Khaos-lhauzada


Arlindo

Recommended Posts

Boa tarde, 

Deixo fotos deste aquário que, nasceu apenas para ser um aquário de plantas fáceis, com equipamentos low tec e de baixo manutenção. 

As fotos são desde a montagem inicial, em 15 de Agosto até ao presente. 

Setup:

Aquário: 60x30x36 

Filtro externo: Eheim 2011

CO2 de 90 gr da Tropica (+/- 1 bolha/ seg.)

Luz: Eheim led 

Solo Tropica (por baixo: lava rock de pequeno tamanho, substrato Tropica e tablets fertilizantes) 

Fauna: Boraras, caracóis e camarões 

Plantas:

Vallisneria nana

Bucephalandra brown

Cryptocoryne parva

Rotala Rotundifolia 

Matagrosense

Hygrophila pinafida 

Java Fern Narrow leaves 

Eleocharis mini, Eleocharis Parvula 

Staurogyne repens

Marsilea Crenata

Musgo Christmas 

 

Como a maior parte de vocês sabe, pelo menos os mais poupadinhos, compramos 3 troncos, 2 ou 3 pedras e a ideia que tínhamos, inicialmente, fica longe do que idealizámos. 

Um tronco é grande demais ou pequeno demais para o aquário, as pedras pareciam funcionar, face ao que queríamos, mas são poucas, pequenas demais ou falta qualquer coisinha.... 

Pois é, foi o que me aconteceu.... Inicialmente, queria construir algo em forma triangular, do lado direito e a ideia era ter areia a contornar os troncos, rochas e solo. No entanto, face à altura do solo que queria utilizar do lado esquerdo e ao formato do tronco que está deitado, logo vi que não iria ficar bem. Mas, ainda assim avancei. 

Decidi colocar areia apenas do lado esquerdo.

large.IMG_20200814_113559.jpglarge.IMG_20200814_131854.jpglarge.IMG_20200814_140626.jpg

large.IMG_20200814_151408.jpglarge.IMG_20200825_173351.jpg

 

Passava todos os dias pelo aquário e não gostava do que via... ainda esteve assim um meses mas... decidi mudar. Utilizei uma mangueira para aspirar a areia para um saco, com pequenos furos para escorrer a água. 

Coloquei solo no lugar da areia e, pelo menos, deixou de me incomodar tanto. 

Infelizmente, não tenho fotos desta fase, que durou pouco. Mas é fácil de imaginar. Olhem para a areia e visualizem a colocação do solo com a altura inicial.

Aproveitei uns pezinhos de Marsilea Crenata doutro aquário e assim ficou... pouco tempo... Afinal, também não gostava muito dos troncos. Muito grande o maior, muito hirte o mais pequeno (colocado ao fundo) e o ..... que está deitado, só se vê um pouco na diagonal, face ao tê-lo deitado pela separação que queria entre o solo e a areia. 

E agora, que já não tem areia porque eu não o mudo? Este e os outros estão "armadilhado" por rochas entre e por baixo deste e o Fern de Java já se fixou criando um maior emaranhado. Tenho caracóis, camarões e peixes.... não quiz mexer. 

large.IMG_20201024_140430.jpg

Bem, não estando contente com o que via diariamente, pensei que umas pedras poderiam dar ao aquário a vida ou um look mais apelativo. Como já tinha Dragon Stones, passei por uma loja. No seu dojo, coloquei uma série de pedras que imaginei dariam mais vida ao aquário nos espaços demasiado vazios até então. Comprei, cerca de 1,2 kg e lá fui eu para casa. 

Coloquei do lado esquerdo, mais solo, especialmente do meio para o fundo. 

large.IMG_20201024_171409.jpglarge.IMG_20201025_175106.jpg

Costuma-se dizer que o que nasce torto nunca se endireita mas, confesso que dos planos que tinha, do material comprado, em diferentes lojas, a coisa final deixou-me satisfeito. Não, imensamente satisfeito porque do que tinha projectado pouco ou nada atingi mas, para já, não vou fazer mais nenhuma alteração. A não ser, retirar o termostato daquele sítio e colocar um pequeno skimmer ou wave para melhorar a circulação de água e de CO2. 

Não quero saber dos terços ou dos quadrados, nem da pedra que poderia estar em C para conferir mais profundidade a B e a A. 

Quiz partilhar esta história porque, o que achei que tinha ficado uma porcaria transformou-se e, mesmo afastando-se completamente da minha ideia inicial, tornou-se mais satisfatório e aprazível ao meu olhar. Irei apenas deixar este aquário desenvolver a flora, como está para ver se as plantas lhe darão um melhor ar. Depois disso, é continuar ou fazer outro layout de raiz. 

large.IMG_20201024_140430.jpg

large.IMG_20201024_172407.jpg

large.IMG_20201025_175050.jpg

Editado por Arlindo
  • Gosto 2

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Flaips, obrigado pelas palavras. 

Como disse, agora, é arrumar o termostato, dar alguma ordem às plantas através, essencialmente, das podas e deixar a Crenata e outras mais crescerem para olhar para o resultado final. 

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.