Kinguios com ictio


Appsilva

Recommended Posts

Boa tarde,

depois de alguma pesquisa no fórum, fiquei ainda com algumas dúvidas e adorava ter a opinião de quem sabe realmente do assunto.

Há cerca de dois meses foi dado um peixinho dourado à minha filha num daqueles horríveis globos de vidro. Sinceramente nunca tive grande vontade de ter um aquário, mas passado um dia de ver ali o coitado do peixe com um ar sofredor, comecei a ler umas coisas, mudei-o de sítio etc e ele la foi aguentando. O problema foi que não li muito mais, só lhe queria comprar um aquário decente e antes de estar mais bem informada, de repente o meu marido apareceu com um aquário e mais 3 peixinhos!

Ou seja, temos o aquário há coisa de duas semanas e já sei que cometi imensos erros, não fiz qualquer ciclo ao aquário, etc etc.

Entretanto apareceu ictio no corpo num dos peixes e na cauda de outro. Na loja aconselharam esha exit, é o terceiro dia e já não há sinal de pontos brancos nos peixes.

No entanto, testei a água (teste de tiras) e está cheia de nitritos... eu tinha feito uma TPA antes de colocar o esha, não deveria fazer já outra por causa do medicamento, devo esperar dois dias ou faço já uma e coloco o medicamento de novo?

Por muito que nunca tenha pensado na aquariofilia, neste momento gostava que o aquário prosperasse e os peixinhos estivessem bem e de saúde.

Estou aberta a sugestões e opiniões sobre o que fazer para conseguir mantê-los num ambiente de qualidade.

Nao há problema se tiver que comprar material.

O setup é o seguinte:

aquário de 60l (Sei que é pequeno)

filtro interno de 700l/h sea star hx-288f

Luz pico lumina 9

areia, tronco e rochas vulcanicas, uma anubia 

4 kinguios comuns

Isto foi o que enviaram da loja.

Tenho também um termómetro, a temperatura ronda os 23-24 graus.

A TPA fiz com água do garrafão, o que recomendaram na loja, 30%.

Agradecia imenso a vossa ajuda sobre como proceder daqui para a frente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Appsilva

Bem vinda ao Fórum.

Quero-te dizer que esse aquário nem para um peixe desses que tens dá( Há uma regra para povoar o aquário, que deve ser de 60 a 80l por exemplar adulto.) 

Esses peixes crescem muito,e sujam muito,portanto esse filtro que tens interno não vai dar para para esses 4 peixes,nem para um,acho que devias começares a pensares num filtro externo que te faça pelo menos 8 vezes o volume do teu aquário,só para tu veres para um peixe desses tens que ter um aquário de 120cm e por cada peixe.

Olha aqui, http://www.tropicalimport.com.br/artigos/kinguios-conheca-antes-de-montar-um-aquario/   

 

saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Alvaro Silva disse:

Boas Appsilva

Bem vinda ao Fórum.

Quero-te dizer que esse aquário nem para um peixe desses que tens dá( Há uma regra para povoar o aquário, que deve ser de 60 a 80l por exemplar adulto.) 

Esses peixes crescem muito,e sujam muito,portanto esse filtro que tens interno não vai dar para para esses 4 peixes,nem para um,acho que devias começares a pensares num filtro externo que te faça pelo menos 8 vezes o volume do teu aquário,só para tu veres para um peixe desses tens que ter um aquário de 120cm e por cada peixe.

Olha aqui, http://www.tropicalimport.com.br/artigos/kinguios-conheca-antes-de-montar-um-aquario/   

 

saudações

Olá Álvaro

Concordo, inclusive já tinha dado com o artigo mencionado há dois dias 🙂

Mas para fazer agora tudo direitinho, compro o aquário adequado etc e o melhor é deixar fazer o ciclo, certo?

Neste momento, durante essa altura, o que posso fazer no aqua onde estão os peixes? Troco já a água por causa dos nitritos elevados, deixo por mais uns dias por causa do esha exit, complemento com mais algum produto?

A minha preocupação é mantê-los bem num período de transição.

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Sim o ciclo deve ser completo,porque uma vez que já tens os peixes,deves levar rigorosamente o ciclo ate ao fim,não quer dizer com isso não possas fazer uma TPA para os Nitrítos baixarem ate chegar os Nitratos estes se forem baixo e tiveres plantas elas acabam por o consumir.

Se bem eu compreendi estas com a intenção de comprares um aquário maior,ok mas não é só o aquário maior,para acompanhar o tamanho do aquário terás que teres um filtro há altura,neste caso um filtro externo que te faça para peixes de água fria pelo menos 9 vezes o caudal do teu aquário novo,isto quer dizer que o filtro e o coração e os pulmões do aquário,o indeal seria 10 vezes o caudal.

Se de facto comprares o aquário novo,na mudança deves guardares toda a água que poderes do antigo,para a sim não perderes as bactérias que a água contem.

Por agora faz esta semana que vai entrar duas TPA,s,depois retornas hás semanais se não tiveres mais Nitrítos.

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 11/09/2020 at 21:27, Alvaro Silva disse:

Boas

Sim o ciclo deve ser completo,porque uma vez que já tens os peixes,deves levar rigorosamente o ciclo ate ao fim,não quer dizer com isso não possas fazer uma TPA para os Nitrítos baixarem ate chegar os Nitratos estes se forem baixo e tiveres plantas elas acabam por o consumir.

Se bem eu compreendi estas com a intenção de comprares um aquário maior,ok mas não é só o aquário maior,para acompanhar o tamanho do aquário terás que teres um filtro há altura,neste caso um filtro externo que te faça para peixes de água fria pelo menos 9 vezes o caudal do teu aquário novo,isto quer dizer que o filtro e o coração e os pulmões do aquário,o indeal seria 10 vezes o caudal.

Se de facto comprares o aquário novo,na mudança deves guardares toda a água que poderes do antigo,para a sim não perderes as bactérias que a água contem.

Por agora faz esta semana que vai entrar duas TPA,s,depois retornas hás semanais se não tiveres mais Nitrítos.

Saudações

Boa tarde Álvaro 

Depois de duas TPAs já consegui estabilizar os nitritos. Mesmo assim, já estou a ver filtros mais potentes enquanto não os troço de aquário.

tem opinião sobre filtros externos ou de cascata? Quais os melhores? Tenho estas sugestões: um fluval 107 para o externo e no caso de um filtro de cascata um seachem Tidal 35 ou Fluval C3 .

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Appsilva

Sem duvida que o Fluval,do que o filtro de cascata.

Se este filtro Fluval 107 for para o aquário que tens vai dar, mas se tiveres com intenção de comprares um aquário maior este filtro fica fraco,vê aqui na tabela da Fluval, 

Modelo 107 207 307 407
Referência A440 A443 A446 A449
EAN  015561104401  015561104432  015561104463  015561104494
Aquário  40-130 L  60-220 L  90-330 L  150 a 500 l
Desempenho da bomba  550 l / h  780 l / h  1150 l / h  1450 l / h
Pré-filtro vertical  514 cm2  803 cm2  803 cm2  1074 cm2
Volume das cestas  1,2 l  1,8 l  3,1 l  4,2 l
Volume total da câmera  2,0 l  3,1 l 4,5 l   6,0 l
Volume do filtro 3,9 l 5,3 l 7,3 l 9,2 l
Dimensões do filtro  19 x 18 x 35 cm   19 x 18 x 42 cm   24 x 18 x 42 cm   24 x 18 x 49 cm
Circulação de filtro **  360 l / h  460 l / h  780 l / h  930 l / h
Altura máxima coluna de agua   1,45 m  1,45 m  1,45 m  1,45 m
Poder 10 W 10 W 15 W 20 W   

   portanto se subires do tamanho do aquário em cm,terás que subir no filtro.

Acho que se a tua ideia for de um aquário maior,eu partia logo agora com um filtro destes há altura do mesmo.

Saudações   

Link to comment
Partilhar nas redes sociais