Betta patoti Tanah Grogot


José Pedro

Recommended Posts

Betta Patoti Tanah Grogot.

large.1278329868_FullPatoti.JPG

Esta espécie é originária do Rio Mangar, e fica a cerca de 25Km da provincia de East Kallimatan, no Bornéu Indonésio.

As marcas e coloração diferem de localidade para localidade. As populações mais próximas de Balikpapan, possuem barras negras, ao contrário de outras localidades mais a norte em que as barras são avermelhadas. As populações mais próximas a Samarinda, possuem uma iridiscência verde no corpo.

São peixes relativamente grandes, atingindo os 9-10cm.

Podem ser mantidos em pares num aquário standard de 80*30, sendo que se devem proporcionar diversos esconderijos, e a luminosidade deve ser quebrada quer com plantas flutuantes, quer com água escura.

A adição de folhas ao fundo do aquário, torna o ambiente mais fiel ao seu biótopo natural, funcionando como fonte de taninos e como esconderijo para os alevins (funcionam também como fonte secundária de alimento). Ajudam simultâneamente a acidificar ligeiramente a água.

Podem usar-se plantas como Microsorum pteropus,  Taxiphyllum barbieri ou Cryptocoryne spp em vaso.

large.1853283338_CabeaPatoti2.JPG

 

Filtração não necessita de ser muito forte, bastando um filtro de esponja, ligado a uma bomba de ar.

A temperatura deverá variar entre os 21 e os 27ºC, pH entre 4.0 e 7.0 e com uma dureza entre 0-179ppm

Como qualquer outro betta, são predadores de larvas de insectos, e outros pequenos invertebrados. Em cativeiro aceitam facilmente quase toda a alimentação congelada habitual (artémia, larvas de mosquito). Já dei inlusivamente mysis, mas não pegaram com tanta facilidade. Aceitam facilmente alimentos processados/industriais, apesar de ser preferível optar pela alimentação congelada e viva, do que optar pela alimentação exclusivamente industrial.

Os meus comem ração industrial, mas dou de vez em quando. A alimentação deles é à base de comida congelada. 

Podem ser mantidos em pares oara criar, ou em grupos se houver um aquario suficientemente grande para os alojar.

Os machos distinguem-se das fêmeas, por serem maiores, mais coloridos, com uma cabeça mais larga e com as pontas das barbatanas a crescerem mais e ficarem pontiagudas.

O pai incuba os ovos na boca por um período de 10 a 12 dias e os alevins já são expelidos da boca do pai, completamente formados e a nadar livremente.

Patoti video.mp4

  • Gosto 2

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais