Dúvidas sobre o meu peixe Betta


main viper

Recommended Posts

Olá, tenho um betta que adotei em uma Pet Shop há três meses. Ele parece ter sofrido bastante enquanto estava por lá já que veio com sua cauda rasgada, esperei mas parece que está ficando cada vez mais danificada. Alguém sabe como posso recuperar a nadadeira dele? Acredito que ele não esteja doente, pois já o levantei até um veterinário antes. Preciso de um método mais rápido e eficaz para ajuda-lo a recuperar sua cauda.

Além disso, ele já está na fase adulta e começou a criar o ninho para poder acasalar, mas no momento não tenho como trazer uma fêmea e permitir que isso ocorra. Tem algum problema em não acasalar o peixe ou ele vive bem dessa forma? percebi que ele fica parado por um tempo perto do ninho.

Essa é uma imagem de como estava a nadadeira dele quando chegou até a mim:

https://ibb.co/4MLDGDh

Essa é uma imagem da nadadeira dele agora:

https://ibb.co/1zZXtsK

https://ibb.co/vLs2VHZ

Editado por main viper
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas @main viper,

Em casos de recuperação da nadadeira, num exemplo de 2L adicionas umas 4 pedras de sal grosso e deixas ficar por 5 dias (depois efetuas uma tpa de 50%), repetes o processo caso se verifique necessário, a cada repetição de processo deves ter em conta a tpa de 50% para não estares a acumular demasiado o sal.

Em relação ao acasalamento e ao ninho não te preocupes com isso agora, a prioridade é a recuperação do betta.

Durante o tratamento vai pesquisando sobre reprodução de bettas, pois existe um processo que deve ser respeitado para teres sucesso.

Boa sorte!

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Miguel Simões said:

Boas @main viper,

Em casos de recuperação da nadadeira, num exemplo de 2L adicionas umas 4 pedras de sal grosso e deixas ficar por 5 dias (depois efetuas uma tpa de 50%), repetes o processo caso se verifique necessário, a cada repetição de processo deves ter em conta a tpa de 50% para não estares a acumular demasiado o sal.

Em relação ao acasalamento e ao ninho não te preocupes com isso agora, a prioridade é a recuperação do betta.

Durante o tratamento vai pesquisando sobre reprodução de bettas, pois existe um processo que deve ser respeitado para teres sucesso.

Boa sorte!

Obrigada pela resposta, vou fazer esse tratamento.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Miguel Simões disse:

Em casos de recuperação da nadadeira, num exemplo de 2L adicionas umas 4 pedras de sal grosso e deixas ficar por 5 dias (depois efetuas uma tpa de 50%), repetes o processo caso se verifique necessário, a cada repetição de processo deves ter em conta a tpa de 50% para não estares a acumular demasiado o sal.

Atenção que uma TPA de 50% só remove 50% do sal dissolvido e duas TPAs seguidas de 50% só removem cerca de 75% do sal, pelo que se deve ter isso em atenção e não se devem fazer muitos tratamentos seguidos. 

Além disso não se deve usar o sal que usamos para deitar na comida (o sal que comemos pode ter iodo, que é nocivo para os peixes), deve-se sempre comprar sal próprio para aquários.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)
  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Atenção que uma TPA de 50% só remove 50% do sal dissolvido e duas TPAs seguidas de 50% só removem cerca de 75% do sal, pelo que se deve ter isso em atenção e não se devem fazer muitos tratamentos seguidos. 

Além disso não se deve usar o sal que usamos para deitar na comida (o sal que comemos pode ter iodo, que é nocivo para os peixes), deve-se sempre comprar sal próprio para aquários.

Agradeço a tua chamada de atenção, no entanto a quantidade de sal que menciono é relativamente baixa, propositadamente para que não se abuse no caso de distração, o Betta é uma espécie bastante resistente, apesar da sua beleza, o betta provém das águas mais sujas que possamos imaginar, água baixas, paradas, sem oxigénio, e por vezes até tóxicas, não quer isto dizer que seja resistente a tudo.

Há quem faça os "banhos de sal" com colheres cheias de sal por um determinado tempo num aquário à parte, pessoalmente não aconselho, mas cada um filtra a sua lógica.

O sal de cozinha serve, na embalagem o mesmo menciona a presença de iodo ou não, não quero ser exemplo mas a verdade é que sempre usei sal de cozinha, ressalvo que se trata apenas para tratamento de Bettas e não de outras espécies como por exemplo os peixes de fundo que não toleram mesmo qualquer tipo de sal.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 49 minutos, Miguel Simões disse:

Agradeço a tua chamada de atenção, no entanto a quantidade de sal que menciono é relativamente baixa, propositadamente para que não se abuse no caso de distração

Tinha lido mal a dosagem que indicaste! 😅

  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

19 minutes ago, Flaips said:

Não há problema em não ter fêmea. 

Podes experimentar alimenta lo com comida congelada uma vez por semana que ele recupera logo

Que tipo de comida congelada?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Atenção que uma TPA de 50% só remove 50% do sal dissolvido e duas TPAs seguidas de 50% só removem cerca de 75% do sal, pelo que se deve ter isso em atenção e não se devem fazer muitos tratamentos seguidos. 

Além disso não se deve usar o sal que usamos para deitar na comida (o sal que comemos pode ter iodo, que é nocivo para os peixes), deve-se sempre comprar sal próprio para aquários.

O veterinário tinha me aconselhado a dar banho de sal nele, mas fiquei receosa de acabar fazendo algum mal para o peixe. Até comprei sal marinho para poder fazer, mas logo em seguida percebi que continha iodo. Vou até uma loja de aquários hoje e procurar o sal próprio para peixes. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 32 minutos, main viper disse:

Que tipo de comida congelada?

Própia para peixes. Artémia, Brine shrimp, blackworms, etc. Normalmente as lojas de aquariofilia vendem disso.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 52 minutos, main viper disse:

O veterinário tinha me aconselhado a dar banho de sal nele, mas fiquei receosa de acabar fazendo algum mal para o peixe. Até comprei sal marinho para poder fazer, mas logo em seguida percebi que continha iodo. Vou até uma loja de aquários hoje e procurar o sal próprio para peixes. 

@main viper, não tenhas receio de usar sal de cozinha nas quantidades que mencionei, o sal por si só vai tentar recuperar a cauda, tal como nós humanos recomendam água do mar para ajudar a cicatrizar as feridas.

Tal como disse e bem o @Flaips sobre a comida congelada, a comida variada vai despertar o apetite do betta e o facto da alimentação ser diferente do habitual leva-o a alimentar-se melhor e por si a recuperação será mais rápida

há 1 hora, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Tinha lido mal a dosagem que indicaste! 😅

Sem stresses amigo, "herrar" é humano e eu às vezes sou muito humano!!! 😜

Aqui o que mais importa é ajudar e ser ajudado.👍

Link to comment
Partilhar nas redes sociais