Aquário 90cm iluminação help!


forgottenz

Recommended Posts

Viva, 

Tenho um aquario de 90x40x30. Neste momento falta me a iluminação. Gostava de ter plantas de baixa a média dificuldade. Apesar de já ter pesquisado bastante sobre a iluminação parece me difícil acertar qual a melhor opção e perceber o que interessa ( se lumens, se o PAR etc). Alguém pode dar algumas sugestões? O meu orçamento é dentro dos 100 euros :/.

 

obrigado! 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que interessa são os PAR, no entanto poucos são os fabricantes que os indicam, por isso é mais fácil guiarmo-nos pelos Lumen, segundo o site da trópica, e para as plantas que queres, precisas de 20 a 40 lm/l.

Para os teus 100€, e pela relação qualidade preço, segundo tenho lido, deves ir para umas chihiros, mas espera por mais opiniões sobre calhas.

Eu estou a fazer uma caseira, que ficará bem mais em conta. 😉

E é verdade, quanto mais pesquisamos mais baralhados ficamos 🙂

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aqui a tua resposta, para os teus 90cm... https://www.aquariofilia.net/forum/topic/261476-chihiros-a801-primeiras-impressões/

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva obrigado pelos conselhos.

Efetivamente estou a pensar nos chihiros, mas entretanto a loja do Paulo vieira disseram me que ainda esta semana iriam lançar uma nova gama da twinstar de low cost e estou à espera para ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 minutes ago, forgottenz said:

Viva obrigado pelos conselhos.

Efetivamente estou a pensar nos chihiros, mas entretanto a loja do Paulo vieira disseram me que ainda esta semana iriam lançar uma nova gama da twinstar de low cost e estou à espera para ver.

Quando souberes alguma coisa, avisa. E se entretanto optares por usar, deixa ficar p.f. a tua opinião. Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

7 hours ago, forgottenz said:

Viva obrigado pelos conselhos.

Efetivamente estou a pensar nos chihiros, mas entretanto a loja do Paulo vieira disseram me que ainda esta semana iriam lançar uma nova gama da twinstar de low cost e estou à espera para ver.

Só uma coisa, forgottenz... essas calhas que ele te falou não serão as de classe C. É que, sendo isso, não conheço nenhum tamanho que se adeque ao teu tanque. Eles podem estar para lançar a 900C, mas não acho que fiques muito bem servido com isso. É para tanques de pouca ou média luz, e caso um dia mais tarde queiras optar por plantas mais exigentes, terias que comprar outra calha. A A800 da Chihiros serve para o teu tanque (tens só que comprar os suportes ajustáveis) e podes fazer como eu... ajusta o dimmer (que já vem com a calha) para metade da intensidade. Caso precises, um dia mais tarde, podes aumentar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 14/09/2020 at 19:40, JoseCarlosMarques disse:

Só uma coisa, forgottenz... essas calhas que ele te falou não serão as de classe C. É que, sendo isso, não conheço nenhum tamanho que se adeque ao teu tanque. Eles podem estar para lançar a 900C, mas não acho que fiques muito bem servido com isso. É para tanques de pouca ou média luz, e caso um dia mais tarde queiras optar por plantas mais exigentes, terias que comprar outra calha. A A800 da Chihiros serve para o teu tanque (tens só que comprar os suportes ajustáveis) e podes fazer como eu... ajusta o dimmer (que já vem com a calha) para metade da intensidade. Caso precises, um dia mais tarde, podes aumentar.

As Twinstar novas são a B line. Custam 75 euros a de 90cm. Mas ainda falta alguma informação técnica. Mas aparentemente tem 3.5 lumens 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

27 minutes ago, forgottenz said:

As Twinstar novas são a B line. Custam 75 euros a de 90cm. Mas ainda falta alguma informação técnica. Mas aparentemente tem 3.5 lumens 

Ainda n vi nada sobre isso. Tens algum link? Isso não será para tanques de baixa luz? Não tenho bem a certeza, mas esses 3.5 Lumens parecem-me muito pouco...

Vai para as Chihiros! Até os moços da Green Aqua já estão a utiliza-las...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
As Twinstar novas são a B line. Custam 75 euros a de 90cm. Mas ainda falta alguma informação técnica. Mas aparentemente tem 3.5 lumens 
Têm cerca de 2500 lúmens...

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

26 minutes ago, Luis Rebelo said:

Têm cerca de 2500 lúmens...

Continuo sem conseguir encontrar qualquer informação sobre uma série B da Twinstar. Tens link para isso?

 

Alto! Já encontrei. Não no site da marca. https://aquaorinoco.com/pt/iluminacao/luminarias-led/twinstar-b-line#/526-twinstar_modelos-90b

O preço parece-me bastante porreiro. Por 33W pagas pouco mais de 80€. Se não tivesse já comprado a minha, era uma opção a pensar... pela marca, e pelo que ela representa no mercado...

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo sem conseguir encontrar qualquer informação sobre uma série B da Twinstar. Tens link para isso?
 
Alto! Já encontrei. Não no site da marca. https://aquaorinoco.com/pt/iluminacao/luminarias-led/twinstar-b-line#/526-twinstar_modelos-90b
O preço parece-me bastante porreiro. Por 33W pagas pouco mais de 80€. Se não tivesse já comprado a minha, era uma opção a pensar... pela marca, e pelo que ela representa no mercado...
Exatamente... Tenho andado de olho nesta calha para complementar uma 900EA.c6917f6fe7fa2cb3448e28ce3982df71.jpg

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exatamente... Tenho andado de olho nesta calha para complementar uma 900EA.c6917f6fe7fa2cb3448e28ce3982df71.jpg

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

https://www.solaqua.net/epages/3311-141118.mobile/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/3311-141118/Products/twinstar90Bc28e72a4a1658d5ed3ca126fbb6fae78.jpg

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, boas...

Encontrei pouca informação sobre essas novas calhas, mas pareceu-me que elas não foram concebidas para aquários plantados. Tens a certeza que será essa a melhor opção para aquilo que pretendes a médio prazo?

O preço é tentador, o nome vem associado a um fabricante de calhas de tremenda qualidade para aquários plantados, mas informa-te melhor pois posso ter eu compreendido mal o objetivo dessas calhas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Série B da Twinstar é mais indicada para quando os peixes e camarões são o centro das atenções (tipo aquários de Peixes Dourados) e não são as mais indicadas para plantados de "nível mais avançado".

Editado por João Cardoso (Kadoxu)
  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ser como diz o Mocho e o João, eu tinha atenção à aquisição que vais fazer, Luís. Fala com o pessoal da Solaqua. Costumam responder a todas as questões que lhes coloco, e sempre fazes uma aquisição mais segura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ser como diz o Mocho e o João, eu tinha atenção à aquisição que vais fazer, Luís. Fala com o pessoal da Solaqua. Costumam responder a todas as questões que lhes coloco, e sempre fazes uma aquisição mais segura.
Pois, já estou a pensar em gastar € para comprar outra igual à que tenho. Eu costumo fazer as minhas compras lá... É uma loja brutal.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Luis Rebelo said:

Pois, já estou a pensar em gastar € para comprar outra igual à que tenho. Eu costumo fazer as minhas compras lá... É uma loja brutal.

Talvez seja mais seguro assim. E sempre ficas com material de mais qualidade. Mas, já agora, porquê comprar uma segunda calha? Fiquei curioso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez seja mais seguro assim. E sempre ficas com material de mais qualidade. Mas, já agora, porquê comprar uma segunda calha? Fiquei curioso...
Acabei por falar com a SOLAQUA e o que o rapaz Ivo me respondeu foi que, como complemento á 900EA, é uma boa opção. Queria adicionar outra porque, neste momento, só tenho cerca de 33 lúmens por litro e queria experimentar plantas com grau de exigência maior... Em relação ao PAR desta 90B, não tenho referências.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como o @João Cardoso (Kadoxu) disse, esta nova  gama B da Twinstar é mais dedicada para peixes do que plantas, sendo rgb puxa mais pelas cores dos animais do que uma calha branca. Mas isso também fazem as outras rgb da mesma marca e ao mesmo tempo fornecem melhor luz para as plantas com o inconveniente, normal,  de serem mais caras que estas novas. É uma questão de escolher o custo/benefício que se adequa mais a ti!

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais