Fallen Root (1ª tentativa de Aquascape)


Diogo81

Recommended Posts

Boas,

Nome do Aquário: Fallen Root (foi a primeira ideia a surgir após montar o hardscape ainda na loja)

Data da montagem: 20/08/2020

Dimensões do aquário: Aquário (100Lt) 60x40x40 - 8mm - vidro extra claro (ILA EUROPA)

Equipamentos Instalados
Móvel 120 x 40 x 100
Filtro Externo Oase Biomaster Thermo 350
Termostato: incluido no filtro externo
Iluminação/Foto-período: Led Twinstar 60
0S II ligada a dimmer (6 horas a 80% com 1 hora de "nascer do sol" e "anoitecer" até 1%
Sistema de CO2: Set CO2 da Ecoarium a debitar 2 bolas por segundo, com difusor JBL Proflora e Lily Pipes Ecoarium de vidro para Inflow e Outflow (inicialmente sem skimmer incluido mas precisamente hoje instalei com Skimmer incluido (encomendado via AliExpress).
Skimmer Eheim 350 - utilizado antes de lily pipe com skimmer incluido
 

Substratos & decorações
Substrato fértil: 2 litros de Power Sand Advance; cerca de 11 litros de Aquasoil Amazonia Vers. 2 e 1,5lt de aquasoil amazonia powder
Decorações: 1 raiz de pinho, pedras seiryu

Fertilização ADA Brighty K e ADA Mineral (5ml por dia nas primeiras duas semanas)

Fauna: ainda a decidir


Plantas
5 x Montecarlo
3 x Cuba
2 x Eleocharis Mini
1 x Marsilea Hirsuta
1 x Marsilea Crenata
1 x Hydrocotylle Verticillata
1 x Hygrophila Araguaia
1 x Hygrophila Pinnatifida
1 x Bucephalandra Kedagang
1 x Myriophyllum Guyana
1 x Rotala Wallichii
1 x Rotala sp Green
2 x Rotala Vietnam H´ra
1 x Anubia nana Pangolino
1 x Anubia nada bonsai
1 x Limnobium Laevigatum (a partilhar com o Biorb 60lt)
1 x musgo Riccardia sp chamedryfolia
 
Parâmetros da água
pH - 6,8
gH - >4
kH - 4,5
NO2 - 0
NO3 - 25
NH3/NH4 - n.s.
temperatura - 25º
9.2 - Frequência das TPA's - primeira TPA feita hoje, mas será feita uma TPA de 50% semanalmente

Após um período de quarentena onde comecei a ver vários vídeos sobre aquascaping (Green Aqua / George Farmer, entre outros) e tendo já um aquário em casa que me foi oferecido em tempos (Biorb life 60lt), o bichinho de ter um aquário plantado em casa foi-se entranhando.

Após autorização da esposa 😄 e tirar dúvidas através de vídeos no Youtube e em vários fóruns, fiz uma lista de tudo o que era necessário e ao longo de dois meses fui juntando todas as peças necessárias. Ao montar tudo aquilo que era preciso, e sendo período de férias, decidi aplicar um Dark Start (videos Youtube) e após montar todos os equipamentos e com o hardscape no lugar, deixei o aquário montado com o filtro ligado durante duas semanas. Ao fim de duas semanas, e com a ajuda do Seachem Stability, não só o aquário estava ciclado, como já tinha todas as plantas necessárias para plantar o mesmo.

O aquário já está assim em funcionamento à três semanas, duas sem plantas e quase uma após plantação de todas as plantas (plantado a 20/08). Apenas as Anubias vieram em vasos, sendo as restantes plantas Topica 1-2 grow, o que para alguém sem qualquer experiência de prepara plantas e plantar aquário, foi uma experiência demorada e divertida. Espero que as plantas não se ressintam da falta de experiência.

O musgo como era in vitro e mto pouco na embalagem foi colado de forma quase aleatória e com mta cola à mistura (alguma bem visivel), mas não estou muito satisfeito... vamos ver como corre.

Falta agora escolher a equipa de limpeza (julgo que vou optar por ottos e camarões Amano) e os peixes que irão ser as estrelas da festa.

Espero ir relatando uma aventura calma e bem sucedida (será??????)

 

large.DSC00168.JPGlarge.DSC00173.JPGlarge.DSC00176.JPGlarge.DSC00177.JPGlarge.DSC00182.JPGlarge.DSC00185.JPGlarge.DSC00187.JPGlarge.DSC00194.JPGlarge.DSC00195.JPG

 

Abraços

 

Diogo

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo

Os meus parabéns,esta muito simples e bonito,tu falas de uma raiz de pinho,queres dizer que o tronco é de Pinheiro,se for,não sei se sabes que podes vir a ter problemas,porque o Pinheiro é uma Árvore resinosa,mesmo seca ela contem resina que pode vir a matar todos os vivos de futuro.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Álvaro, desde já obrigado pelo comentário. O tronco foi comprado na Ecoarium no Porto, pelo julgo que não irei ter problemas já que é uma loja especializada em aquascaping.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, na próxima semana vou tentar ver os primeiros peixes para o aquário na mesma loja por isso já tiro a dúvida, até lá resta confiar em quem já tem mtos mais anos disto e ir vendo as plantas a crescer

Cumps


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Uma semana após plantar todas as plantas e juntar mais algumas pedras na parte de baixo do tronco (com algumas anubias nana coladas em pedras), tudo está a correr bem (até agora pelo menos...). O tapete de montecarlo parece que está a fechar bem, as rotalas estão a crescer e a pinnantifida deu um pulo brutal, só a Cuba é que ainda não mostrou grandes sinais de desenvolvimento, embora continue bem verdinha.

 

Entretanto, já cá moram os novos residentes do aquário, trata-se de 6 ottocinclus e 10 caracois clithon corona, que vão tratar das limpezas até decidir quais serão os próximos residentes a dar entrada.

 

Em relação à questão anterior levantada pelo Álvaro, na loja Ecoarium referiram que se trata de um tronco de pinho tratado devido ao factor resina. Passo ainda a indicar a resposta da loja online Aquasabi (site onde costumo realizar algumas compras) que indicaram o seguinte em relação a raízes e troncos de pinho (que também vendem): "

Hello Diogo,

thank you for your inquiry.

We can assure you that pinewood is not toxic for the aquatic inhabitants. The pinewood does turn the water slightly brown because it emits humic substances, but that is the opposite of toxic. Humic substances care for healthy development and secure the gills of the fish.

It is advisable, though, to water the pine wood prior to putting it into the tank to wash away possible adhesive particles. It also takes some time to drown.

 

Bem, mas agora é altura de postar algumas fotos da evolução do Aqua:

large.DSC00229.JPGlarge.DSC00232.JPGlarge.DSC00241.JPGlarge.DSC00247.JPGlarge.DSC00250.JPG

 

Cumps

Editado por Diogo81
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo. Bonita  montagem, a seguir. 

Quanto ao dark start, podes explicar melhor do que se trata? 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A ideia de aplicar um "Dark Start" surgiu após visualizar alguns videos no youtube, onde por acaso, num video de uma loja alemã (Liquid Nature Viena) vi que ciclaram um aquário sem o "sacrificio" de peixes e sem plantas, apenas com o hardscape montado.

 

Como utilizei o Aquasoil Amazonia Vers.II, que quando plantado "obriga" a mudar 50% de água diariamente nas primeiras semanas, diminuindo a frequência das trocas de água até às 4 primeiras semanas do aquário devido à elevada libertação de amónia, e como estava prestes a ir de férias, caso plantasse desde logo não iria ter oportunidade de realizar as trocas de água.

No dia 31 de Julho enchi o aquário, pus o filtro a funcionar, adicionei Seachem Stability e deixei o aquário sem qualquer interferência ou testes até ao dia 05/08, dia no qual comecei a realizar testes com o JBL Proscan. Apenas como nota, o aquário ficou a luz desligada durante todo o processo de ciclagem.

large.DSC00162.JPG

large.image001.jpglarge.image002.jpg

 

No dia 20, após o valor de nitritos se encontrar a 0 e o valor de nitratos estar "normal", fiz a primeira troca de água no aquário com o intuito de plantar o mesmo. Já agora, fiquei fã de plantar não só em solo molhado, mas sim, com água cerca de 3 ou quatro dedos acima do nível de solo onde vamos plantar... torna tudo muito mais fácil e limpo. Além disso, acaba por não ser necessário ir humedecendo as plantas, pois já se encontram debaixo de água.

 

Através dos resultados dos testes, é possível verificar os picos de nitritos e nitrato normais num processo de ciclagem. Tal aconteceu deixando o filtro a funcionar e adicionando um produto como o Seachem Stability (de forma a iniciar o processo de colonização de bactérias no filtro (Oase BiomasterThermo 350 com 5 cestos; 1º cesto com esponja azul 20ppi de origem; 2º, 3º e 4º cesto com Seachem Matrix e 5 cesto com Seachem Purigen e Esponja laranja 30ppi de origem). Mal o valor de nitritos atingiu 0 e o valor de nitrato ficou "normal" decidi plantar o aquário (20/08) e até agora, fora aquela camada tipo algodão a aparecer na madeira, não tive qualquer tipo de problema de algas ou de melting nas plantas devido à elevada libertação de amónia do solo (isto não querendo agoirar ;-D).

 

Uma outra vantagem é que podia ter adicionado peixes logo no primeiro dia após plantar, pois o ciclo já estava terminado

 

O facto que me levou a tentar este "Dark Start" foi principalmente pelo que ia lendo em vários sites a indicar que o Aquasoil Amazonia para iniciantes (como eu) era um solo complicado e que normalmente dá várias dores de cabeça logo no inicio de vida do aquário. Isso e o facto de ter férias a chegar, foi o suficiente para experimentar.

 

Mais questões, estejam à vontade

Cumps

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela partilha da tua experiência. 

Fiquei realmente surpreendido com este método. Mas não fosse o caso de teres ido de férias e não poderes fazer as necessárias  trocas de água e não seria necessário usar este método. Até porque ao contrário daquilo que a malta pensa o ciclo do azoto nunca tem fim, ao adicionar os vivos existe  sempre o necessário acerto entre a produção de amônia e as bactérias nitrificantes. É no equilíbrio entre as duas coisas que um biosistema se considera saudável.  

Estás a seguir o sistema de fertilização da Ada?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aí um belo investimento! E nota-se que fizeste bem o trabalho de casa... tudo segundo as regras e com os materiais e equipamento adequados. Dou-te os parabéns por isso. Quando montei o meu primeiro aquário decidi poupar uns trocos com muito DIY e acho que acabei por gastar mais do que se tivesse feito como tu uma lista de tudo o que precisava e fosse comprando aos pouquinhos. Isso só mostra que tens muita paciência, pelo que tens tudo para conseguir um belo resultado.

Aqui para nós, que a mulher não te ouve... qual foi a conta final? Fiquei curioso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

há 15 horas, Tozé Nunes disse:

Muito obrigado pela partilha da tua experiência. 

Fiquei realmente surpreendido com este método. Mas não fosse o caso de teres ido de férias e não poderes fazer as necessárias  trocas de água e não seria necessário usar este método. Até porque ao contrário daquilo que a malta pensa o ciclo do azoto nunca tem fim, ao adicionar os vivos existe  sempre o necessário acerto entre a produção de amônia e as bactérias nitrificantes. É no equilíbrio entre as duas coisas que um biosistema se considera saudável.  

