Comida viva e congelada para ciclídeos americanos


Recommended Posts

Bom dia, 

Tenho umas questões que me têm intrigado já há algum tempo:

É melhor dar comida viva ou congelada aos ciclídeos e peixes em geral?

Quais os melhores tipos de comida viva ou congelada que devo fornecer? Como há várias eu nunca sei bem qual escolher...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Calma rapaz...

Maioria das pessoas aqui só dão opinião quando sabem do que estão a falar, quando perguntas coisas relacionadas com ciclídeos não há aqui muita gente que tenha experiência e que te possa ajudar nas perguntas específicas que fazes.

Alimento vivo é mais propenso a ser portador de doenças e parasitas, por isso se não for eu a fazer a reprodução em casa, evito dar.

Liofilizado perde algumas qualidades, congelado na minha opinião entre as 3 opções é a melhor.

Que tipos de bicharocos dar... todos os que os peixes comerem. Variedade é sempre bom.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Calma rapaz...

Maioria das pessoas aqui só dão opinião quando sabem do que estão a falar, quando perguntas coisas relacionadas com ciclídeos não há aqui muita gente que tenha experiência e que te possa ajudar nas perguntas específicas que fazes.

Alimento vivo é mais propenso a ser portador de doenças e parasitas, por isso se não for eu a fazer a reprodução em casa, evito dar.

Liofilizado perde algumas qualidades, congelado na minha opinião entre as 3 opções é a melhor.

Que tipos de bicharocos dar... todos os que os peixes comerem. Variedade é sempre bom.

Obrigado!

Amanhã vou então comprar comida congelada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Flaips disse:

E quanto aos asticots farão mal?

Não faço ideia... penso que não, mas tal como disse, vivos têm mais risco de ser portadores de doenças e parasitas.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Não faço ideia... penso que não, mas tal como disse, vivos têm mais risco de ser portadores de doenças e parasitas.

Pois é verdade. Então vou evitar dar!

Já agora, sabe me dizer se uma mosca fará muito mal?

É que o meu parachromis comeu ontem uma que eu pus e não teve problema nenhum, mas não sei se lhe fará mal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Flaips disse:

Pois é verdade. Então vou evitar dar!

Já agora, sabe me dizer se uma mosca fará muito mal?

É que o meu parachromis comeu ontem uma que eu pus e não teve problema nenhum, mas não sei se lhe fará mal...

Isso acontece na natureza, eu dou larvas de mosca congeladas aos meus peixes. Mas lá está, nunca saberemos por onde andou a mosca antes de ir aí parar, se é portadora de alguma coisa, mas é algo que não dá para controlar

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Isso acontece na natureza, eu dou larvas de mosca congeladas aos meus peixes. Mas lá está, nunca saberemos por onde andou a mosca antes de ir aí parar, se é portadora de alguma coisa, mas é algo que não dá para controlar

 

Então vou mesmo optar pelas comidas congeladas, para além da ração para cilídeos que dou claro.

Qual o melhor tipo de comida congelada? Bloodworms, artemia, dafnia ou tubifex?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Flaips disse:

Então vou mesmo optar pelas comidas congeladas, para além da ração para cilídeos que dou claro.

Qual o melhor tipo de comida congelada? Bloodworms, artemia, dafnia ou tubifex?

Sim, ração é comida diária, os outros normalmente só dou 1 ou 2 vezes por semana.

Eu normalmente com comida congelada trago sempre uma caixinha de cada variedade que encontro. Variedade é bom para os peixes. Tens é que ver se os "bixos" congelados têm um tamanho adequado para os teus peixes comerem. Por exemplo, daphnia para peixes grandes é desperdício, porque eles normalmente não vão atrás de coisas tão pequenas. Por outro lado, Bloodworms para alevins pequenos é demasiado grande para conseguirem comer.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Sim, ração é comida diária, os outros normalmente só dou 1 ou 2 vezes por semana.

Eu normalmente com comida congelada trago sempre uma caixinha de cada variedade que encontro. Variedade é bom para os peixes. Tens é que ver se os "bixos" congelados têm um tamanho adequado para os teus peixes comerem. Por exemplo, daphnia para peixes grandes é desperdício, porque eles normalmente não vão atrás de coisas tão pequenas. Por outro lado, Bloodworms para alevins pequenos é demasiado grande para conseguirem comer.

Eu já comprei bloodworms congeladas, contudo ainda não experimentei.

Também já encontrei à venda artemia congelada, mas tubifex e daphnia não.

Esses dois só encontro mesmo liofilizado, não sei porquê...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por falar em dáfnias, não encontro à venda, vivas, em loja nenhuma. Só nos classificados e mesmo assim a escolha é pouca e acima do valor que queria pagar

Enviado do meu Mi 9T Pro através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, RicardoFCR2005 disse:

Por falar em dáfnias, não encontro à venda, vivas, em loja nenhuma. Só nos classificados e mesmo assim a escolha é pouca e acima do valor que queria pagar emoji849.png

Enviado do meu Mi 9T Pro através do Tapatalk
 

Na ornimundo há disponível mas só liofilizado.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, RicardoFCR2005 disse:

Por falar em dáfnias, não encontro à venda, vivas, em loja nenhuma. Só nos classificados e mesmo assim a escolha é pouca e acima do valor que queria pagar emoji849.png

Enviado do meu Mi 9T Pro através do Tapatalk
 

Mas olha que por aquilo que tenho lido e aprendido aqui neste fórum, a melhor comida é a congelada e não o liofilizada.

A liofilizada acaba por perder propriedades!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se quiseres podes comprar dafnias online e congeladas na shrimp dream, que é uma loja muito boa e tem sempre produtos confiáveis e de qualidade!
Ainda ontem fiz uma encomenda na Shrimpdream. Só tenho 10 néons e 10 red cherry num aquario de 100 litros. Mandei vir mais néons, guppies endler e um limpa-vidros. Precisamente para haver compatibilidade com os red cherry.
Já li as desvantagens do alimento vivo, mas quero ver os néons a caçar .
Tenho artémias a caminho, estou a tentar arrancar com uma cultura de micro-vermes e gostava de ter umas dáfnias tanto para alimentação como para manutenção do aquário.b

Enviado do meu Mi 9T Pro através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, RicardoFCR2005 disse:

Ainda ontem fiz uma encomenda na Shrimpdream. Só tenho 10 néons e 10 red cherry num aquario de 100 litros. Mandei vir mais néons, guppies endler e um limpa-vidros. Precisamente para haver compatibilidade com os red cherry.
Já li as desvantagens do alimento vivo, mas quero ver os néons a caçar emoji16.png.
Tenho artémias a caminho, estou a tentar arrancar com uma cultura de micro-vermes e gostava de ter umas dáfnias tanto para alimentação como para manutenção do aquário.b

Enviado do meu Mi 9T Pro através do Tapatalk
 

É mesmo espetacular! Eu por exemplo anteontem deu uma mosca que apanhei ao meu parachromis e ele ficou todo contente.

Até ficou mais colorido! Mas de facto é preciso ter cuidado uma vez que aquilo que apanhamos pode estar contaminado com pesticidas e herbicidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, RicardoFCR2005 disse:

Ainda ontem fiz uma encomenda na Shrimpdream. Só tenho 10 néons e 10 red cherry num aquario de 100 litros. Mandei vir mais néons, guppies endler e um limpa-vidros. Precisamente para haver compatibilidade com os red cherry.
Já li as desvantagens do alimento vivo, mas quero ver os néons a caçar emoji16.png.
Tenho artémias a caminho, estou a tentar arrancar com uma cultura de micro-vermes e gostava de ter umas dáfnias tanto para alimentação como para manutenção do aquário.b

Aqui em Portugal tenho muita dificuldade em encontrar alimento vivo sem ser pelo OLX e a preço de roubo...

Experimenta na Pro-Aquarium -> proaquarium.net

O que estás a usar como base de alimento para os micro-vermes?

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui em Portugal tenho muita dificuldade em encontrar alimento vivo sem ser pelo OLX e a preço de roubo...
Experimenta na Pro-Aquarium -> proaquarium.net
O que estás a usar como base de alimento para os micro-vermes?
Ainda não tenho os micro-vermes. Estou a usar o método da batata para tentar capturar alguns Quando/se conseguir que eles se deixem capturar vou usar pão em vez da aveia. Parece que dá melhores resultados.
As dáfnias ou vou a um charco tentar capturar algumas ou tenho mesmo que pagar os valores astronómicos praticados no OLX. E se calhar dedico só um aquário à criação de dáfnias.

Enviado do meu Mi 9T Pro através do Tapatalk


8a54ea2795378dc749c08668163105b3.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Ecoarium também vende em blister, mas da última vez que lá fui só tinha artémias.

Enviado do meu Mi 9T Pro através do Tapatalk


Link to comment
Partilhar nas redes sociais