Com que frequência trocar as massas filtrantes?


Recommended Posts

Boa tarde,

Tenho uma Aquatable com 180l de capacidade.
O filtro é uma Biobox 2.

É muito recente, por isso tenho ainda poucas plantas (6).
Tenho neste momento 26 peixes:

- 4 Corydoras
- 4 Limpa - vidros
- 14 Neon
- 3 Mollys 
- 1 Betta

Sei que dependendo do tipo, algumas massas filtrantes devem ser substituídas com mais frequência - nomeadamente a branca.

Com que frequência? Como sei quando é altura de substiruir? 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Maria

Eu não vejo o porque de teres de substituíres as cerâmicas,a não ser que elas estejam a partir-se ou a desfazer-se,o que é que tu queres dizer com (nomeadamente a branca )

Para a quantidade de peixes que tens não sei se essa Biobox vai dar conta do recado,é melhor começares a pensar e comprares um filtro externo,e tens poucas plantas coloca ai mais plantas porque e uma grande ajuda na biologia do aquário,e ate para os peixes se sentirem mais há vontade.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Álvaro, muito obrigada pela resposta!

On 04/09/2020 at 21:35, Alvaro Silva disse:

Boas Maria

Eu não vejo o porque de teres de substituíres as cerâmicas,a não ser que elas estejam a partir-se ou a desfazer-se,o que é que tu queres dizer com (nomeadamente a branca )

Para a quantidade de peixes que tens não sei se essa Biobox vai dar conta do recado,é melhor começares a pensar e comprares um filtro externo,e tens poucas plantas coloca ai mais plantas porque e uma grande ajuda na biologia do aquário,e ate para os peixes se sentirem mais há vontade.

Saudações 

Olá Álvaro, muito obrigada pela resposta!

Na loja, e junto do próprio fabricante, foi-me dito que teria de substituir as recargas do filtro. 
A branca a que me refiro é a fibra - ou "pré-filtro" - que tem aspeto de esponjoso, e também a recarga de carvão - e me aconselharam a trocar mensalmente.
A minha pergunta é em relação às restantes.

Par já, a Biobox está a fazer o trabalho dela... Vamos ver se aguenta!
Vou sem dúvida seguir o conselho relativamente às plantas! 🙂

Muito obrigada!
 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Maria,

A parte branca que estás a falar creio ser o cartucho onde tens a filtragem mecânica (fibra branca) e a filtragem química (carvão ativado). Nas instruções do fabricante devem indicar de quanto em quanto tempo deves trocar o cartucho. Também já vi, se bem que não sei até que ponto é aconselhável fazer isso, lavar o cartucho com água do aquário e dizem que aguenta mais um tempinho. O tempo ao certo também irá variar de acordo com a carga biológica do aquário. As indicações do fabricante devem ser tidas como uma referência mas se a carga biológica for baixa o cartucho aguentará mais tempo do que num aquário densamente populado.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais