bichos dos nossos rios . pode-se ter?


cable-man

Recommended Posts

Boas

 

Eu vivo perto do espellho de agua da barragem de castelo do bode.

A agua esta a descer muito e em qualquer sitio que se va apanha-se berbigao ou ameijoa ou la o que é aquilo, a pontape.

 

a minha questao é esta:

 

Posso trazer duas ou tres para o meu aquariocomunitario, mas de agua quente? elas nao cozem?

Tenho o aquario a 26º

 

se puder ter os bichinhos, o que é que eles comem?

Disléxicos do mundo, UNV-IOS!!!

2422_2423.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Se se tratarem de Corbicula fluminea (ameijoa asiática), podes manter sem problemas.

Tenho as minhas há mais de 1 ano, e continuam saudáveis - 28ºC. Preferem fundo de areia, mas também vivem em areão fino.

 

corbicula.jpg

 

Atenção: se se tratar de outro espécie, tem cuidado pois as larvas de algumas espécies são parasitas de peixes.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é pá... posso te dizer que sao quase tao bons como os berbogoes do mar, so é preciso por mais sal a cozinhar.

 

Agora para isso nao sei, so queria mesmo por os bichinhos no aquario proque acho engraçado :wink:

 

Se realmente aguida a filtarr a agua... tanto melhor :wink:

 

 

*****

 

Quando tive um aquario de agua fria tambem tive um lagistim, mas o gajo limpiu os peixes todos, por isso essa ideia esta d eparte :D

Disléxicos do mundo, UNV-IOS!!!

2422_2423.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em todo o lado onde ha areia/terra/lama.

 

Elas estao enterradas. metes a mao e levantas um bom punhado de areia, abanas ate a areia sair toda e vais ver que ficas com duas ou tres na mao.

 

Ha zonas onde nao se ve a aareia. como o rio esta a baixar muito, as cascas de bicho morto sao tantas que tapam completamente o chao. So se ve cascas.

Disléxicos do mundo, UNV-IOS!!!

2422_2423.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

50???

Isso é para comer ou que?

 

Que tamanho é o aquario?

 

ou melhor, e isto é que me interessa, quantas posso por num aquario de 50l, com uns 10 ou 15 Tetra Neon?

Disléxicos do mundo, UNV-IOS!!!

2422_2423.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ehhee

 

tenho umas 50, pois costumo trocar ameijoas por plantas ou outras coisas com outras pessoas... assim, quando preciso enviar alguma coisa é só ir a pesca ao aqua... depois é interessante, pois tenho 2 zonas de fundo no meu aqua, uma zona de areao, e outra zona de areia muito clarita... normalmente a areia está "aspirada" permanentemente... :shock:

 

 

mete umas 3 ou 4.. já é bem nice... alerto para o facto de se tens uma boa altura de areao ou areia, elas estão sempre enterradas... e escolhem a areia ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Tanto quanto sei, os bivalves alimentam-se do plâncton (plankton, whatever, deixo isto pós biólogos :D) existente nas águas. Daí serem bichos com capacidades filtrantes tremendas.

Mas agora não pensem que mandam uma mão cheia de ameijoas para dentro do aquário e que podem encostar os filtros à boxe. Estes animais são bons a filtrar matéria orgânica suspensa na água, partículas em suspensão, etc... Não pensem que passam Amónia a Nitritos e consequentemente a Nitrato. Isso fazem as bactérias ;) O facto de serem aspiradores eficazes, é que "filtram" um volume de água brutal por dia.

Já agora, em termos de alimentação, não comam bivalves apanhados em fozes (ou fós, também não sei como se escreve o termo correcto). Como devem saber, nestes locais há um abrandamento das águas que vêm dos rios e entram nos mares. Daí haver muita acumulação de poluição, o que faz com que estes bichinhos, que "ganham a vida" a filtrar água, por vezes venham com alguns teores não aconselháveis de metais pesados e afins... :wink:

Mas enfim... para alguma coisa servem as entidades que regulam isso. Não é motivo para estarmos com alarmismos :D

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos a todos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois.... aqui usam (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], e não verdemãs.

mais uma vez insisto, e que tal umas fotos.

 

cable-man- estou a pensar ir ate castelo de bode este fim de semana, sabes-me dizer mais exactamente onde viste as ameijoas?? é que a barragem ainda é grandita.

 

 

obrigado

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado!

eu ja tinha visto umas num forum qualquer, se calhar ate neste, e achei montes de piada.

 

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

são muito engraçadas e agora desde que teem areia passam la o dia :)

Coitadas estiveram 3 anos com areão negro com arestas :D

Vou ver se descubro mais, mas com a seca deve de ser dificil....

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais