Novo aquário - Ciclo Azoto


copy

Recommended Posts

Boa tarde pessoal

Montei um aquário para ciclídeos africanos ha cerca de 3 semanas, é de 128 litros (100 litros reais) tem um filtro Fluval 207, termostato 150W, tenho uma dúvida e gostaria que me ajudassem, na primeira semana que fiz os testes estava tudo zerado, só que mais ou menos de ha uma semana para cá começou a ter bastante NO3 (Nitrato) e também algum NO2, tenho ideia que estes valores alteraram desde que num dia deitei alguns flocos de comida na água, sei que isto faz parte do ciclo mas já está com estes valores ha mais de 1 semana, no ínicio desta semana que passou troquei em 2 dias seguidos 50% e 30% da água) e começei a chegar a partir desta Quinta-feira o Seachem Stability mas mesmo assim os valores de NO2 e NO3 estão na mesma, no filtro na primeira semana tive carvão activado na primeira gaveta e depois troquei por o algodão filtrante e assim mantenho, ainda não fiz qualquer limpeza no filtro, na segunda gaveta desde o primeiro dia que montei o aquário tenho o Seachem Matrix.

Na vossa opinião o que devo fazer? deixo estar até os níveis baixarem naturalmente ou faço algo?

 

Testes feitos ha momentos:

NO2 - 0,6mg

PH - 8.2

KH - 6

GH - 5

NH4 - menos de 0,5mg

NO3 - 20mg

Obrigado e um abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

Pelos valores, parece-me que o ciclo está a chegar ao fim.

Nesta altura eu costumo adicionar as plantas e fazer uma TPA de pelo menos 50%.

Aqui eu difiro muito do "manual de boas práticas" largamente adoptado quase por todos, pois não faço TPA`s durante o ciclo, só no final quando começo a obter mais ou menos estes valores, pois entendo que a colónia de baterias necessitam de tudo em termos de amónia e nitritos para se estabelecer rápidamente, e se fizer TPA´s durante o ciclo estou-lhes a retirar alimento.

É a minha opinião, é aquilo que sempre fiz, nunca me dei mal, mas haverá com certeza, sempre opiniões e metodologias diferentes.

Editado por JVHiggs
esqueci de cumprimentar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, JVHiggs disse:

Boa tarde

Pelos valores, parece-me que o ciclo está a chegar ao fim.

Nesta altura eu costumo adicionar as plantas e fazer uma TPA de pelo menos 50%.

Aqui eu difiro muito do "manual de boas práticas" largamente adoptado quase por todos, pois não faço TPA`s durante o ciclo, só no final quando começo a obter mais ou menos estes valores, pois entendo que a colónia de baterias necessitam de tudo em termos de amónia e nitritos para se estabelecer rápidamente, e se fizer TPA´s durante o ciclo estou-lhes a retirar alimento.

É a minha opinião, é aquilo que sempre fiz, nunca me dei mal, mas haverá com certeza, sempre opiniões e metodologias diferentes.

Boa tarde

Desde já agradeço a resposta, pois eu fiz aquelas tpa para acertar os valores de GH e KH que estavam muito altos (devido a ter adicionado buffer a mais)

Eu plantas tenho somente uma vallisneria, como é para ciclídeos não vou colocar muita planta, só esta para ver se se adapta bem a estes valores de água

Então por a sua experiência acha que os valores em alta vão baixar naturalmente? Ou se fosse voçê faria a tpa de 50%?? É que eu fiz 2 tpa quase seguidas (ha 1 semana atrás) sempre pensei que também colocando o Seachem Stability os valores baixassem, mas também só estou a colocar ha 3 dias.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, JVHiggs disse:

Boa tarde

Pelos valores, parece-me que o ciclo está a chegar ao fim.

Nesta altura eu costumo adicionar as plantas e fazer uma TPA de pelo menos 50%.

Aqui eu difiro muito do "manual de boas práticas" largamente adoptado quase por todos, pois não faço TPA`s durante o ciclo, só no final quando começo a obter mais ou menos estes valores, pois entendo que a colónia de baterias necessitam de tudo em termos de amónia e nitritos para se estabelecer rápidamente, e se fizer TPA´s durante o ciclo estou-lhes a retirar alimento.

