Cubos ao Quadrado - Parte 1


Recommended Posts

Tenho que comprar uns caracóis para o meu aquário... as tuas pedras estão super-limpas. Qual é a espécie dos teus?

Já agora... essa Monte Carlo está a crescer muito bem! Quase me apetece deixa-la a boiar, em vez de fazer um dry start...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a ficar muito bom... Isso com fauna tem um brilho especial, equilibraste muito bem a bicharada... Adoro a combinação dos Planorbis com os Platys, no meio desse verde... e continuo a gostar tremendamente dessas pedras.

Essa Hydrocotyle sp. 'Japan" está-me a perecer muito interessante. Não é a tripartida normal, pois não? Parece "menos invasiva", ou és tu que lhe tens dado um desbaste triunfal?

Bonito. Muito bonito!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, JoseCarlosMarques disse:

Tenho que comprar uns caracóis para o meu aquário... as tuas pedras estão super-limpas. Qual é a espécie dos teus?

Já agora... essa Monte Carlo está a crescer muito bem! Quase me apetece deixa-la a boiar, em vez de fazer um dry start...

Como já disse, e bem, o @C Mocho, os caracóis são Planorbis cor-de-laranja (penso que há várias cores).

Tal como gosto de ter vários níveis de filtração mecânica (2 ou 3 esponjas com porosidades diferentes e depois lã filtrante), também gosto de ter 2 ou 3 tipos de animais que reduzam ao máximo tudo o que é "lixo" do aquário. Normalmente todos os meus aquários têm caracóis, camarões e "pulgas de água" (Hyalella).

Os Planorbis, ultimamente faço questão de os ter em todos os aquários que tenho e normalmente coloco-os logo que meto água nos aquários (neste como deixei água a mais para o dry start, até meti lá uns antes disso). Eles aguentam muito bem níveis de Amónia e Nitritos elevadíssimos. 

São bons para ir comendo as folhas que morrem no início e para não deixar as algas tomar posse. Além disso, também gostam de petiscar aquele bio-filme que se cria à superfície da água nas primeiras semanas depois de plantar.

O único senão é que se reproduzem tipo coelhos... mas quando vejo que já são demais, uso um copinho pequeno de plástico com uma pedrinha (para ir ao fundo) e uma daquelas pastilhas de comida para camarões, espero umas horas e tiro o copo cheio de caracóis! 😅

 

há 15 horas, C Mocho disse:

Está a ficar muito bom... Isso com fauna tem um brilho especial, equilibraste muito bem a bicharada... Adoro a combinação dos Planorbis com os Platys, no meio desse verde... e continuo a gostar tremendamente dessas pedras.

O aquário foi mais ou menos planeado para a bicharada que já tinha aqui por casa a reproduzir-se que nem coelhos... E por acaso saiu bem melhor do que estava à espera! 🤣

 

há 15 horas, C Mocho disse:

Essa Hydrocotyle sp. 'Japan" está-me a perecer muito interessante. Não é a tripartida normal, pois não? Parece "menos invasiva", ou és tu que lhe tens dado um desbaste triunfal?

Até agora só fiz 1 corte em altura a ver se ficavam mais baixinhas. No site da Tropica diz que esta e a tripartita são a mesma coisa, que ficou popular como Hydrocotyle sp."Japan" nalguns fóruns.

Elas também sofreram um bocado no dry start com o mofo, pode ser por isso que ainda não pegaram a sério, poruqe esta última semana parece-me que estão a crescer mais depressa.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Como já disse, e bem, o @C Mocho, os caracóis são Planorbis cor-de-laranja (penso que há várias cores).

Tal como gosto de ter vários níveis de filtração mecânica (2 ou 3 esponjas com porosidades diferentes e depois lã filtrante), também gosto de ter 2 ou 3 tipos de animais que reduzam ao máximo tudo o que é "lixo" do aquário. Normalmente todos os meus aquários têm caracóis, camarões e "pulgas de água" (Hyalella).

Os Planorbis, ultimamente faço questão de os ter em todos os aquários que tenho e normalmente coloco-os logo que meto água nos aquários (neste como deixei água a mais para o dry start, até meti lá uns antes disso). Eles aguentam muito bem níveis de Amónia e Nitritos elevadíssimos. 

São bons para ir comendo as folhas que morrem no início e para não deixar as algas tomar posse. Além disso, também gostam de petiscar aquele bio-filme que se cria à superfície da água nas primeiras semanas depois de plantar.

O único senão é que se reproduzem tipo coelhos... mas quando vejo que já são demais, uso um copinho pequeno de plástico com uma pedrinha (para ir ao fundo) e uma daquelas pastilhas de comida para camarões, espero umas horas e tiro o copo cheio de caracóis! 😅

Não dão para mim, então. Com a quantidade de green algae que tenho nas pedras, eram capazes de tomar conta de todo o aquário num instante. Não me tem apetecido escovar as rochas nos últimos tempos. Ainda as mantive limpas durante as primeiras semanas, mas como agora estou só à espera que a Monte Carlo se propague para depois partir para outra montagem, tenho só feito as mudanças de água. Mas diz-me uma coisa... tu só usas filtração mecânica nos teus aquários? A coisa parece tão limpinha... Que tipo de água usas? Da torneira?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, JoseCarlosMarques disse:

Não dão para mim, então. Com a quantidade de green algae que tenho nas pedras, eram capazes de tomar conta de todo o aquário num instante.

São fáceis de retirar e fazem um trabalho fantástico. 

 

há 17 horas, JoseCarlosMarques disse:

Mas diz-me uma coisa... tu só usas filtração mecânica nos teus aquários? A coisa parece tão limpinha... Que tipo de água usas? Da torneira?

Sim, só uso água del cano. 😅

Em termos de filtragem, ando a tentar simplificar... era para ter todos os cubos só com filtro de esponja, todos ligados à mesma bomba, mas este ficou tão bom que achei por bem montar uma coisa melhor... 

Tenho um EHEIM 2213 com umas pequenas modificações, como neste vídeo:

 

As cerâmicas é que não sei bem o que são, mas era o que havia aqui por casa dos filtros usados que comprei... Se fosse eu a escolher ia EHEIM Substrat Pro de cima a baixo! E ainda ando a ganhar coragem (ou a tentar convercer-me a mim próprio que é preciso) para gastar dinheiro em Purigen para tirar os taninos da água.

large.20201112_115414.png

 

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 hours ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

São fáceis de retirar e fazem um trabalho fantástico.

Mais tarde ou mais cedo, acho que vou ter que ceder. Eu não gosto muito de caracóis pelo modo como se reproduzem, mas as minhas pedras que eram pretas estão todas verdes, portanto vou ter mesmo que fazer alguma coisa.

Em relação ao filtro, fiquei com a ideia que só usavas meios mecânicos, por isso é que fiquei curioso. A resolução do mesmo problema também poderá passar por aí, ou por trocas de água mais frequentes. Mas só quando chegar a nova montagem. Por enquanto podem ficar tão verdes quanto queiram. Afinal aquilo não faz mal nenhum aos peixes, os Oto e os camarões enchem a barriga, e o Sporting mantém-se à frente no campeonato. lol

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, JoseCarlosMarques disse:

Mais tarde ou mais cedo, acho que vou ter que ceder. Eu não gosto muito de caracóis pelo modo como se reproduzem, mas as minhas pedras que eram pretas estão todas verdes, portanto vou ter mesmo que fazer alguma coisa.

Tens 2 escolhas, ou caracóis que se reproduzem como coelhos, ou caracóis que não se reproduzem em água doce, mas que deixam pintas brancas (ovos) pelo aquário... 

Já experimentei dos 2 tipos, como é muito mais fácil retirar uma mão cheia de caracóis do que as pintas brancas, agora só tenho destes.

 

há 15 horas, JoseCarlosMarques disse:

A resolução do mesmo problema também poderá passar por aí, ou por trocas de água mais frequentes.

Posso-te dizer que em relação a TPAs e manutenção sou um bocado desleixado... por exemplo, este filtro esteve 6 meses sem ser aberto. O importante é ter uma boa camada de lã filtrante e arranjar maneira de ela não "entupir" depressa (daí as 2 esponjas que uso antes). 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

42 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Tens 2 escolhas, ou caracóis que se reproduzem como coelhos, ou caracóis que não se reproduzem em água doce, mas que deixam pintas brancas (ovos) pelo aquário... 

Já experimentei dos 2 tipos, como é muito mais fácil retirar uma mão cheia de caracóis do que as pintas brancas, agora só tenho destes.

Os camarões não comem esses ovos 🙂 ?

42 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Posso-te dizer que em relação a TPAs e manutenção sou um bocado desleixado... por exemplo, este filtro esteve 6 meses sem ser aberto. O importante é ter uma boa camada de lã filtrante e arranjar maneira de ela não "entupir" depressa (daí as 2 esponjas que uso antes). 

Também raramente abro os meus filtros. Não chego aos 6 meses, mas passo quase sempre dos 2. De qualquer forma, essa ideia da lã filtrante pode ser aquilo que preciso. O meu filtro tem três camadas de esponjas mais grossas, mas lã filtrante tem muito pouca. Talvez tenha que substituir o conteúdo do terceiro tabuleiro, ficando com 2 de esponjas, 1 de lã mais fina e 2 de media. Obg. pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Os camarões não comem esses ovos 🙂 ?

Era bom, mas não... 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/11/2020 at 14:33, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Como já disse, e bem, o @C Mocho, os caracóis são Planorbis cor-de-laranja (penso que há várias cores).

Tal como gosto de ter vários níveis de filtração mecânica (2 ou 3 esponjas com porosidades diferentes e depois lã filtrante), também gosto de ter 2 ou 3 tipos de animais que reduzam ao máximo tudo o que é "lixo" do aquário. Normalmente todos os meus aquários têm caracóis, camarões e "pulgas de água" (Hyalella).

Os Planorbis, ultimamente faço questão de os ter em todos os aquários que tenho e normalmente coloco-os logo que meto água nos aquários (neste como deixei água a mais para o dry start, até meti lá uns antes disso). Eles aguentam muito bem níveis de Amónia e Nitritos elevadíssimos. 

São bons para ir comendo as folhas que morrem no início e para não deixar as algas tomar posse. Além disso, também gostam de petiscar aquele bio-filme que se cria à superfície da água nas primeiras semanas depois de plantar.

O único senão é que se reproduzem tipo coelhos... mas quando vejo que já são demais, uso um copinho pequeno de plástico com uma pedrinha (para ir ao fundo) e uma daquelas pastilhas de comida para camarões, espero umas horas e tiro o copo cheio de caracóis! 😅

 

O aquário foi mais ou menos planeado para a bicharada que já tinha aqui por casa a reproduzir-se que nem coelhos... E por acaso saiu bem melhor do que estava à espera! 🤣

 

Quando tiveres dois ou três caracóis a mais traz-me aguns. Tenho lentilha de água para a troca 😁

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma semana... e começam os reais problemas... a Monte Carlo está-se a querer soltar! Para a próxima tenho que meter lá qualquer coisa melhor para as raízes ficarem presas (bocados de esponja ou assim). Além disso, está a receber pouca luz no ramo mais baixo, que está a ficar meio "careca". Vou tentar aguentar umas semanas sem lhe mecher muito, a ver como isto evolui...

large.20201116_164116.jpg

 

Entretanto, neste fim de semana tive finalmente tempo para mover o outro cubo para o espaço que lhe estava reservado... devia ser maior (o cubo) mas é o que há cá! Estou a aproveitar o espaço de sobra para fazer umas experiências com propagação de plantas...

large.20201116_164248.jpg

  • Gosto 3

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

24 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Mais uma semana... e começam os reais problemas... a Monte Carlo está-se a querer soltar! Para a próxima tenho que meter lá qualquer coisa melhor para as raízes ficarem presas (bocados de esponja ou assim). Além disso, está a receber pouca luz no ramo mais baixo, que está a ficar meio "careca". Vou tentar aguentar umas semanas sem lhe mecher muito, a ver como isto evolui...

Assim como assim, eu punha uma luz por baixo!

 

Aquele quarto cubo... não conheço... hummm...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, João Cardoso (Kadoxu) disse:

Entretanto, neste fim de semana tive finalmente tempo para mover o outro cubo para o espaço que lhe estava reservado... devia ser maior (o cubo) mas é o que há cá!

Gosto imenso do conjunto. Parabéns e boa sorte!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Realmente tens aí um belo cantinho para te distraíres e fazeres experiências com as plantas.

 

O conjunto está muito bom.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ainda ando aqui á bulha com a qualidade das fotos... mas aqui vai outra!

large.20201128_122423.jpg

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

42 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Ainda ando aqui á bulha com a qualidade das fotos... mas aqui vai outra!

Tu metes fermento, nesse aquário? As plantas não param de crescer!!! 🙂 

Queres uma dica para fazeres uma fotografia um bocadinho melhor? Arranja uma fonte qualquer de luz e coloca-a ao lado direito do aquário, para ires buscar um bocadinho mais de detalhe na "árvore"...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Pouco a pouco isto vai lá... 

large.20201206_163309.jpg

large.20201206_163749.jpg

Editado por João Cardoso (Kadoxu)
  • Gosto 3

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

E bem, não há grandes novidades por aqui...

large.20201217_122206.jpg

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Ora bom ano a todos...

Este aquário não tem muito de novo para mostrar, mas cá vai mais um update.

A parte superior está espetacular, mas estou a ter problemas a manter a Monte Carlo na secção mais baixa da árvore. Já se soltou 2 vezes e está mais fraquinha que o resto. A solução seria puxar a luz mais para a frente, mas infelizmente o meu DIY não teve essa necessidade em consideração...  paciência! 😅

large.20210104_152316.jpg

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eh pá... já tinha pensado e agora ganhei coragem para te dizer. Não gosto nada que tenhas perdido a "árvore". O efeito da Monte Carlo não é, de todo, mau... antes pelo contrário. Mas gostava mais do aquário com os troncos mais visíveis, como na fotografia inicial. Desculpa.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 04/01/2021 at 19:20, JoseCarlosMarques disse:

Eh pá... já tinha pensado e agora ganhei coragem para te dizer. Não gosto nada que tenhas perdido a "árvore". O efeito da Monte Carlo não é, de todo, mau... antes pelo contrário. Mas gostava mais do aquário com os troncos mais visíveis, como na fotografia inicial. Desculpa.

Estás desculpado! 🤣

Eu gosto de como está a ficar, para mim a primeira foto parece uma árvore doente 😅, com a Monte Carlo a vir para baixo parece um chorão, gosto imenso. Só não gosto muito daquela zona em baixo onde a Monte Carlo está a "fugir", mas penso que mais uns tempos e é capaz de a que está em cima crescer e tapar aquilo. 

Escusado será dizer que a qualidade das fotos também não fazem grande justiça a este aquário.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Escusado será dizer que a qualidade das fotos também não fazem grande justiça a este aquário.

Poderá ser por aí, também. Já te disse para pores um candeeiro a apontar ali para aquela zona mais escura, quando tirares a fotografia, mas tu não me ouves 😛 . 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Poderá ser por aí, também. Já te disse para pores um candeeiro a apontar ali para aquela zona mais escura, quando tirares a fotografia, mas tu não me ouves 😛 . 

Já tentei, mas fica com muito reflexo no vidro do aquário para tirar foto.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu sou fã de Monte Carlo, acho que fica bem em todo o lado, no entanto tens de a podar quando é preciso, pois quando começa a ficar com certa altura a parte de baixo amarela. Até nem desgosto como está, mas enquanto árvore, está a ganhar um volume demasiado grande, era uma boa oportunidade de lhe dar forma enquanto "árvore". Concordo em parte com o que disse o José, diria que nem 8 nem 80. Apenas a minha opinião. Depois perde-se também os troncos e toda a madeira. 😉

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.