A aventura começa


Ângelo Cunha

Recommended Posts

Boa noite a todos, 

Depois de uma longa espera já tenho o aquário pronto e montado. 

Aqui segue o meu setup. 

Setup - Aquário de água doce:

1 - Nome do Aquário: Eheim Clear Tank73

2 - Data da montagem 03/10/2020

3 - Dimensões do aquário 60x35x35
3.1 - Volumes bruto e útil 73l volume bruto / 60l volume útil +/-

4 - Equipamentos Instalados
4.1 - Filtro Fluval 207 com midias Seachem matrix
4.2 - Termostato Eheim Thermocontrol 75w
4.3 - Iluminação/Foto-período Chihiros A-RGB 45cm
4.4 - Sistema de CO24.5 - Outro equipamentos adicionais

5 - Substratos & decorações
5.1 - Substrato fértil Tropica Aquarium Soil
5.2 - Substrato inerte
5.3 - Decorações (pedras, troncos, etc) Dragon Stone

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização)

7 - Fauna Para já nada mas planeio ter alguns peixes nano e uns camarões depois do ciclo estar feito. 


8 - Plantas
8.1 - 1x Ludwigia
8.2 - 1x Hygrophila Rotala
8.3 - 1x Musgo de Java
8.4 - 2x Cryptocoryne Parva
8.5 - 1x Liliopsis Brasiliensis

9 – Observações Não adicionei nenhum produto para acelerar o ciclo pois como é a minha primeira vez quis tentar fazer tudo by the book e tentar perceber um pouco melhor como tudo acontece. 
9.1 - Parâmetros da água 
1° medição (apenas água) Ph 7 / GH > 14 / Kh 10 /NO3 40 mg/l / NO2 0.25mg/l
2° medição (após montagem) Ph 6.6 / GH > 14 / Kh 8 / NO3 40mg/l / NO2 0

Ainda não tenho teste de amónia. 

Os testes foram feito com JBL Pro scan

9.2 - Frequência das TPAs planeio fazer 2 a 3 TPA por semana até estabilizar os parâmetros e depois passar  a 1 semanal

10 - Fotos

[gallery640x480]
[album]5176[/album]
[/gallery]

As plantação não correu muito bem com as plantas a não quererem fixar ao substrato mas com um pouco de paciência lá as consegui deixar mais ou menos certinhas.

A minha dúvida agora é em relação ao filtro. De vez em quando faz um barulho como se estivesse a puxar ar em vez de água ( o fluxo diminui quando faz este ruído) e cerca de 1 ou 2 segundos depois para. Não sei será normal de acontecer nos primeiros tempos ou fiz algo de errado.a regularidade com que esse ruido acontece também parece ter vindo a diminuir. 

Fico as espera das vossas opiniões e sugestões  😀

  • Gosto 1
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ângelo,

 

Depois de ter lido a tua aventura em relação à aquisição do aquário, é bom saber que tudo se resolveu e já tens o aqua com água e plantado.

 

Em relação ao teu problema com o filtro, podia ainda ter ar no interior quando o ligaste, e agora nos momentos em que te parece abrandar o flow é o próprio filtro a expurgar o ar o que é perfeitamente natural. Se abanares gentilmente o filtro de um lado para o outro, pode ajudar a expelir o ar mais rápido e assim resolver esse problema.

Estou solidário contigo no que diz respeito à plantação... também plantei recentemente o meu primeiro aqua e de facto a arte de plantar as plantas no substrato parecia tão mais simples no youtube... isso e também a preparação das mesmas 😌

 

Olhando para o teu aqua, e já que não estás a utilizar um produto como por exemplo o Seachem Stability para acelerar a estabilização de bactérias e assim acelerar o ciclo de nitrogénio, com a luz da chihiros que tens, que por norma são bastante potentes, acho que beneficiarias em plantar de forma mais intensiva desde o inicio, porque ainda parece um pouco despido nas laterais e centro e isso pode levar a que tenhas problemas de algas caso não controles bem a o CO2, a duração do fotoperiodo e a intensidade do led. Se calhar é melhor começares com um fotoperiodo mais curto e a uma intensidade entre os 50% e 70%. E podes nem necessitar de teste de amónio, basta controlares os picos de nitritos e nitratos e quando estabilizarem o aqua está "ciclado", depois é manter tudo estabilizado.

As pedras que escolheste são bastante planas na parte superior, quase que dava para criares um tapete de montecarlo na parte superior, que ao crescer iam começar a descer ficando um efeito engraçado... ou talvez não 🤔, uma coisa que faz é cortar na altura ficando a metade superior do aquário bastante vazia, pelo menos até a Ludwigia e a Rotala começarem a crescer.

 

Apenas uma questão, porque tens o outflow acima do nivel de água? dessa forma não perde força e perdes circulação de água?

 

Parabéns pelo teu aqua

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo, 

Obrigado pelas dicas.realmente o barulho do filtro devia ser mesmo ar porque entretanto o parou. O outflow ficou um pouco de fora porque calculei mal as medidas, como hoje vou fazer uma TPA vou aproveitar para tentar ajustar o outflow para ficar submerso. 

Nos vídeos do youtube aquilo é sempre a aviar cartucho e parece muito mais fácil mas com paciência vou lá. Concordo contigo que preciso um pouco mais de plantas, só não comprei mais porque o investimento já foi substancial e precisei de poupar um pouco mas sim, planeio comprar mais plantas assim que puder. Queria ter trazido uma monte Carlo para experimentar mas estava esgotado. 

A parte de cima das rochas coloquei algum musgo mas como só comprei uma embalagem de musgo tive de o dividir entre as duas rochas grande. 

Espero que quando a ludwigia e a hygriphila crescerem dêm um aspecto mais cheio ao aquário. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ângelo,

 

Essa é a parte engraçada no meio disto tudo, é que depois de plantar e encher de água, estamos sempre a ver o que pode ser melhorado, ou corrigir aquilo que está mal...

 

Uma coisa que podias aproveitar já para fazer é o seguinte, tens uns pés de ludwigia e rotala que são bastante altos (imagino que tenham vindo em vaso), podias podar já os pés mais altos e replantar o topo que cortaste.

Dessa forma é certo que perdias um pouco do impacto de teres plantas a aparecer na traseira do aqua, mas à velocidade que elas crescem, conseguias desde inicio uma maior densidade de plantado sem gastar mais €, e um maior consumo de nutrientes, o que também ajudará a minimizar o risco de algas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/5/2020 at 2:09 PM, Diogo81 said:

Uma coisa que podias aproveitar já para fazer é o seguinte, tens uns pés de ludwigia e rotala que são bastante altos (imagino que tenham vindo em vaso), podias podar já os pés mais altos e replantar o topo que cortaste.

Foi exatamente isso que fiz. 

Já fiz duas TPA's, cerca de 30% na primeira e 50% hoje para ajudar a estabilizar os parâmetros. 

Podei os pés mais altos e replantei para dar um aspecto melhor ao aquário. 

Aproveitei e mudei o termostato para perto do inflow e do outflow, não sei se será mais eficiente do que na posição que estava, em frente ao outflow, mas em compensação fica com um aspecto muito mais clean e baixei o outflow para ficar submerso, o tubo é que é bastante rígido e tem uma certa tendência para ir puxando o outflow mas acho que com o tempo acaba por acamar.

large.IMG_20201008_201507.jpg.3a7f0b5072

Tenho colocado um pouco de comida todos os dias para ajudar com a ciclagem. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ângelo,

 

Não acho que valha a pena colocares comida para ajudar com a ciclagem, pois a amónia criada por essa comida é mínima face aos detritos que ficam no aquário. Seria mais eficiente utilizares um produto como o Seachem Stability que pela minha experiência pessoal, funciona que é um charme e ajuda a estabelecer a colónia bacteriana no filtro.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ângelo,
 
Não acho que valha a pena colocares comida para ajudar com a ciclagem, pois a amónia criada por essa comida é mínima face aos detritos que ficam no aquário. Seria mais eficiente utilizares um produto como o Seachem Stability que pela minha experiência pessoal, funciona que é um charme e ajuda a estabelecer a colónia bacteriana no filtro.
 
Abraço
Sim dessa forma é muito mais fácil e rápido também acho eu, no entanto, eu optei por fazer desta forma para aprender e perceber como o ciclo ocorre naturalmente e ver os picos de nitritos e nitratos a acontecer , o teste de amónia continua em falta ainda.
A adicionar a isto o meu substrato é da Tropica e como precisa de tempo para estabilizar os parâmetros (ph, gh e kh) não tive tanta pressa em estabelecer a colónia de bactérias mas obrigado pela dica.
De momento e depois de 9 dias com 3 TPA's entre 30 a 50% pelo caminho ainda tenho o ph a ficar abaixo de 6,o kH a 0 no último testei e o gH acima de 14°,a análise que faço é que o substrato ainda precisa mais tempo para estabilizar os parâmetros da água por isso os valores ainda andam meio doidos, até lá vou manter pelo menos 2 TPA semanais e quando os parâmetros da água estiverem estáveis pensarei em adicionar algum produto para a colónia de bactérias se ainda for necessário.
Estou a tentar aprender uma das lições na Aquariofilia que acho mais difíceis, a paciência hehehe, por isso estou a tentar fazer tudo nas calmas e sem pressas.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ângelo,

 

concordo contigo que é preciso aprender o básico para se ficar com uma pequena noção do que estamos a fazer.

 

Em relação ao ciclo, como tu utilizas as tiras JBL ProScan, se deres uma olhadela no meu tópico, está lá explicado o meu processo de ciclagem do aquário, onde podes ver que na realidade não vais necessitar de mais nenhum teste para saberes que tens o ciclo feito. Coloquei no post inclusive a evolução do ciclo de nitrogénio, onde através do gráfico do JBL Proscan é possivel ver os picos de nitritos e nitratos a acontecer e depois a normalizarem e tudo sem ter feito uma unica troca de água (isto porque só montei o hardscape e não plantei, o plantar só aconteceu passadas 3 semanas)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ângelo,
 
concordo contigo que é preciso aprender o básico para se ficar com uma pequena noção do que estamos a fazer.
 
Em relação ao ciclo, como tu utilizas as tiras JBL ProScan, se deres uma olhadela no meu tópico, está lá explicado o meu processo de ciclagem do aquário, onde podes ver que na realidade não vais necessitar de mais nenhum teste para saberes que tens o ciclo feito. Coloquei no post inclusive a evolução do ciclo de nitrogénio, onde através do gráfico do JBL Proscan é possivel ver os picos de nitritos e nitratos a acontecer e depois a normalizarem e tudo sem ter feito uma unica troca de água (isto porque só montei o hardscape e não plantei, o plantar só aconteceu passadas 3 semanas)
 
Cumps
Já tinha visto esse post mas nunca tinha reparado nos gráficos, é uma ajuda muito boa. No meu ainda me falta ver o pico dos nitritos.
Ontem já fiquei contente por ter visto que as hygrophilas espevitaram e estão agora com muito melhor aspecto e as ludwigias parecem estar a crescer bem, não tarda já as posso podar e replantar.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

Vou deixar aqui o último update do meu aquário. Já vejo alguma evolução mas ainda há muitas questões na minha cabeça.

As plantas têm crescido bastante, especialmente as hygrophilas. As cryptocorines estão bem mais murchas mas vou deixá-las estar para ver a evolução.

Os nitratos já subiram bastante e os Nitritos subiram um pouco, penso que a demora em normalizar estes valores é simplesmente porque decidi fazer a ciclagem da forma mais lenta e a comunidade de bactérias ainda não está completamente estabelecida.

Acho que por causa disto tive o meu primeiro surto de algas filamentosas verdes e algas castanhas, se bem que estas ultimas eram bem menos mas nota-se algumas folhas com o tom acastanhado. Para resolver isto não liguei mais a luz desde domingo, tentei remover maior parte das algas filamentosas com uma escova de dentes suava e já dá para notar que não apareceram mais. Também reduzi a comida que coloco para ajudar com a ciclagem, passei a um floco de 2 em 2 dias, para reduzir a probabilidade de outro surto de algas.

O que me tem preocupado ultimamente é o facto de por eu ter escolhido o substrato da Tropica e não ter pedras que alcalinizem a água possa estar a ficar com a água demasiado ácida umas vez que a maior parte das vezes o pH está sempre abaixo de 6. Não sei quanto tempo o substrato leva a estabilizar os parâmetros da água e posso estar preocupado por nada mas para tentar ajudar a equilibrar as coisas, comprei umas pedras de basalto no dia 17 e espalhei algumas pelo aquário. Não coloquei muitas pois não quero que o pH suba demasiado, se bem que onde as comprei me indicaram que este tipo de pedra efetivamente ajuda a subir o pH mas não aumenta muito, mas por via das duvidas coloquei poucas para poder controlar melhor a coisa ou pelo menos tentar.

Outra coisa que me tem preocupado é a existência de muitas bolhas nas extremidades do aquário, á volta do termostato e do outflow ( na foto em baixo podem verificar as bolhas que falo do lado esquerdo junto á borda do aquário. Tenho ideia de alguém aqui no forum ter colocado esta exata questão mas não consegui encontrar o tópico para achar a explicação. Alguém me sabe explicar a origem destas bolhas e se é normal ou motivo para preocupação? Pergunto-me se me estou a esquecer de fazer algo..

large.IMG_20201020_124254.jpg

Vou deixar aqui em baixo as medições para quem quiser dar um olhinho.

large.495993161_Medies2.jpglarge.2074777554_Medies1.jpg

 

Entre hoje e amanhã farei outra TPA e a minha questão seria: Vale a pena trocar mais do que 50% do volume de água para tentar ajudar a estabilizar os parâmetros ou é suficiente ficar entre os 30% a 50%?

 

Obrigado por toda a vossa ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ângelo… tens os valores de NO3 muito altos, por isso é que te estão a aparecer algas. Não desesperes que é aceitável neste momento e o melhor remédio para controlar isso são as TPA’s. Podes fazer TPA’s diárias que só faz bem para controlar esses valores de NO3, se vires que os valores continuam altos fazes uma TPA maior. Não tenhas receio de mudar mesmo a água toda, desde que a renoves com água sem cloro (suponho que não estás a usar água de osmose)! As bactérias que precisas para estabilizar o aquário têm uma presença insignificante na água, eles estão a fixar-se no solo e nas matérias do filtro, portanto não tenhas medo de mudar a água.

As pedras de basalto que acrescentaste não vão alterar nada. Supostamente o basalto é inerte, se bem que por vezes tenha presente uns veios de calcário, mas nessa quantidade não vão ter nenhum impacto detetável. Não te preocupes com os outros parâmetros, concentra-te no ciclo do Nitrogénio, depois então logo verás se tens de adicionar algum corretor, mas eu imagino que não irá ser necessário.

Tenta fazer as medições sempre à mesma hora, pois a oscilação do CO2 e consequentemente do PH vão variar bastante ao longo do dia… Se puderes, adiciona mais plantas para consumirem esses Nitratos que por aí andam.

Quanto às bolhas, isso deve-se à concentração de nutrientes na água aliado a algumas zonas com menos circulação. Não te preocupes, que isso depois estabilizar. Vê lá se a circulação geral está bem distribuída, compra mais plantas, não tenhas medo de abusar nas TPA e dá tempo ao tempo, que a coisa tomará o caminho que pretendes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas C Mocho

1 hour ago, C Mocho said:

ens os valores de NO3 muito altos, por isso é que te estão a aparecer algas. Não desesperes que é aceitável neste momento e o melhor remédio para controlar isso são as TPA’s. Podes fazer TPA’s diárias que só faz bem para controlar esses valores de NO3, se vires que os valores continuam altos fazes uma TPA maior. Não tenhas receio de mudar mesmo a água toda, desde que a renoves com água sem cloro (suponho que não estás a usar água de osmose)

Não uso água de osmose e como não tenho onde guardar a água para evaporar o cloro tenho usado o Seachem Prime depois de cada TPA e a medida calculo para o volume total de água no aquário. 

Vou abusar das TPA's na medida em que conseguir mas como as faço carregando o balde de um lado para o outro e quando faço a TPA tenho de montar sempre o estendal todo na sala torna-se complicado de as conseguir fazer todos os dias ( a.k.a a minha mulher não gosta muito do aparato todo na sala durante as TPA hehehe ).

Vou tentar arranjar a mangueira para ligar a torneira e ficar muito mais fácil para pelo menos encher o aquário com água uma vez que para a tirar até é fácil.

Reparei agora que na minha primeira análise, 25-08-2020 onde testei apenas a água da torneira, já tem os nitratos com cerca de 40 ppm o que me leva a crer que a água da minha zona contem muitos nitratos. Acham suficiente colocar apenas mais plantas ou será melhor pensar em complementar com algo do género do Nitratex da JBL?

1 hour ago, C Mocho said:

As pedras de basalto que acrescentaste não vão alterar nada. Supostamente o basalto é inerte, se bem que por vezes tenha presente uns veios de calcário, mas nessa quantidade não vão ter nenhum impacto detetável

Acho que por isso é que na loja me indicaram que não subiria muito o pH e na internet encontrei informação contraditória onde uns dizem que não sobe e outros dizem que sim porque não é do basalto mas sim dos veios calcários. Vivendo e aprendendo.

 

1 hour ago, C Mocho said:

Vê lá se a circulação geral está bem distribuída

Se calhar aqui também posso ter de fazer algum ajuste. Das várias tentativas que fiz para direcionar o outflow para o melhor sitio consigo sempre que haja fluxo de agua no lado esquerdo do aquário e vejo as plantas a mexerem com a corrente mas do lado direito onde está o inflow vejo pouco movimento nas plantas.

Ainda me resta muito trabalho e paciência pela frente mas estou confiante que vai dar tudo certo

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ângelo 

Devias ter o outflow e o inflow no mesmo lado do aquário,lado a lado,sobre as pedras Basalto,não mexem nem um pouco com o ph,por exemplo as pedras Dragon Stone que tu tens não são totalmente isentas de não mexer com o ph,pode mexer,com o tempo ate pode deixar de mexer no ph.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ângelo 
Devias ter o outflow e o inflow no mesmo lado do aquário,lado a lado,sobre as pedras Basalto,não mexem nem um pouco com o ph,por exemplo as pedras Dragon Stone que tu tens não são totalmente isentas de não mexer com o ph,pode mexer,com o tempo ate pode deixar de mexer no ph.
Saudações 
Viva Álvaro.
Eles estão no mesmo lado a única coisa é que têm o termostato entre eles. De momento tenho outflow à esquerda, termostato no meio e inflow à direita, os três localizados do lado direito do aquário para ficar o mais discreto possível. Optei desta forma para não restringir demasiado a entrada de água para o filtro que penso ficaria mais afetada se o inflow estivesse entre o outflow e o termostato até porque iria ficar coberto pelas plantas que tenho no background. Estarei a fazer mal?

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Se estão no mesmo lado esta bom,agora tens que direcionares o outflow de forma a que a água percorra todo o aquário e volta para o inflow,podes ver se a água percorre no bom sentido é quando colocas comer dos peixes e vês o caminho que ele se desloca.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas
Se estão no mesmo lado esta bom,agora tens que direcionares o outflow de forma a que a água percorra todo o aquário e volta para o inflow,podes ver se a água percorre no bom sentido é quando colocas comer dos peixes e vês o caminho que ele se desloca.
Saudações  
Quando coloco uns flocos eles apanham a corrente do outflow e acabam a dar a volta ao aquário. O movimento das plantas é que é menor do lado do inflow em comparação com o lado oposto do aquário mas se calhar é normal. Depois da TPA reparei em pequenas partículas a movimentarem do lado direito do aquário em direção ao inflow por isso falta de movimento não deverá ter e o facto de as plantas não se mexerem tanto deverá ser mesmo de a corrente nessa zona já ser mais fraca.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo o que dizes acho que sim esta bom,o não mexer as plantas ao pé inflow não quer dizer que a água não esteja a dar a volta completa,é pocivel que chegue um pouco mais fraca na zona do inflow,mas esta a resultar.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ângelo,

 

O hardscape de facto ficou um pouco mais completo com a adição de mais dragon stone, agora aquelas pedras de basalto que adicionaste, seja por que motivo for, simplesmente não combinam e pelo pouco que devem mexer nas condições da água, não deviam estar no aquário.

 

As bolhas na lateral do aquário também é normal, também me apareceram na fase final da ciclagem do aquário.

 

Que tipo de fertilização estás a fazer? Se a tua água da companhia tem uma leitura de nitratos de 40, não adiciones mais nada que não é preciso. O que tu precisas neste momento são plantas que ajudem a consumir esses nitratos reduzindo assim a possibilidade de um pico de amonia e o aparecimento de algas.

 

Em relação às mudas de água, o que me salvou de baldes de um lado para o outro foi este pequeno aparelho (JBL Aqua In Out Water Jet Pump), digo-te de experiência, é algo maravilhoso utilizar uma unica mangueira para tirar e colocar a água no aquário, sem grandes stresses e quedas/pingos de água no soalho. Ainda em relação às mudas de água, o Seachem Prime deve ser adicionado ao aquário antes de colocares a nova água e não depois.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

Sim concordo que o basalto não combina muito bem com o resto do hardscape e provavelmente vai sair mesmo.

Quanto à fertilização não uso nada,pelo menos para já.

É uma mangueira desse género que eu quero, só acho que os 8 metros não são suficientes mas de certeza haverá alternativas.
O que eu não percebi mesmo é como é que adiciono o Seachem Prime antes de colocar a água nova,estás a dizer que devo colocar o Prime na água ainda no balde e depois colocar no aquário?

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Ângelo Cunha said:

Boas Diogo,

Sim concordo que o basalto não combina muito bem com o resto do hardscape e provavelmente vai sair mesmo.

Quanto à fertilização não uso nada,pelo menos para já.

É uma mangueira desse género que eu quero, só acho que os 8 metros não são suficientes mas de certeza haverá alternativas.
O que eu não percebi mesmo é como é que adiciono o Seachem Prime antes de colocar a água nova,estás a dizer que devo colocar o Prime na água ainda no balde e depois colocar no aquário?

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk
 

Eu tambem uso essa "pequena maravilha" da JBL, e digo-te que vale cada centimo! Se nao chegam 8 metros, ha uma extensao propria que podes comprar, senao um bocado de mangueira da mesma medida e um conector resolvem-te o problema. Creio que ja vi na net alguem fazer algo "caseiro" parecido a isto da JBL, mas apra ser sincero pelo que custou nem me dei ao trabalho de tentar.

Eu faco assim, tiro a agua que tenho de tirar, depois antes de comecar a por agua nova, coloco o prime dentro do aquario directamente. Faco isto desde que tenho o aquario, e 0 problemas ate hoje.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, PMarinho said:

Eu faco assim, tiro a agua que tenho de tirar, depois antes de comecar a por agua nova, coloco o prime dentro do aquario directamente. Faco isto desde que tenho o aquario, e 0 problemas ate hoje.

Agora já percebi, vou passar a fazer dessa forma, se bem que, no meu caso acho que o cloro nem é problemático porque nas análises o Cloro está sempre a 0. 

 

3 hours ago, PMarinho said:

Eu tambem uso essa "pequena maravilha" da JBL, e digo-te que vale cada centimo! Se nao chegam 8 metros, ha uma extensao propria que podes comprar, senao um bocado de mangueira da mesma medida e um conector resolvem-te o problema. Creio que ja vi na net alguem fazer algo "caseiro" parecido a isto da JBL, mas apra ser sincero pelo que custou nem me dei ao trabalho de tentar.

Quando o Diogo me referiu este kit da JBL fui ver os preços e o kit completo é um pouco caro, o mais barato que vi por agora rondava os 50/60€ mas entretanto encontrei á venda na GreenAqua o adaptador para a torneira também da JBL que fica a um preço bem mais acessível e tendo em conta que já tenho um sifão só teria de comprar mais a mangueira e os respetivos conectores, estou certo?

Se for só o adaptador de torneira vou já a correr comprar um e a mangueira porque desde a última TPA que não posso com dores nas costas 😭

Já agora alguém sabe uma loja portuguesa que venda este adaptador?

Entretanto semana reparei no meu primeiro inquilino, um caracol que deve ter vindo nas plantas e que apelidei de Speedy Gonçalves, enquanto não há peixinhos é o meu entretém vê-lo a arrastar-se pelo vidro.

Editado por Ângelo Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Ângelo Cunha said:

Agora já percebi, vou passar a fazer dessa forma, se bem que, no meu caso acho que o cloro nem é problemático porque nas análises o Cloro está sempre a 0. 

