Qual comprar?


JoseCarlosMarques

Recommended Posts

Olá a todos. A calha que tenho no meu aquário plantado (https://www.aquariofilia.net/forum/topic/261240-voltando-atrás) foi improvisada com 2 luzes T8 de 10W e 4 focos Flood de 15W. Apesar de só estar ligada 5 horas por dia, continuo a ter algumas algas nas rochas, que todas as semanas tenho que limpar. Começo a chegar à conclusão que exagerei na quantidade de Watts, ou que o espectro não será o mais adequado, pelo que estou a pensar comprar uma nova calha que seja mais fiável. Já contactei 3 lojas e todas elas me sugeriram calhas diferentes, por isso peço a ajuda de quem me possa dar uma opinião aqui no fórum. As opções são:

- Twinstar 600 CA (https://www.paulovieiraaquarios.com/paulo-vieira-aquarios-agua-doce-aquarios-agua-salgada-aquarios-por-medida-aquarios-plantados-lagos-terrarios-porto-maia-produtos/plantas-hardscapes-madeiras-rochas-areias/iluminacao-led/calhas-de-água-doce/twinstar-600-ca-detail)

- Twinstar 600 EA (https://www.paulovieiraaquarios.com/paulo-vieira-aquarios-agua-doce-aquarios-agua-salgada-aquarios-por-medida-aquarios-plantados-lagos-terrarios-porto-maia-produtos/plantas-hardscapes-madeiras-rochas-areias/iluminacao-led/calhas-de-água-doce/twinstar-600ea-detail)

- Chichirios A 601 Plus (https://www.proaquarium.net/product-page/chihiros-rgb-a-plus-led-lightning-system-rgb-a601-plus)

Como podem ver pelo link para o meu aquário, ele tem 80cm(comprimento)x40cm(altura)x30cm(profundidade), e a ideia é apenas ter um tapete de Monte Carlo. Como o investimento ainda é um bocadinho alto, também gostava de comprar alguma coisa que me sirva no futuro, caso queira optar por outro tipo de plantas.

Agradeço desde já todos os vossos comentários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também estou em processo de escolher uma iluminação para o meu primeiro aquário. Das imensas reviews e outros vídeos que já vi as twinstar são das melhores escolhas mas as chihiros não ficam muito atrás em termos de iluminação e esse modelo RGB acho que já permite controlar a cor e os timings o que é sempre uma boa feature a ter já incluída.

As Fluval Planted 3.0 também parecem bem boas mas já são um pouco demais para o meu orçamento

 

Edit: neste momento estou mais inclinado para escolher as chihiros RGB para mim

 

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

58 minutes ago, Ângelo Cunha said:

Também estou em processo de escolher uma iluminação para o meu primeiro aquário. Das imensas reviews e outros vídeos que já vi as twinstar são das melhores escolhas mas as chihiros não ficam muito atrás em termos de iluminação e esse modelo RGB acho que já permite controlar a cor e os timings o que é sempre uma boa feature a ter já incluída.

As Fluval Planted 3.0 também parecem bem boas mas já são um pouco demais para o meu orçamento

 

Edit: neste momento estou mais inclinado para escolher as chihiros RGB para mim

Sinceramente, e tendo lido muita coisa depois ter criado este tópico, vou para a Twinstar 600CA ou para a Chihiros A801. Não considero já a Chichirios A 601 Plus, ou a Twinstar 600EA. Primeiro porque tenho um aquário de 30cm de largura e a Chihiros Plus não faria grande diferença em relação à A. Quanto muito posso comprar uns extensores, ou criá-los eu mesmo, para distanciar a calha da superfície da água e dar-lhe mais abrangência. Depois porque a intensidade da Chihiros me permite (supostamente) um controle muito maior sobre a intensidade da luz que quero no tanque (partindo do principio que terá o controlador de intensidade). O controle por Bluetuth não me interessa minimamente. Quero apenas luz. A única coisa que me deixa indeciso é a qualidade dos LEDS. A Twinstar tem "fama" de ser mais fiável. Dizem que com menos Watts fazem mais. Verdade ou não, a qualidade de construção é também melhor.

Resumindo... estou indeciso entre ter muita luz, que poderá ser controlável, ou boa luz que ligarei à ficha e será sempre a mesma.

Os preços são muito semelhantes. Gostava que alguém mais experiente falasse mais disto...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As Twinstar também podem ser controladas na intensidade usando um pequeno aparelho entre a cablagem. 

Eu optava pela 600EA por ser rgb e emitir uma cor linda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Tozé Nunes said:

As Twinstar também podem ser controladas na intensidade usando um pequeno aparelho entre a cablagem. 

Eu optava pela 600EA por ser rgb e emitir uma cor linda.

Pois, mas comprar uma EA com controlador fica pelo preço de duas Chichirios. E a EA que estamos a falar tem 60cm, contra 80 da Chichirios...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, JoseCarlosMarques disse:

Pois, mas comprar uma EA com controlador fica pelo preço de duas Chichirios. E a EA que estamos a falar tem 60cm, contra 80 da Chichirios...

Nos links que colocaste são ambas de 60 cms e preço muito parecido...daí ter  dado a minha opção.  E um controlador custa perto de 20 euros...

há 6 horas, JoseCarlosMarques disse:

Para além disso, lembro-me de teres dito que Twinstar era para quem não tem limite de orçamento, e Chichirios para quem quisesse o mesmo resultado por menos, certo?

Podes me indicar onde foi que eu disse isso?? 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

4 hours ago, Tozé Nunes said:

Podes me indicar onde foi que eu disse isso?? 

Não foste tu Tozé. Peço desculpa. Foi o João Cardoso, em outro tópico.

A calha para a qual disse estar mais inclinado não foi a primeira que coloquei no tópico. Entretanto falei com o dono da loja e ele sugeriu-me outra, mais barata. A Chihiros A801. E essa é de 80 cm, com LEDs brancos. Não é RGB, portanto não dá para controlar a temperatura de cor. Mas vem já com o adaptador para controlo de intensidade e custa perto de 100€ (https://www.proaquarium.net/product-page/chihiros-a-series-led-lighting-system-a601-1) . Uma EA com controlador vai quase para o dobro desse preço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As chihitos são famosas pela jarda que mandam! Por isso é que é necessário regular a sua intensidade ou tens uma explosão de algas! 😁

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

51 minutes ago, Tozé Nunes said:

As chihitos são famosas pela jarda que mandam! Por isso é que é necessário regular a sua intensidade ou tens uma explosão de algas! 😁

 

Mas entre essa e a CA, qual recomendarias? Não quero equacionar a EA porque acrescentaria metade do preço das outras. Não achas a Chichirios mais versátil? Eu tenho neste momento apenas um tapete de MonteCarlo, mas posso de futuro mudar de ideias em relação às plantas e aumentar a potência da Chichirios...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, são ambas leds bancos. A chihiros  é muito  mais potente por isso terás que por travões  nela para não ires  em frente  na primeira curva 😁. Eu poupava mais um pouco para ficar com a 600EA por ser rgb, a cor delas é  brutal e não necessitas de controlar intensidade,  já vem afinada para obter os melhores  resultados. Mas tu é que sabes o que pretendes  😁

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, Tozé Nunes said:

Bem, são ambas leds bancos. A chihiros  é muito  mais potente por isso terás que por travões  nela para não ires  em frente  na primeira curva 😁. Eu poupava mais um pouco para ficar com a 600EA por ser rgb, a cor delas é  brutal e não necessitas de controlar intensidade,  já vem afinada para obter os melhores  resultados. Mas tu é que sabes o que pretendes  😁

 

Talvez faça mesmo isso. Já que é para investir numa coisa que melhore substancialmente o meu aquário, talvez seja melhor ir para uma marca mais "conceituada", em vez de estar a gastar mais dinheiro numa marca que é supostamente inferior. Achas que os 60cm da EA são suficientes para um aquário de 80cm? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, JoseCarlosMarques disse:

Achas que os 60cm da EA são suficientes para um aquário de 80cm? 

Sim, é suficiente. Ideal era ter  pelo menos 70 mas não é os 10 cms a menos  de cada lado que vai fazer grande diferença. Depende muito do layout, às vezes o hardscape cria sombras que depois temos que compensar  com a iluminação. Basta ver  que os aquários tambem  tem mais largura que as calhas e nunca ninguém refere isso. No teu caso para o teu aquário com 30 cms basta uma calha mas em aquários com  45 ou mais já necessitam de 2 calhas para iluminar tanto a parte da frente como atrás.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Tozé Nunes said:

Sim, é suficiente. Ideal era ter  pelo menos 70 mas não é os 10 cms a menos  de cada lado que vai fazer grande diferença. Depende muito do layout, às vezes o hardscape cria sombras que depois temos que compensar  com a iluminação. Basta ver  que os aquários tambem  tem mais largura que as calhas e nunca ninguém refere isso. No teu caso para o teu aquário com 30 cms basta uma calha mas em aquários com  45 ou mais já necessitam de 2 calhas para iluminar tanto a parte da frente como atrás.

Sim, nisso tens toda a razão. Com calhas de 10cm (em média) também ficas com os tais 10 cm à frente e atrás.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Voltei ao tópico porque me lembrei de uma situação que me pode acontecer no futuro: se uma calha de 60cm serve um aquário de 80cm (10 cm de cada lado não devem afetar o crescimento de plantas), um dia que eu queira mudar, por exemplo, para o standard 90x45x45, essa calha deixa de ser suficiente e teria que a descartar. E mesmo que eu adicione outra EA a esse aquário, 15 cm de cada lado já começam a ser complicados de gerir. Voltando à chihiros... tem 80 cm de largura... num aquário de 90 cm ficaria com uma distância de 5 cm em cada lado. Quase nada, portanto. E acrescentando uma dessas calhas em paralelo, para abranger os 45 cm, ficaria bem servido... Acho que vou voltar à chihiros...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma opção! Mas quem te garante que comprando outro aquário desmachas esse??? Se ainda não percebeste este hobby faz-se de adições e não substituições 😆

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Tozé Nunes said:

É uma opção! Mas quem te garante que comprando outro aquário desmachas esse??? Se ainda não percebeste este hobby faz-se de adições e não substituições 😆

Não posso moço! A minha mulher mete-me fora de casa. Ainda por cima moro numa casa antiga com vigas em madeira. Se começo a juntar muitos tanques, qualquer dia estou a jantar no andar de baixo...

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda tens muito que aprender, tá visto!!!😅

A cena passa-se assim:

Compras um  novo e dizes que enquanto está a ciclar tens que manter os peixesno aquário antigo...

Se ela ao fim de seis meses perguntar "afinal  esse ciclo do azoto demora quantos meses?", dizes que apenas 3 meses mas que entretanto tiveste que arranjar uns camarões para limpar as algas no novo aquário e que na loja não te informaram que não os podes ter junto dos peixes que já tinhas antes...😁

Se ela insistir dizes que já prometeste oferecer-los á ....... (colocar aqui o nome daquela miúda gira do qual ela tem ciúmes) ou uma ex-namorada tua...

 

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Tozé Nunes said:

Ainda tens muito que aprender, tá visto!!!😅

A cena passa-se assim:

Compras um  novo e dizes que enquanto está a ciclar tens que manter os peixesno aquário antigo...

Se ela ao fim de seis meses perguntar "afinal  esse ciclo do azoto demora quantos meses?", dizes que apenas 3 meses mas que entretanto tiveste que arranjar uns camarões para limpar as algas no novo aquário e que na loja não te informaram que não os podes ter junto dos peixes que já tinhas antes...😁

Se ela insistir dizes que já prometeste oferecer-los á ....... (colocar aqui o nome daquela miúda gira do qual ela tem ciúmes) ou uma ex-namorada tua...

Tu moras em Sintra... provavelmente não deves conhecer a minha zona. Moro na Póvoa de Varzim, mas a minha namorada é das Caxinas. É uma zona aqui ao lado, onde existe a maior comunidade de pescadores do país, e onde as mulheres são ensinadas desde pequenas a mandar na casa como ninguém. São óptimas pessoas até desconfiarem do mínimo detalhe que lhes chegue ao ouvido. Se eu disser à minha namorada que vou oferecer um aquário a uma amiga (seja ela qual for... pode ser a mulher mais feia da região!) ou (valha-nos Deus!!!) a uma ex-namorada, não demora mais de 10 segundos até eu ficar com o nariz partido e ter as malas feitas à porta. Com a roupa bem dobrada, claro! Mulher das Caxinas nunca deixa o seu homem andar mal arranjado na rua!

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já repararam que no último vídeo da Green Aqua, que saiu ontem, a Twinstar é substituída pela Chihiros, com o senhor a dizer que prefere a segunda? Acabou-se a ideia de que a marca chinesa poderia ser mais barata. Tenho quase certeza que os preços vão subir...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os preços do último modelo da Chihiros, WRGB II se não me engano, já se manda para cima das duas centenas de euros e com uma das características dos modelos anteriores era o preço em relação à competição não sei se fará a chihiros aumentar o preço ou a twinstar baixar o deles, eu apostava mais na 2 mas é só um palpite

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

49 minutes ago, Ângelo Cunha said:

Os preços do último modelo da Chihiros, WRGB II se não me engano, já se manda para cima das duas centenas de euros e com uma das características dos modelos anteriores era o preço em relação à competição não sei se fará a chihiros aumentar o preço ou a twinstar baixar o deles, eu apostava mais na 2 mas é só um palpite.

Não sei. Não descarto a possibilidade de comprar a 600EA, mas estou mais inclinado para a A801. Acho que vale mais o preço que custa, e volto à mesma conversa... tem 80cm de largura, contra os 60 da EA. Essa história de dar para regular as cores acho que é apenas uma questão estética, e muito sinceramente não me apetece muito andar a experimentar mais azul ou mais vermelho ou seja lá o que for. Quero montar a luz, regular a intensidade e deixa-la estar. De qualquer maneira, acho que se resume mesmo à opção estética de cada um. A A801 tem uma luz mais fria, e eu até gosto dessa ideia. O meu aquário tem pedras mais amareladas e plantas verdes. Acho que a coloração mais azulada vai favorecer esse verde e cortar um bocadinho do amarelo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que querias dizer a A901.

A A901 num aquário de 80cm não sei se consegues colocar os suportes,acho que a calha é de 90 a 110cm.

 

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

 

Edit: erro meu, vi agora que há mesmo uma A801

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais