Estudo


Recommended Posts

Ontem perdi a cabeça e comprei quase 40 Kgs de Lava Rock por uns estonteantes 18€!!! Vou começar a trabalhar com ela no meu próximo hardscape. Não estou descontente com o actual, mas esta coisa de brincar com as pedras quase como se fossem Legos é aquilo que me dá mais prazer no hobby, portanto sinto alguma necessidade de estar constantemente a experimentar para ir melhorando as minhas capacidades. Tenho tempo... não devo metê-las dentro de água tão cedo... mas gostava que me fossem dando a vossa opinião. Desde já vos agradeço, caso apontem algum defeito que me possa ajudar a melhorar.

A ideia aqui será colar todas as pedras para depois tentar criar uma espécie de câmara estanque (com película de embrulho) e deixar crescer algum musgo em algumas partes das rochas (através do método dry start). Não sei se funcionará... já alguém tentou ou conhece informação sobre algo parecido?

Abraço.

m4GYhv4.jpg

Editado por JoseCarlosMarques
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que a coisa começa a compor-se... tenho só que chegar aquela formação mais escura para o lado direito e encontrar uma boa pedra para colocar ao centro, junto ao vidro de trás, quando elevar o substrato no fundo. Que acham?

1zM0k34.jpg

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que é que estás a pensar fazer? 

Estilo? 

O dry start é essencialmente para plantas de tapete... Tentei uma vez isso com glosso stigma... por poucos dias...não tenho paciência de ver um Aqua sem água ... Vantagens: algas free, mais rápido a formar tapete. 

Desvantagens: tens de fazer o ciclo de novo. Algumas plantas podem derreter porque vão ficar de novo submersas.

Em relação a este método para fazer crescer musgo não é indicado porque ele não vai crescer mais rápido. O tipo de pedras que vais colocar são óptimas para o musgo agarrar, dado a sua textura /porosidade. 

Estou curioso com o que planetas fazer. 😜

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Arlindo said:

O que é que estás a pensar fazer? 

Estilo? 

O dry start é essencialmente para plantas de tapete... Tentei uma vez isso com glosso stigma... por poucos dias...não tenho paciência de ver um Aqua sem água ... Vantagens: algas free, mais rápido a formar tapete. 

Desvantagens: tens de fazer o ciclo de novo. Algumas plantas podem derreter porque vão ficar de novo submersas.

Em relação a este método para fazer crescer musgo não é indicado porque ele não vai crescer mais rápido. O tipo de pedras que vais colocar são óptimas para o musgo agarrar, dado a sua textura /porosidade. 

Estou curioso com o que planetas fazer. 😜

Olá Arlindo,

A ideia não era fazer o Dry Start para que o processo fosse mais rápido. Também já fiz isso uma vez com Monte Carlo, e, como te aconteceu a ti, não tive paciência para esperar que ela crescesse. De qualquer maneira, como tenho um aquário recentemente remodelado (ainda só tem 3 semanas) não sei se quero voltar já a mexer nele outra vez. Assim comprava algum Riccardia e ia vendo se ele se colava às rochas sem ter que usar cola ou fio.

O meu estilo preferido é o Iwagumi, mas o resultado deste hardscape que comecei a fazer por carolice não me parece o mais apropriado para isso. Num aquário maior talvez funcionasse, mas como tenho um tanque de 80 cm acho estas rochas demasiado grandes para isso. Estava a pensar experimentar uma coisa nova. Tapete de Monte Carlo, Riccardia nas rochas e um caminho de areia branca ali pelo meio das duas formações, para criar alguma profundidade. De qualquer maneira, ainda é cedo para falar do que isto poderá ser. Todos os dias penso numa coisa diferente, e só quando tiver mesmo certeza do que quero com estas pedras é que vou avançar.

Obrigado pelo comentário.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, JoseCarlosMarques disse:

Olá Arlindo,

A ideia não era fazer o Dry Start para que o processo fosse mais rápido. Também já fiz isso uma vez com Monte Carlo, e, como te aconteceu a ti, não tive paciência para esperar que ela crescesse. De qualquer maneira, como tenho um aquário recentemente remodelado (ainda só tem 3 semanas) não sei se quero voltar já a mexer nele outra vez. Assim comprava algum Riccardia e ia vendo se ele se colava às rochas sem ter que usar cola ou fio.

O meu estilo preferido é o Iwagumi, mas o resultado deste hardscape que comecei a fazer por carolice não me parece o mais apropriado para isso. Num aquário maior talvez funcionasse, mas como tenho um tanque de 80 cm acho estas rochas demasiado grandes para isso. Estava a pensar experimentar uma coisa nova. Tapete de Monte Carlo, Riccardia nas rochas e um caminho de areia branca ali pelo meio das duas formações, para criar alguma profundidade. De qualquer maneira, ainda é cedo para falar do que isto poderá ser. Todos os dias penso numa coisa diferente, e só quando tiver mesmo certeza do que quero com estas pedras é que vou avançar.

Obrigado pelo comentário.

Abraço.

Acho que não disseste as medidas? 

A base preta corresponde às medidas o comprimento e profundidade? Se sim, tira uma foto por cima. 

A lava rocha é boa para fixar musgo mas também tem a desvantagem que quando podares, os pequenos pedaços de musgo vão agarrar-se a todas as rochas para se deslocar. 

Desculpa, falar de musgo... Em relação à ricardia, parece a Pelia. Está tive há anos, assim como outros membros e não gostámos. É uma alga, na minha opinião mais complicada de usar do que o musgo. 

A imagem, assim como a vejo, colocaria talvez 3 pedras "acima" / por trás da pedra do lado esquerdo e fazia aí um monte. 

Venha essa foto vista de cima para perceber o espaço "real" que tens disponível. 

Editado por Arlindo
Erro ortográfico / palavra diferente

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto muito do uso de areia. O problema é, tal como na grande elevação de substrato evitar que ele descaia. Existe na net vídeos do James Findly sobre colocação de pequenos pedaços de pvc. Método similar usado em terrenos agrícolas de alto relevo e inclinação. Tipo tapa murros. No entanto, evitares que o substrato vá para areia, especialmente em grande inclinação é quase impossível. Depois, dou-te uma ideia pouco ortodoxa que tive para a aplicação de areia a fazer caminho que acabei por não efectuar, nem experimentei. 😜😂😂😂

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Arlindo said:

Gosto muito do uso de areia. O problema é, tal como na grande elevação de substrato evitar que ele descaia. Existe na net vídeos do James Findly sobre colocação de pequenos pedaços de pvc. Método similar usado em terrenos agrícolas de alto relevo e inclinação. Tipo tapa murros. No entanto, evitares que o substrato vá para areia, especialmente em grande inclinação é quase impossível. Depois, dou-te uma ideia pouco ortodoxa que tive para a aplicação de areia a fazer caminho que acabei por não efectuar, nem experimentei. 😜😂😂😂

Boas. Sim, a base que uso para experimentar a colocação das pedras tem as dimensões do aquário. Estou agora na fase da colagem das mesmas, porque já percebi que, caso as desmonte, nunca mais vou acertar com a maneira como as idealizei, mas assim que isso esteja terminado eu tiro uma fotografia de cima para veres como fica. Ainda estou indeciso quanto ao uso da areia. Eu conheço essa técnica dos pedaços de PVC, mas o meu medo é outro... limpar areia não é fácil, e pela experiência que tive com um aquário mais pequeno, qualquer grão que se encoste ao vidro durante uma TPA é um risco quase garantido. Em relação à Riccardia... gosto do aspecto e queria ver se experimentava. De qualquer maneira, nas fendas das rochas também posso plantar Monte Carlo. Já experimentei e sei que resulta.

