Como proceder de agora em diante


Fialho

Recommended Posts

Boa tarde pessoal

 

Sou novo no mundo da aquariofilia. Montei agora um aquário 80 x 30.7 x 47.5. Enchi com aprox 85lt. Comprei um filtro interno sera fil 120 (700 l/h). Tenho substrato jbl basic plus, jbl manado e fluval stratum. Tenho também 7 tipos de planta, lava rock e moorwood. Está montado à 4 dias a fazer o ciclo. Meti bactérias e adiciono comida todos os dias. Ando com o ph nos 6.8, gh nos 10 a 16 e no2 e no3 sempre a 0 nestes 4 dias.

 

A minha questão é: devo meter algum peixe (tipo uma coridora) para continuar a fazer o ciclo e chegar a um equilíbrio? Ou devo continuar sem peixes e a fazer os testes (tenho feito de 12h em 12h) mais 1 semana ou 2? Obrigado malta Ps: espero estar a meter o tópico no tema correcto

Editado por Fialho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Fialho disse:

devo meter algum peixe (tipo uma coridora) para continuar a fazer o ciclo e chegar a um equilíbrio?

Não!

há 2 horas, Fialho disse:

Ou devo continuar sem peixes e a fazer os testes (tenho feito de 12h em 12h) mais 1 semana ou 2?

Tens que testar Amónia... sem isso é dar tiros no escuro. Não é necessário testar todos os dias, muito menos de 12 em 12h, é só mandar dinheiro fora.

  • Obrigado(a) 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fialho

Bem vindo ao Fórum.

Um aquário de 112 litros,mesmo tendo só 85 litros de água,mercia um filtro externo em condições,em vez de um interno,que só dá trabalho,e que tens de limpar todas as semanas,além de não levar mídia suficiente.

Saudações  

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Alvaro Silva disse:

Boas Fialho

Bem vindo ao Fórum.

Um aquário de 112 litros,mesmo tendo só 85 litros de água,mercia um filtro externo em condições,em vez de um interno,que só dá trabalho,e que tens de limpar todas as semanas,além de não levar mídia suficiente.

Saudações  

Obrigado pela dica Álvaro.

 

No entanto eu agora não consigo meter um filtro externo. Não tenho muito espaço à volta do aquário, nem a "patroa" agora deixava.

 

Sabendo que não tinha suficiente mídia, o que fiz foi encomendar mais um cartuxo para este filtro de maneira a conseguir acrescentar mais material filtrante. Penso que assim já conseguirei estar mais perto de um melhor resultado.

 

De resto algo mais que devia melhorar ou estou mais ou menos dentro dos eixos para um novato?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Agora tenta fazer com calma o ciclo do azoto,sem presas,e mais para a frente logo se vê como correm as coisas.

É pena que não poças ter um filtro externo,mas isso tu vais ver mais para a frente,com o correr da coisa.

Saudações 

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo o que tens feito está correto, contudo acho desnecessário adicionares comida todos os dias.

Basta deixares a ciclar, com as plantas que ajudam bastante e colocar as bactérias.

Mede a amónia e os nitratos e nitritos.

Põe só os primeiros peixes, que devem ser resistentes, quando a amónia estiver zerada.

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Flaips disse:

Que peixes pretendes manter no futuro no aquário?

Estava a pensar num aquário comunitário, com coridoras (albinas ou pigmeu), otocinclus affinis, microrasbora erythromicron, celestichthis margaritatus, dermogenys pusilla,  pangiu khulii  e pseudomugil gertrudae e alguns neocaridinas. 

 

Pelo que li têm as mesmas características (ph e gh), andam por volta dos 2 a 4 centímetros(excepto o pangiu) dai estar a pensar na quantidade de variedade. Penso haver um equilíbrio também em peixes de fundo, centro e topo. O que te parece?

Editado por Fialho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece me bastante bem, aliás melhor não podia estar.

Penso que há uma bastante variedade de peixes mas que têm bastante compatibilidade entre si.

Quer em termos comportamentais quer em termos de ph e gh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Flaips disse:

Parece me bastante bem, aliás melhor não podia estar.

Penso que há uma bastante variedade de peixes mas que têm bastante compatibilidade entre si.

Quer em termos comportamentais quer em termos de ph e gh.

Penso estar a entrar num bom caminho. Agora é continuar o ciclo de azoto sem pressas. Claro que há sempre aquela vontade de meter o primeiro peixe. Mas sei que não.o vou fazer tão rápido porque quero que corra tudo bem! Obrigado pelos conselhos! Entretanto deixo aqui a foto do aquáriolarge.16048575554756751582787319863108.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 07/11/2020 at 21:56, Alvaro Silva disse:

Boas Fialho

Bem vindo ao Fórum.

Um aquário de 112 litros,mesmo tendo só 85 litros de água,mercia um filtro externo em condições,em vez de um interno,que só dá trabalho,e que tens de limpar todas as semanas,além de não levar mídia suficiente.

Saudações  

Acabei por seguir o concelho e já encomendei um filtro externo. Comprei o tetra biofilter ex 800 Plus. Ainda deve chegar esta semana para fazer a instalação. 

 

A quando da instalação uso a mídia que tinha no filtro interno também?Claro que não tem nada a ver em termos de quantidades mas misturo-as também?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Fialho disse:

.....
A quando da instalação uso a mídia que tinha no filtro interno também?Claro que não tem nada a ver em termos de quantidades mas misturo-as também?

O que eu faria era ligar o novo sem desligar o antigo, mantinhas os 2 durante 1 mês e meio, e depois retiravas o antigo por inteiro, assim não comprometias a coluna de bactérias.

Acho este modo o mais seguro.

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, Miguel Simões disse:

O que eu faria era ligar o novo sem desligar o antigo, mantinhas os 2 durante 1 mês e meio, e depois retiravas o antigo por inteiro, assim não comprometias a coluna de bactérias.

Acho este modo o mais seguro.

Cumps,

Mas o aquário só foi montado na semana passada. Ainda não tem peixes e está a fazer o ciclo.

 

Mesmo assim aconselharias manter os dois ligados?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ops.... Não tomei atenção nesse detalhe, é o que faz ler na transversal...

Nesse caso eu trocava já e contabilizava mais 1 semana ao ciclo.

Cumps

  • Obrigado(a) 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fialho

Foi o mais sensato antes agora do que depois do ciclo completo,quando o filtro vier coloca as cerâmicas do filtro pequeno no novo.

O Miguel Simões estava distraído 😃😃  segue com o ciclo ate ao fim.

O filtro fui ver, parece robusto e de ser um bom filtro,digo isto porque pessoalmente não o conheço.

Saudações  

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.