Projecto 17L Plantado


Rofi

Recommended Posts

Olá

Tinha por casa um aquário de 17 Litros parado e decidi fazer um projecto  (de preferência lowcost, isto é aproveitar coisas que vou tendo em casa) de um aquário plantado com as seguintes características:

Aquário: 40x20x26

Substrato: Seachem Flourite Red

Filtragem: NEWA Cobra CF Mini

Iluminação: Não tenho iluminação dedicada (por dia uso uma fonte de luz por algumas horas)

Termostato: NEWA Therm  ECO de 25w

Temperatura: 25°

Hardscape: Dragon Stone

CO2: Tropica System 60

Flora: Echinodorus tenellus

Fauna: 5x Red Fire Shrimp

large.1605788376952.jpg

O aquário foi montado à cerca de 3 semanas e está a ciciar, ontem coloquei os camarões para ver se começam a fazer o seu trabalho, no entanto deparo-me agora com um problema com o filtro pois os camarões estão a ir para dentro do reservatório do filtro e depois já não conseguem sair. Já coloquei o filtro na horizontal (este tem essa possibilidade) e também já retirei o Skimmer que tem uns orifícios maiores (não serviu de nada pois entram nos outros ainda mais pequenos). 

Alguma sugestão para os camarões não irem para dentro do filtro (lembrei por aquela fibra filtrante no interior a tapar os orifícios, será que resulta?).

 

Editado por Rofi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Há tempos, num filtro um pouco parecido a esse, coloquei tipo uma meia de senhora de modo a tapar os orifícios. Com a fibra também é capaz de resultar, não sei se retira demasiada performance ao filtro em si. 
No skimmer é mais complicado, só tentando colocar alguma esponja o mais alto possível mas não sei se dá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Emejet disse:

Boas.

Há tempos, num filtro um pouco parecido a esse, coloquei tipo uma meia de senhora de modo a tapar os orifícios. Com a fibra também é capaz de resultar, não sei se retira demasiada performance ao filtro em si. 
No skimmer é mais complicado, só tentando colocar alguma esponja o mais alto possível mas não sei se dá.

Obrigado pela resposta.

O skimmer neste momento está desencaixado do filtro e neste momento o skimmer não será muito necessário.

Vou então experimentar por a fibra para ver se os camarões deixam de ser "comidos".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Rofi

Se esse aquário é só para camarões se calhar o melhor era um filtro de esponja,o inconveniente destes filtros é que tem que estar ligados a uma bomba de ar que faz um pouco de barulho,não sei se agora haverá bombas que já não façam barulho,pelo menos como aquelas antigas.

O filtro que eu falo é destes, t_productimage_8520.jpgSaudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela resposta mas o aquário não é só para camarões. O aquário está a ciciar e a ideia era começar com uns camarões (correndo o risco da coisa sair mal) e mais tarde arranjar um pequeno cardume (ainda nem sei muito bem qual).

Neste momento os camarões por lá andam (se bem que a maioria das vezes andam escondidos) e resolvi para já a questão com a introdução de fibra filtrante na zona com as fendas e para já tem funcionado, se bem que o filtro perde um pouco a força no caudal mas parece que não será nada preocupante (pelo menos nesta fase que a sujidade não será tanta sem peixes).

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 22/11/2020 at 18:21, Rofi disse:

O aquário está a ciciar e a ideia era começar com uns camarões (correndo o risco da coisa sair mal) e mais tarde arranjar um pequeno cardume (ainda nem sei muito bem qual).

Cardumes para 17L não tens muito por onde escolher...

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, Rofi disse:

Estava a pensar num pequeno cardume de Tetra Cardinal.

Cardinais são demasiado grandes para 17L... pensa mais tipo Tetra Ambar (Ember Tetra)...

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.