Ah... mais pedras do lado esquerdo ia elevar a altura do hardscape desse lado, e não quero fazer isso, para ver se crio alguma harmonia. Mas estou a pensar elevar bastante a altura do substrato. Com umas plantas mais altas consigo depois compensar. São tudo ideias, por enquanto. Vamos ver o que sai daqui. Até eu estou curioso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Arlindo disse:

... Em relação à ricardia, parece a Pelia...

Olá Arlindo, não estarás a confundir a Ricardia com a Riccia?

Eu nunca usei Riccia, não me posso pronunciar sobre ela, mas nunca tive problemas com a Riccardia (tirando o facto de que quando o aqua ainda não está estável, desenvolve facilmente filamentosas no meio dela). Já com os outros musgos não posso dizer o mesmo, sempre tiveram vontade própria nos meus aquários! A Riccardia até que tem sido a mais bem comportada... 😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, C Mocho disse:

Olá Arlindo, não estarás a confundir a Ricardia com a Riccia?

Eu nunca usei Riccia, não me posso pronunciar sobre ela, mas nunca tive problemas com a Riccardia (tirando o facto de que quando o aqua ainda não está estável, desenvolve facilmente filamentosas no meio dela). Já com os outros musgos não posso dizer o mesmo, sempre tiveram vontade própria nos meus aquários! A Riccardia até que tem sido a mais bem comportada... 😉

Estou.... 😂😂😜

Estive tantos anos afastado do hobby que troco o nome da alface com a couve. 

Pellia a ou coral pellia penso ser utilizado quando se fala da Riccardia Chamedryfolia. Nunca utilizei, designam-a sendo musgo (parece-me uma alga). 

E estava a fazer confusão com a riccia..😔🙃👌 A riccia já usei e parece fios pequenos que se espalham por todo o aquário. 

 

 

Editado por Arlindo
Rectificação

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, são muitos nomes e por vezes muito parecidos. Vamos lá esclarecer isto então:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, C Mocho disse:

Ok, são muitos nomes e por vezes muito parecidos. Vamos lá esclarecer isto então:

C Mocho, espetáculo! Obrigado pelo esclarecimento relativo ao nome das diferentes plantas Decididamente, o que usei foi riccia. 👌👌👌

José Carlos, desculpa a confusão no teu post e off topic 😔😝

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, Arlindo said:

C Mocho, espetáculo! Obrigado pelo esclarecimento relativo ao nome das diferentes plantas Decididamente, o que usei foi riccia. 👌👌👌

José Carlos, desculpa a confusão no teu post e off topic 😔😝

Tranquilo. Eu também sou novo nisto, e sempre vou aprendendo alguma coisa. Também já usei Riccia, porque me disseram que era de crescimento rápido e eu fui na cantiga. Mesmo presa com rede a rochas, vi-me grego para depois a tirar do aquário. Meteu-se em todo o lado.

 

11 hours ago, C Mocho said:

Eu nunca usei Riccia, não me posso pronunciar sobre ela, mas nunca tive problemas com a Riccardia (tirando o facto de que quando o aqua ainda não está estável, desenvolve facilmente filamentosas no meio dela). Já com os outros musgos não posso dizer o mesmo, sempre tiveram vontade própria nos meus aquários! A Riccardia até que tem sido a mais bem comportada... 😉

Mocho, a Riccardia deve ser introduzida então no aquário quando o mesmo já está estável, é isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, JoseCarlosMarques disse:

Mocho, a Riccardia deve ser introduzida então no aquário quando o mesmo já está estável, é isso?

Não necessariamente, tenho visto muitos exemplos em que a Riccardia foi colocada logo no início e não houve nenhum problema, tens é de ser bastante disciplinado com as TPA. Se começarem a aparecer filamentosas ele fica feioso, mas também não quer dizer que não venhas a conseguir controlar a situação. É um musgo muito bonito, mas algo delicado!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, C Mocho said:

Não necessariamente, tenho visto muitos exemplos em que a Riccardia foi colocada logo no início e não houve nenhum problema, tens é de ser bastante disciplinado com as TPA. Se começarem a aparecer filamentosas ele fica feioso, mas também não quer dizer que não venhas a conseguir controlar a situação. É um musgo muito bonito, mas algo delicado!...

Ok. Ok. Obrigado pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora então... como prometido, fica a imagem das pedras já coladas. Estiveram de molho, em água a ferver, durante cerca de 6 horas (com uma mudança de água pelo meio). Espero ter morto qualquer bicharoco que estivesse a viver dentro delas. Também incluí uma vista de cima, para me darem a vossa opinião sobre o espaço disponível para plantar. Não ficou muito focada, mas julgo que dá para perceber. A base preta onde elas estão colocadas corresponde ao tamanho do meu aquário. Agora é olhar para o resultado muitas vezes ao dia e esperar que chegue a inspiração para aquilo que devo vir a fazer. Abraço a todos. Agradeço desde já qualquer mensagem.

QpnDRHj.jpg

zHZduJ6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Ora então... como prometido, fica a imagem das pedras já coladas. Estiveram de molho, em água a ferver, durante cerca de 6 horas (com uma mudança de água pelo meio). Espero ter morto qualquer bicharoco que estivesse a viver dentro delas. Também incluí uma vista de cima, para me darem a vossa opinião sobre o espaço disponível para plantar. Não ficou muito focada, mas julgo que dá para perceber. A base preta onde elas estão colocadas corresponde ao tamanho do meu aquário. Agora é olhar para o resultado muitas vezes ao dia e esperar que chegue a inspiração para aquilo que devo vir a fazer. Abraço a todos. Agradeço desde já qualquer mensagem.

QpnDRHj.jpg

zHZduJ6.jpg

Caro José Carlos, 

Acho que tens muitas pedras mas, tu é que tens a ideia do que queres projetar. 

Fiz um esboço rápido e as pedras não estão à escala do teu desenho. 

large.IMG_20200923_154359.jpg

Os sítios com bola e cruz são aqueles que eu retirava pedras. Acima, lado esquerdo, posiciona a a pedra mais afastada para tal como no outro lado poder tet dois caminhos e caso usar-se areia ficaria mais visível. 

Abraço. 

Arlindo 

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Arlindo said:

Acho que tens muitas pedras mas, tu é que tens a ideia do que queres projetar. 

Fiz um esboço rápido e as pedras não estão à escala do teu desenho. 

Os sítios com bola e cruz são aqueles que eu retirava pedras. Acima, lado esquerdo, posiciona a a pedra mais afastada para tal como no outro lado poder tet dois caminhos e caso usar-se areia ficaria mais visível. 

Bem, Arlindo... Muito, muito obrigado pelas dicas. Até te deste ao trabalho de fazer um esboço e tudo. Grande ajuda! Fiquei mesmo surpreendido.

As pedras estão coladas, agora, mas com algum jeito acho que as consigo deslocar. O que dizes faz algum sentido... abriria mais espaço entre os dois volumes, e podia trazer mais leveza ao aquário. Também já tinha pensado nessa ideia do "X", e ia utilizar uma pedra extra para colocar entre as duas formações, mas realmente, afastando aquela do lado esquerdo, ficaria com o mesmo efeito e não teria que colocar mais rochas dentro do aquário. Já tirar aquelas duas pedras mais pequenas não sei se ia gostar... acho que elas ajudam a criar um "caminho" em "C", e essa ideia agrada-me. De qualquer maneira, mais uma vez, agradeço todas as dicas, e já agora deixa-me dar-te os parabéns pelo resultado do esboço. Ficou fantástico.

Grande abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva José Carlos, foi só uma ideia e o esboço eu faço em 5 m,. Gosto e não me custa nada. É muito mais rápido do que utilizar software, pelo menos para mim. 

👍

  • Gosto 1

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, JoseCarlosMarques disse:

Ora então... como prometido, fica a imagem das pedras já coladas. Estiveram de molho, em água a ferver, durante cerca de 6 horas (com uma mudança de água pelo meio). Espero ter morto qualquer bicharoco que estivesse a viver dentro delas. Também incluí uma vista de cima, para me darem a vossa opinião sobre o espaço disponível para plantar. Não ficou muito focada, mas julgo que dá para perceber. A base preta onde elas estão colocadas corresponde ao tamanho do meu aquário. Agora é olhar para o resultado muitas vezes ao dia e esperar que chegue a inspiração para aquilo que devo vir a fazer. Abraço a todos. Agradeço desde já qualquer mensagem.

QpnDRHj.jpg

zHZduJ6.jpg

Boas José Carlos,

 

O bichinho de facto pegou, ainda agora estás a afinar o aquário e já estás preparar o próximo... mto bem...

 

Através da vista de cima, ainda para mais se queres fazer um caminho entre as pedras, parece que vais ficar com pouco espaço para plantar na traseira do aqua.

 

Uma outra situação é o tentar dar interesse a essas rochas lava, até porque como são mto escuras e sem texturas que as tornem interessantes per si, vais ter que "maquilhá-las" mto bem para tornar a coisa interessante, principalmente se tiveres um fundo escuro na parte de trás do aquário.

 

Gostei da tua ideia de plantares montecarlo nas rochas, mas terias que escolher outra planta para o tapete para não ficar tudo mto igual.

 

Continua que vais no bom caminho, estou curioso para ver o desenvolvimento desta ideia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Diogo81 said:

Boas José Carlos,

O bichinho de facto pegou, ainda agora estás a afinar o aquário e já estás preparar o próximo... mto bem...

Através da vista de cima, ainda para mais se queres fazer um caminho entre as pedras, parece que vais ficar com pouco espaço para plantar na traseira do aqua.

Uma outra situação é o tentar dar interesse a essas rochas lava, até porque como são mto escuras e sem texturas que as tornem interessantes per si, vais ter que "maquilhá-las" mto bem para tornar a coisa interessante, principalmente se tiveres um fundo escuro na parte de trás do aquário.

Gostei da tua ideia de plantares montecarlo nas rochas, mas terias que escolher outra planta para o tapete para não ficar tudo mto igual.

Continua que vais no bom caminho, estou curioso para ver o desenvolvimento desta ideia.

Obrigado pelo comentário, Diogo. Aquela pedra que fica no lado esquerdo, por trás da formação, vai ser coberta por substrato. E afastei a pedra à direita dessa, para ficar mais ao centro. Logo aí já ganho algum espaço para plantar. Do lado direito é que a coisa está mais complicada, mas acho que subindo a altura do substrato, atrás, também vou ganhar espaço que o hardscape não parece ter agora. Na formação do lado direito também deixei ali um espaço no meio onde também vou poder colocar mais substrato. O maior problema prende-se com as laterais. Entusiasmei-me com o tamanho das formações rochosas e para criar algum espaço ali no meio vou ter que as chegar aos vidros. Já pensei em unir as duas e criar uma espécie de "ilha",  mas julgo que isso tornaria o aquário muito aborrecido.

Não sei se vou criar o tal caminho que falei. Tenho algum receio em adicionar areia ao aquário... acho que vai tornar as TPA's muito mais complicadas. Estou a começar a inclinar-me para o tapete de Monte Carlo e Riccardia nas rochas. Depois mais tarde, quando o tapete fechar, penso numa planta para o fundo, mas não queria nada demasiado complicado. Talvez algum tipo de Eleocharis...

Estou a gostar muito desta forma de pensar o aquário. Com tempo, e sem despachar as coisas. Já me passaram mil ideias pela cabeça, e olhar todos os dias para as pedras faz-me ir caminhando para uma coisa mais bem estruturada. Um detalhe aqui e ali todos os dias... e as opiniões de pessoas como tu, que percebem muito mais disto que eu, e sinto-me a caminhar na direção certa. 

Obrigado. Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.