 

Quando o Diogo me referiu este kit da JBL fui ver os preços e o kit completo é um pouco caro, o mais barato que vi por agora rondava os 50/60€ mas entretanto encontrei á venda na GreenAqua o adaptador para a torneira também da JBL que fica a um preço bem mais acessível e tendo em conta que já tenho um sifão só teria de comprar mais a mangueira e os respetivos conectores, estou certo?

Se for só o adaptador de torneira vou já a correr comprar um e a mangueira porque desde a última TPA que não posso com dores nas costas 😭

Já agora alguém sabe uma loja portuguesa que venda este adaptador?

Entretanto semana reparei no meu primeiro inquilino, um caracol que deve ter vindo nas plantas e que apelidei de Speedy Gonçalves, enquanto não há peixinhos é o meu entretém vê-lo a arrastar-se pelo vidro.

Aqui na Suica tambem nao tenho problema de cloro, ao principio quando nao tinha o Prime, fazia as TPA na mesma sem qualquer problema... Mas pronto, se e algo que se pode por, para evitar problemas ou desconforto nos bichos, vale a pena.

Para ser sincero a peca da torneira chega-te e sobra, so precisas mesmo de comprar depois o tubo. O que aquilo tras mais e tipo uma torneira para pores na ponta, e o sifao. O sifao da jeito, se quiseres dar uma aspiradela (embora nao seja de todo super eficaz) de resto podes por o tubo directo ate so com uma rede ou assim para nao trazeres nenhum bicho quando tiras a agua. A torneira que tras, desde que tnho aquilo, usei assim 0 vezes eheheheh

Infelizmente loja Portuguesa nao conheco mesmo nenhuma, eu comprei o meu na aquaristik na Alemanha.

Editado por PMarinho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

19 minutes ago, PMarinho said:

Para ser sincero a peca da torneira chega-te e sobra, so precisas mesmo de comprar depois o tubo. O que aquilo tras mais e tipo uma torneira para pores na ponta, e o sifao. O sifao da jeito, se quiseres dar uma aspiradela (embora nao seja de todo super eficaz) de resto podes por o tubo directo ate so com uma rede ou assim para nao trazeres nenhum bicho quando tiras a agua. A torneira que tras, desde que tnho aquilo, usei assim 0 vezes eheheheh

Quase que consigo sentir o alivio da minha dor de costas hehehehe Vou fazer uma pesquisa mas qualquer coisa mando vir da Amazon ou de outro sitio.

Muchas gracias!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas,

 

De facto basta comprares o acessório que liga à torneira, foi o que eu fiz e comprei no leroy um adaptador para ligar o acessório à torneira e depois comprei metros de tubo transparente numa loja de aquários para controlar se vai algum camarão por engano e duas torneiras eheim (https://www.ecoarium.pt/spare-parts-filtragem/1252-eheim-torneira-para-filtro-ecco-pro.html) para colocar uma logo à saída do acessório e outra na ponta da mangueira e com o vácuo criado não precisas de sifão. Não precisas de comprar o pacote inteiro da JBL que fica muito mais caro.

 

O prime é como já indicaram anteriormente, retiras a água e depois antes de adicionar a água nova, adicionas o prime à água que ainda está no aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas,
 
De facto basta comprares o acessório que liga à torneira, foi o que eu fiz e comprei no leroy um adaptador para ligar o acessório à torneira e depois comprei metros de tubo transparente numa loja de aquários para controlar se vai algum camarão por engano e duas torneiras eheim (https://www.ecoarium.pt/spare-parts-filtragem/1252-eheim-torneira-para-filtro-ecco-pro.html) para colocar uma logo à saída do acessório e outra na ponta da mangueira e com o vácuo criado não precisas de sifão. Não precisas de comprar o pacote inteiro da JBL que fica muito mais caro.
 
O prime é como já indicaram anteriormente, retiras a água e depois antes de adicionar a água nova, adicionas o prime à água que ainda está no aquário.
É mesmo isso que vou fazer,vai tornar tudo muito mais fácil nas TPA. Compraste o teu acessório para a torneira em alguma loja nacional ou mandaste vir da net?

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.