É a minha opinião, é aquilo que sempre fiz, nunca me dei mal, mas haverá com certeza, sempre opiniões e metodologias diferentes.

Eu por acaso também faço assim.

 

Só não concordo numa coisa:

Para que é que se vão adicionar plantas ao um biótopo de ciclídeos africanos?

Deviam se adicionar era bastantes rochas para servirem de esconderijos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Flaips disse:

Só não concordo numa coisa:

Para que é que se vão adicionar plantas ao um biótopo de ciclídeos africanos?

Deviam se adicionar era bastantes rochas para servirem de esconderijos.

Sim e eu tenho bastantes rochas com vários esconderijos, a planta é somente para dar algum verde ao aquário, se eles entretanto a comerem paciência 😁

 

há 8 horas, Flaips disse:

Eu por acaso também faço assim.

Então o que me aconselham no meu caso tpa de 50% ou esperar até que baixem os valores?

Estava a pensar terminar de adicionar o Seachem stability que ainda faltam alguns dias e depois fazer uma tpa depois disso verificar se está tudo em ordem quanto a parâmetros da água e adicionar os peixes que já os tenho guardados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, copy disse:

Sim e eu tenho bastantes rochas com vários esconderijos, a planta é somente para dar algum verde ao aquário, se eles entretanto a comerem paciência 😁

Olha que acho que a vão comer, até porque a maioria dos ciclídeos africanos são herbívoros ou omnívoros com tendência para atacar as plantas. 

Acho que a plantinha vai ser chamada de um figo pelo cilídeos kkkkk

 

há 6 horas, copy disse:

Então o que me aconselham no meu caso tpa de 50% ou esperar até que baixem os valores?

Estava a pensar terminar de adicionar o Seachem stability que ainda faltam alguns dias e depois fazer uma tpa depois disso verificar se está tudo em ordem quanto a parâmetros da água e adicionar os peixes que já os tenho guardados.

Fazes um TPA de 50% quando o ciclo já tiver terminado.

 

Pelos valores que apresentas, penso que o aquário já está ciclado.

Então fazes uma TPA de 50% e depois começas a adicionar os peixes aos poucos.

Nunca compres tudo de uma vez que dá asneira.

Por exemplo, para a semana colocas 2 ciclídeos, para a outra outros 2 etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Flaips said:

Só não concordo numa coisa:

Para que é que se vão adicionar plantas ao um biótopo de ciclídeos africanos?

 

Bom, depende do biótipo Africano que se quiser fazer.

Os poucos que conheço onde a flora é escassa são os do lago Niassa e Tanganica na Africa Oriental ( Moçambique, Mali , Tanzania...)

No entanto, se quiseres fazer um biótipo Africano Ocidental/Central ( falamos aqui de Angola, Nigéria, Congo,  Zaire...), prepara muitos troncos, muitas plantas e areia fina. A água terá de ser ácida e com taninos, tal qual como os biótipos amazónicos.

Editado por JVHiggs
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 horas, Flaips disse:

Olha que acho que a vão comer, até porque a maioria dos ciclídeos africanos são herbívoros ou omnívoros com tendência para atacar as plantas. 

Acho que a plantinha vai ser chamada de um figo pelo cilídeos kkkkk

Kkkk não há stress, já estou preparado mentalmente para ficar sem a planta 🤣

 

há 5 horas, JVHiggs disse:

Bom, depende do biótipo Africano que se quiser fazer.

Os poucos que conheço onde a flora é escassa são os do lago Niassa e Tanganica na Africa Oriental ( Moçambique, Mali , Tanzania...)

No entanto, se quiseres fazer um biótipo Africano Ocidental/Central ( falamos aqui de Angola, Nigéria, Congo,  Zaire...), prepara muitos troncos, muitas plantas e areia fina. A água terá de ser ácida e com taninos, tal qual como os biótipos amazónicos.

No meu caso vou optar por os Saulosi, como o aquário não é grande tem de ser mono espécie e uns que não cresçam muito que é o caso, somente vou ter uma vallisneria vamos ver se aguenta no aquário 😅

 

há 5 horas, Flaips disse:

Pelos valores que apresentas, penso que o aquário já está ciclado.

Então fazes uma TPA de 50% e depois começas a adicionar os peixes aos poucos.

Nunca compres tudo de uma vez que dá asneira.

Por exemplo, para a semana colocas 2 ciclídeos, para a outra outros 2 etc

Quanto há tpa vou esperar só mais uns dias e depois faço, e será que ao fim de a fazer vão baixar os nitritos e nitratos? Se não baixarem não viu puder meter peixes

 

Quanto aos peixes aí está um problema é que vou ter de os adicionar todos de uma vez, porque aqui na minha zona não têm ciclídeos, estão reservados no Cichlid Lab se calhar vocês até o conhecem, penso que até faz parte aqui do fórum, ele aconselhou-me a colocar de uma vez devido a eles depois começarem a criar território e se adicionar aos poucos pode haver muito stress para os que entrarem de novo, e também por ficar mais barato a nível de portes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

ter um aquário para ciclídeos nem sempre quer dizer que não pode ter plantas, ora dêem olha olhadela no seguinte video:

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/11/2020 at 23:55, Diogo81 disse:

Boas pessoal,

 

ter um aquário para ciclídeos nem sempre quer dizer que não pode ter plantas, ora dêem olha olhadela no seguinte video:

 

 

Aquário espetacular!! Mas é um desafio ter plantas num aquário com cilídeos herbívoros kkkkk

 

On 21/11/2020 at 22:41, copy disse:

Kkkk não há stress, já estou preparado mentalmente para ficar sem a planta 🤣

 

No meu caso vou optar por os Saulosi, como o aquário não é grande tem de ser mono espécie e uns que não cresçam muito que é o caso, somente vou ter uma vallisneria vamos ver se aguenta no aquário 😅

 

Quanto há tpa vou esperar só mais uns dias e depois faço, e será que ao fim de a fazer vão baixar os nitritos e nitratos? Se não baixarem não viu puder meter peixes

 

Quanto aos peixes aí está um problema é que vou ter de os adicionar todos de uma vez, porque aqui na minha zona não têm ciclídeos, estão reservados no Cichlid Lab se calhar vocês até o conhecem, penso que até faz parte aqui do fórum, ele aconselhou-me a colocar de uma vez devido a eles depois começarem a criar território e se adicionar aos poucos pode haver muito stress para os que entrarem de novo, e também por ficar mais barato a nível de portes

Sim, isso aí tu é que sabes. Os cilídeos também são peixes resistentes e não morrem de um dia para o outro kkkkk.

De facto, eles começam logo a estabelecer território, e por um lado é bom.

Ma por outro é mau uma vez que pode destabilizar os parâmetros do aquário. Mas, sim se já estão reservados, já estão. E de facto tenho de admitir que fica muito mais barato!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Flaips disse:

Sim, isso aí tu é que sabes. Os cilídeos também são peixes resistentes e não morrem de um dia para o outro kkkkk.

De facto, eles começam logo a estabelecer território, e por um lado é bom.

Ma por outro é mau uma vez que pode destabilizar os parâmetros do aquário. Mas, sim se já estão reservados, já estão. E de facto tenho de admitir que fica muito mais barato!!

Sim sabes nem é tanto por os portes, eu a cima de tudo faço os possíveis para evitar mortes dos peixes e que eles estejam o melhor possível no aquário, eu ao início a minha ideia era mesmo pedir aos poucos ele depois é que me aconselhou a colocar tudo devido há questão do território e realmente faz sentido, os que entrassem depois podia haver o perigo de levarem porrada dos já existentes.

Nós primeiros tempos vou andar bastante atento aos parâmetros, como o aquário não é super pequeno, e o filtro também é bastante aceitável e coloquei também a bomba de circulação penso que vai dar, vai ser um desafio mas isso que também dá entusiasmo há coisa kkkk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, copy disse:

Sim sabes nem é tanto por os portes, eu a cima de tudo faço os possíveis para evitar mortes dos peixes e que eles estejam o melhor possível no aquário, eu ao início a minha ideia era mesmo pedir aos poucos ele depois é que me aconselhou a colocar tudo devido há questão do território e realmente faz sentido, os que entrassem depois podia haver o perigo de levarem porrada dos já existentes.

