Dúvida sobre salgados


Leonel Jacinto

Recommended Posts

Boas. Algum entendedor em salgados pode me dar umas luzes? 😅 Já tenho 2 aquários de água doce, um de 330litros e outro de 100 litros. agorapara o terceiro que acabo de comprar , um cubo de 50x50x50 com sump traseira com cerca de 10 cm. Queria fazer algo diferente. Seria um projecto viável fazer um salgado? O que seria necessário? Que cuidados e escolhas devo fazer para algo deste tamanho? Alguém me pode ajudar? Já me disseram que um salgado não vale a pena pq da muito trabalho e despesa, já me disseram o contrário, já andei a pesquisar na net mas encontro as duas opiniões e fico a saber o mesmo. Será que alguém me pode ajudar para eu decidir o que fazer com este aquário 😅😅 obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Um cubo de 50 é pequeno para água salgada... não vai dar para grande coisa.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas. 

Um cubo de 50x50x50 nao e mau para começar. 

Nos salgados aplica-se a regra maior e melhor porque quanto maior o aquário menos hipóteses de destabilizar mas mais caro fica. 

Voltando as perguntas sim e bem viável para um projecto de salgado. 

Em relação ao trabalho não da muito. 

Sim pode ser caro inicialmente mas tudo depende do queres ter no aquario. 

Aqui vais ter que ser tu a fazer as escolhas. 

Podes simplesmente optar por corais de facil manutenção como o corais moles e eventualmente uns lps mais para a frente. 

Um casal de palhaços um gobi é caracois e camarão. 

O principal uma boa luz e uma boa bomba de circulação. 

Podes aproveitar o sump para por o termostato e algum material filtrante e uma bomba de retorno. 

Mais tarde ate um skimmer mas com tpas regulares podes manter sem ele. 

Depois tens a rocha que pode ser viva ou morta. 

Mas para começar e rocha, substrato, sal, agua de osmose, termostato e bomba de circulação. O resto pode ser comprado pelo caminho 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pseudochromis sem problema.
Eu gosto e tenho fridmani.
Donzela depende da espécie,são todos terroristas mas ha umas espécies que ate tem treino especial.
Se optar por skimmer ate podem ser mais peixes se forem bem escolhidos

Enviado do meu Redmi Note 8 Pro através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São sensíveis mas não e muito mas e uma espécie muito saltitão.
Sem um jump guard nao aconcelho, alias o jump guard e sempre uma boa adição para prevenir eventuais aventuras dos peixes.
Depois de escolher os corais pense nos peixes que sejam utilitários não so bonitos.
Como o aquário nao e nada grande nao se pode dar ao luxo de ter "classe trabalhadora" e "classe vip" escolhidos pela beleza.
Tem de conjugar as duas coisas.
Por exemplo especies do género valenciennea remexem muito o subatrato e sao uma ajuda importante.
Uma salaria ou oa cirurgiões limpam algas. Neste caso cirurgião nao e muito aconselhável devido ao tamanho.
Ha peixes que sao bonitos mas também podem ter um papel importante na manutenção do aquario e uma ajuda para nos.

Enviado do meu Redmi Note 8 Pro através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A valenciennea, assim como a salaria são peixes pequenos, mas bonitos, na minha opinião. Ambos são da família dos gobies. Quanto aos cirurgiões acho que não deves por pois o aquario é relativamente pequeno para essa especie. Se estiveres mesmo interessado nos cirurgiões podes sempre experimentar os cirurgiões anões do género centropyge, tal como o famoso flame angelfish. Contudo estes são peixes bastante mais caros que aqueles que citámos acima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim relativamente são pequenos mas mesmo assim chegam a 15 cm
As salarias sao blenios não gobios, a valenciennea sim sao da família dos gobios.
Cirurgiões anões???
O Centropyge loricula e um anjo anão nada tem a ver com os cirurgiões

Ps.
Ha valencienneas mais caras que um Centropyge...

Enviado do meu Redmi Note 8 Pro através do Tapatalk



Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 28/10/2020 at 20:50, rat cristian disse:

Sim relativamente são pequenos mas mesmo assim chegam a 15 cm
As salarias sao blenios não gobios, a valenciennea sim sao da família dos gobios.
Cirurgiões anões???
O Centropyge loricula e um anjo anão nada tem a ver com os cirurgiões emoji6.png

Ps.
Ha valencienneas mais caras que um Centropyge...

Enviado do meu Redmi Note 8 Pro através do Tapatalk


 

Ok as salarias são de facto blenios, fiz confusão. Nunca vi valencienna mais caras que o flame angelfish.

 

 

Os anjos sao parecidos com os cirurgiões, mas tens razão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valenciennea bella custa por volta dos 70-80 mas ja os vi a venda por 120 também.
Ja comprei flame angel a 55, verdade que era small

Enviado do meu Redmi Note 8 Pro através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais