Novo aquario 125 litros algumas questões


srams dias

Recommended Posts

Boas pessoal

Iniciei um aquário de 125l e tenho algumas questões ao qual  gostaria de pedir a vossa ajuda/opinião.

o Meu setup é:

Aquario 125 litros juwel rio 125

sistema de filtragem juwel bioflow 3.0

aquecimento de agua 100 W

bomba agua juwel ecoflow 500: 500 l/h

iluminação tenho 2  lampadas: juwel high lite colour 28w 1700Lumen 6400 Kelvin 31 kWh/1000 e juwel hi lite nature tambem 28w 1800 Lumen 4100 Kelvin 31kWh/1000.

Peço desculpa se estiver a colocar informação insuficiente ou mesmo errada mas sou um pouco nabo nestas questões ainda.

O aquário já efetuou o ciclo neste momento, está com a temperatura  24ª graus e tem um PH medido com teste da sera entre os 7.0 e os 7.5 ( digo entre porque me parece estar entre a cor de 7.0 e a cor de 7.5 mais próximo de 7.0 ).

Amónia está a zero como também os nitritos, esqueci-me de comprar o teste dos nitratos e irei comprar para a semana também para controlar pelo que li as tpa's.

Tenho feito 7 horas de luz por dia. 

Neste momento tenho só quatro corydoras paleatus, coloquei inicialmente duas e passados 3 dias coloquei outras duas, isto porque pelo que li é melhor ir colocando os peixes aos poucos. talvez tenho dados poucos dias de intervalo mas como li que as corydoras são animais de cardume não quis deixar as duas sozinhas e para a semana coloco mais duas para formar um cardume.

estou a  pensar colocar também gradualmente claro, peixes espada e molly's.

tenho também duas plantas uma sei que é a anubia a outra não me lembro do nome.

o chão do aquário é de pedras pequeninas.

Gostaria de saber se acham o setup do aquário indicado? 

Quantos litros de agua devo mudar, e se o faço semanalmente ou mensalmente como me disse o senhor com quem falei na loja?

Tem mal em deixar as plantas naqueles vasinhos onde vêm com a esponja?

estão também a aparecer algumas algas filamentosas no aquário, nada de especial ainda, vou removendo todos os dias as que vejo nas paredes do aquário, mas nas pedras e na esponja das plantas é mais difícil, alguma sugestão para o problema?

Desde já o meu obrigado pela ajuda.

Melhores cumprimentos,

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Editado por srams dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • srams dias changed the title to Novo aquario 125 litros algumas questões

Boas srams dias

Sobre as plantas deves retirar dos vasos e retirares todo o algodão das raízes,as Anubias devem ser atadas ou coladas a uma pedra ou tronco,nunca se devem enterrar porque o Rizoma apodrece e a planta morre.

O PH para os peixes que queres ate esta bom.

As TPA,s deves fazer semanalmente uns 30%.Porque e isto é a minha opinião esse filtro que tu tens alem de retirar muito espaço,e ficares com menos litragem,e muito inestético,e como filtro deixa muito a desejar,não tem nada a haver com um filtro externo.

Para removeres as algas filamentosas usa uma escova de dentes que esteja bem limpa,para limpares os vidros podes comprar uma esponja que se chama ( Esponja Magica) em qualquer grande super mercado,a esponja é azul e branca,limpa mito bem e não risca os vidros.

 

Saudações  

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deves comprar um filtro externo porque é muito melhor do que esse que tens que não tão potente e retira espaço ao aquário.

O ph está bom para os peixes que sugeres, tens que tirar as plantas do vasos. Eu sei que nas lojas não dizem isso, não sei se por esquecimento se por falta de preocupação.

As anúbias deves atar a pedras ou troncos. As restantes deves enterrar no substrato.

As plantas que tens não são muito exigentes (low tech) mas devias pensar em adquirir um substrato fértil futuramente.

Vai adicionando sempre com calma os peixes, atenção que não deves deixar o ph alcalinizar demasiado senão não vais ser bom para as corydoras que preferem um ph mais ácido.

 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Alvaro Silva e Flaips  pelas dicas vou tratar de colocar um tronco de madeira que tenho aqui e atar a anubia, quanto a outra planta sabem-me dizer qual será e se ato também ao tronco ou coloco dentro do substrato? já agora o que queres dizer com um substrato fértil? teria que trocar o que tenho é isso? 

quanto a questão do pH alcalinizar, o que me estas a dizer é para controlar bem o pH e manter sempre nestes níveis correto? tenho tbm para qualquer emergência o aqua-alkal e aquacid.

Irei comprar depois um filtro externo, é preferível gastar um pouco mais de dinheiro e ter menos chatices e incómodos para os peixes.

mais uma vez obrigado pela ajuda 🙂

Editado por srams dias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A outra planta tens de a enterrar.

 

Quando digo alcalinizar significa ficar com um ph alcalino, ou seja acima de 7. Tens de ter cuidado e manter o ph estabilizado.

 

Se futuramente quisesses ter um substrato fértil terias sim de trocar.

O substrato fértil tem minerais que ajudar as plantas no seu crescimento.

Contudo, as tuas plantas são resistentes e pouco exigentes, logo não necessitas dele.

Se quiseres um dia passar para planta mais difíceis aí terias de ter obrigatoriamente o substrato fértil.

Sim, deves atar a anúbia a um tronco qualquer, até pode ser de rico, tinhas é de o ferver e lavar bem para matar alguma bactéria que pudesse ter.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigado, vou ferver o tronco de madeira que tenho aqui e atar a anubia ao mesmo, quanto a outra já tratei de a enterrar.

Quanto ao pH costumo controlar dia sim dia não, até porque estou no inicio e quero ter a certeza de que está tudo a correr bem. achas que convém verificar todos os dias?

saudações e mais uma vez obrigado pela ajuda.  

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/11/2020 at 13:31, srams dias disse:

Mais uma vez obrigado, vou ferver o tronco de madeira que tenho aqui e atar a anubia ao mesmo, quanto a outra já tratei de a enterrar.

Quanto ao pH costumo controlar dia sim dia não, até porque estou no inicio e quero ter a certeza de que está tudo a correr bem. achas que convém verificar todos os dias?

saudações e mais uma vez obrigado pela ajuda.  

 

Acho que não é necessário verificar todos os dias.

Basta verificares 1 vez por semana. E depois de teres o aquário estabilizado, já quase não vais precisar de fazer os testes.

 

Tens é que fazer TPAs 1 vez por semana e de cerca de 30 a 40%.

Boa sorte com o teu aquário!!

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado vou seguir as recomendações a risca 😉 já estive a preparar as aguas para fazer o tpa amanha, tenho também um sifão que vou utilizar para retirar agua do aquário e limpar o substrato.  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/11/2020 at 14:13, srams dias disse:

Obrigado vou seguir as recomendações a risca 😉 já estive a preparar as aguas para fazer o tpa amanha, tenho também um sifão que vou utilizar para retirar agua do aquário e limpar o substrato.  

Cuidado que não deves sifonar a água muitas vezes nem toda de uma vez.

 

Eu tenho um aquário há 3 anos e só fiz isso umas 5 vezes.

Sabes que o fundo tem bactérias importantes no ciclo da amónia, nitrito e nitrato que não devem ser retiradas.

Isso é uma coisa que se faz só quando o aquário está mesmo sujo e vês partículas a flutuar na água.

 

Eu  não te aconselho mesmo a sifonares o fundo, em vez disso faz TPAs frequentes.

Se o fundo estiver mesmo muito sujo deves sifonar só metade do aquário para as bactérias terem tempo de se " recompor". Nunca sifones tudo, pois as bactérias importantes e essenciais vivem no fundo e no filtro, que é o coração do aquário.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não digo que não devas limpar o fundo mas sim que só o deves limpar quando for estritamente necessário.

 

Isso é uma coisa que não se faz todos os dias, mas sim 1 vez por ano.

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim percebi, mas dado que o aquário é recente penso que irei deixar essa parte mais para a frente. quanto a introdução de novos peixes deve ser espaçada correto? por exemplo para a semana poderei colocar mais duas corydoras para completar o cardume? abraço   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/11/2020 at 14:53, srams dias disse:

sim percebi, mas dado que o aquário é recente penso que irei deixar essa parte mais para a frente. quanto a introdução de novos peixes deve ser espaçada correto? por exemplo para a semana poderei colocar mais duas corydoras para completar o cardume? abraço   

Sim deves introduzir com calma e nunca tudo de uma vez. Sim para a semana podes colocar mais 2 ou mesmo 3 corydoras para formar cardume

As corydoras tem de ser da mesma especie, digo isto porque há pessoas que pensam que por exemplo uma corydora bronze pode formar cardume com uma corydora panda. Isso não acontece kkkkk

 

Agora não penses em sifonar que não é preciso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Flaips disse:

Sim deves introduzir com calma e nunca tudo de uma vez. Sim para a semana podes colocar mais 2 ou mesmo 3 corydoras para formar cardume

As corydoras tem de ser da mesma especie, digo isto porque há pessoas que pensam que por exemplo uma corydora bronze pode formar cardume com uma corydora panda. Isso não acontece kkkkk

Sim tenho tido  o cuidado de colocar da mesma espécie, no meu caso paleatus, para a semana coloco mais 3 corydoras e depois só na semana seguinte irei começar a colocar ou espadas ou mollys. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, srams dias disse:

Sim tenho tido  o cuidado de colocar da mesma espécie, no meu caso paleatus, para a semana coloco mais 3 corydoras e depois só na semana seguinte irei começar a colocar ou espadas ou mollys. 