Estás a seguir o sistema de fertilização da Ada?

 

 

O estar quase a ir de férias quando acabei de montar o aquário ajudou a tomar a decisão, mas mesmo que não fosse o caso, iria experimentar na mesma, até porque um dos principais problemas que ao ler nos fóruns e ver youtube o pessoal encontra ao plantar no mesmo dia em que monta o hardscape, são as algas e o melting de plantas que ocorre devido às bactérias ainda não estarem "instaladas" e isso, em conjunto com a libertação massiva de nutrientes e amónia do aquasoil, faz com que todo o sistema fique instável. Além disso, entre esperar duas a três semanas para plantar, ou durante o primeiro mês fazer trocas de água intensivas, prefiro na realidade esperar para ter um sistema mais estável para iniciar o plantar do aquário.

 

Para já sim, como utilizei Power Sand Advance e Aquasoil Amazonia, estou a seguir o sistema de fertilização da ADA, Green Brighty Mineral e Green Brighty K (5 ml de cada um por dia) durante os primeiros 2 meses, e depois a partir do 3º mês junto o Green Brighty Iron. Tenho ainda o Nitrogen para quando for necessário.

 

há 7 horas, JoseCarlosMarques disse:

Tens aí um belo investimento! E nota-se que fizeste bem o trabalho de casa... tudo segundo as regras e com os materiais e equipamento adequados. Dou-te os parabéns por isso. Quando montei o meu primeiro aquário decidi poupar uns trocos com muito DIY e acho que acabei por gastar mais do que se tivesse feito como tu uma lista de tudo o que precisava e fosse comprando aos pouquinhos. Isso só mostra que tens muita paciência, pelo que tens tudo para conseguir um belo resultado.

Aqui para nós, que a mulher não te ouve... qual foi a conta final? Fiquei curioso.

Obrigado José Carlos, de facto já tinha a ideia de ter um aquário plantado faz muito tempo, mas nunca tinha sequer pesquisado de forma séria o que era preciso para ter um. Devo dizer que fiquei surpreendido com a quantidade de material que é necessário para montar um aquário, e pior, a quantidade de informação que existe sobre plantar, podar, replantar, fertilizar, evitar algas, tratar algas e finalmente como manter o aquário e os seres vivos em plena harmonia (pelo menos durante algum tempo 😄) . Por esse motivo, e com mais tempo do que o normal devido à pandemia, comecei por fazer uma folha de excel (para memória futura) onde ia colocando todos os materiais necessários, móvel incluído, e fui encomendando calmamente todos os itens. O custo final considerando tudo o que está visível nas fotos do primeiro post e com todos os acessórios (mangueiras, tesouras, pinças, esponjas de limpeza, teste tds, o essencial e impres cindível sistema de trocas de água, entre outros acessórios, alguns dos quais desnecessários) ficou tudo por cerca de 1.800€ (a minha mulher sabe, por isso não há o que esconder 😉).

 

Cumps

Diogo

https://www.instagram.com/aqua_invicta/

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Diogo81 said:

Obrigado José Carlos, de facto já tinha a ideia de ter um aquário plantado faz muito tempo, mas nunca tinha sequer pesquisado de forma séria o que era preciso para ter um. Devo dizer que fiquei surpreendido com a quantidade de material que é necessário para montar um aquário, e pior, a quantidade de informação que existe sobre plantar, podar, replantar, fertilizar, evitar algas, tratar algas e finalmente como manter o aquário e os seres vivos em plena harmonia (pelo menos durante algum tempo 😄) . Por esse motivo, e com mais tempo do que o normal devido à pandemia, comecei por fazer uma folha de excel (para memória futura) onde ia colocando todos os materiais necessários, móvel incluído, e fui encomendando calmamente todos os itens. O custo final considerando tudo o que está visível nas fotos do primeiro post e com todos os acessórios (mangueiras, tesouras, pinças, esponjas de limpeza, teste tds, o essencial e impres cindível sistema de trocas de água, entre outros acessórios, alguns dos quais desnecessários) ficou tudo por cerca de 1.800€ (a minha mulher sabe, por isso não há o que esconder 😉).

Pois... o meu investimento deve rondar esse valor, mas não tenho o equipamento de qualidade que tu tens aí em casa. Por outro lado, tenho algum orgulho em dizer que muito do que tenho ali foi feito com as minhas mãos, e esse facto também me fez compreender melhor o porquê disto ou daquilo tudo funcionar ou não. Como bem dizes... construir um aquário de raiz não é pêra doce, e requer muita coisa mesmo, mas apesar de ainda não saber tudo considero que aprendi o suficiente durante este último ano para um dia poder investir numa coisa mais séria e mais permanente. Moro numa casa alugada com soalho antigo, em madeira, e considero esta fase uma fase de experiência para um dia mais tarde, com um suporte mais estável, fazer realmente aquilo que tenho vindo a idealizar na minha cabeça. Vamos indo e vamos vendo. Vou continuar a seguir o teu trabalho. Dá gosto ver que em Portugal se fazem coisas muito decentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, JoseCarlosMarques disse:

Pois... o meu investimento deve rondar esse valor, mas não tenho o equipamento de qualidade que tu tens aí em casa. Por outro lado, tenho algum orgulho em dizer que muito do que tenho ali foi feito com as minhas mãos, e esse facto também me fez compreender melhor o porquê disto ou daquilo tudo funcionar ou não. Como bem dizes... construir um aquário de raiz não é pêra doce, e requer muita coisa mesmo, mas apesar de ainda não saber tudo considero que aprendi o suficiente durante este último ano para um dia poder investir numa coisa mais séria e mais permanente. Moro numa casa alugada com soalho antigo, em madeira, e considero esta fase uma fase de experiência para um dia mais tarde, com um suporte mais estável, fazer realmente aquilo que tenho vindo a idealizar na minha cabeça. Vamos indo e vamos vendo. Vou continuar a seguir o teu trabalho. Dá gosto ver que em Portugal se fazem coisas muito decentes.

 

Boa tarde pessoal,

 

Obrigado pelas tuas palavras José Carlos. Tens toda a razão no que dizes, pois experimentando é de facto a melhor maneira de aprender algo, principalmente neste hobby com tantas variáveis, mas que serve para nos dar prazer e paz de espírito (pelo menos até as algas aparecerem 😉). A escolha de material foi feita precisamente na óptica de investir em algo me pudesse durar uns anos e fui muito influenciado por vídeos como os da Green Aqua, pelo que se as coisas correrem de forma desastrosa, pelo menos não posso culpar o hardware. 

 

Hoje foi dia de troca de água e limpeza de vidros e pré-filtro (Oase biomasterthermo 350), pois os clithon corona são caracóis excelentes para limpar o fundo dos troncos e algas, mas também são máquinas de fazer ..... bem, basta dizer que possuem um metabolismo muito rápido 😄

 

Antes de colocar algumas imagens, não posso deixar de deixar os parabéns à Vera Santos e ao Luís Cardoso (perdoem-se se existirem outros concorrentes lusos) pelos resultados no concurso IAPLC, mto bom.

 

large.DSC00275.JPGlarge.DSC00284.JPGlarge.DSC00292.JPGlarge.DSC00298.JPGlarge.DSC00305.JPG

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Diogo81 said:

Antes de colocar algumas imagens, não posso deixar de deixar os parabéns à Vera Santos e ao Luís Cardoso (perdoem-se se existirem outros concorrentes lusos) pelos resultados no concurso IAPLC, mto bom.

