Novo aquário - Ciclo Azoto

Recommended Posts

há 22 minutos, Flaips disse:

Então vou te dizer o que deves fazer e podes confiar em mim:

É melhor não fazeres TPAs durante o ciclo--- eu falei nas TPAs porque pensei que o aquário já estava ciclado.

Depois de estar ciclado, ou seja, quando já não houver amónia nem nitritos, vão de certeza haver muitos nitratos.

Aí é que entram as TPAs que vão removem os nitratos.

Mas, por agora, deixa estar tudo conforme está, vai sempre fazendo medições do parâmetros. Quando tiveres amónia e nitritos zerados avisa-nos!

Ok assim farei, é que eu já fiz umas 3 tpa desde o início do aquário, provavelmente não as devia ter feito mas paciência, agora é esperar, obrigado e vou dando notícias.

há 10 minutos, copy disse:

Ok assim farei, é que eu já fiz umas 3 tpa desde o início do aquário, provavelmente não as devia ter feito mas paciência, agora é esperar, obrigado e vou dando notícias.

Ok, ficamos a aguardar!

• Like 1
há 18 horas, Flaips disse:

Eu em tempos ouvi um biólogo a falar relativamente a essa situação e ele disse que a TPA só remove nitratos!

Se os nitratos estão dissolvidos na água, explica-me então como é que isso funciona...

A primeira coisa que se faz com picos de Amónia ou Nitritos são TPAs precisamente para baixar os níveis.

há 7 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Se os nitratos estão dissolvidos na água, explica-me então como é que isso funciona...

A primeira coisa que se faz com picos de Amónia ou Nitritos são TPAs precisamente para baixar os níveis.

Vê o vídeo que lá explica bem!

Eu também não te sei explicar corretamente, mas vendo o vídeo percebe se.

Boas pessoal,

Bem Flaips, fui ver o vídeo e olha que em nenhum lado é referido que as TPA's apenas removem nitratos, pelo contrário, é dito especificamente que as TPA's servem para corrigir qualquer desequilíbrio que esteja a acontecer no aquário, ou pode provocar um desequilíbrio na coluna de água, se tudo estiver bem e decidirmos mesmo assim realizar uma TPA.

Já em relação à ciclagem que tens em curso Copy, tem paciência, se começaste a utilizar o seachem stability dá-lhe tempo para funcionar e para que a colónia de bacterias se estabeleça. No final, como não tens plantas para consumir os nitratos no final do ciclo, aí sim deves fazer uma TPA para baixar esses valores, garantindo que não tens qualquer nivel de amónia ou nitritos.

Como no futuro indicas que só vais ter peixes e não vais ter plantas, vai ser normal o nivel de nitratos ir subindo após cada TPA, e por isso deves ter que realizar TPA's regularmente para "limpar" a coluna de água e evitar picos de amónia.

• Like 2
há 14 horas, Flaips disse:

Vê o vídeo que lá explica bem!

Eu também não te sei explicar corretamente, mas vendo o vídeo percebe se.

Não é preciso ver o vídeo para te explicar fácilmente que a informação está incorreta.

Se não se removessem Nitritos quando retiras água do aquário, era impossível testar os níveis de Nitritos fora do aquário. Só são detetados Nitritos num tubo de ensaio, porque estes são removidos juntamente com a água do aquário para o tubo de ensaio... é tão simples quanto isso.

Apesar de estares aqui, creio eu, com muito boas intenções a tentar ajudar os outros, tens que ter mais cuidado com o que escreves, porque andas a induzir as pessoas em erro com maus conselhos, que é o que andamos aqui todos a tentar mudar!

Partilha as tuas experiências, não informação que assumes sobre o modo como as coisas funcionam.

• Upvote 1
há 12 horas, Diogo81 disse:

Boas pessoal,

Bem Flaips, fui ver o vídeo e olha que em nenhum lado é referido que as TPA's apenas removem nitratos, pelo contrário, é dito especificamente que as TPA's servem para corrigir qualquer desequilíbrio que esteja a acontecer no aquário, ou pode provocar um desequilíbrio na coluna de água, se tudo estiver bem e decidirmos mesmo assim realizar uma TPA.

Já em relação à ciclagem que tens em curso Copy, tem paciência, se começaste a utilizar o seachem stability dá-lhe tempo para funcionar e para que a colónia de bacterias se estabeleça. No final, como não tens plantas para consumir os nitratos no final do ciclo, aí sim deves fazer uma TPA para baixar esses valores, garantindo que não tens qualquer nivel de amónia ou nitritos.

Como no futuro indicas que só vais ter peixes e não vais ter plantas, vai ser normal o nivel de nitratos ir subindo após cada TPA, e por isso deves ter que realizar TPA's regularmente para "limpar" a coluna de água e evitar picos de amónia.

Obrigado por as dicas, sim paciência tenho que sobre 😅 só vou colocar os peixes quando tudo estiver ok, já terminei de chegar o Stability ontem, adicionei como nas instruções, vamos aguardar que os níveis desçam, Domingo farei nova ronda de testes, eu plantas até tenho, mas somente uma vallisneria vamos ver se ao fim dos peixes lá estarem não vai há vida, mas claro é um aquário muito pouco plantado daí os níveis estarem diferentes de quando eu tive um plantado.