80 p (ainda sem título) Setp by step


Arlindo

Recommended Posts

há 11 horas, Diogo81 disse:

Boa tarde Arlindo,

Nos troncos que estão mais rente ao solo porque não utilizas linha para prender os musgos??


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Diogo, já prendi os outros troncos com linha, o mais rente não consigo esvaziar ao nível que quero e, para ficar bem como quero teria de ser dessa maneira ou retirando-o do aquário.... Come este "desastre" agora poderia fazê-lo... não tenho, agora, é mais musgo.. 😂😂😜

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Arlindo said:

Diogo, já prendi os outros troncos com linha, o mais rente não consigo esvaziar ao nível que quero e, para ficar bem como quero teria de ser dessa maneira ou retirando-o do aquário.... Come este "desastre" agora poderia fazê-lo... não tenho, agora, é mais musgo.. 😂😂😜

Não te esqueças que podes sempre colar o musgo com super-cola em gel. Mesmo debaixo de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Não te esqueças que podes sempre colar o musgo com super-cola em gel. Mesmo debaixo de água.

Apesar de, inicialmente, atar com fio não ficar muito estético, prefiro este método old school ao invés de usar a supercola. Os resultados quando a usei, não foram bons... Ficou a notar-se debaixo do musgo aquele aspeto de verniz não muito estético. Sei que existe muita gente a usar por ser mais rápido, também para colar anubias, bucephalandra mas, prefiro atar com fio. 

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 Foi pena isso ter levantado. Estava com muito  bom aspeto.

Vais refazer ou montar um layout diferente?

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 19/09/2020 at 13:23, Diogo81 disse:

Boa tarde Arlindo,

Nos troncos que estão mais rente ao solo porque não utilizas linha para prender os musgos??


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

É difícil atar porque estão muito rente ao solo e vidro. 

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 22/09/2020 at 15:49, Vasco Ferreira disse:

 Foi pena isso ter levantado. Estava com muito  bom aspeto.

Vais refazer ou montar um layout diferente?

Refiz. Se bem que não ficou exatamente como anteriormente. 

 

 

 

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 19/09/2020 at 13:23, Diogo81 disse:

 

Bem, colei os troncos e coloquei abraçadeiras e também procedi à colocação de mais musgo nos troncos. 

Espero, quando cortar as abraçadeiras que os troncos não se soltem. O posicionamento ficou ligeiramente diferente mas, quase nada. 

Ficam as imagens :

large.IMG_20200923_190145.jpg

large.IMG_20200923_190210.jpg

large.IMG_20200923_190306.jpg

large.IMG_20200923_190324.jpg

large.IMG_20200923_190339.jpg

large.IMG_20200923_190358.jpg

Editado por Arlindo
Resposta repetida
  • Gosto 1

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boa tarde, 

Actualização:

Comecei a ter bbas e hair grass. 

Aparei o musgo, a Eleocharis e a Marsilea Crenata. Estas duas plantas derreteram nalgumas zonas, em grande proporção. Possivelmente, vou ter de comprar mais para preencher os espaços vazios. 

Em relação aos troncos, descolaram outra vez. Desta vez não existiu grande interferência com as plantas que estavam no solo. Eles não flutuam mas não apresentam peso suficiente para ficarem na posição que eu quero. Tinha colocado uma pedra por baixo do conjunto principal, presa com abraçadeira... Soltou-se. Já percebi que, se quiser manter este conjunto preso terá de ser com aparafusamento... 🙃😔😜 Para já vai ficar assim... de futuro logo se vê. 

 

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Arlindo,

 

chato que um layout pensado de forma tão pormenorizada esteja a dar tantas dores de cabeça, mas enfim... no final é que se fazem as contas, por isso continua que vais conseguir deixar tudo impecável.

 

Em relação aos troncos não ficarem no sitio, aparafusar sem duvida que seria a forma mais definitiva da coisa ir ao lugar, mas em vez disso já pensaste em colar os troncos em vários pontos colocando algumas abraçadeiras pequenas e enquanto o mesmo não deixa de flutuar colocar uma pedra em cima dos troncos (de forma temporária) a fazer peso. Assim era capaz de resultar. Que tipo de cola tens utilizado?

 

No que diz respeito ao melt e aparecimento de BBA e hair algae, pode ser um problema de circulação / distribuição do CO2. Que filtro estás a utilizar para a litragem que tens no aqua?

 

Outra questão é o posicionamento dos lily pipes, porque na tua ultima foto não parece que esteja a haver uma boa circulação do CO2 que está a ser libertado na água, talvez conseguisses uma melhor circulação colocando os lilypipes do mesmo lado do aqua, e o skimmer do lado oposto (isto porque o teu aqua tem 80 cm), ao mesmo tempo que colocavas a saída de CO2 em baixo do outflow.

 

Espero que a coisa vá rapidamente ao lugar para poderes apreciar o teu aqua sem preocupações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Arlindo, como deves compreender cada um terá a sua ideia de como contruir uma montagem e o que eu vou dizer não deve ser considerado uma crítica, mas apenas uma sugestão.


A forma como tens o outflow, o inflow e o skimmer é um bocado estranha. Julgo que assim faz com que existam zonas com muita circulação e outras com uma circulação bastante reduzida devido às correntes em conflito. Será bastante mais fácil se tentares não criar correntes divergentes, pois essa abordagem é muito interessante num tanque de grandes dimensões, mas muito mais difícil de gerir... Porque é que não experimentas colocar o inflow e o outflow no canto anterior esquerdo? Dessa forma crias um movimento circular na água que percorre todo o aquário até voltar a ser sugada para o filtro. Nesse caso, colocarias o skimmer no canto oposto (posterior direito), mas seguindo o sentido da corrente já estabelecida, reforçando-a. Podes gerir a corrente exatamente no sentido oposto, isso depende da distribuição das tuas plantas e do efeito que queiras provocar no seu crescimento (elas crescem e inclinam-se).
O facto de teres zonas com bastante fluxo e outras com fluxo muito reduzido é seguramente a razão principal para te estarem a aparecer BBA (não te assustes, porque é fácil de erradicar depois de entenderes a razão do seu surgimento). A hair grass pode ter a mesma razão para o surgimento, mas tenta controlar primeiro o fluxo, depois logo verás.


Basicamente, tens aí uma composição triangular, não é? Nesse caso, a rotundifólia colocada no canto posterior direito não faz grande sentido, pelo menos eu ainda não o compreendo. Para mim faria muito mais sentido se colocada no lado esquerdo, atrás dos troncos, até porque ao crescer e aproximar-se da luz iria acrescentar um enriquecimento cromático interessante (ganhas na forma, na textura e na cor). Também a Eleocharis acicularis lá atrás não precisa de estar tão chegada ao lado direito, sobretudo porque suponho que tens outra Eleocharis encostada ao vidro do lado direito que é a mini e essa pode fazer a transição entre ambas, enfatizando o efeito triangular… (ou então precisas de melhorar um bocadinho a forma como a podas).

Reforçar a Marsilea, é possível que o tenhas de vir a fazer, mas reforçar a Eliocharis não é de todo necessário, quando as condições estiverem equilibradas ela irá disparar…
Quanto aos troncos terem descolado, eu neste momento não me preocuparia… eles já não flutuam, pois não? Então o facto de estarem soltos até te poderá permitir uma ou outra correção no posicionamento, na aplicação de musgo, etc…

Continua que está a ficar muito interessante!
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/10/2020 at 16:03, Diogo81 disse:

Boas Arlindo,

 

chato que um layout pensado de forma tão pormenorizada esteja a dar tantas dores de cabeça, mas enfim... no final é que se fazem as contas, por isso continua que vais conseguir deixar tudo impecável.

 

Em relação aos troncos não ficarem no sitio, aparafusar sem duvida que seria a forma mais definitiva da coisa ir ao lugar, mas em vez disso já pensaste em colar os troncos em vários pontos colocando algumas abraçadeiras pequenas e enquanto o mesmo não deixa de flutuar colocar uma pedra em cima dos troncos (de forma temporária) a fazer peso. Assim era capaz de resultar. Que tipo de cola tens utilizado?

R: Diogo, já utilizei cola acrylate com discos desmaquiantes entre troncos.... Aquilo fica como pedra (descola). 

Tive sucesso com uma espécie de silicone que depois de colado fica como se fosse borracha (T-Rex super crystal) mesmo depois de completar com abraçadeiras, depois de estar no Aqua, existe dois problemas o contacto e depois a força para cortar as braçadeiras. descola. Isto também se deve porque os pontos de colagem têm área pequena e não são lisos. 

Em relação à fluatibilidade. Eu explico melhor; os troncos não flutuam ao ponto de levanterem até meio ou à superfície da água. No entanto, não são pesados o suficiente para permanecerem no fundo sem que ao menor toque não mexam

No que diz respeito ao melt e aparecimento de BBA e hair algae, pode ser um problema de circulação / distribuição do CO2. Que filtro estás a utilizar para a litragem que tens no aqua?

R: O Filtro que uso poderá ser fraquinho. É um EHEIM clássico 2213 e faz 440 litros hora. Considerando o volume líquido que eu calculo sendo de cerca de 80 litros está a fazer cerca de 5 vezes. Mas, como disseste, sim já tinha pensado que a circulação não está a ser correcta ou é insuficiente por isso, comprei o skimmer, não só para tirar aquele óleo irritante que fica na superfície mas, para dar mais movimento na água. 

Outra questão é o posicionamento dos lily pipes, porque na tua ultima foto não parece que esteja a haver uma boa circulação do CO2 que está a ser libertado na água, talvez conseguisses uma melhor circulação colocando os lilypipes do mesmo lado do aqua, e o skimmer do lado oposto (isto porque o teu aqua tem 80 cm), ao mesmo tempo que colocavas a saída de CO2 em baixo do outflow.

R: tenho a noção que o posicionamento não é o melhor mas estou algo condicionado por travamento que existem nas laterais superiores do aquário. 

Espero que a coisa vá rapidamente ao lugar para poderes apreciar o teu aqua sem preocupações

R: Obrigado pelas sugestões 👌

 

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/10/2020 at 17:29, C Mocho disse:

Olá Arlindo, como deves compreender cada um terá a sua ideia de como contruir uma montagem e o que eu vou dizer não deve ser considerado uma crítica, mas apenas uma sugestão.


A forma como tens o outflow, o inflow e o skimmer é um bocado estranha. Julgo que assim faz com que existam zonas com muita circulação e outras com uma circulação bastante reduzida devido às correntes em conflito. Será bastante mais fácil se tentares não criar correntes divergentes, pois essa abordagem é muito interessante num tanque de grandes dimensões, mas muito mais difícil de gerir... Porque é que não experimentas colocar o inflow e o outflow no canto anterior esquerdo? Dessa forma crias um movimento circular na água que percorre todo o aquário até voltar a ser sugada para o filtro. Nesse caso, colocarias o skimmer no canto oposto (posterior direito), mas seguindo o sentido da corrente já estabelecida, reforçando-a. Podes gerir a corrente exatamente no sentido oposto, isso depende da distribuição das tuas plantas e do efeito que queiras provocar no seu crescimento (elas crescem e inclinam-se).
O facto de teres zonas com bastante fluxo e outras com fluxo muito reduzido é seguramente a razão principal para te estarem a aparecer BBA (não te assustes, porque é fácil de erradicar depois de entenderes a razão do seu surgimento). A hair grass pode ter a mesma razão para o surgimento, mas tenta controlar primeiro o fluxo, depois logo verás.

R: Vou aproveitar o teu talento no desenho e pedir a gentileza de colocares um esboço do que achas adequado. Uma foto, um grafismo vale mais que mil palavras. (eu sou um gajo do visual 😂😂


Basicamente, tens aí uma composição triangular, não é? Nesse caso, a rotundifólia colocada no canto posterior direito não faz grande sentido, pelo menos eu ainda não o compreendo. Para mim faria muito mais sentido se colocada no lado esquerdo, atrás dos troncos, até porque ao crescer e aproximar-se da luz iria acrescentar um enriquecimento cromático interessante (ganhas na forma, na textura e na cor). Também a Eleocharis acicularis lá atrás não precisa de estar tão chegada ao lado direito, sobretudo porque suponho que tens outra Eleocharis encostada ao vidro do lado direito que é a mini e essa pode fazer a transição entre ambas, enfatizando o efeito triangular… (ou então precisas de melhorar um bocadinho a forma como a podas).

R: Só pode a acicularis. I.e., cortei porque elas estavam pro derretida... só para ver se elas arrebitar porque não tinham força / vitalidade, nem tamanho para as cortar. A Parvula não pode ainda.

Tu e a rotala 😂😂😂 Tens razão mas eu disse que é só provisório. Eu estou a tentar não tirar nada de onde está porque, debaixo do solo tenho uma bomba em substrato fértil e estou a evitar mexer no solo para evitar que as substâncias presentes possam vir para a coluna de água e como resultado uma explosão de algas. Já tenho rotalas na parte esquerda. Não se vêem porque estão pequenas mas, prometo que vou tirar as do lado direito... Ehehehhe👌👌👌

Reforçar a Marsilea, é possível que o tenhas de vir a fazer, mas reforçar a Eliocharis não é de todo necessário, quando as condições estiverem equilibradas ela irá disparar…
Quanto aos troncos terem descolado, eu neste momento não me preocuparia… eles já não flutuam, pois não? Então o facto de estarem soltos até te poderá permitir uma ou outra correção no posicionamento, na aplicação de musgo, etc…

A Eleocharis acicularis era só para dar transição da crenata até à zona das pedras. Vou colocar mais crenata que é para mim uma das plantas principais desta composição. A outra que tenho no fundo é a Eleocharis Parvula. 

Continua que está a ficar muito interessante!
 

R: Apesar de ser desorganizado, costumo planear o que costumo fazer. É não costumo dar ponto sem nó. 

O desenho que eu fiz inicialmente, seria mais ou menos o que eu planeava. Uma composição em triângulo pouco típico, da esquerda para a direita, com um ou dois pontos de fuga. Um seria na parte direita , juntoao tronco mais pequeno, colocado mais ou fundo e outro da parte esquerda que se perdeu com a reni e a Parvula e reposição do tronco face ao explicado. 

Condicionantes que eu não tinha previsto.... as traves que coloquei não permitem flexibilidade no uso do inflow e out flow nas laterais. Basicamente, não os consigo colocar nas laterais por casa das traves e do diâmetro do vidro / curvatura das pipes. 

large.IMG_20201004_194042.jpglarge.IMG_20201004_215417.jpg

 

Tenho aquário com tampas; daí as traves e porquê desta escolha. Tive anteriormente um de 120 com tampas e traves porque tenho um felino com 8 kilos que no inverno salta para cima do aquário para curtir o calor das lâmpadas (no de 120 tinha uma calha de 54 w X 3).

large.IMG_20181201_120819.jpg

 

large.IMG_20181201_120640_Bokeh.jpg

Face estes constrangimentos alguma sugestão.?👌

 

Editado por Arlindo
Dificuldades em colocar fotos... Criei álbum não consigo aceder
  • Gosto 1

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Arlindo disse:

Face estes constrangimentos alguma sugestão.?👌

 

Pois, essa questão das traves não me tinha passado pela cabeça. Contudo se colocares ambos os lilly pype no mesmo canto, obrigas a agua a percorrer o aquário todo, e depois, diriges o skimmer de forma a reforçar o sentido da deslocação da água (não em contra corrente). Crias assim um movimento circular que te percorre todo o aquário e potencialmente te espalhará melhor o CO2.

A rotala à esquerda não se vê ainda, mas imagino que vá ficar aí muito bem. Quanto à Eliocharis, não sei, pensei que junto ao vidro da frente fosse a "acicularis mini" ou a "pusilla", e lá atrás fosse a "acicularis" ou a "parvula"... agora fiquei baralhado. O que eu queria dizer é que lá atrás, à esquerda do tronco vertical (ou do tronco pequeno, se preferires), fica muito bem a grande (atenção que não me estou a referir à "montevidensis"), e à direita do tronco fica melhor a pequena (a mesma que tens junto ao vidro). Dá para entender?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

tendo em conta o constrangimento de não conseguires colocar os lily pipes, uma ideia será, conforme o C Mocho referiu, colocar o inflow ao lado do outflow no canto traseiro esquerdo, e o skimmer na parte lateral mesmo em cima do difusor de CO2 para não só conseguires uma melhor difusão de CO2, como o skimmer vai "obrigar" a água a seguir todo o comprimento do aquário e com o inflow colocado como indicado anteriormente, a água circularia todo o aquário.

 

uma questão, que plantas são aquelas de folha larga no centro do aquário e a espreitar à esquerda atrás do tronco? crescendo não te vão estragar a escala?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro C Mocho, 

Tenho duas plantas que não sei se vão ficar bem. À esquerda a "Reni" e à direita a "arquartica". 

Quanto à Eleocharis que está no primeiro junto às pedras e no caminho para o segundo plano junto ao vidro não sei se é a mini ou a normal. A outra mais alta que se vê da direita para a esquerda sempre ao fundo é a Eleocharis Parvula. Entre esta e a acicularis aparece pontos da cryptocoryne Parva. 

 

Diogo, envio desenho do que penso o possível. 

O skimmer não pode ficar onde disseste. Mas percebo que provavelmente espalharia melhor o CO2. 

Actualmente, tenho o inflow a fazer uma espécie de diagonal para bater no vidro e deslocar-se em direcção do outflow. 

Este seria o esquema para a movimentação da água (sem o tracejado) ? 

large.IMG_20201005_000742.jpg

C. Mocho seria isto que estavas a pensar? 

Obrigado aos dois pelo vosso Input 👌👌

Editado por Arlindo
Falta de atenção

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim Arlindo era isso que eu estava a pensar. O objetivo não é virar o outflow de forma a direcionar a água para o inflow, ela vai sempre ser chupada pelo filtro... O objetivo é fazer circular a água por todo o tanque, para distribuir o melhor possível tanto o CO2, como os outros nutrientes. Não é preciso que seja um fluxo muito forte, o que não podemos é ter pontos mortos.

Eu gosto de Echinodorus. A reni ao lado da rotundifolia vai ficar bonita. Talvez eu misturasse uns cyperus helferi no meio delas, mas depois a poda ia ter de ser mais trabalhosa.  A  arquartica não sei se não crescerá demasiado, mas depende muito da força do teu substrato, contudo no máximo terás de encontrar uma planta para fazer a transição com as outras mais baixas à esquerda e para isso tens imensas hipóteses viáveis e interessantes.

 

PS: Essa gata é linda! 😉 A tua salta para cima do aquário para se aquecer, eu já tive uma que saltava para cima da TV (quando elas eram mais profundas)... Um dia vomitou lá para dentro e acabou-se o poleiro, pois comprei uma TV fininha! LOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, C Mocho disse:

Sim Arlindo era isso que eu estava a pensar. O objetivo não é virar o outflow de forma a direcionar a água para o inflow, ela vai sempre ser chupada pelo filtro... O objetivo é fazer circular a água por todo o tanque, para distribuir o melhor possível tanto o CO2, como os outros nutrientes. Não é preciso que seja um fluxo muito forte, o que não podemos é ter pontos mortos.

Eu gosto de Echinodorus. A reni ao lado da rotundifolia vai ficar bonita. Talvez eu misturasse uns cyperus helferi no meio delas, mas depois a poda ia ter de ser mais trabalhosa.  A  arquartica não sei se não crescerá demasiado, mas depende muito da força do teu substrato, contudo no máximo terás de encontrar uma planta para fazer a transição com as outras mais baixas à esquerda e para isso tens imensas hipóteses viáveis e interessantes.

 

PS: Essa gata é linda! 😉 A tua salta para cima do aquário para se aquecer, eu já tive uma que saltava para cima da TV (quando elas eram mais profundas)... Um dia vomitou lá para dentro e acabou-se o poleiro, pois comprei uma TV fininha! LOL

Estás a ofender o meu bichano, lol.... Apesar de ser atípico porque, com três cores - tartaruga - como os veterinários denominam - ,"normalmente" é gata.... Mas este, é um Ele (gordinho). Supostamente, comprei como sendo um bosque da Noruega a um particular mas, dada estas três cores pressuponho que tenha aí uma mistura. De qualquer forma, veio ocupar o lugar de outro que faleceu e é um amor (bem.... não falo é dos sofás, puf, ombreiras das portas onde ele costuma afiar as unhas). 👍

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL... realmente essa cor está normalmente associada aos cromossomas X que determinam o sexo e a cor. Basicamente um gato tricolor é um exemplar que em vez de ter herdado um cromossoma X da mãe e um Y do pai (XY), acabou com 2 cromossomas X e um Y (XXY)... É muito raro isso acontecer, muito raro mesmo e normalmente esses machos são estéreis. Não tem nada a ver com falta de pureza racial. É lindo na mesma e também não é assim tão gordo, para macho NFC.

Quanto aos sofás, puf, etc., quando os compraste não eram para o gato afiar as unhas?! Tens muita sorte em ele te permitir viver lá na casa dele! Já agora não te esqueças de proteger o teclado do computador, senão ele qualquer dia ele começa a fazer vídeo chamadas para as amigas... LOLOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também tenho um gato com um comportamento semelhante ao teu. Durante o confinamento imaginei-o muitas vezes dizer: "Porra... quanto tempo mais vou ter que te aturar o dia inteiro na minha casa?"

 

kJAzBct.jpg

Editado por JoseCarlosMarques
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Também tenho um gato com um comportamento semelhante ao teu. Durante o confinamento imaginei-o muitas vezes dizer: "Porra... quanto tempo mais vou ter que te aturar o dia inteiro na minha casa?"

 

kJAzBct.jpg

Muito bonito, esse gatão. 👌

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho consciência de alguns fatores que poderão estar a condicionar menos bons resultados. 

Tentei aproveitar materiais e equipamentos. Diria que sou um poupadinho que se a minha mulher soubesse o quanto gastei para a montagem do aquário 80 p matava-me (estou a brincar) mas,  penso que muita gente que agora só tem uma elodeas ou um calhau ou outro dentro de um retângulo de vidro fá-lo porque quando vai montar um aquário percebe o quanto caro o hobby é e diz ao logista... Vou levar aquela areia (sílica) e para ter uns Escalares dá? Alguns logistas dirão que sim, outros que não será adequado, outros que se colocares trufa e troncos que poderás mitigará o ph provocado pela areia mas, face à tudo que ouviu e preços, o indivíduo levou areão neutro, dois calhau, duas anubias e um tronco mangrove e disse... Epá... Tá bom, levo só isso que já foge muito ao orçamento... 😂😂

Em relação à minha última montagem, também dei uma de poupadinho, não tanto como o exemplo que dei mas, com troncos que aproveitei e serei porque eram de um aqua de 120, 0 filtro que eu já tinha de outro de 80 p (fraquinho EHEIM 2213), algum substrato que aproveitei, a calha que eu julgava ser boa mas que apenas tem 32 w e me parece insuficiente para algumas plantas que tenho.... 

Poderia mudar algo para melhorar? Claro que sim, por exemplo, as vossas sugestões para mudar o out e inflow e posicionar o skimmer, permite-me ver melhorias a nível da circulação/ movimentação da água e mesmo melhoria ao nível da dispersão de CO2. 

Quando referi o melting em várias zonas/ plantas (acicularis, crenata, cryptocoryne), não referi que a Eleocharis Parvula está um pouco triste, amarelada e mortiça. Eu penso saber, mas não tenho a certeza, que isto se deve à temperatura da água. Depois de ter estado afastado destas lides, coloquei cá em casa, vidros duplos e chão flutuante.... tenho uma confortável temperatura ambiente em torno dos 26 graus..... Pois é... mas não é a mais adequada para certos peixes nem para a maior parte das plantas.... Mas agora, não dá para estar a colocar cubos de gelos para dentro do aquário ou comprar um dispendioso e barulhento equipamento para me arrefecer 2 graus a água.... 

Como em tudo na vida, existem condicionantes endógenos e exógenos que condicionam o que inicialmente tínhamos projectado. 

O tempo, diria que é o nosso pior inimigo e também nós próprios o podemos ser... . Temos de escolher em abdicar daquilo em prol de outra coisa e de outra coisa em prol de outra, mais os condicionantes e uma pitada de sal às vezes a mais outras a menos que não nem sempre trazem os resultados que queremos. 

Vou tentar levar a cabo o que planeei ou  pelo menos ficar perto disso, senão vou para as elodeas (😂😂😂). 

Editado por Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Boas!... Então e como é que isto está a correr?

É um bocado complicado equilibrar isto tudo, não é? Mas é fundamental não perder o animo... 😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 05/11/2020 at 23:56, C Mocho disse:

Boas!... Então e como é que isto está a correr?

É um bocado complicado equilibrar isto tudo, não é? Mas é fundamental não perder o animo... 😉

Olá bom dia, 

As plantas não tiveram o crescimento e apresentação esperada. 

 Confesso que o 1,2 Grow me suscita muitas dúvidas. Acho que foi mais "um inventanço" da marca ( vender mais "potes) em pequenino do que esperar que a planta se torne adulta). 

Crenata, acicularis mini e a Eleocharis Parvula não desenvolveram. Neste momento, estou na expectativa de ver se arrebitam para, preencher espaços onde morreram (melting)ou, substituir a Parvula porque não tem a densidade nem a cor que eu pretendia. Podia comprar mais mas, se o problema tiver a ver com a insuficiente iluminação (e eu penso que tem), só iria ter mais um custo e uns poucos dias com uma imagem composta. 

Vou aguardar mais uns tempos e logo que possível colocar umas fotos que se afastam do desenho original (introduzi mais umas plantas.... sim, já retirei as rotalas do lado esquerdo.... mas introduzi a Matagrossense no seu lugar... 😂😂) A Matagrossense foi um erro que vai ficar por mais uns tempos assim a rotala que, não estava nos planos iniciais, mas que vai ficar. 

Coloquei outra planta, a repens para dar mais contraste, volume e ocupar alguns espaços, nomeadamente, no lado esquerdo, junto ao vidro, para esconder um pouco uma parte do tronco.

Isto leva tempo e há anos que não faço fertilização "à la balde" para, depois não ter de podar 15 em 15 dias e encher um saco do continente. 

Para já não tive problemas com algas de maior. Apenas algumas BBAS, ora por falta ora por excesso de circulação. 

De momento, tenho o aquário saudável (flora e fauna) e isso deixa-me satisfeito. 

Mas estou convencido que tenho défice de luz. Talvez escreva ao Pai Natal a pedir uma calha nova (e diga que me portei bem 😂😂) ou, peço à minha mulherque diz nunca saber o que me comprar 😂😂😂

Abraço. 

 

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.