Verdete: plantas, rochas e vidros


Recommended Posts

Boas pessoal, sou novo tanto no forum como no mundo da aquariofilia e chegou a hora do pedido de SOS 😄

Comprei e fix o setup do meu aquário com indicações que fui lendo neste e noutros fóruns, e com a ajuda da loja onde normalmente compro o que preciso para o aquário.

Setup:

Aquário de 74L (60x35x35)
Água doce
Termostato a 26ºC,
Filho exterior Fluvial 107 
Iluminação de 6500K

Plantas: 
3 tipos de plantas: Anubis, Lobelia cardinals (mini). A que se encontra atras não sei o nomeias conforme vai crescendo, vou cortando e planto de novo.

Peixes:
2 garra flavatra
4 coridoras mini
10 neon
1 colisa macho + 1 colisa fêmea
3 tetra nariz de bêbado

hhNU7dW.jpg



Problema:

Tenho feito TPA todas as semanas (eventualmente de 2 em 2 semanas) a 30%, mas começou a aparecer um verdete tanto nas pedras como no vidro do aquário. Já reparei que as plantas estão a ficar acastanhadas, nao sei se esta relacionado com o verdete. A planta que está la atrás, quando corto, cresce verde claro (vivo) e aos pouco passa para uma cor acastanhada, dá a impressão de ou estar suja ou a apodrecer (nao vejo sujidade da água)

O filtro foi limpo a cerca de 1 mês e pouco, julgo estar bom tendo em conta o filtro que é a vida que temos no aquário.
Iluminação (6500k) está ligada 9h por dia, e o aquário está longe da janela, por isso não apanha luz direta do sol.

AGyGV1N.jpg

Alguma ideia do que possa estar a acontecer? 🤔

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

pelas imagens, parecem ser diatomáceas o que pode resultar de amónia no aquário... tens feito testes à água?

 

Outra situação é que 9 horas por dia com a luz ligada a 100% pode ser muita luz para tão poucas plantas sem injecção de CO2. Num ambiente assim, principalmente se estiveres a utilizar algum tipo de fertilizante, as algas vão continuar a dominar pois não existem plantas suficientes para consumir os nutrientes.

 

Se o ciclo estiver bem feito, e não tiveres amónia na água, podes comprar uns otocinclus e uns caracois clithon corona que eles adoram isso.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Daniel Candeias

Bem vindo ao Fórum.

Daniel,em todos os meios aquáticos há algas,e nos nossos aquários também,não sei se fizestes o ciclo do azoto,e há quanto tempo montastes o aquário,mas pelo aspecto é um aquário muito recente,coloca mais plantas para elas consumirem os nutrientes,para as algas não terem com que se alimentarem.

Portanto sempre que fizeres uma TPA é limpares os vidros com uma esponja,e as pedras limpares com uma escova de dentes bem limpa.

 

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só agora reparei que tens as Anubias enterradas,pois se não queres que elas morram,ata ou cola a uma rocha ou ao tronco,as Anubias não se deve enterrar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Parabéns pelo aquário. Eu estou a terminar de comprar as coisas para montar o meu de medidas iguais e falta escolher a iluminação.
Podes dizer-me qual o modelo que estás a usar?

Obrigado e cumprimentos

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entretanto comprei dois otocinclus e dois caracóis Neritina Zebra para ajudar na limpeza do aquário e reduzi os ciclos de luz para 4/5h por dia, vamos ver se isto trata o verdete.

Para as plantas acabei por usar "Flourish" da Seaschem, e vou aplicar durante as próximas TPAs, pelo menos ate as plantas crescerem e depois poder (re)plantar mais.

Nao encontrei nenhum kit de testes, vou ver se encontro em algum sitio o kit de testes a agua, talvez consiga fazer na próxima semana so para despiste, e ate pq convém ir vendo o estado da agua (mas acredito que esteja tudo +/- dentro do expectável).

 

Angelo: a luz ja vinha com o meu kit do aquário, nao foi comprada a  parte. Acho que a marca é "Aqualighter", e é de 6500K.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais




 
Angelo: a luz ja vinha com o meu kit do aquário, nao foi comprada a  parte. Acho que a marca é "Aqualighter", e é de 6500K.


Obrigado, procurei na net e parece ser essa marca mesmo.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como foi ditmkoii m b louoloolon o ooh and the ntis o, anubias são plantas de rizoma e por isso não se devem enterrar no solo. Devem ser atadas com fio de nylon ou fio de cozer a troncos ou rochas. 

O verde que vês nas rochas é vidro é normal. É aborrecido e tem de se limpar mas, faz parte dos ossos do ofício. Se até ao momento, não tivestes outros tipos de algas é excelente mas vais ter de aumentar a carga vegetal porque, para o volume de água que tens, penso teres demasiados peixes. 

Poderás ter valores de nitratos e fosfatos elevados e a não ser que aumente a tua massa vegetal, vão aparecer algas indesejadas, para não falar dos valores atrás referidos que no limite poderão matar os peixes. 

A planta que tens no lado esquerdo parece-me a limophila sessiflora. É uma planta de caule que cresce muito rápido e necessita de constantes podas. A planta do lado esquerdo não consegui identificar. 

Quanto a reduzir-se para 4 horas o período de luz é errado. 

Com a massa vegetal que tens, até ao momento, deverias utilizar no mínimo 6 horas mas, recomendo 8 h. 

Importante, teres testes para verificação de níveis de amónia/ nitritos e nitratos. 

As tuas folhas estão amareladas. Sinal de carências. 

Poderá ser potássio e ferro. Diria que, se não estás a utilizar potássio deverias fazê-lo, diariamente. O ferro só uma vez por semana. Cuidado para utilizar apenas valores recomendados. 

Os valores npk de referência comum são: 10/ 1/ 20.

Deverás primeiro pesquisar na net as caraterísticas da água da tua rede antes de começares a fertilizar, especialmente com macro nutrientes. 

No meu caso, a água da rede, vem com nitratos e fostatos. Então, atendendo a isto a fertilizacão destes dois é muito mais reduzida do que uma água em que estes não estejam presentes ou sejam residuais. 

 

 

 

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.