Peixes com cauda partida


IanMoone

Recommended Posts

Bom dia, 
Possuo um aquário redondo com 1 a 2 peixes e ultimamente os peixes que tenho morrem devido à cauda partir (penso que seja isso) e por consequentemente não conseguem nadar e não conseguem comer.
Quando me refiro à coluna partida, o peixe fica com a parte da cauda de lado e este fica na horizontal. 

Junto envio fotos de como o peixe está: 

https://ibb.co/1QxxLrB

https://ibb.co/pwRFd4g

Alguém sabe qual a causa deste problema? 
Cumprimentos

Editado por IanMoone
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • IanMoone changed the title to Peixes com cauda partida

Boas @IanMoone,

Para começar, esse tipo de aquários só compromete a vida de qualquer espécie aí colocada..... esse globo ficaria muito mais bonito com terra e umas plantinhas coloridas!

Esse problema persiste quando a qualidade da água não está dentro dos parâmetros aceitáveis, podem ser vários os fatores, água da rede com demasiado cloro, demasiados detritos de comida, falta de oxigénio, etc....estes fatores não estão ligados directamente à doença, mas abrem portas para tal tornando a fauna com as defesas em baixo permitindo o alojamento de algumas bactérias(no teu caso apontaria para vermes intestinais mas....)

Também se pode dar o caso de teres adquirido mais alguns pexinhos (ou mesmo uma planta) que já vinham com a doença propagando esta pelo aquário, aqui sugeria um tratamento com Esha2000 (sintoma nº 9), a até ao final do tratamento não abusar na comida e se possível manter a temperatura da água nos 28º durante os próximos 30 dias.

PS.: Arranja um aquário maior 😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes utilizava água de um furo que tenho em casa. Passado um tempo, passei a ir buscar água a uma fonte perto de casa. Será que em vez de usar esta água devo utilizar água engarrafada?
Em relação à comida, apenas deito uma folha por dia a cada peixe. Foi esta a indicação que obtive na loja. Já o oxigénio, antes deitava oxigénio próprio para peixes, neste momento tenho uma planta aquática que lhes fornece oxigénio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 Pelo que sei de aquariofilia:
 - Um aquário deve ter um filtro para ajudar na oxigenação da água. O seu aquário não parece ter filtro.
 - O tamanho do aquário deve ser adequado às espécies e número de peixes. Os peixes que tem no seu aquário parecem ser carpas, as carpas são peixes de lagos. As carpas crescem bastante, mais de dez centímetros quando adultas.
 - Os peixes fazem as suas necessidades na água e isso vai contaminando a água e torna-a tóxica. Parte da água do aquário deve ser mudada semanalmente, a quantidade depende do tamanho e de quanto está populado, entre 20 a 40% é o mais comum. A água a meter no aquário deve ser tratada com um produto próprio para neutralizar o cloro e os metais na água. A comida que não é consumida também polui o aquário, quando
 - A temperatura da água no aquário depende da espécie de peixes. Um termostato e um termómetro devem fazer parte do aquário.


 Se quer ter esse aquário sem filtro e sem termostato, recomendo em vez de peixes ter meia dúzia de camarões, que não cresçam mais de 2cm, todos da mesma espécie e cor. Os camarões não sujam tanto a agua, suportam melhor as temperaturas baixas da água.
 Um aquário de camarões também é agradável de ver. As mudanças de água podem ser mais espaçadas mas continuam a ser necessárias.
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faço minhas as palavras do @JUCAmeiloco.

Acrescento ainda...

há 8 minutos, IanMoone disse:

Antes utilizava água de um furo que tenho em casa. Passado um tempo, passei a ir buscar água a uma fonte perto de casa. Será que em vez de usar esta água devo utilizar água engarrafada?
Em relação à comida, apenas deito uma folha por dia a cada peixe. Foi esta a indicação que obtive na loja. Já o oxigénio, antes deitava oxigénio próprio para peixes, neste momento tenho uma planta aquática que lhes fornece oxigénio.

1. Usa água da rede mas deixando esta pelo menos 24h a descansar para que o cloro evapore.

2. Na comida, só deves colocar o que eles conseguirem comer em aproximadamente 1/2 minutos, resumindo, dá apenas a quantidade que eles consomem não ficando sobras.

3. Num aquário sem filtragem/movimento é criada na superfície uma película que dificulta as trocas gasosas, toda a água deve te movimento para romper/quebrar essa película, outra situação é, essa planta não dá oxigénio necessário para a fauna, no teu caso deverias ter uma bomba para um caso de emergência (como é o caso), sabendo que são peixes que sujam muito e há muita probabilidade de fungos (água paradas).

Perde um pouco do teu tempo e lê a ficha técnica dessa espécie.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como já foi explicado, está muita coisa mal nesse aquário.

Esse peixinho dourado precisa de um aquário com pelo menos 80-100L para crescer saudável, fora o resto...

Os sintomas demonstrados nas fotos da minha experiência são de toxicidade (provávelmente de Amónia).

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim:

A água que deves usar é a da torneira e deves colocar um acondicionador para remover o cloro e os metais pesados.

O peixe dourado precisa de um aquário grande e não um pequeno globo.

Falta um filtro nesse aquário.

Esse não tem a cauda partida, foi é infetado por amónia que é tóxica para os peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema principal aqui nem o tamanho do aquário, mas sim a falta de filtro e de TPAs.

Por exemplo, eu posso manter; e já mantive, um óscar de 5cm em 60L.

Depois há medida que o peixe cresce tens que ir aumentando o tamanho do aquário.

  • Votar - 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas IanMoone

Bem vindo ao Fórum.

Tens aqui para ler,e pensares em mudares para um aquário,porque isso que tu tens de aquário está a milhões anos luz.

http://www.aquarismopaulista.com/aquario-kinguios/ 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.