Alteração comportamento peixe telescópio


joana alves

Recommended Posts

Olá a todos,

Tenho um aquário com 3 telescópios pretos, um deles muitas vezes encontro-o encostado ao fundo do aquário atrás das pedras ou mesmo "escondido" atrás das plantas, mas sempre encostado ao fundo e com a barbatana de cima toda para baixo. A primeira vez que o vi assim até julguei estar para morrer, mas logo que abro a tampa do aquário para colocar comida ele vem logo para cima com a barbatana toda levantada e parece normal como os outros dois. Alguém me pode ajudar? O que terá o meu peixe? 

Obrigada 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu disse-lhe no outro tópico que o aquário só dava no máximo para 2... é o mesmo aquário?

Há quanto tempo tem os peixes?

Tem testes para Amónia, Nitritos e Nitratos?

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá 

Não arranjei um aquário maior. Tenho os peixes à 4 Semanas.

Na semana passada fiz a mudança parcial da água... Comprei um Kit de teste para PH, KH e GH..... O que eu acho mais estranho é que quando vou dar de comer é o primeiro a chegar cá cima, come bem, nada perfeitamente mas passado um bocado vai para baixo e anda mais rente ao fundo, e se eu abrir novamente a tampa do aquário vem logo para cima... O filtro também tenho limpo várias vezes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, joana alves disse:

Não arranjei um aquário maior

Então e que tamanho tem o aquário maior?

 

há 2 horas, joana alves disse:

Na semana passada fiz a mudança parcial da água

Deve continuar a fazê-lo todas as semanas 10 a 30% da água.

 

há 2 horas, joana alves disse:

Comprei um Kit de teste para PH, KH e GH

Testes de Amónia (NH), Nitritos (NO2) e Nitratos (NO3) são essenciais para saber se está tudo bem com a água.

 

há 2 horas, joana alves disse:

O que eu acho mais estranho é que quando vou dar de comer é o primeiro a chegar cá cima, come bem, nada perfeitamente mas passado um bocado vai para baixo e anda mais rente ao fundo, e se eu abrir novamente a tampa do aquário vem logo para cima

Pode não ser nada, mas tenho

 

há 2 horas, joana alves disse:

O filtro também tenho limpo várias vezes.

Que filtro está a usar e como é que o limpa?

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este aquário tem 105x50x40.

O filtro em casa já vejo, e costumo lavar com água a ferver. Se houver forma melhor de lavar pode dizer-me por favor.

Obrigado

O filtro é de 500L/H, tenho outro mas acho que será muito forte porque é de um aquário que tive em criança que era muito grande.

Editado por joana alves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que li o filtro convém ser lavado com água do aquário para não perder as bactérias benéficas, acho que a água a ferver não é boa solução.
Quanto ao filtro acho que também é insuficiente, pelas minhas contas o aquário tem cerca de 200l pelo que o aconselhável seria um filtro que faça 5 a 6 vezes esse valor ou seja aproximadamente 1000l/h
Como o João disse, testes de amónia e nitritos são importantes para poder avaliar as condições do aquário.

Enviado do meu MAR-LX1A através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 01/09/2020 at 17:51, joana alves disse:

Este aquário tem 105x50x40.

O filtro em casa já vejo, e costumo lavar com água a ferver. Se houver forma melhor de lavar pode dizer-me por favor.

Obrigado

O filtro é de 500L/H, tenho outro mas acho que será muito forte porque é de um aquário que tive em criança que era muito grande.

Boas, 

Esses peixes são muito porcalhões, o filtro devia ter um caudal de 5 vezes o volume do aquário. Ora se tens 210L de volume, o filtro devia fazer mais de 900L/hora de preferência externo. 

Nunca se deve lavar o filtro com água a ferver, porquê? Vais matar as bactérias presentes no filtro, bactérias essas super importantes para a boa qualidade da água, sempre que lavas o filtro dessa maneira, provocas picos de amónia, nitritos, o que vai iniciar o ciclo do azoto novamente. Deves sim lavar o filtro com a água da tpa, está deve ser de 30% de casa vez. Como esse filtro é fraco, eu faria tpa duas vezes por semana, 30%. 

Espero ter ajudado. 😉

Link to comment
Partilhar nas redes sociais