Verme âncora


Recommended Posts

Bom dia, 

sei que este tema já foi discutido algumas vezes. Mas gostava de uma ajuda de membros mais experientes. 
 

Há umas semanas ofereceram ao meu filho um peixinho de água fria, num pequeno aquário. Com pena do peixinho decidimos adquirir um aquário maior e com filtro a escolha recaiu sobre este https://www.tiendanimal.pt/aquario-ciano-aqua-preto-p-14154.html compramos areão à parte e instalamos de acordo com o sugerido. 
 

Primeiro erro, o peixe já estava com aquilo que penso ser verme âncora e colocamo-lo no aquário, entretanto comecei a investigar mais para solucionar o problema antes de introduzir outros peixes. Já coloquei o sal grosso na proporção de 3gr pra cada litro de água. E penso que terei mesmo que tentar tirar os vermes do peixe, mas tenho receio de o magoar. 
 

Além disso o que deverei fazer mais? Há algum produto me aconselhem? O esha 2000 ou o backopur?!? Será necessário fazer troca parcial ou total de água?! Deverei subir a temperatura da água? Está a 21o. 
 

obrigada a todos os que possam ajudar 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"Peixinho" de água fria, que tipo de peixe? Desde já quero dizer que fez muito bem em adquirir um aquário maior, mas se for um peixe dourado, 60L não chegam para ele.

Também assumo que não tenha feito o ciclo do Azoto no aquário/filtro, pelo que aconselho a leitura do seguinte tópico:

 

Sem ter uma foto para avaliar o peixe e a doença, tudo o resto que possamos dizer é dar tiros no escuro. O tópico seguinte explica como partilhar fotos:

 

Está a fazer o correto, mas, caso não o tenha feito ainda, aconselho-a a investigar mais sobre as reais necessidades do peixe que ofereceram ao seu filho. 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

large.A2D29E8E-258E-4C02-AA42-BB3A0C062EFF.jpeglarge.3CB2BB43-B858-4F29-A157-3D2A491317E0.jpeglarge.256A0490-04E9-4502-840A-A036DDB69AD6.jpeg

Antes de mais muito obrigada pela ajuda, porque não fazia ideia de como colocar as fotografias, não têm a melhor qualidade, mas penso que se consegue ver, um localiza-se junto ao olho e o dois perto da causa.

 

Não de facto não fiz o ciclo de azoto, vou estudar essa situação também.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok. então,

1º isso parece ser um Cometa. Vai precisar de pelo menos 100L de água em tamanho adulto. Esqueça a ideia de adicionar mais peixes nesse aquário.

2º Tratamentos, os produtos que indicou são para tratar bactérias, que não é o caso. Procure por um tratamento para parasitas externos, mais específicamente para vermes âncora (em Inglês - anchor worms).

Eu optaria talvez pelo Parazin da Waterlife:

waterlife-lice-anchor-worms.jpg

ou Cupramine da Seachem:

cupramine-250ml-9633.jpg

 

Não sei se usando estes produtos terá que remover manualmente os vermes adultos na mesma, mas deve cumprir as instruções à risca, porque é muito provável que já tenha ovos/larvas espalhadas pelo aquário todo.

 

3º Não precisa de termostáto para este tipo de peixes.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Andreia

Só quero acrescentar que sim podes retirar o verme do peixe,basta para isso pegares num pano limpo colocares o peixe no pano agarrares bem para ele não saltar,e com uma pinça retirares os vermes,mas atenção teres o cuidado de retirares o verme inteiro,sobre o sal neste caso é como as sopas de canja,não faz mal nem bem.

Depois de retirares o verme,faz uma TPA de pelo menos de 30%,e se não fizestes o ciclo,então lei bem e leva o ciclo ate ao fim,uma vez que já tens o peixe deves nas primeiras duas semanas fazeres TPA,s duas vezes por semana,e já agora fazeres um investimento num filtro externo que te faça pelo menos 7 vezes o caudal do teu aquário.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Andreia Franganito Pratas disse:

Uma vez mais, obrigada pela resposta. Vou procurar um desses produtos. 
 

e a questão de ter adicionado o sal grosso, acha que pode ajudar em alguma coisa?! 

O sal é bom para prevenir infeções nas feridas provocadas pelos vermes. Mas tem que ser sal apropriado para aquários. Sal de temperar a comida não se deve usar em aquários!

Se usou sal de cozinha, troque 50% da água hoje e outra vez daqui a 2 dias.

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá, 

 

Antes de mais obrigada pela ajuda que me deram, infelizmente o peixinho acabou por não sobreviver. 

Logo a seguir a estes posts aplicamos durante 3 dias o costapur da Sera, que era o único medicamento (mais semelhante) que existia no veterinário da minha zona, té chegar o Parazin, entre a aplicação de um e do outro tivemos no aquário carvão ativado. As pastilhas de Parazin estão no aquário desde dia 22/10, o peixe morreu durante esta noite, durante estes dias não vimos grandes alterações nos verme âncora, um deles conseguíamos ver que enchia de sangue. 

Agora a grande dúvida e uma vez que não tínhamos outros peixes no aquário é o que fazemos a seguir. Devemos esperar os 14 dias que  demora o tratamento? É necessário ou aconselhável fazer uma troca total de água ou à partida com o fim do tratamento as condições do aquário são adequadas para receber outros peixes. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nao tendo grande experiencia com este tipo de parasita, o meu conselho seria comecar de "novo". Digo isto pois e um aquario nao muito grande, e facil de lavar tudo e assim tinhas a certeza absoluta que nao tinhas mais desgostos. Tens a desvantagem de ter de fazer o ciclo todo, mas entre isso e esperar que o tratamento acabe... Ate podias aproveitar para por umas plantas ou assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Das duas uma, ou faz o tratamento todo para matar ovos e larvas de vermes que ainda estejam no aquário, ou desmonta e lava tudo muito bem, como disse o @PMarinho

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais