problema na plantacao, flutuam


johnnyboy75

Recommended Posts

Olá pessoal.

Tenho o meu aquário de 240l, com uns 5-7cm de substato JBL Manado castanho, com: Annubias, Rotala Rotundifolia, Wendtii Green e tentei fazer um carpete com Monte Carlo.

Mas tenho tido um problema, engraçado mas que é uma dor de cabeça.

Quando recebi as plantas elas vinham num vazo e com lâ de rocha à volta das raizes, eu na minha ignorância, plantei tudo com a lã de rocha, e aparentava estar bem, até o monte carlo começar a ficar murcho e apodrecer, falei com um conhecido que me disse para remover essa lâ das raizes pois poderia ser a causa (outras buscas no google, encontrei uma teoria que poderia ser devido ao Monte Carlo já ter 7-8cm de altura estar a "bloquear" a luz entre si nas petalas, e que deveria ser todo corto a uns 3-5cm)

Então eu começei a remover a lâ das plantas que jà tinha plantado e fiquei com um outro problema, não consigo segurá-las ao "fundo" do aquário, porque como apenas têm substrato, elas facilmente começam a flutuar passado uns tempos.

Assim, optei por fazer uma experiência que foi, deixei Annbuias e Rotalas com a lã, mas metade das wendtii e metade do Monte Carlo ficou sem a lâ. até agora, todas as plantas que deixei com a lâ nas raizes têm crescido bastante, mas as que não têm lâ insistem em começar a flutuar de vez em quando só por si, e agora como já tive de repor os peixes no aquário ainda ficou mais frequente, pois o meu Plecostumus de 30cm (o gajo é resistente, já tem 7 anitos 🙂 ) quando se mexe, tudo o que não têm a lã começa a flutuar.

Dessa forma a minha questão é: existe algum truque ou técnica para as manter presas no fundo, quando o solo do aquário é todo apenas substrato?

Nas restantes plantas que deixei com a lâ e que estão a crescer, vale mesmo a pena ir remover aquilo ?

 

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Johnnyboy.

Já andei a comentar em outro tópico. 

Tens ai uma treta com teu Plecostumus.

Não vais conseguir manter layout nenhum com ele ai dentro. É muito grande, alem de ser um peixe de fundo.

Na minha opinião ou fazes o aquario respeitando as condições do animal ou tira-o dai e mete num aquario só pra ele (que seja de tamanho apropriado).

Eu deixaria ele ai, e faria um nano plantado para matar a vontade de ter, e no plantado, pra já não metia peixe algum, ia aprender a lidar com as plantas, quando tivesse tudo estabilizado entrava com fauna ( e nada de bacalhaus, plantados são para peixitos pequenos).

Se continuas como vais,  está sujeito à frustração,  coisa tão comum no aquarismo e que afasta muita gente do hobby.

Espero que isso corra bem e gostava de ver fotos e relatos de sua evolução. 

Não sou nenhum expert, é só minha modesta opinião. 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.