Problema aumento Ph


copy

Recommended Posts

Boa noite pessoal!

Após alguns meses de ter desistido de ter um aquário plantado veio-me o bichinho novamente e desta vez optei por os ciclideos africanos lago Malawi

Já fiz a montagem do aquário, está ciclar ha 1 semana, só que estou com o problema de fazer aumentar o Ph da água, comprei o buffer da Seachem Malawi, coloquei a dosagem recomendada e não me subiu o ph, o Ph da torneira sai a 6.5, o do aquário sem ainda ter colocado o buffer está a 7.5, depois de ter colocado a primeira vez o buffer o ph ficou na mesma, só subiu o kh, adicionei várias vezes mais buffer (no total já adicionei 50gr. de buffer!!!) e o ph subiu aos 8, o problema é que o Kh de todas as vezes que fui adicionando o buffer ía subindo e já tem um Kh de 14!!

Podem dar-me uma ajuda? Porque somente sobe o Kh?

O aquário é de 128 litros, substrato é areia de coral e as rochas dragon stone, filtro fluval 207, termostato 150W

Fauna estou a pensar ou Pseudotropheus caeruleus ou os pseudotropheus saulosi, será somente de 1 espécie, porque o aquário não é grande.

 

Obrigado por todas as ajudas que possam dar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim; em primeiro lugar não precisas de te preocupar muito com isso pois hoje em dia a maioria dos peixes que encontramos nas lojas são criados em cativeiro e provenientes de fazendas.

Eu também já tive alguns ciclídeos africanos e posso te dizer que eles toleram um ph neutro de 7. Por acaso nunca usei essa acondicionador seachem malawi. Em vez desse, eu usava um acondicionador da sera ( que é uma marca que nunca me deixou ficar mal).

Eles aguentam o kh de 14 mas deves fazer uma TPA para mudar isso. Está muito elevado.

É estranho, normalmente quando o kh sobe o ph também...

Depois de trocares parte da água 50% deves adicionar o buffer até o kh ficar a 8. Não te preocupes tanto com o ph que ele depois sobe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok irei fazer uma tpa a ver que níveis depois ficam, também achei estranho subir o kh e o pH não, não sei se poderá ser por ainda estar em ciclagem e os níveis não estarem estabilizados...

 

On 08/11/2020 at 23:42, Flaips disse:

É assim; em primeiro lugar não precisas de te preocupar muito com isso pois hoje em dia a maioria dos peixes que encontramos nas lojas são criados em cativeiro e provenientes de fazendas.

Eu também já tive alguns ciclídeos africanos e posso te dizer que eles toleram um ph neutro de 7. Por acaso nunca usei essa acondicionador seachem malawi. Em vez desse, eu usava um acondicionador da sera ( que é uma marca que nunca me deixou ficar mal).

Eles aguentam o kh de 14 mas deves fazer uma TPA para mudar isso. Está muito elevado.

É estranho, normalmente quando o kh sobe o ph também...

Depois de trocares parte da água 50% deves adicionar o buffer até o kh ficar a 8. Não te preocupes tanto com o ph que ele depois sobe.

Ok irei fazer uma tpa a ver que níveis depois ficam, também achei estranho subir o kh e o pH não, não sei se poderá ser por ainda estar em ciclagem e os níveis não estarem estabilizados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faz uma TAP de 50% e põe aqui no fórum qual é que foi o kh e o ph com que ficou depois da TPA. Faz a TPA mas não ponhas nada de a condicionadores. Escreves aqui o valor do ph e kh. 

 

Depois eu digo te se deves ou não adicionar mais condicionador e a quantidade correta. Sabes que puseste demais, 50g é muito 😁

 

Agora é fazer uma TPA para tentar compor aí a situação. 

Boa sorte com isso! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Flaips disse:

Depois eu digo te se deves ou não adicionar mais condicionador e a quantidade correta. Sabes que puseste demais, 50g é muito 😁

Sim sei que foi bastante mais que a dose recomendada 😅 mas como não subia o pH fui adicionando até subir 😅😅  também fiquei tranquilo porque como não tem peixes posso ir fazendo estes abusos, quando tiver peixes já é outra história

Logo por a tarde já farei a tpa de 50% e depois coloco valores, tenho é de comprar teste de kh que o que tenho já se foi de tanto testar 😁

Será que trocando 50% não vai afetar muito o ciclo do azoto?

Fiquei a pensar foi porque subiu só o kh 🤔 para subir o pH teve de levar bastante pó

 

Desde já muito obrigado pela ajuda 👍

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, copy disse:

Sim sei que foi bastante mais que a dose recomendada 😅 mas como não subia o pH fui adicionando até subir 😅😅  também fiquei tranquilo porque como não tem peixes posso ir fazendo estes abusos, quando tiver peixes já é outra história

Logo por a tarde já farei a tpa de 50% e depois coloco valores, tenho é de comprar teste de kh que o que tenho já se foi de tanto testar 😁

Será que trocando 50% não vai afetar muito o ciclo do azoto?

Fiquei a pensar foi porque subiu só o kh 🤔 para subir o pH teve de levar bastante pó

 

Desde já muito obrigado pela ajuda 👍

Penso que não haverá muito problema de fazer 50%.

É normal é que se calhar o ciclo demore mais uma semanita talvez...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 42 minutos, Flaips disse:

Penso que não haverá muito problema de fazer 50%.

É normal é que se calhar o ciclo demore mais uma semanita talvez...

Sim é isso, mas pronto não é por mais uns dias que me vou chatear 😁

Já fiz a tpa de 50%, valores medidos depois da tpa: Ph 8.0 e Kh 9

Parece que estabilizou os valores

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/11/2020 at 20:46, copy disse:

Sim é isso, mas pronto não é por mais uns dias que me vou chatear 😁

Já fiz a tpa de 50%, valores medidos depois da tpa: Ph 8.0 e Kh 9

Parece que estabilizou os valores

Sim, penso que está muito bem assim.

 

Agora deixas ciclar e depois podes começar a adicionar os primeiros cilídeos do malawi.

 

Aconselho te a começar com o labidochromis caeruleus que para além de ser pacífico é muito resistente e aguentará alguns erros que possas cometer no início.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 50 minutos, Flaips disse:

Aconselho te a começar com o labidochromis caeruleus que para além de ser pacífico é muito resistente e aguentará alguns erros que possas cometer no início.

sim provavelmente irei para esses, estava até mais inclinado para os pseudotropheus saulosi mas são dificeis de arranjar, enquanto os caeruleus já vi alguns particulares a vender, vou tentar arranjar em particular porque na loja acho que é mais duvidoso, o estado em que eles estão, o tratamento que têm etc.

Para um aquário com 100 litros reais (80x40x40)quantos achas que poderia colocar no máximo?

Sei que só vou puder colocar 1 macho para não haver confusões, como o aquário não é muito grande só vou mesmo optar por uma espécie

Editado por copy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, copy disse:

sim provavelmente irei para esses, estava até mais inclinado para os pseudotropheus saulosi mas são dificeis de arranjar, enquanto os caeruleus já vi alguns particulares a vender, vou tentar arranjar em particular porque na loja acho que é mais duvidoso, o estado em que eles estão, o tratamento que têm etc.

Para um aquário com 100 litros reais (80x40x40)quantos achas que poderia colocar no máximo?

Sei que só vou puder colocar 1 macho para não haver confusões, como o aquário não é muito grande só vou mesmo optar por uma espécie

Penso que podes por pra aí uns 8 peixes.

Isso também depende bastante do sistema de filtragem que tens. Se tiveres uma filtragem muito eficiente podes por mais, se não deves por só uns 5 peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Flaips disse:

Penso que podes por pra aí uns 8 peixes.

Isso também depende bastante do sistema de filtragem que tens. Se tiveres uma filtragem muito eficiente podes por mais, se não deves por só uns 5 peixes.

A filtragem tenho um fluval 207, pelo que vi chega bem para esta litragem, estava a pensar pôr uma bomba de ar para movimentar mais a água será boa ideia?

se colocar uns 6 peixes teria de ser 1 macho e o resto fêmeas certo? se colocar 2 machos pode haver problemas pelo que li....

Editado por copy
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/11/2020 at 22:52, copy disse:

A filtragem tenho um fluval 207, pelo que vi chega bem para esta litragem, estava a pensar pôr uma bomba de ar para movimentar mais a água será boa ideia?

se colocar uns 6 peixes teria de ser 1 macho e o resto fêmeas certo? se colocar 2 machos pode haver problemas pelo que li....

Podes pôr a bomba se quiseres. Eu pessoalmente acho que fica bem.

 

Deves começar com 1 macho e 5 fêmeas .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/11/2020 at 22:53, Flaips disse:

Podes pôr a bomba se quiseres. Eu pessoalmente acho que fica bem.

queria dizer era bomba de circulação...será que são silenciosas?

https://goldpet.pt/bombas-circulacao-aquarios/6892-fluval-sea-cp1-bomba-de-circulacao-900lh.html

 

On 09/11/2020 at 22:54, Flaips disse:

Deves começar com 1 macho e 5 fêmeas .

sim e é o que vou fazer 😀

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa bomba é mais adequada para aquário de água salgada, mais especificamente recifes.

 

Acho que não é necessário mas se quiseres, tu é que sabes.

Eu acho que não é mesmo preciso.

 

On 09/11/2020 at 22:58, copy disse:

sim e é o que vou fazer 😀

Ok, Boa sorte com eles ciclídeos africanos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Flaips disse:

Acho que não é necessário mas se quiseres, tu é que sabes.

Eu acho que não é mesmo preciso.

sim talvez não seja preciso, o filtro aguenta bem!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Flaips disse:

Ok, Boa sorte com eles ciclídeos africanos!

Obrigado por as dicas, ajudou bastante!

Vamos ver se tenho sorte desta vez!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Flaips disse:

Penso que vai aguentar. Também é um filtro bom.

Sim, eu nestas coisas prefiro comprar uma coisa boa, afinal o filtro é o "coração" do aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais