Ajuda para quem está de volta a este hobby


Recommended Posts

Boa noite,

Tinha adicionado um comentário na área de “kit aquário recomendando a iniciantes mas por sugestão do @Miguel Simões criei este tópico para obter a vossa ajuda.

Já fui um membro activo deste fórum. Penso que faz aí uns 6 ou 7 anos. Lembro-me que na casa dos meus pais tinha um aquário de 60L com filtro interior e tive grandes alegrias. Comecei com uns guppies, mollys, etc. Cheguei a ter camarões cherry. E lembro-me que por último e durante uma anos tive um casal de Kribensis e umas Koridoras Panda.
 

Que alegrias me davam. O casal de Kribenzis procriava tanto que tinha que trocar os juniores por vales de desconto na loja de animais. 🙂 E até criação de Koridora panda tive. Porém acabavam sempre por morrer na 2/3 semana. As condições também não eram as melhores!
 

Bem, indo para o assunto que me trouxe aqui. O bichinho voltou a chamar, sempre quis ter um aquário de escalares mas ainda vou deixar esse sonho para mais tarde. Quero começar devagar e voltar a aprender os assuntos todos. Procuro um aquário cá para casa para passar um tempinho e mostra agora ao meu filho que bonito é. Vou começar com uns guppies e umas koridoras e algumas plantas. Procurava assim um aquário com uns 100L assim como um filtro e termostato adequado. Alguém sugere alguma loja on-line de acordo com o que disse aqui e a preços razoáveis. Não quero já entrar assim há tolo. Quero ver no que isto da. Obrigado e é bom estar de volta 😂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Henrique Carvalho disse:

Quero ver no que isto da. Obrigado e é bom estar de volta

Olá Henrique,

Atualmente os aquários que se usam mais são provavelmente o 60P (60x30x36) e o 90P (90x45x45), respetivamente 64 litros e 182 litros. Existem contudo muitas pessoas que preferem um aquário com a forma de um cubo, em vez do tradicional paralelepípedo, nesse caso, perto do volume que referes, tens o Cubo de 45cm, com cerca de 91 litros. Claro que existem outras dimensões que por uma ou outra razão, o pessoal escolhe, tendo todas as suas vantagens e as suas desvantagens... O porquê das atuais preferências irem para estas dimensões, relaciona-se com a maioria das calhas de iluminação existentes no mercado estarem pensadas para estes comprimentos. 45cm, 60 cm e 90 cm. Claro que existem em quase todas as marcas de luminárias, modelos que têm suportes ajustáveis e que se podem adaptar a outras medidas.

Porquê alguém que apenas pretende ter uma caixinha de vidro com uns peixinhos para mostrar ao miúdo ir-se preocupar agora com a adequação das calhas de iluminação? Porque já muitos de nós passámos por essa experiência, primeiro vem o aquário, depois os primeiros peixes, logo de seguida umas plantinhas naturais… e não tarda muito queremos colocar mais plantinhas para compor o ramalhete, etc., etc., etc.

Possivelmente já sabes onde é que irás instalar o aquário. Será que fica melhor um cubo ou um paralelepípedo? A sugestão do fórum relativamente a um 60P, é porque o tamanho já é razoavelmente permissivo para gerir as coisas calmamente (quanto mais pequeno, menor é a margem para erros). O preço final também é mais facilmente suportável do que as dimensões maiores, e é naturalmente muito mais fácil encontrar um local onde o expor do que um aquário muito grande.

Se em vez do 60P preferires uma litragem maior, sem contudo chegar ao volume do 90P, se preferires um cubo, o de 45x45x45 têm cerca de 91 litros e pode ficar muito bonito , ou se preferires um paralelepípedo, podes perfeitamente optar por um 60H-45 (60x45x45), com 121 litros, que te permite pelo seu volume ter mais peixes e brincar mais com a decoração do mesmo.

Se estiveres confuso e indeciso, sugiro que antes de decidir, faças uma maquete com cartão (papelão), mas com a frente aberta, pois terás uma leitura “aproximada” do caixote correspondente. A frente aberta é importante, porque observar uma caixa opaca e fechada dá uma sensação muito diferente de uma caixa de vidro (a caixa de papelão irá naturalmente parecer mais volumosa do que a de vidro).

Depois de decidires isto, será tempo para pensar no filtro. O filtro é o coração de todo o aquário. Mais vale começar logo desde o início com um bom filtro e adequado ao nosso aquário… Pode ser um investimento um pouco maior no início, mas é determinante para que tenhas mais prazer do que dores de cabeça. Claro que isso já tu sabes, pois não és propriamente um novato, mas eu sei por experiencia própria a sensação de "desatualização" que sentimos quando voltamos a este hobby após uns tempos de inatividade!

