Corys sem barbilhos + JBL Sansibar dark


Paul

Recommended Posts

Bom dia,

Mantive bótias palhaço durante muitos anos com JBL Sansibar dark, sem nenhum problema.

Actualmente virei me para as corydoras (trilineatus +/- 2 cm) , que nunca tinha mantido, e noto que estão a perder os barbilhos. Desconfio do substrato.

Gostaria de saber se alguém mantém corydoras com esse substrato, e se alguma vez teve problemas.

Obrigado

 

O aquário tem 240L, um JBLe901 + JBL1501 + 1L de Seachem Matrix, o fundo é aspirado regularmente, não tem algas nem acumulação de matéria orgânica.

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paul

Eu fui ver esse JBL Sansibar dark,e lá diz que não faz mal aos barbilhos dos peixes de fundo,e eu também acho que não,ate pode ser que elas voltem a crescer.

 

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Álvaro,

De facto a marca publicita a areia dizendo que não fere as corydoras, mas há alguns relatos a dizer o contrário, e o meu caso parece ser parecido.

Gostava de ter mais opiniões, de malta que use esta areia com corys. Talvez não seja muito comum este tipo de substrato.

De qualquer modo estou já a ver outras marcas, para eventualmente mudar o fundo. Não estou é preparado mentalmente para fazer um rescape total a um aquário de 240L 

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Paul

Eu tenho um aquário com substrato de pedra granítica e as minhas corydoras estão bem com os barbilhos,mas também não conheço muito bem JBL Sansibar dark, e o melhor mesmo é esperares que venha alguém aqui com a experiência da dita que te possa ajudar.

Olha dou-te toda a razão,se eu tenho que fazer uma profunda mexida no meu aquário que é de 120 litros,mas reais deve só ter 100 litros tenho que andar uns dias a criar coragem mentalmente para o fazer,agora tu com um bicho de 240 litros ui ui,espero que corra tudo bem.

Saudações

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Só para não deixar este tópico sem resposta.

Desde o post original, adicionei mais 6 corys de outro importador. Até hoje nenhuma ficou sem barbilhos, e as que estavam em mau estado têm vindo a crescer novos.

Acabei por não alterar a areia (ainda bem porque gosto bastante dela, e não me estava mesmo a apetecer ter tanto trabalho), pelo que imagino que os problemas vinham do fraco estado de saude delas, e não da areia.

Abraço a todos

  • Gosto 2

 

Tanpanama - Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais