URGENTE! Alguém me pode ajudar a identificar a doença que o meu peixe tem, por favor???


LiaPandora

Recommended Posts

O meu Tetra Viúva Negra começou a desenvolver uma espécie de mancha negra que se tem vindo a propagar e a intensificar por todo o corpo, incluindo num dos olhos, que está inchado e envolvido numa espécie de "fungo?" preto. Os olhos do peixe estão ligeiramente avermelhados, tem uma respiração ofegante, começou hoje a nadar à superfície, apareceu com as barbatanas roídas e não se alimenta desde hoje de manhã. O que poderá ser? Algum parasita, contaminação por amónia ou nitritos? É contagioso ou não? Já fui pesquisar na internet e nenhum diagnóstico bate certo com o que ele tem, pelo menos a meu ver. Gostava de ter mais ou menos uma ideia do que fazer. Se alguém me puder ajudar agradeço imenso!

Como ele estava há cerca de 3 semanas atrás:

2d95e269c8ef4624089ac37b53fad8792557edc9

 

Como está hoje:

6d4dab457a2381e38c5252973fff5765171b6b6c

59868461de5ba08444a2ee87825bfd5ba29f5b63

f5a5ae6a04db7f931dfe965e0784c987af37267d

 

Atualização: O Tetra Viúva Negra acabou por morrer. Obrigada a todos pela ajuda. 

Editado por LiaPandora
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro tenho te a dizer que pode ser por inúmeras razões, entre elas stress e doenças.

Para te ajudar preciso que me digas a litragem do aquário, se tem termostato ou não e se fazes testes ao ph, amónia , nitratos e nitritos.

Pode ser substrato sujo, insuficiência na filtração do aquário, excesso de comida no fundo do aquário etc.

Quantos tetra viúvas tens?

O peixe alimenta-se bem?

Cumps

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Flaips disse:

Em primeiro tenho te a dizer que pode ser por inúmeras razões, entre elas stress e doenças.

Para te ajudar preciso que me digas a litragem do aquário, se tem termostato ou não e se fazes testes ao ph, amónia , nitratos e nitritos.

Pode ser substrato sujo, insuficiência na filtração do aquário, excesso de comida no fundo do aquário etc.

Quantos tetra viúvas tens?

O peixe alimenta-se bem?

Cumps

Olá Flaips,

 

O aquário é de 120 litros, tem termostato (26ºC), fiz ainda hoje um teste ao ph (7.1) e não faço testes de amónia, nitratos e nitritos.

Tenho 4 tetras viúvas

Ele alimentava-se bem até hoje, ainda não o vi comer.

Tenho medo que seja alguma doença contagiosa... Mas também tenho medo de o colocar num aquário hospital e que ele acabe por morrer. Não sei mesmo o que fazer.

Obrigada 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, JVHiggs disse:

Boa noite

Há quanto tempo tem as Viúvas? Pode por acaso saber a idade delas?

Boa noite JVHiggs,

Duas delas tenho-as há quase 2 anos, e as outras duas (uma delas é esta que está doente) foram-me oferecidas, por isso não sei a idade delas mas sei que devem de ter à volta de 3 anos ou mais.

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas LiaPandora

Quando se tem duvidas do que poça ser,eu faço logo uma TPA,depois vou vendo como as coisas correm.

Tenta comprar eSHa 2000 e faz o tratamento como a bula diz,o remédio é este,13842-tratamento-desinfetante-para-peixes-esha-2000.jpg     

Saudações 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 38 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas LiaPandora

Quando se tem duvidas do que poça ser,eu faço logo uma TPA,depois vou vendo como as coisas correm.

Tenta comprar eSHa 2000 e faz o tratamento como a bula diz,o remédio é este,13842-tratamento-desinfetante-para-peixes-esha-2000.jpg     

Saudações 

Boa noite Álvaro,

Já fiz um TPA, ando a fazer com mais regularidade desde que reparei que o tetra não anda bem, mas não tenho notado melhorias. Vou então tentar comprar esse remédio. O que é que acha que possa ser?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 53 minutos, Flaips disse:

Mas eu princípio não será contagioso.

Pode ser uma doença interna...

Sim elas não são propriamente novas mas não sei se este problema tem a ver com a idade. 

Esperemos que tenha razão e que não seja contagioso... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas LiaPandora

Para te ser sincero eu acho também que tem a haver com a idade,mas qualquer das maneiras podes comprar o remédio e fazeres o tratamento.

Não te esqueças que depois do tratamento ou fazes uma TPA bem grande para retirares o remédio,ou colocas carvão activado durante duas semanas no máximo,depois retiras o carvão e vai para o lixo.

Saudações  

  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já ouvi relatos de pessoas que tiveram esse problema, mas com kimguios. Não sei se terá alguma relação ou é a mesma doença... 

 

A doença penso que seja a Black spot ou doença das manchas pretas. 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 minutos, Flaips disse:

Penso que não sendo devido pode ser das duas uma:

Ou uma doença que se chama Black spot ou então a velhice do peixe mesmo

O Black Spot supostamente provoca manchas pequenas, não sei se será porque as manchas do meu tetra são bem grandes e alastraram-se...

Se fôr da velhice fico mais descansada

há 21 minutos, Alvaro Silva disse:

Boas LiaPandora

Para te ser sincero eu acho também que tem a haver com a idade,mas qualquer das maneiras podes comprar o remédio e fazeres o tratamento.

Não te esqueças que depois do tratamento ou fazes uma TPA bem grande para retirares o remédio,ou colocas carvão activado durante duas semanas no máximo,depois retiras o carvão e vai para o lixo.

Saudações  

Muito obrigada pelas dicas, Álvaro. Vou então tentar comprar o remédio e seguir o devido procedimento! Já vou dormir mais descansada ahah!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então é da velhice de certeza. 

Há certos animais que sofrem esse tipo de problemas quando envelhecem. Por exemplo as aves perdem muitas penas quando ficam velhas e parecem às vezes depenadas. 

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, Flaips disse:

Então é da velhice de certeza. 

Há certos animais que sofrem esse tipo de problemas quando envelhecem. Por exemplo as aves perdem muitas penas quando ficam velhas e parecem às vezes depenadas. 

Esperemos que sim, de qualquer das formas vou experimentar o remédio. Muito obrigada pela ajuda Flaips. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais