bichos dos nossos rios . pode-se ter?

cable-man

Recommended Posts

Boas

Eu vivo perto do espellho de agua da barragem de castelo do bode.

A agua esta a descer muito e em qualquer sitio que se va apanha-se berbigao ou ameijoa ou la o que é aquilo, a pontape.

a minha questao é esta:

Posso trazer duas ou tres para o meu aquariocomunitario, mas de agua quente? elas nao cozem?

Tenho o aquario a 26º

se puder ter os bichinhos, o que é que eles comem?

Disléxicos do mundo, UNV-IOS!!!

2422_2423.png

quanto á temperatura nao sei... mas exprimenta.

Já a alimentação, é mais complicado visto que são animais filtrantes, ou seja comem microrganismos, que podes ou não ter no teu aquario...

Olás,

Se se tratarem de Corbicula fluminea (ameijoa asiática), podes manter sem problemas.

Tenho as minhas há mais de 1 ano, e continuam saudáveis - 28ºC. Preferem fundo de areia, mas também vivem em areão fino.

corbicula.jpg

Atenção: se se tratar de outro espécie, tem cuidado pois as larvas de algumas espécies são parasitas de peixes.

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

é pá... posso te dizer que sao quase tao bons como os berbogoes do mar, so é preciso por mais sal a cozinhar.

Agora para isso nao sei, so queria mesmo por os bichinhos no aquario proque acho engraçado :wink:

Se realmente aguida a filtarr a agua... tanto melhor :wink:

Quando tive um aquario de agua fria tambem tive um lagistim, mas o gajo limpiu os peixes todos, por isso essa ideia esta d eparte :D

2422_2423.png

Em todo o lado onde ha areia/terra/lama.

Elas estao enterradas. metes a mao e levantas um bom punhado de areia, abanas ate a areia sair toda e vais ver que ficas com duas ou tres na mao.

Ha zonas onde nao se ve a aareia. como o rio esta a baixar muito, as cascas de bicho morto sao tantas que tapam completamente o chao. So se ve cascas.

2422_2423.png

ehhee

tenho umas 50, pois costumo trocar ameijoas por plantas ou outras coisas com outras pessoas... assim, quando preciso enviar alguma coisa é só ir a pesca ao aqua... depois é interessante, pois tenho 2 zonas de fundo no meu aqua, uma zona de areao, e outra zona de areia muito clarita... normalmente a areia está "aspirada" permanentemente... :shock:

mete umas 3 ou 4.. já é bem nice... alerto para o facto de se tens uma boa altura de areao ou areia, elas estão sempre enterradas... e escolhem a areia ;)

Boas!!

Criei uma zona de areia no meu comunitario, para deleite das minhas verdemãs e até ficava engraçado com umas ameijoas, sera que o palhaço não as papa?

Um Abraço

Olá.

Tanto quanto sei, os bivalves alimentam-se do plâncton (plankton, whatever, deixo isto pós biólogos :D) existente nas águas. Daí serem bichos com capacidades filtrantes tremendas.

Mas agora não pensem que mandam uma mão cheia de ameijoas para dentro do aquário e que podem encostar os filtros à boxe. Estes animais são bons a filtrar matéria orgânica suspensa na água, partículas em suspensão, etc... Não pensem que passam Amónia a Nitritos e consequentemente a Nitrato. Isso fazem as bactérias ;) O facto de serem aspiradores eficazes, é que "filtram" um volume de água brutal por dia.

Já agora, em termos de alimentação, não comam bivalves apanhados em fozes (ou fós, também não sei como se escreve o termo correcto). Como devem saber, nestes locais há um abrandamento das águas que vêm dos rios e entram nos mares. Daí haver muita acumulação de poluição, o que faz com que estes bichinhos, que "ganham a vida" a filtrar água, por vezes venham com alguns teores não aconselháveis de metais pesados e afins... :wink:

Mas enfim... para alguma coisa servem as entidades que regulam isso. Não é motivo para estarmos com alarmismos :D

Espero ter ajudado.

Cumprimentos a todos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

hotrodder

Para saber onde encontrar verdemãs o melhor mesmo é perguntar a um pescador de achigãs eles usam os pobres bixos como isco.

Um Abraço

pois.... aqui usam (G a m b u s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], e não verdemãs.

mais uma vez insisto, e que tal umas fotos.

cable-man- estou a pensar ir ate castelo de bode este fim de semana, sabes-me dizer mais exactamente onde viste as ameijoas?? é que a barragem ainda é grandita.

obrigado

A Água está cada vez mais Viva!

A pedido de varias familias :oops: cá está uma foto dos "Brinca-na Areia" como são conhecidos cá em casa :cry:

A foto não esta grande coisa mas foi o que se poude arranjar.

Pic_5213_7.jpg

Um Abraço

obrigado!

eu ja tinha visto umas num forum qualquer, se calhar ate neste, e achei montes de piada.

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

são muito engraçadas e agora desde que teem areia passam la o dia :)

Coitadas estiveram 3 anos com areão negro com arestas :D

Vou ver se descubro mais, mas com a seca deve de ser dificil....

Um Abraço