Calha LED para aquário 61x31x60


SAMMASATI

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

Preciso de ajuda de alguém entendido com urgência porque já estou a dar um nó... Estou farta de pesquisar e quando penso que cheguei a uma conclusão, mais confusa acabo por ficar...

Vou montar um aquário com as medidas de 61x31x60 e sei que o meu problema essencial com a luz é a altura...

Já li que a ADA tem soluções mas não percebi quais seriam especificamente as calhas... e isto já para não falar no €... O DIY não é bem a minha onda e por isso ando aqui às voltas... Dentro da gama da Twinstar, há alguma coisa que poderia servir? E a Powerled+ Fresh Plants da Eheim? Esta ultima penso que tem algumas vantagens em termos de penetração da luz e na poupança de energia, mas não sei se haverá ou não uma solução melhor... Preferiria RGB pelo facto de achar que é mais versátil, mas por exemplo a EHEIM tambem tem a versão da mesma calha sem RGB (Fresh Daylight) e penso ter ainda mais lumens mas não sei até que ponto é benéfico... Chihiros fora de questao? Enfim... AJUDEM POR FAVOR!

O objectivo seria ter um plantado com exigência média/alta, mas nem sequer sei se é possível com esta altura...

Fico a aguardar feedback... please...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chihiros em termos de relação qualidade/preço arrisco-me a dizer que são das melhores que há por aí, se bem que acho que já estiveram mais baratas.

ADA, Twinstar - é sempre bom investimento porque não tem nada que enganar. Funciona e pronto. 

Da EHEIM, não tenho experiência nem conheço muito as calhas deles.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho as duas calhas que mensionas da Eheim e estou super satisfeito. Neste momento estao a apenas 60% e as plantas crescem muito bem, e as cores estao muito bonitas. O unico senao deste setup, e que acho que fica bastante caro, pois tenho tambem o controlador wireless.

De qualquer forma fui um pouco "condicionado" com a esolha da Eheim vs Twinstar, creio que se tivesse possibilidade escolhia esta ultima, pois ha muito mais informacao na net sobre a mesma, o que pode ajudar bastante na hora das duvidas, alem de que e uma marca com provas mais que dadas.

O meu cunhado tem uma Chihiros e esta super satisfeito, o unico que tens de ter cuidado e ao regular a intensidade, pois as calhas tem mais potencia que o anunciado.

Editado por PMarinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, antes de mais, agradeço os feedbacks até agora.

Sem querer abusar da vossa boa vontade, precisava de opções específicas em termos de modelos que sejam adequadas para os 60cm de altura, por exemplo, PMarinho quando falas em Twinstar referes-te a que modelo especificamente? Um 600S daria (eles dão como referência os 45cm de altura, mas os 60cm só dão na calha com 90cm de comprimento)? Que outras opções existem para esta altura? E tendo em conta que tem 61cm de comprimento e não 60cm como é habitual, em termos de suportes dá na mesma?

Obrigada mais uma vez pessoal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com a Twinstar nao tenho experiência, por isso nao te posso ajudar, so sei que falam muito bem delas e devera ser uma das marcas mais usadas pelo pessoal. Quanto as Eheim, eu como te disse uso num aquario de 50cm de altura, e a luz chega mais que bem a todo o lado! Como te disse, tenho as duas calhas, e estao no pico a 60% da sua potencia, as plantas crescem sem qualquer problema. Eu no meu caso nao coloquei suportes, as calhas tem uns extensíveis que assentam directamente no vidro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo 100% honesto não cheguei a testar só com uma. Vi várias opiniões de malta num forum alemão, que diziam que só com uma delas funcionava, mas para teres um bom crescimento e cor, seria melhor ter as duas. Como a diferença no investimento que fiz foi de 100€ ou pouco mais, decidi comprar logo as duas.

De qualquer forma, se puderea colocar só uma, eu iria para a Fresh Plants.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais