Morte súbita


Recommended Posts

Boas,

Tenho um aquário de água de 50 litros de água quente doce e tenho neste momento 5 tetras cardinali, 2 platys, 5 barbus, 3 Molly balão, 3 tetra nariz de bêbado, 2 caracóis, 2 limpa fundos e uma rã anã africana. Tenho  1 filtro com esponja e outro com agentes filtrantes (bio box), o pH está nos 6.8 e os nitritos estão dentro dos parâmetros, faço TPA 1 vez por semana. Morreram 3 tetras nariz de bêbado e uma rã sem causa aparente. Alguém me pode ajudar a perceber o que aconteceu? A alimentação varia entre granulado, pastilhas e larvas de mosquitos.... não sei o que fazer....

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas
Por acaso não sabes o valor dos nitratos e amonia?
Em primeiro lugar acho um pouco apertado o aquário para tanta coisa e a filtragem insuficiente mesmo com tpas semanais.
Tens fotos deste aquario?
As peixes nao apresentaram nenhuma sintoma ou feridas?

Enviado do meu Redmi Note 8 Pro através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que esse aquário está superlotado. Então tu tens 20 peixes e uma rã mais 2 caracóis em apenas 50L. Isso é mesmo muito, deves arranjar um aquário maior ou tentar reduzir a fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um problema poderá ser a amónia uma vez que tu tens bastantes peixes, eles poderão produzir demasiados detritos e aquário pode não estar a conseguir " comportá-los". Poderá ser também falta de oxigénio ou alimentação em excesso. Tenta arranjar testes para amónia e nitratos e faz uma TPA grandinha de 50%.

Depois coloca aqui os parâmetros com que fica a água para podermos analisar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Esqueci me de dizer que uso o Sera bio nitrivec no aquário sempre que faço uma intervenção, eu uso aquelas tiras da Pro aquarest easy e estão sempre na faixa verde nos nitratos e da amónia (a faixa verde significa que estão nos valores adequados, não tenho os valores), os peixes começaram a ficar cm a cabeça branca e a rã não tinha nenhum sintoma a não ser um pouco mais parada que o habitual..... Não consigo adicionar a foto. O aquário tem 55, 30, 39 . Esqueci me de dizer que também tem algas a superfície...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Ana Catarina77 disse:

Boas,

Esqueci me de dizer que uso o Sera bio nitrivec no aquário sempre que faço uma intervenção, eu uso aquelas tiras da Pro aquarest easy e estão sempre na faixa verde nos nitratos e da amónia (a faixa verde significa que estão nos valores adequados, não tenho os valores), os peixes começaram a ficar cm a cabeça branca e a rã não tinha nenhum sintoma a não ser um pouco mais parada que o habitual..... Não consigo adicionar a foto. O aquário tem 55, 30, 39 . Esqueci me de dizer que também tem algas a superfície...

O sera bio nitrivec eu também uso e acho que fazes bem em usar pois sempre que se faz uma TPA e ou limpeza do filtro lá vão algumas bactérias à vida.

É o que eu te digo, parece me que foi intoxicação por amónia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, Flaips disse:

Eu acho que esse aquário está superlotado. Então tu tens 20 peixes e uma rã mais 2 caracóis em apenas 50L. Isso é mesmo muito, deves arranjar um aquário maior ou tentar reduzir a fauna.

Na loja disseram que podia ter 25 animais pequenos.... já estou a ver que se calhar já estão muitos....quando tiver os valores eu publico....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Ana Catarina77 disse:

Na loja disseram que podia ter 25 animais pequenos.... já estou a ver que se calhar já estão muitos....quando tiver os valores eu publico....

Sim são bastantes! Sabes que às vezes os lojistas só querem é vender. Claro que nem todos são assim, como é óbvio também há pessoas boas e bons profissionais no mundo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para adicionares uma foto é assim:

Criar novo tópico

Imagem na galeria

Selecionas galeria de membros

Em seguida vais a create without using an album

E depois é só selecionar a foto que queres.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Já tinha postado uma questão aqui no fórum acerca da morte de vários peixes no meu aquário e agradeço as respostas que foram dadas! O aquário está com a amonia nos valores críticos e os peixes não param de morrer, já fiz uma mudança de 5 litros de água e coloquei um produto para reduzir a amonia ontem.... mas eles continuam a morrer.... será melhor tirar mais água e fazer uma limpeza no fundo, também tenho algumas plantas, será disso? Obrigada mais uma vez!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Ana Catarina77 disse:

Bom dia,

Já tinha postado uma questão aqui no fórum acerca da morte de vários peixes no meu aquário e agradeço as respostas que foram dadas! O aquário está com a amonia nos valores críticos e os peixes não param de morrer, já fiz uma mudança de 5 litros de água e coloquei um produto para reduzir a amonia ontem.... mas eles continuam a morrer.... será melhor tirar mais água e fazer uma limpeza no fundo, também tenho algumas plantas, será disso? Obrigada mais uma vez!

Cuidado! Faz uma TPA bem forte de cerca de 70% e se precisares põe o sera toxivec que funciona bem. Claro que tens que por a dose indicada para a tua litragem.

Eu penso que tu estás a ter um pico de amónia devido ao excesso de habitantes no teu aquário!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.