Nós primeiros tempos vou andar bastante atento aos parâmetros, como o aquário não é super pequeno, e o filtro também é bastante aceitável e coloquei também a bomba de circulação penso que vai dar, vai ser um desafio mas isso que também dá entusiasmo há coisa kkkk

Sim, de facto talvez acabe por ser melhor assim.

Controla bem os parâmetros, semanalmente, e tem cuidado com possíveis agressões iniciais.

Eu tenho ciclídeos americanos, mas já tive africanos e sei que os africanos são bem mais agressivos.

Boa sorte com isso!!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Flaips disse:

Sim, de facto talvez acabe por ser melhor assim.

Controla bem os parâmetros, semanalmente, e tem cuidado com possíveis agressões iniciais.

Eu tenho ciclídeos americanos, mas já tive africanos e sei que os africanos são bem mais agressivos.

Boa sorte com isso!!

Sim irei fazer isso, sim os africanos pelo que li são mais agressivos, a ver se me safo, é a minha primeira aventura nos ciclídeos esperemos que não vá cometer muitos erros, hoje em dia felizmente ha muita informação na net e voçês para ajudar!

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, copy disse:

Sim irei fazer isso, sim os africanos pelo que li são mais agressivos, a ver se me safo, é a minha primeira aventura nos ciclídeos esperemos que não vá cometer muitos erros, hoje em dia felizmente ha muita informação na net e voçês para ajudar!

Obrigado

Obrigado, estou sempre aqui para ajudar caso seja preciso!

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/11/2020 at 20:58, Flaips disse:

Olha que acho que a vão comer, até porque a maioria dos ciclídeos africanos são herbívoros ou omnívoros com tendência para atacar as plantas. 

Acho que a plantinha vai ser chamada de um figo pelo cilídeos kkkkk

 

Fazes um TPA de 50% quando o ciclo já tiver terminado.

 

Pelos valores que apresentas, penso que o aquário já está ciclado.

Então fazes uma TPA de 50% e depois começas a adicionar os peixes aos poucos.

Nunca compres tudo de uma vez que dá asneira.

Por exemplo, para a semana colocas 2 ciclídeos, para a outra outros 2 etc

Ora boas

fiz ontem a TPA de 50% medi ha pouco os valores e os nitritos estão no mesmo valor que antes da TPA (0,6mg) os nitratos também continuam um pouco altos (10mg) mas não tão como os nitritos.

Para o ciclo já ter terminado deveriam estar pelo menos os nitritos a zero não? Os nitratos por acaso em relação a Domingo (20mg) hoje já estavam mais baixos (10mg) talvez por causa da TPA, agora os nitritos é que estão bem altos para já ter terminado o ciclo, digo eu sem perceber muito disto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, copy disse:

Ora boas

fiz ontem a TPA de 50% medi ha pouco os valores e os nitritos estão no mesmo valor que antes da TPA (0,6mg) os nitratos também continuam um pouco altos (10mg) mas não tão como os nitritos.

Para o ciclo já ter terminado deveriam estar pelo menos os nitritos a zero não? Os nitratos por acaso em relação a Domingo (20mg) hoje já estavam mais baixos (10mg) talvez por causa da TPA, agora os nitritos é que estão bem altos para já ter terminado o ciclo, digo eu sem perceber muito disto

A TPA não remove nitritos, mas apenas nitratos!

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os nitritos vão continuar iguais, mas daqui a uma semana fazes outro TPA e vais ver que os nitratos aumentam e os nitritos diminuem.

A Biologia é assim:

Os peixes produzem amónia através das fezes e da urina

As bactérias importantes vão transformar a amónia em nitrito, daí teres bastantes nitritos-- significa que quase já não tens amónia, pois ela foi toda transformada em nitrito.

Agora o nitrito vai ser transformado em nitrato e tu vais ter de removem o nitrato através das TPAs, daí eles terem diminuído.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, Flaips disse:

A TPA não remove nitritos, mas apenas nitratos!

A TPA remove de tudo um pouco amigo... mais cuidado com o que escreves, podes estar a induzir pessoas em erro 🤔

 

há 54 minutos, copy disse:

Ora boas

fiz ontem a TPA de 50% medi ha pouco os valores e os nitritos estão no mesmo valor que antes da TPA (0,6mg) os nitratos também continuam um pouco altos (10mg) mas não tão como os nitritos.

