Alguém a conhece?


JoseCarlosMarques

Recommended Posts

Será que alguém me consegue ajudar a identificar esta planta? Dar-se-à bem debaixo de água? Aqui na minha zona aparece muito no meio do musgo, quando começam as primeiras chuvas, e aguenta-se até chegar o verão. Assemelha-se muito à Hydrocotyle, mas não faço ideia se é a mesma coisa. Ah... na imagem aparece ao contrário...

 

DDCNrwx.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é comum encontrar essa planta em zona de bastante humidade, onde prosperam habitualmente musgos. As semelhanças com a hydrocotyle verticillata são muitas e também já me interroguei sobre se não seria a mesma coisa. 

A únicas diferenças que encontro são a textura aveludada na folha e caule bem como o pé da planta parece mais largo, mas tal como em outras espécies aquáticas, estas são características comuns quando ocorre a passagem do estado submerso para emerso como é o caso da hygrophila pinnatifida.

Nada como lavares bem um pé dessa planta e tentares a plantação dentro do aquário.

Abraço  

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 minutes ago, ismael_figueira said:

Sim é comum encontrar essa planta em zona de bastante humidade, onde prosperam habitualmente musgos. As semelhanças com a hydrocotyle verticillata são muitas e também já me interroguei sobre se não seria a mesma coisa. 

A únicas diferenças que encontro são a textura aveludada na folha e caule bem como o pé da planta parece mais largo, mas tal como em outras espécies aquáticas, estas são características comuns quando ocorre a passagem do estado submerso para emerso como é o caso da hygrophila pinnatifida.

Nada como lavares bem um pé dessa planta e tentares a plantação dentro do aquário.

Abraço  

Já lá está. Parece uma planta muito frágil... antes de conseguir colher uma com raiz dei cabo de 3 ou 4. Mas aqui no meu terraço tem montes delas, e parecem só agora ter começado a crescer. Vou esperar uns dias para ver o que acontece. Caso se aguente, vou tentar incorporá-la no que tenho idealizado para o meu aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esta não tem essa textura aveludada. Sei do que falas, mas esta é muito lisa, quer no topo quer no caule. Andei a fazer uma pesquisa e desconfio que possa ser Hydrocotyle Vulgaris... se mais alguém poder dar uma opinião...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Alvaro nunca falha! Mas fiquei um bocado confuso com o que li no link que enviou. Se por um lado dizem isto:

"Despite its habitat in water, over watering may still cause root rot."

Logo a seguir também dizem isto:

"In wild plant gardens, the marsh pennywort is used for the planting of garden ponds, and also as aquarium plant."

Fico na mesma sem saber se pode ou não usar-se em aquários. De qualquer maneira, e numa pesquisa de imagens que fiz, cheguei à composição vencedora do IAPLC de 2019 (obra do Josh Sim), e na descrição das plantas lá aparece ela: https://www.adana.co.jp/en/aquajournal/top-of-the-world-2019-01/. Acho que vou experimentar e logo vejo se resulta ou não. Mal não me parece fazer, até porque dizem que a planta até é comestível...

Depois comunico os resultados. Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No site da Aquasabi também fazem referência à variante vulgaris https://www.flowgrow.de/db/aquaticplants/hydrocotyle-vulgaris, aparentemente não é tão conhecida mas utilizável em ambiente aquático.

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, ismael_figueira said:

No site da Aquasabi também fazem referência à variante vulgaris https://www.flowgrow.de/db/aquaticplants/hydrocotyle-vulgaris, aparentemente não é tão conhecida mas utilizável em ambiente aquático.

Pela fotografia que apresentam, o que tenho no terraço é muito semelhante. Estou confiante que será mesmo essa espécie. Falta saber se vai adaptar-se debaixo de água. Era uma boa adição para o tanque, no meio da Monte Carlo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas julgo ter encontrado outra espécie ainda mais semelhante (visualmente) ao que tenho: Hydrocotyle Umbellata. Desta não existe muita informação sobre o uso em aquários, mas encontrei um artigo bastante extenso que refere a sua utilização debaixo de água: https://sararegistry.gc.ca/virtual_sara/files/cosewic/sr_Water Pennywort_2014_e.pdf.

"can be used as a salad herb, an aquarium plant or a ground cover in gardens"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais