Cubos ao Quadrado - Parte 2


Recommended Posts

há 3 minutos, João Cardoso (Kadoxu) disse:

... dia de testes... pareço um cientista á séria!

large.20201205_113055.jpg

Meu Deus!... 👀

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, Diogo81 disse:

Boas,

 

haja paciência para tantos testes 😕

É uma vez ou duas por mês, ou quando há algo estranho a acontecer... para 6 ou 7 aquários de uma vez! 😅

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem... primeiros problemas... A injeção irregular de CO2 (por esquecimento) levou a que algumas plantas sofressem um pouco. Mas nada de muito grave.

large.20201217_122130.jpg

 

Os bichinhos novos, já sabem quando é a hora de comer e já sabem quando os chamo.

 

  • Gosto 2

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Primeiro update do ano! 😉

Troquei a bombinha de água por um filtro externo. Tinha ali um EHEIM 2213 parado e montei-o neste aquário.

Estou a pensar em comprar um sistema de CO2 um bocadinho melhor. Este, apesar de dar resultados suficientemente bons para o que queria, é demasiado "manual" para o meu gosto! 😅

large.20210104_152236.jpg

 

Também adicionei alguns camarões Red Cherry grandinhos e uns Planorbis (a medo... muito medo!) e lá se vão safando. 

large.20210104_152434.jpg

 

Quando é hora de comer os balõezinhos juntam-se todos à espera

large.20210104_152118.jpg

  • Gosto 2

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não gostas das coisas feitas de forma manual, João? Preferes sistemas mecânicos? Eheh

Agora fora de brincadeiras... adoro esses peixes que decidiste enfiar no aquário... bela escolha! Parabéns por isso, e bom ano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 04/01/2021 at 19:16, JoseCarlosMarques disse:

Não gostas das coisas feitas de forma manual, João? Preferes sistemas mecânicos? Eheh

Eu sou Eng. Informático... acho que isto responde à tua pergunta! 😂 O problema dos sistemas "manuais" para mim é que eu sou uma pessoa muito despassarada... sou daquelas pessoas que ao ir da sala à cozinha se esquecem do que iam buscar com alguma frequência 😑

On 04/01/2021 at 19:16, JoseCarlosMarques disse:

Agora fora de brincadeiras... adoro esses peixes que decidiste enfiar no aquário... bela escolha! Parabéns por isso, e bom ano.

Já tinha tido alguns, tirando a parte um bocadito chata de quase sempre só comerem vivos/congelados, são peixes bastante inteligentes e que interagem muito conosco, e isso é das coisas que mais me fascinam neste hobby.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

41 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Eu sou Eng. Informático... acho que isto responde à tua pergunta! 😂 O problema dos sistemas "manuais" para mim é que eu sou uma pessoa muito despassarada... sou daquelas pessoas que ao ir da sala à cozinha se esquecem do que iam buscar com alguma frequência 😑

😄

41 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Já tinha tido alguns, tirando a parte um bocadito chata de quase sempre só comerem vivos/congelados, são peixes bastante inteligentes e que interagem muito conosco, e isso é das coisas que mais me fascinam neste hobby.

Pois... tu e os peixes. Eheh.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... cá está ele... o apagador de fogos aquáticos! 😅

large.20210114_000849.jpg

 

Com o equipamento novo, consegui confirmar uma suspeita que tinha há algum tempo... que este aquário não tinha CO2 suficiente com o kit barato.

large.20210114_000929.jpg

 

O difusor que comprei para este aquário é que acho que não está bom... está a formar bolhas grandes na parte inferior da pedra difusora. Já reclamei, estou à espera de resposta.

large.20210114_000900.jpg

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Bem... cá está ele... o apagador de fogos aquáticos! 

Muito porreiro. O encaixe disso é o de uma botija normal de CO2? Por quanto te ficou a brincadeira?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, JoseCarlosMarques disse:

Muito porreiro. O encaixe disso é o de uma botija normal de CO2? Por quanto te ficou a brincadeira?

Sim, o encaixe é o mesmo.

O sistema completo para 2 aquários ficou em cerca de 150€. O extintor comprei na extintoresporto.pt e o resto na proaquarium.net

O extintor de CO2 tinha visto uns no OLX aqui perto a 20€, mas quando quis comprar já não havia... tive de mandar vir um novo. Mas mesmo assim, fazendo as contas, 300g de CO2 (3 latas descartáveis) custam no mínimo 15€... 40€ por 2Kg já com o envio fica a menos de metade do preço e estava cá no dia seguinte. Quando acabar, vou aos bombeiros ver o preço para o voltarem a encher.

- Extintor CO2 2Kg - 40€ (já com entrega)

- Redutor de 2 saídas com válvula solenoide, conta bolhas, e válvulas anti-retorno - 68€

- 8m de tubo - 6€

- Tubo U em vidro x2 - 5€

- Difusor Twinstar S - 10€

- Difusor Twinstar M - 11€

- Dropchecker de vidro x2 - 12€

- Reagente para dropchecker - 4€

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

O sistema completo para 2 aquários ficou em cerca de 150€.

Eh pá... não sei se terá sido a melhor compra do ano. Agora está comprado, não vale a pena pensar muito nisso, mas eu comprei tudo na Proaquarium, em Kit, e ficou-me por 110€. É só para um aquário, mas era uma questão de falares com eles e aposto que te faziam um preço mais barato. Ah... e havia o kit de 100€. Optei pelo mais caro porque o redutor é um bocadinho melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, JoseCarlosMarques disse:

Eh pá... não sei se terá sido a melhor compra do ano. Agora está comprado, não vale a pena pensar muito nisso, mas eu comprei tudo na Proaquarium, em Kit, e ficou-me por 110€. É só para um aquário, mas era uma questão de falares com eles e aposto que te faziam um preço mais barato. Ah... e havia o kit de 100€. Optei pelo mais caro porque o redutor é um bocadinho melhor.

Tens que ver que o redutor por ter as 2 saídas é mais caro, os difusores são 2 e de acrílico e são o dobro do preço dos baratos que vêm nos kits. Comprei mais tubo, os Us em vidro, os drop checkers.

Nunca ia comprar um kit já com difusor, porque não quero daqueles baratos, portanto fazendo as contas, o kit mais barato deles que vi com botija de 2Kg e redutor com válvula solenóide custa 89.50€ e com a incerteza de não saber se os Bombeiros me enchem a botija se não for um extintor. A minha botija e o redutor já com 2 saídas custaram 108€. É uma diferença de 17.50€ e já tem as 2 saídas. Tudo o resto ia comprar igual.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Tens que ver que o redutor por ter as 2 saídas é mais caro, os difusores são 2 e de acrílico e são o dobro do preço dos baratos que vêm nos kits. Comprei mais tubo, os Us em vidro, os drop checkers.

Nunca ia comprar um kit já com difusor, porque não quero daqueles baratos, portanto fazendo as contas, o kit mais barato deles que vi com botija de 2Kg e redutor com válvula solenóide custa 89.50€ e com a incerteza de não saber se os Bombeiros me enchem a botija se não for um extintor. A minha botija e o redutor já com 2 saídas custaram 108€. É uma diferença de 17.50€ e já tem as 2 saídas. Tudo o resto ia comprar igual.

Compreendo. Mas o meu difusor também é de acrilico. Nem sequer precisava dele... tinha 2 que vieram com aqueles kit de CO2 DIY. Tudo o resto é muito semelhante ao que tens. E ficaria mais barato... Mas seriam trocos, atenção! É só a questão de não ter um extintor e ter uma garrafa... o que, no teu caso, até parece compensar. Depois diz quanto é que os bombeiros levam por encher isso!

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Já lá vai quase 1 mês desde o último update. Há algumas novidades para contar.

Relativamente ao difusor que não estava a funcionar como devia, a loja enviou-me outro que estava igual ou pior. Acabei por pôr super cola em toda a zona da pedra difusora que estava em contacto com o acrílico e o assunto ficou resolvido.

Entretanto, comprei 6 ottos, dei uma valente desbastadela na plantas e em especial no musgo, e por fim adicionei uns Tetras Âmbar, porque achei que isto estava muito morto visto de longe 🤣

Está-me a aparecer BBA em algumas zonas, já mandei vir EasyCarbo para lidar com o assunto. Acho que ainda não acertei bem com a dose de fertilizantes, que tenho plantas a esmurecer e a relva não cresce, também não sei se será da quantidade de luz que lá chega.

Tenho que tentar tirar fotos antes e depois de dar comida aos puffers, para verem o quão balofos eles ficam depois de comer.

Ando cheio de vontade de tirar a Echinodorus dali do lado esquerdo e passá-la lá para trás... mas estou com receio que quando a arrancar venham outras coisas atrás...

large.20210209_150608.jpg

 

large.20210209_151920.jpg

 

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 09/02/2021 at 19:16, JoseCarlosMarques disse:

Eheh. Afinal podes ignorar o meu comentário no post do outro cubo. A tua vontade é mesmo mudar qualquer coisa nos tanques, não é? Força nisso!

No fim de estar tudo montado isto torna-se um bocadito monótono para não mudar nada! 🤣

 

  • Haha 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Removi um dos troncos à cerca de 1 mês e gostei  de ver isto com mais espaço... entretanto começou-me a aparecer BBA à bruta, usei EasyCarbo e está a desaparecer tudo.

large.20210317_124956.jpg

Tenho tentado ir pondo uns caracóis maiorzinhos para ir limpando, mas os puffers matam tudo... digo "matam" e não "comem", porque eles dizimam os caracís mesmo que não tenham fome. Tenho que comprar umas neritinas, que da minha experiência como têm "tampa" para fechar a carapaça, conseguem sobreviver com estes meninos.

large.20210317_141508.jpg

large.20210317_141755.jpg

large.20210317_141558.jpg

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto mais assim, também. Boa escolha. Umas Neritinas altas devem sobreviver, não? São granditas... achas que os Puffers conseguem fazer-lhes mossa?

Essa coisa de dares comida aos Otto não lhes tira o apetite das algas???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, JoseCarlosMarques disse:

Essa coisa de dares comida aos Otto não lhes tira o apetite das algas???

Do que tenho visto não. Nem tenho algas suficientes no aquário para os 6. Tendo algas para comer, eles quase nem tocam no pepino, e só começam a comer o pepino passado 1 dia de eu o meter na água. 

 

há 20 horas, JoseCarlosMarques disse:

Gosto mais assim, também. Boa escolha. Umas Neritinas altas devem sobreviver, não? São granditas... achas que os Puffers conseguem fazer-lhes mossa?

Fazer mossa fazem... eles gostam de caçar, mesmo que não seja para comer. Já tentei meter neste aquário uns planorbis grandes, mas como mesmo indo para dentro da casca, ficam com a carne à mostra, não têm hipótese.

As Neritinas eles arrancam-lhes um pedaço na mesma, mas quando vão para dentro da casca têm tipo uma "porta" de casca que as protege. Já tive uma Neritina Zebra num aquário com 3 Puffers destes e de vez em quando via-se que lhe faltava um bocadito na carne, mas nada de grave, e sobreviveu com eles até esse aquário sofrer um "precalço" com CO2 a mais (a neritina sobreviveu, mas os puffers não).

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Nem tenho algas suficientes no aquário para os 6.

Que sorte!!! Por acaso o episódio de hoje do Green Aqua é sobre equipas de limpeza, e uma das coisas que eles referem é mesmo essa... quando não há algas no aquário, ferver pepino e dar de comer aos bichos.

 

3 hours ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Fazer mossa fazem... eles gostam de caçar, mesmo que não seja para comer. Já tentei meter neste aquário uns planorbis grandes, mas como mesmo indo para dentro da casca, ficam com a carne à mostra, não têm hipótese.

As Neritinas eles arrancam-lhes um pedaço na mesma, mas quando vão para dentro da casca têm tipo uma "porta" de casca que as protege. Já tive uma Neritina Zebra num aquário com 3 Puffers destes e de vez em quando via-se que lhe faltava um bocadito na carne, mas nada de grave, e sobreviveu com eles até esse aquário sofrer um "precalço" com CO2 a mais (a neritina sobreviveu, mas os puffers não).

Não conhecia esse comportamento tão agressivo dos Puffers... mas faz sentido. Eles têm dentes, não é? Têm que lhes dar uso. Sendo assim, torna-se difícil manter qualquer outro animal dentro do aquário. Cá para mim essa Neritina Zebra teve foi sorte com os Puffers que lhe apareceram pela frente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Um updatezinho... devo confessar que ando cheio de trabalho e ultimamente os aquários têm sofrido de alguma negligência (chegarama estar 3 semanas sem TPAs...) isto é depois de uma manutençãozinha depois de 3 semanas de "esquecimento".

large.20210525_163006.jpg

 

Os "gordos" continuam na maior.

large.20210525_162802.jpg

large.20210525_162816.jpg

 

large.20210525_163247.jpg

  • Gosto 2

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porra... gostava tanto de ter a MonteCarlo a crescer como a tua... isso está fantástico. Deixa-me colocar-te só uma questão: as tampas... são para os peixes não fugirem ou para não haver tanta evaporação de água? Nunca tinha pensado nisso, mas pode essa evaporação dar cabo das paredes e do tecto perto do aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
On 27/05/2021 at 13:30, JoseCarlosMarques disse:

Porra... gostava tanto de ter a MonteCarlo a crescer como a tua... isso está fantástico. Deixa-me colocar-te só uma questão: as tampas... são para os peixes não fugirem ou para não haver tanta evaporação de água? 

As tampas é para conter a evaporação e no inverno também ajuda a manter a temperatura da água. 

On 27/05/2021 at 13:30, JoseCarlosMarques disse:

Nunca tinha pensado nisso, mas pode essa evaporação dar cabo das paredes e do tecto perto do aquário?

É a evaporação da água do aquário que faz isso sim, especialmente se for um local pouco arejado.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.