Mira's Garden - IAPLC 2020 #409


Nfsgomes

Recommended Posts

Olá a todos, a pedido do Tozé Nunes venho partilhar convosco a montagem com que participei no IAPLC2020, tendo sido a minha primeira participação em concurso.

Começo por descrever o setup - 

Hardware - 

Aquário Ecoarium Pro Line 90x45x45cm
Luminária Chihiros WRGB90 - posteriormente substituida por 2xTwinstar 900EC

Filtro Hydor Professional 600 com lily pipes em vidro e skimmer incorporado

Injecção CO2 com atomizador JBL proflora

 

Hardscape -

Rocha Ryouh/Seiryu

Madeira Dark Forest Wood by Ecoarium

 

Substrato e areias decorativas - 

Dennerle Scaper's Soil

Dennerle Rio Xingu

Areia amarelada/esbranquiçada que sinceramente não sei a marca e modelo

 

Comecei a montagem com alguma intenção de entrar no IAPLC a ver o que me saía na rifa, não estava propriamente a contar com um lugar muito bom pois vários motivos - não seria um layout para montar, tirar a foto e desmontar, mas sim um "slow burner" sem grandes necessidades de manutenção, e obviamente os layouts nos lugares cimeiros são predominantemente diorama/brasilian/wtvr, e sendo que o que gosto mesmo é o clássico Nature aquarium, foi isso que quis fazer, seguem então algumas fotos.

Hardscape -

tNtnWWA.jpg

Já plantado -

cU4PaSy.jpg

Evolução -

mUGXVQx.jpg

tXEugSu.jpg

 

Pelo meio não estava a ter os resultados que queria, com crescimento em direcção da luz e mesmo nas plantas que tinham acesso desimpedido à mesma, problemas de crescimento e algas. Portanto depois de muito lutar, esfregar, arrancar etc, troquei o mono da chihiros por duas TS900EC, e tudo se tornou mais fácil. Por muitas afinações, intensidades diferentes etc, que experimentasse na chihiros nunca consegui resultados que agradassem.

Entretanto aconteceu o grande evento de 2020, o nosso amigo covid, que fez com que eu esquecesse na totalidade o IAPLC2020, continuei a fazer a manutenção normal e a montagem estava com óptimo aspecto. Entretanto decidi fazer uma valente poda nas rotalas, cerca de duas semanas antes da data de fecho para entrega de submissões....quando soube da data faltava uma semana, estive para desistir mas depois de uma semana com 12 horas de luz, muitas tpas, e fertilização intensa, consegui que as rotalas ficassem a espreitar lá atrás 😄

Aqui fica a foto final - 

 

fTqR1Bs.jpg

 

Satisfeito com o resultado, especialmente com algo feito em cima do joelho, vamos la ver o que o próximo ano nos trás. Não posso também deixar passar em branco os excelentes resultados obtidos pelos Portugueses em geral, não só o Luis, o Samuel e a Vera, mas todos os outros que se chegaram à frente!

Editado por Nfsgomes
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este ano tivemos 3 estreias lusas (pelo menos) e logo em lugares de destaque, o que nos motiva ainda mais para continuar no bom caminho.  Parabéns pela montagem muito nature aquarium, agora passado estes meses após a sessão para a foto ainda deve estar melhor. E obrigado pela partilha, é sempre apreciado por todos saber a história por trás da foto final. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Belo Nature Nuno! 

Parabéns pela posição e pela participação, é sempre bom ver que se vai fazendo alguma coisa por no que toca ao aquascaping e os números de participações estão em crescimento! Todos contam e há bons trabalhos que por receio ou pouco à vontade nos concursos acaba por não sair das 4 paredes do criador, o que é uma pena! 

Agora queremos ver esse aquário actualmente, acredito que esteja bem mais denso e compacto! 

Força nisso e toca a pensar no próximo! 

Abraço 

Cumprimentos, Ismael Figueira

Projectos correntes - FenrirSkogen / Laurento

Projectos terminados - Ephemeris / Wind Of Change / Woods Stream / Little Nature / Rainforest Reborn - video / Primeiro plantado 300L 'rainforest' - video

Link to comment
Partilhar nas redes sociais