Zambujo


Gonçalo84

Recommended Posts

Boas pessoal, tenho andado afastado do fórum porque houve muita coisa a acontecer, construção de casa nova, filha a nascer em noite de trovoada, trabalho a apertar, enfim, um sem número de desculpas esfarrapadas. 
 

Vamos lá para mais uma voltinha:
 

Setup

Início da montagem:

20/11/2020

 

Aquário:

ILA 90x45x45 (170L úteis) com fundo em acrílico branco ice

 

Móvel:

Paulo Vieira Aquarios

 

Iluminação:

Twinstar 900SP com dimmer

- 0% 16:00h 

-100% 17:00h

- 100% 23:00h

-0% 00.00h

 

Filtragem:

Oase Biomaster Thermo 600

 

Media:

Equo Stilla - 2 cestos

Esponja - 2 cestos

Seachem Purigen

 

In/out:

Lily pipes MIC

 

Substrato:

37 L ADA Amazônia usado


CO2:

Botija de 2kg

Redutor de pressão Co2 art com solenóide 12v 

Conta-bolha em vidro Hinterfeld

Atomizador JBL proflora Direct 16/22

3 bolhas por segundo

 

Aquecimento:

Externo no filtro 300w

 

Hardscape:

Xisto Verde

2 cavacas de zambujo 

 

Fertilização:

Micros: Aqua Rebell Mikro Spezial Flowgrow

Potássio: DIY

Nitrato: DIY

Fosfato: Não ponho

 

Flora:

Anubias 'Petite'

Anubias Nana

Cryptocoryne Wedtii Green

Eleocharis accicularis mini

Nymphea Lotus

Vallisneria nana

Micranthemum Monte Carlo


Fotos:

 

no banco de ensaios

 

V1

large.B8C49B1A-DAF3-4061-85E1-27C1C6420C1D.jpeg
 

 

large.3FED8E8D-5D33-4B5F-9C10-0A57A0AE6201.jpeg

 

V2

large.89A8928E-84F7-4F26-A8DF-5DC33E24AB32.jpeg

 

V3

large.7F5E7935-B4D0-4CD5-A9B5-967C3BA671C1.jpeg
 

no aquário 

large.26C6522B-D343-44C2-AC1E-088B1591A840.jpeg


Início da plantação 

large.F0A76B94-FAA2-40EC-A105-CB86AD219AB9.jpeg
 

Amanhã tiro a foto plantado que já são 2 da manhã e amanhã tenho de ir com a menina ao médico de manhã... 

 

edit: 

Dia 1

large.D2A9EEEB-6702-40E9-A61B-E79FD6FDFCA6.jpeg

Editado por Gonçalo84
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais


Cá está a foto de hoje.

 

vai ser um layout bem verdinho só com a cor da lotus, algo simples e sem podas!

 

large.ACC51459-AF41-4E50-A90B-9C93B15B0A2C.jpeg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Flaips disse:

Bem bonito o hardscape!!

Que peixes pensas introduzir aí?

Obrigado. 
 

para fauna vou meter hasemania nana (que já os tenho) e estou a pensar num cardume de escalares pretos! Mas mais para o fim porque são peixes que gostam de mordiscar as plantas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 48 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Tuo OK para teres aí um belo aquário. Fico à espera para ver o desenvolvimento...

Vou tentar tirar uma foto mensal. Até meti uma lembrança no tlm!

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Gonçalo84 disse:

Obrigado. 
 

para fauna vou meter hasemania nana (que já os tenho) e estou a pensar num cardume de escalares pretos! Mas mais para o fim porque são peixes que gostam de mordiscar as plantas...

Acho que os tetra cobre vão ficar aí muito bem!

Escalares acho que é melhor não porque como dizes eles vão morder as plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse hardscape ficou com muito bom aspecto! Curioso para ver a evolucao das plantas. Uma pequena questao, pois creio que em alguns setups usavas Um Eheim Pro 4 600... Que achas do Oase que usas agora em comparacao com o Eheim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, PMarinho disse:

Esse hardscape ficou com muito bom aspecto! Curioso para ver a evolucao das plantas. Uma pequena questao, pois creio que em alguns setups usavas Um Eheim Pro 4 600... Que achas do Oase que usas agora em comparacao com o Eheim?

Acho o Oase melhor. A facilidade de manutenção para aquascapers é essencial e a limpeza fácil do prefiltro é um grande plus. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ganda [mention=37926]Gon[/mention]çalo84, de volta em grande!

Estou admirado por não teres feito o móvel mas imagino o motivo.. O que importa é o regresso ao hobby.

Em relação ao layout gosto bastante, está bem conseguido, esperemos agora ver como a flora se revela

Abraço,



Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esses troncos que aí tens estão muito porreiros e o hardscape ficou muito bom, e apesara de preferir sempre um aquário com um belo tapete, a primeira solução que colocaste no tópico, com aquelas duas aberturas também iria ficar excelente.

 

Concordo contigo que os filtro Oase, com a facilidade de limpar o pré-filtro são impecáveis, eu próprio tenho um Oase 350 Thermo e tem-se portado que é uma maravilha.

 

Gosto principalmente do facto de se tratar de um aquário de baixa manutenção, mantendo na mesma todo o interesse, principalmente com as sombras que os troncos fazem. Apesasr disso, mantendo a ideia de baixa manutenção, umas plantas como Microsorum pteropus narrow ou microsorum pteropus petit iam ficar aí a matar na zona entre as rochas e os troncos.

 

Apenas uma questão, tratando-se de plantas na sua maior parte de baixa manutenção, vais começar logo com a calha a debitar a 100%? não costumas ter problemas de algas ao fazê-lo?

 

 

 
Editado por Diogo81
correcao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Miguel Simões disse:

Ganda [mention=37926]Gon[/mention]çalo84, de volta em grande!

Estou admirado por não teres feito o móvel emoji12.png mas imagino o motivo.. O que importa é o regresso ao hobby.

Em relação ao layout gosto bastante, está bem conseguido, esperemos agora ver como a flora se revela emoji6.png

Abraço,


 

Tive de mandar uma carta registada com aviso de recepção para conseguir 2 horas para montar isto quanto mais fazer um móvel 😂

 

Abraço Miguel 

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Diogo81 disse:

Boas,

 

Gosto principalmente do facto de se tratar de um aquário de baixa manutenção, mantendo na mesma todo o interesse, principalmente com as sombras que os troncos fazem. Apesasr disso, mantendo a ideia de baixa manutenção, umas plantas como Microsorum pteropus petit ou microsorum pteropus petit iam ficar aí a matar na zona entre as rochas e os troncos.

 

Apenas uma questão, tratando-se de plantas na sua maior parte de baixa manutenção, vais começar logo com a calha a debitar a 100%? não costumas ter problemas de algas ao fazê-lo?

 

 

 

Obrigado. Na zona que falas já tenho anubias. Mal se veem mas com um bocado de paciência vão ficar bem. 
 

Quanto à luz só tenho 6h a 100%, a primeira e a última hora são rampeadas por isso mal conta. Vamos ver como corre e se vir que está a descambar baixo. 
 

De qualquer modo tenho 3 bolhas por segundo 24h para ajudar. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo, fiquei curioso em relação ao substrato... dizes que é usado... quanto tempo já tem? Usaste alguma coisa para compensar esse uso? Tabs ou assim? Abraço.

E parabéns pela miúda!!! Eheh

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, C Mocho disse:

Muito bem... a seguir!

Parabéns pela casa e sobretudo pela menina... 😉

 

Obrigado 😉

 

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Gonçalo, fiquei curioso em relação ao substrato... dizes que é usado... quanto tempo já tem? Usaste alguma coisa para compensar esse uso? Tabs ou assim? Abraço.

E parabéns pela miúda!!! Eheh

Obrigado.
 

Já tem uns aninhos. Vou usando sempre o mesmo e ponho um saco novo em cada montagem. Neste meti só mesmo uns 2 litros de novo e uns neo tabs. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem é vivo sempre aparece! 

Parabéns pela paternidade! 

Como vais fazer para manter as valisnerias contidas? E em que zona plantaste as valls e a lotus?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Gonçalo 

 Gostei muito do layout,muito simples e harmonioso,foi um bom regresso.

Parabéns pela menina.

Abraços

Obrigado Álvaro. 
 

há 8 horas, Tozé Nunes disse:

Quem é vivo sempre aparece! 

Parabéns pela paternidade! 

Como vais fazer para manter as valisnerias contidas? E em que zona plantaste as valls e a lotus?

 

Obrigado António José. 
 

As valls têm barreiras de pedras e os troncos para tentar conter. E plantei-as atrás dos dois cepos, assim como as lotus. O objetivo é fazê-las aparecer assim:

 

large.4DD10F57-0C20-43DB-ADB0-31AC57E12C6E.jpeg

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valls e Lotus não fazem moitas, vão dar um ar mais "despenteado" ao layout do que essas linhas aparentam. Mas isso tudo já tu sabias 😉 escolheste essas espécies por darem menos trabalho de tesoura?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Tozé Nunes disse:

Valls e Lotus não fazem moitas, vão dar um ar mais "despenteado" ao layout do que essas linhas aparentam. Mas isso tudo já tu sabias 😉 escolheste essas espécies por darem menos trabalho de tesoura?

Oh Tozé, eu bem sei que não fazem moitas, o objectivo é ser mesmo algo mais despenteado com uns nenúfares a sair lá do meio. 
 

foto dos 4 dias:

 

large.18A2CDD8-4C01-4B35-9B79-43FB9855CE70.jpeg
 

 

large.52D0C6B0-4BE0-479A-B228-FB2C823ECBFD.jpeg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/21/2020 at 3:35 PM, Gonçalo84 said:

Acho o Oase melhor. A facilidade de manutenção para aquascapers é essencial e a limpeza fácil do prefiltro é um grande plus. 

Obrigado pelo feedback! La acabei por nao resistir e vem um a caminho para substituir o meu Pro 600. Chegaste a fazer algum tipo de modificacoes ao pre filtro, ou deixaste de "origem"?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 25/11/2020 at 00:06, Gonçalo84 disse:

large.52D0C6B0-4BE0-479A-B228-FB2C823ECBFD.jpeg

Boa tarde, gosto muito da disposição dos troncos, por o do lado direito parecer um gato ou uma coruja a preparar-se para efetuar um ataque, o do lado esquerdo parece a preguiça da idade do gelo.

  • Haha 1

Com os melhores cumprimentos,

 

Luís Raposeiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, luisfraposeiro disse:

Boa tarde, gosto muito da disposição dos troncos, por o do lado direito parecer um gato ou uma coruja a preparar-se para efetuar um ataque, o do lado esquerdo parece a preguiça da idade do gelo.

Bem visto, sim senhor!

Todo o aquarista deve ter uma imaginação criativa!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gonçalo, é um prazer passar os olhos pelas tuas montagens anteriores. Pena algumas das imagens não abrirem (devem ter sido apagadas do sitio onde estavam alojadas...). Não quis deixar de passar aqui para te dar os parabéns. A tua evolução é fantástica. Grande abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.