Sim, faz isso que correrá tudo bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/11/2020 at 12:56, srams dias disse:

quanto a questão do pH alcalinizar, o que me estas a dizer é para controlar bem o pH e manter sempre nestes níveis correto? tenho tbm para qualquer emergência o aqua-alkal e aquacid.

Se não sabem o que estão a fazer e porque é que o estão a fazer, deixem estar o pH quieto... A grande maioria dos peixes que são vendidos nas lojas são criados em cativeiro e em água normal.

Só se têm de preocupar se houver alteração de pH em perceber porque está a mudar, não se metam a colocar químicos na água para controlar números...

On 21/11/2020 at 14:24, Flaips disse:

Sabes que o fundo tem bactérias importantes no ciclo da amónia, nitrito e nitrato que não devem ser retiradas.

On 21/11/2020 at 14:57, Flaips disse:

Agora não penses em sifonar que não é preciso!

Não é a aspirar o fundo nem a mudar a água toda do aquário que removes bactérias em número significante para haver problemas. O fundo deve ser aspirado sempre que tenha detritos, restos de comida, etc. 

Deixar porcaria acumular, seja onde for, só traz problemas.

O problema de mudar a água toda do aquário não é das bactérias, mas sim de poder haver problemas em mudar drásticamente as características da água a que os peixes estão habituados, especialmente em peixes mais sensíveis.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Se não sabem o que estão a fazer e porque é que o estão a fazer, deixem estar o pH quieto... A grande maioria dos peixes que são vendidos nas lojas são criados em cativeiro e em água normal.

Só se têm de preocupar se houver alteração de pH em perceber porque está a mudar, não se metam a colocar químicos na água para controlar números...

Não é a aspirar o fundo nem a mudar a água toda do aquário que removes bactérias em número significante para haver problemas. O fundo deve ser aspirado sempre que tenha detritos, restos de comida, etc. 

Deixar porcaria acumular, seja onde for, só traz problemas.

O problema de mudar a água toda do aquário não é das bactérias, mas sim de poder haver problemas em mudar drásticamente as características da água a que os peixes estão habituados, especialmente em peixes mais sensíveis.

Boas João Cardoso, eu não disse que coloquei químicos na agua apenas referi que tenho esses químicos para se surgir uma discrepância muito grande no pH e admito que não sei grande coisa sobre aquários e peixes, precisamente por isso é que venho aqui ao fórum e peço ajuda.

De resto nunca irei colocar qualquer químico na agua sem saber o que estou a fazer, e é para isso acho eu que existe este fórum, para nos aconselhar-mos e tirar conhecimentos de pessoas que sabem mais do que nos e nos podem ajudar.

Obrigado pelo teu comentario

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, srams dias disse:

Boas João Cardoso, eu não disse que coloquei químicos na agua apenas referi que tenho esses químicos para se surgir uma discrepância muito grande no pH e admito que não sei grande coisa sobre aquários e peixes, precisamente por isso é que venho aqui ao fórum e peço ajuda.

De resto nunca irei colocar qualquer químico na agua sem saber o que estou a fazer, e é para isso acho eu que existe este fórum, para nos aconselhar-mos e tirar conhecimentos de pessoas que sabem mais do que nos e nos podem ajudar.

Obrigado pelo teu comentario

 

Se surgir uma discrepância muito grande fazem-se TPAs e tenta-se encontrar a origem da alteração, era isso que estava a dizer.

Químicos de alteração de pH não alteram só o pH, mechem com outras coisas (por exemplo o kH) e só devem ser usados em casos muito específicos, que não é de todo o teu caso.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Se surgir uma discrepância muito grande fazem-se TPAs e tenta-se encontrar a origem da alteração, era isso que estava a dizer.

Químicos de alteração de pH não alteram só o pH, mechem com outras coisas (por exemplo o kH) e só devem ser usados em casos muito específicos, que não é de todo o teu caso.

Correto, no meu caso não existem alterações, só referi que os tinha para o caso, mas já percebi que é mesmo em ultimo recurso depois de esgotar todas as outras possibilidades.

De qualquer maneira agradeço a explicação é sempre bom aprender, a ultima coisa que quero é fazer mal aos peixes e plantas no aquario.

cumprimentos  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, srams dias disse:

Correto, no meu caso não existem alterações, só referi que os tinha para o caso, mas já percebi que é mesmo em ultimo recurso depois de esgotar todas as outras possibilidades.

De qualquer maneira agradeço a explicação é sempre bom aprender, a ultima coisa que quero é fazer mal aos peixes e plantas no aquario.

cumprimentos  

Esses químicos só se utilizam mesmo mesmo em último recurso.

É como os produtos que removem amónia, esses só se usam quando as TPAs não estiverem a dar resultado e tiveres todos ou quase todos o peixes a morrer intoxicados com amónia.

 

Mas se fores cuidadoso com o teu aquário e controlares sempre tudo, dificilmente terás problemas desse género!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.