Lojas on-line existem várias, se fizeres uma breve pesquisa na net verás que existem e poderás logo ter uma ideia dos valores do equipamento, contudo, se puderes optar por uma loja física com boas referências, vais poder beneficiar da experiencia de quem lá trabalha, o que na maior parte das vezes é uma ajuda preciosa.

Boa sorte e bem-vindo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos inputs!

@C Mochotentando responder a todas as tuas perguntas de maneira que melhor me possam ajudar. 

Concordo contigo que no início quero algo mais para mostrar ao meu puto e ao mesmo tempo matar saudades. Provavelmente depois vendo por exemplo projectos aqui dos colegas do fórum, uma pessoa começa logo a sonhar alto! Por isso a minha escolha terá que ser já a indicada para no futuro adicionar complexidade. 😂

Quanto ao sítio que vai ficar o aquário é um sítio bastante amplo e iria ficar encostado ao vidro que acompanha as escadas para o andar de cima. Qualquer coisa ficava bem ali. Paralelepípedo ou cubo! Para o meu desejo que poderá ou não vir no futuro (o meu aquário de escalares) penso que então teria que ter uma litragem maior do que 100 certo? Também não quero algo muito grande por isso penso que o máximo que poderia/queria ir era  um de 200L.

Sobre a referência de lojas físicas. Eu sou de Braga, e no passado ia à loja do Bragaparque! Alguém de Braga para aconselhar a melhor loja da zona?

@Flaips obrigado. Vou dar uma vista de olhos.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei bastante deste: https://www.peixanario.com/produtos/8879/aquario-kit-aquadream-100x30x45-cinza-ilum-t8#description

De certeza que ia ficar brutal aqui no espaço. Mas já é um kit! Será este kit adequado a este aquário? E o preço o que acham?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Henrique Carvalho

Esse aquário ate é bonito,no entanto tem como filtro uma BioBox que não presta para nada,na minha opinião se fores para esse aquário,aconselho a comprares um filtro externo que te faça pelo menos 6 vezes o caudal do aquário.

Saudações  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Flaips disse:

Acho que é um bom aquário e a relação qualidade preço é bastante apelativa.

Achas mesmo Flaips? Tu colocavas escalares dentro de um aquário de 115 litros, com uma biobox? Que plantas é que achas que consegues ter em condições com uma T8 de 25W, para além das anúbias ou de algum feto de java?

Para além disso, não entendo bem a dimensão. 100 cm de comprimento e 45 de altura... e a profundidade? Para dar um volume de 115 litros, terá de ser inferior a 30 cm, ou então as contas estão mal feitas.

Pois então, o Henrique Carvalho fica com o vidro e com o termostato. Quanto a mim, o resto está abaixo do aceitável... Não, não está caro, mas também não está assim tão barato!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo, eu nao comprava isso... Para ser sincero, os kits sao sempre uma "treta", nao e coisa que compre para mim! O primeiro aquario que comprei, ou melhor, que os meus pais compraram foi um kit assim... Eles nao percebiam nada deste mundo, e eu nada percebia. Bastou comecar a pesquisar na internet, que acabei por ficar com duas coisas do kit, o vidro e o termostato como disso o C Mocho.

Eu se fosse a ti comprava tudo separado, mesmo que vas comprando com mais calma... Mais vale gastares dinheiro so uma vez.

Editado por PMarinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu falo relativamente ao aquário e não ao kit.

É obvio que uma biobox não é lá grande coisa.

Eu optaria por comprar o kit que está e depois comprava um filtro externo ou interno.

 

On 15/11/2020 at 22:29, C Mocho disse:

Achas mesmo Flaips? Tu colocavas escalares dentro de um aquário de 115 litros, com uma biobox? Que plantas é que achas que consegues ter em condições com uma T8 de 25W, para além das anúbias ou de algum feto de java?

Para além disso, não entendo bem a dimensão. 100 cm de comprimento e 45 de altura... e a profundidade? Para dar um volume de 115 litros, terá de ser inferior a 30 cm, ou então as contas estão mal feitas.

Pois então, o Henrique Carvalho fica com o vidro e com o termostato. Quanto a mim, o resto está abaixo do aceitável... Não, não está caro, mas também não está assim tão barato!

Eu metia escalares em 100L e com um filtro interno, bastava.

Tinha é que fazer TPA frequentes e limpar o filtro todas as semanas.

 

Claro que teria de ter termostato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelo input. Basicamente a conclusão que tirei foi:

1) Esquecer os kits pois ficamos agarrados ao resto dos aparelhos que parece que muitas vezes não acompanham o tamanho do aquário

2) vou então escolher um aquário (só aquário)

3) vou partilhar aqui então o aquário e depois vou pedir recomendações quanto ao melhor filtro qualidade/preço para essa litragem

4) tb gostava de ter a vossa opinião quanto à iluminação 

Malta muito obrigado pelos inputs 🙏🏻

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este aquário vai de acordo com o que quero!
https://www.peixanario.com/produtos/10322/aquario-simples-80x40x40-s-tampa-c-travamento-longitudinal

Alguém sabe o que são estes tratamentos no vidro frontal e traseiro? Não consigo entender se está para dentro ou para fora. 
 

Que luzes colocaria neste aquário e como as iria segurar se não tem tampa o aquRio?

E quanto ao filtro. Qual um bom filtro qualidade preço para este aquário?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha eu para te dizer a verdade acho que não devias comprar um aquário sem tampa.

Já me aconteceu um peixe pequenito saltar fora.

Ou então tens que encher o aquário só até metade, talvez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, está decidido, e bem! Desta forma vais adquirir um equipamento que permite uma melhor versatilidade no tipo de montagens que venhas a pretender.

Travamento frontal e traseiro, são umas barras de vidro, coladas longitudalmente nos vidros anterior e posterior. Estão por dentro, e asseguram que após encheres o aquário este não sofrerá empenos, que possam por em risco a sua estabilidade. (a outra opção seria optar por um vidro mais espesso, mas isso ficaria naturalmente mais caro.

O filtro deverá ter caudal que faça entre 6 a 10 vezes o volume do aquário/por hora. Eu considero que 6x é pouco para a maioria dos casos, mas não poderei dizer que não é suficiente! Quando fores analisar os filtros, pensa primeiro no caudal, pois ele permite estabelecer uma circulação suficiente em todo o aquário, contudo não fiques apenas por aí... pensa também na capacidade do depósito para as matérias filtrantes (quanto maior, melhor). Já aqui disse anteriormente, "o filtro é o coração de todo o aquário". Poupa em tudo menos no filtro!

Quanto à iluminação, supondo que neste momento não pretendes ainda ter plantas complicadas, nem tão pouco investir num equipamento de "topo". Pergunta ao vendedor do teu aquário qual a sua sugestão para este caso, depois contas-nos e nós damos a nossa opinião. Atualmente quase toda a gente opta por iluminação LED, pois a relação consumo/eficácia é normalmente melhor. Corres é o risco de mais tarde quereres começar a colocar plantas mais difíceis e, nesse momento podes ter de reforçar (ou trocar) a tua calha de iluminação, mas existe uma gama tão grande de possibilidades, que é difícil dizer já o que é que podes fazer. Suponho que neste caso, talvez seja precoce apontar para uma calha XPTO.

Quanto à tampa, para alguns tipos de peixe é efetivamente conveniente, mas se os escolheres adequadamente não terás nenhum problema. Eu neste momento não tenho nenhum aquário com tampa, tenho as tampas enfiadas atrás de um móvel, mas evidentemente, tens de escolher corretamente a tua fauna. Se vires que está a ter problemas (sobretudo porque tens um puto, e os putos às vezes assustam inadvertidamente os peixes), podes comprar umas pecas metálicas que te permitirão colocar um vidro sobre o aquário, que quase nem se nota e não fica caro

há 28 minutos, Flaips disse:

Ou então tens que encher o aquário só até metade, talvez.

Que exagero!... Eu tenho cerca de 1,5 cm até ao bordo do aquário e não tenho tido problemas, (é claro que não ousaria colocar um peixe-borboleta. LOL)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado @C Mocho!

Bem. Ainda vou pesquisar e tentar encontrar outros aquários mas estou a sentir dificuldade em encontrar aquários que não sejam kits.

Mas já ficou decidido que o aquário vai ficar pelos 120L +\-

estive a ver uns filtros que a peixanario vende e mais ou menos de acordo com os vossos comentários. Obviamente não querendo levar uma pranchada no orçamento penso que ficaria razoavelmente bem servido  

Estive a ponderar os seguintes:

https://www.peixanario.com/produtos/9427/filtro-exterior-marthon-2000-l-h
 

https://www.peixanario.com/produtos/9434/filtro-externo-turbojet-3368-820-l-h
 

https://www.peixanario.com/produtos/11148/filtro-externo-turbojet-plus-850-l-h-9-3w
 

https://www.peixanario.com/produtos/11382/fluval-filtro-externo-207

estão todos entre 80€ e 94€

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes tambem ponderar mandar fazer o aquario por medida, ha imensos sitios que fazem isso, e penso que a maior parte deles fazem envio por transportadora.

De todos, o que se adequa aos 120l mais ou menos, seria o primeiro que puseste, mas nao conheco a marca por isso nao me posso pronunciar. Pergunta, nao consegues esticar isso mais um bocadinho e ir para o Fluval 307? Acho que ficavas melhor servido, e ja te dava mais espaco de manobra... Mas espera por outras opinioes com mais experiencia no assunto!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 16/11/2020 at 22:17, Henrique Carvalho disse:

A sério @Flaips? Tu deves ter piranhas aí! 😂 Estou a brincar. Vou então ver se encontro um com tampa. Mas tem que ter uma luz maneira já. 

Na verdade tenho ciclídeos sul americanos e americanos. KKKKK

Uma vez um dos ciclídeos, de 20cm, decidiu saltar fora do aquário.

O que vale é que eu estava perto e ouvi o barulho, fui ver o que se passava e lá estava o meu óscar a saltar no chão da cozinha.

Arranjei então uma tampa que foi feita à medida para o meu aquário que inicialmente não tinha.

 

 

On 16/11/2020 at 22:21, C Mocho disse:

 

Que exagero!... Eu tenho cerca de 1,5 cm até ao bordo do aquário e não tenho tido problemas, (é claro que não ousaria colocar um peixe-borboleta. LOL)

Já viu o que era ter um peixe voador mesmo num aquário de água salgada. Ia ser bem fixe!!

Eu recomendo sempre a tampa porque já tive uma má experiência. Imagine que eu não dava conta do meu óscar ter saltado; ia o dinheiro e principalmente um grande amigo, que já come da mão e tudo, à vida...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigado a todos pelos inputs. Realmente trocar aqui umas ideias é muito importante. Caso contrário ia à loja e comprava o kit em que o aquário fosse mais bonito. Bem, outra das minha dificuldades está a ser em arranjar iluminação para este aquário. Como se vai adaptar neste aquário? Que tipo de iluminação será mais adequada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Iluminacao depende muito do que queres gastar, e que plantas queres manter! Se for para manter umas plantas nao muitooo exigentes, e nao quiseres gastar muito, tenho ouvido falar bem das Chihiros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Penso que já estou mais próximo de ter um bom kit do que o que estava antes de iniciar este tópico. Depois de analisar tudo o que discutimos acima cheguei a este kit:

Aquário: https://www.peixanario.com/produtos/10322/aquario-simples-80x40x40-s-tampa-c-travamento-longitudinal

Termóstato: https://www.peixanario.com/produtos/10207/aquecedor-temperamatic-100w

Iluminação: https://www.casadosdiscus.pt/produtos/1354/chihiros-a-series-led-lighting-system-a801

Filtro: https://www.peixanario.com/produtos/11383/fluval-filtro-externo-307

O preço total está a rondar os 300€. Claro que gostava de baixar um pouco pois depois ainda tenho tudo o resto a comprar. Areia, testes, pedra, plantas, e o peixinho para fazer o ciclo da água. O que acham? Algo que mudavam acima? Algo que me tenha esquecido?

 

Obrigado mais uma vez pela vossa ajuda. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu iria para um termostato de 150w, mas depende do espaço onde vais instalar o aquário, se tiveres ar condicionado sempre ligado, não será necessário. Caso contrário, o de 150w não estará tanto tempo ligado, pois aquece mais depressa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

36 minutes ago, C Mocho said:

Eu iria para um termostato de 150w, mas depende do espaço onde vais instalar o aquário, se tiveres ar condicionado sempre ligado, não será necessário. Caso contrário, o de 150w não estará tanto tempo ligado, pois aquece mais depressa.

Concordo, ate porque normalmente a diferenca dependendo da marca anda na casa de 1 ou 2 euros mais por cada 50w. E daquelas coisas que mais vale sobrar como diz o C Mocho, mais tarde e provavel que poupes na electricidade. No meu caso tenho um Hydor inline, foi usado durante um mes. Aqui em casa so tenho problemas de temperatura no Verao, mas porque a agua esta um bocado quente demais.. eheheh Mas preferi comprar logo de 300w (tenho um aqua de 200l) pois a diferenca de preco nao justificava comprar mais fraco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 55 minutos, C Mocho disse:

Eu iria para um termostato de 150w, mas depende do espaço onde vais instalar o aquário, se tiveres ar condicionado sempre ligado, não será necessário. Caso contrário, o de 150w não estará tanto tempo ligado, pois aquece mais depressa.

A casa é nova e tem um bom isolamento. Mas caso seja melhor também não me parece que a diferença de preço seja mais do que 4 ou 5 euros. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, C Mocho disse:

Eu iria para um termostato de 150w, mas depende do espaço onde vais instalar o aquário, se tiveres ar condicionado sempre ligado, não será necessário. Caso contrário, o de 150w não estará tanto tempo ligado, pois aquece mais depressa.

Isto é um erro amigo... termostáto mal dimensionado, sempre a ligar e a desligar reduz o seu tempo de vida útil.

O que normalmente faz os termostatos darem o berro é precisamente o mecanismo que liga/desliga a resistência. Ao dimensionar o termostáto de maneira a que esse mecanismo funcione menos vezes, ajudamos a que ele dure mais tempo.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais