  por muito tempo mesmo sem machos.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

18 minutes ago, Alvaro Silva said:

Boas Ângelo

Se a Guppy esta gravida ela pode ter os filhotes mais do que uma vez,uma vez que as Guppys reservam o esperma  por muito tempo mesmo sem machos.

Saudações  

Como o macho só durou 4 dias não sei se terá sido ele ou se já veio de alguma inseminação do aquário da loja se é que está mesmo grávida. Estou a usar como comparação a outra fêmea onde a mancha é bem mais ténue. 

Vou continuar a observar e torcer para estar mesmo gravida 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Deixo aqui mais um update em relação a este tópico. 

Os parasitas parecem ter desaparecido mesmo e vou fazer amanhã a segunda dose do tratamento para na terça fazer a TPA de 50%

Em relação à ciano houve melhorias com o blueexit no entanto no sítio onde tem maior concentração junto ao vidro por baixo do nível do substrato houve pouca diminuição. O que vou fazer é depois de tratar os parasitas e fazer a TPA na terça vou fazer um segundo tratamento para a ciano e desta vez além de colocar o produto na água vou também injectar com uma seringa um pouco de blueexit na área mais afetada e fazer o tratamento até ao fim para ver se melhora de vez Se não resultar vou tentar o método com o Seachem Excel mas pelo menos para já parece que consegui parar o avanço da ciano. 

Obrigado pelas dicas e ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais