NO2/ NO3 elevados


Recommended Posts

Boa noite,

Eu e o meu namorado decidimos ter um aquário. Posto isto, comprámos um de 120L.

Durante uma semana estivemos a "fazer" o tratamento da água (Bactoactive+Esklarin).

Findada essa semana decidimos (também por aconselhamento), colocar peixes que fossem mais resistentes, nomeadamente 2 "limpa-fundo" e 1 "limpa-vidros".

Devo alertar que também temos plantas naturais no aquário.

Desde a introdução destes peixes temos feitos alguns testes, através do "Sera- Quick test" e os resultados de NO2 e NO3 dão sempre bastante elevados.

Em loja, aconselharam-nos a fazer uma limpeza do aquário e a colocar mais um filtro de cerâmica. Atualmente temos, para além do de ceramica, mais um filtro bioPad, um bioCarb, um Nitrax e um bioPlus coarse..

Mesmo após mudança de água (com os tratamento de água), com utilização do "Toxivec" e apenas com 3 peixes os valores continuam a dar bastante alterados...

Podem me ajudar neste sentido?

Acham que estes testes são totalmente fidedignos ou estamos a fazer algo de errado?

Muito obrigada 😊

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Anajones

O errado é que tu não fizestes o ciclo do azoto,o ciclo leva entre 28 dias a 30 dias,e o ciclo faz-se sem fazer sofrer nenhum peixe,seijam eles mais resistentes ou não,tu ao fim de uma semana já colocastes peixes.

Que filtro é que tens? é interno ou externo ? deves fazeres duas TPA,s de pelo menos de 30% de duas vezes por semana durante duas semanas,e tira o carvão activado do filtro que não esta lá a fazer nada.

Caso não saibas o que é o ciclo do azoto lei aqui.

Era bom que desses a descrição de Setup vai aqui como deves fazer,para a malta saber dar respostas mais concretas.

Saudações

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Antes de mais, deve procurar alguém que lhe dê melhores conselhos... infelizmente grande parte das lojas de aquariofilia em Portugal são os piores sítios para procurar informação. Não é em todas, mas infelizmente em grande parte delas é o que acontece.

Mesmo introduzindo bactérias é preciso algum cuidado e verificar que o ciclo se completa antes de se adicionarem peixes.

Pela descrição que faz dos "filtros" (são chamadas matérias filtrantes e não filtros, o filtro é onde se colocam essas matérias filtrantes) deve ter um filtro interno da Juwel, que lhe digo desde já que é da piores coisas que já tentei usar num aquário. Além disso, metade das coisas que diz que tem é só para gastar dinheiro.

  • bioPad é básicamente lã filtrante.
  • bioCarb, não precisa, é carvão ativado, só se deve usae para remover medicação (quando se faz algum tratamento) e pouco mais.
  • Nitrax e bioPlus, são os dois pura e simplesmente esponja porosa.
  • Cerâmicas, são ideais para as bactérias

O melhor conselho que lhe posso dar é livrar-se desse filtro e comprar um filtro externo (mas há certos passos a dar para não quebrar o ciclo do azoto).

Estiveram 1 semana a adicionar bactérias, o que fizeram para alimentar essas bactérias?

Além disso, testes de fita são muito pouco fiáveis. Podem servir para detetar níveis altos de NO2 por exemplo, mas para saber o valor com uma precisão que seja minimamente fiável, tem que usar testes líquidos.

A única boa notícia é que se tem NO2, o ciclo vai a meio, mas ainda assim não é nada bom para os peixes estarem nessa água.

Como o @Alvaro Silva já disse, são precisas muitas TPAs agora para esse valor de NO2 baixar. 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais