Dúvida - Base de Substrato ideal - Terra Orgânica


nunofalcão

Recommended Posts

Bom dia,

Decidi fazer este post visto que estou com dificuldade em encontrar um debate idêntico.

Preciso da opinião de Aquariofilistas com mais experiência e pedia que quem não tivesse experiência em substratos à base de terra orgânica evitasse comentar.

 

Em relação a uma montagem e à base mais importante para um plantado, o substrato.

 

Estou com tremenda dificuldade em escolher um subtrato à base de terra orgânica. 

Muito sucintamente, os fornecedores tendem a esconder as principais características dos sacos de terra que se vendem nas superfícies comerciais. Raramente dizem qual o rácio NPK e ainda mais raramente dizem se os nutrientes vêm sobre a forma solúvel ou insolúvel. 

De acordo com o método de Walstad, o substrato base num plantado com terra deve conter NPK sobre a forma insolúvel e evitar que existam adubos solúveis nas suas componentes. Quem percebe do assunto sabe do que estou a falar.

Genericamente, todos os profissionais em aquariofilia que encontro em fóruns indicam que o "Miracle Gro Organic Potting Mix" é a melhor solução juntamente com a adição de argila para obter Ferro. Mas este artigo não se encontra à venda em Portugal.

Já experimentei com húmus de Minhoca mas não obtive o resultado que desejava. 

 

A minha pergunta é simples, para quem tem experiência neste assunto, quais os tipos de terra que já experimentaram e obtiveram bons resultados durante pelo menos 5 anos sem ter de adicionar fertilização liquida? 

 

Agradeço em antecipação,

 

Nuno Melo

 

 

--------------------

EDIT:

 

Estou tentado em experimentar o PROF-LINE 55/45 da Planeta BIO (6-4-6) já enviei um email a perguntar se os nutrientes estão disponíveis na sua forma insolúvel.

 

Editado por nunofalcão
Link to comment
Partilhar nas redes sociais