Para o ciclo já ter terminado deveriam estar pelo menos os nitritos a zero não? Os nitratos por acaso em relação a Domingo (20mg) hoje já estavam mais baixos (10mg) talvez por causa da TPA, agora os nitritos é que estão bem altos para já ter terminado o ciclo, digo eu sem perceber muito disto

Fazer TPAs durante o ciclo vai atrasar o fim do mesmo... basicamente queres que as bactérias se reproduzam e estás-lhes a retirar "comida".

O fim do ciclo é com Amónia e Nitritos a zero e faz-se uma TPA quando isso acontece para reduzir os Nitratos resultantes de todo o processo.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 25/11/2020 at 18:36, João Cardoso (Kadoxu) disse:

A TPA remove de tudo um pouco amigo... mais cuidado com o que escreves, podes estar a induzir pessoas em erro 🤔

 

Fazer TPAs durante o ciclo vai atrasar o fim do mesmo... basicamente queres que as bactérias se reproduzam e estás-lhes a retirar "comida".

O fim do ciclo é com Amónia e Nitritos a zero e faz-se uma TPA quando isso acontece para reduzir os Nitratos resultantes de todo o processo.

Foi isso que eu quis dizer, não sei se me expliquei bem ou não.

É possível que não!

 

Eu em tempos ouvi um biólogo a falar relativamente a essa situação e ele disse que a TPA só remove nitratos!

 

Tem aqui:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, João Cardoso (Kadoxu) disse:

A TPA remove de tudo um pouco amigo... mais cuidado com o que escreves, podes estar a induzir pessoas em erro 🤔

 

Fazer TPAs durante o ciclo vai atrasar o fim do mesmo... basicamente queres que as bactérias se reproduzam e estás-lhes a retirar "comida".

O fim do ciclo é com Amónia e Nitritos a zero e faz-se uma TPA quando isso acontece para reduzir os Nitratos resultantes de todo o processo.

Então na vossa opinião o que devo fazer? Deixo estar sem fazer tpa até nitritos estarem a zero? Amónia sempre que medi nunca teve, mas provavelmente já a teve por uns dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, copy disse:

Então na vossa opinião o que devo fazer? Deixo estar sem fazer tpa até nitritos estarem a zero? Amónia sempre que medi nunca teve, mas provavelmente já a teve por uns dias

Sim, amónia já teve de certeza, caso contrário não haveria nitritos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vou te dizer o que deves fazer e podes confiar em mim:

É melhor não fazeres TPAs durante o ciclo--- eu falei nas TPAs porque pensei que o aquário já estava ciclado.

Depois de estar ciclado, ou seja, quando já não houver amónia nem nitritos, vão de certeza haver muitos nitratos.

Aí é que entram as TPAs que vão removem os nitratos.

Mas, por agora, deixa estar tudo conforme está, vai sempre fazendo medições do parâmetros. Quando tiveres amónia e nitritos zerados avisa-nos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, Flaips disse:

Então vou te dizer o que deves fazer e podes confiar em mim:

É melhor não fazeres TPAs durante o ciclo--- eu falei nas TPAs porque pensei que o aquário já estava ciclado.

Depois de estar ciclado, ou seja, quando já não houver amónia nem nitritos, vão de certeza haver muitos nitratos.

Aí é que entram as TPAs que vão removem os nitratos.

Mas, por agora, deixa estar tudo conforme está, vai sempre fazendo medições do parâmetros. Quando tiveres amónia e nitritos zerados avisa-nos!

Ok assim farei, é que eu já fiz umas 3 tpa desde o início do aquário, provavelmente não as devia ter feito mas paciência, agora é esperar, obrigado e vou dando notícias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, copy disse:

Ok assim farei, é que eu já fiz umas 3 tpa desde o início do aquário, provavelmente não as devia ter feito mas paciência, agora é esperar, obrigado e vou dando notícias.

Ok, ficamos a aguardar!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, Flaips disse:

Eu em tempos ouvi um biólogo a falar relativamente a essa situação e ele disse que a TPA só remove nitratos!

Se os nitratos estão dissolvidos na água, explica-me então como é que isso funciona...

A primeira coisa que se faz com picos de Amónia ou Nitritos são TPAs precisamente para baixar os níveis.

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.