Não há nenhum tópico aqui no fórum que vá dando notícias sobre estas participações!?!?!? Gostava de ir acompanhando os resultados dos portugueses lá fora...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

21 hours ago, Alvaro Silva said:

Boas José Carlos

Não seija por isso ora vê aqui.

Ah!!! Maravilha!!! Mas continuo a achar que os membros aqui do site podiam falar um bocadinho das suas participações. Criei um post para isso. Não sei se já existia algum. Está aqui: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/261361-resultados-de-concursos-internacionais/.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora boas,

 

Após ver os muitos e inspiradores trabalhos no concurso IAPLC (quem sabe um dia...), lá decidi fazer no fim de semana um pouco de manutenção ligeira ao aquário, uma limpeza geral ao filtro e mudar a posição do Inflow e Outflow de forma a melhorar a circulação e a agitação de superfície.

 

Troquei também o Inflow e voltei a colocar o Skimmer Eheim 350 no aquário (ligado apenas por 15 minutos de 2 em 2 horas).

 

A fazer três semanas de plantado amanhã, o aquário continua em modo cruzeiro... foram introduzidos 5 camarões Amano e 10 Rasbora Galaxy para povoar o aqua, e também com esse reforço da equipa de limpeza (no total 5 camarões Amano e 8 caracóis clithon corona) algas é coisa que não se tem visto por aqui (talvez a calma antes da tempestade). O tapete de montecarlo e cuba já está praticamente fechado, a pinnatifida está a tentar tomar conta do tronco e até a rotala Wallichi está a crescer a olhos vistos. Apenas a rotala vietnam h´ra, por estar um pouco na sombra do tronco, está a levar mais tempo a desenvolver (já coloquei a luz mais na parte traseira do aqua para tentar resolver a situação).

 

Ora seguem algumas fotos do estado do Aquário, que até agora me está a dar cada vez mais gosto ter e cuidar:

 

large.DSC00320.JPGlarge.DSC00328.JPGlarge.DSC00338.JPGlarge.DSC00350.JPGlarge.DSC00362.JPGlarge.DSC00371.JPG

 

Editado por Diogo81
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho  que devias repensar a posição do equipamento. Para mim faz mais sentido o skimmer ficar no canto oposto a mandar agua de encontro ao filtro principal. E o drop checker está tão em baixo porquê?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

há 20 horas, JoseCarlosMarques disse:

Que bem que isso está a ficar. Que plantas são aquelas que tens em cima dos troncos? É musgo? Como o prendeste lá? Estão com muito bom aspecto.

Nas pontas dos ramos é musgo Riccardia sp chamedryfolia que foi colado com Seachem Flourish Glue, de inicio ficou-se a ver muito a cola, mas agora, embora continue com duvidas em relação à posição onde os coloquei, até estão a ficar engraçados.

 

há 29 minutos, Tozé Nunes disse:

Acho  que devias repensar a posição do equipamento. Para mim faz mais sentido o skimmer ficar no canto oposto a mandar agua de encontro ao filtro principal. E o drop checker está tão em baixo porquê?

Como nota introdutória, a colocação do equipamento foi no sentido de experimentar para ver como vai funcionar.

Coloquei o Skimmer no mesmo canto dos lily pipes de forma a disfarçar o mais possível o Skimmer, porque desta forma acaba por passar mais despercebido. Apesar do skimmer possa/deva ser colocado no canto oposto de forma a melhorar a circulação do aquário enquanto faz a limpeza, como o aquário não é mto grande, vou confiar que o filtro tenha força suficiente para manter uma boa circulação sem essa ajuda. Os outros motivos para a colocação do skimmer foi:

- como funciona por 15 minutos de 2 em 2 horas, nesse período, e enquanto o Co2 está a debitar via difusor, ajuda a dar força ao outflow

- nos períodos em que está ligado, acaba por beneficiar da circulação natural do aquário, já que mesmo a água na superfície faz um movimento circular que "desemboca" naquele canto.

 

Em relação ao Drop Checker, o mesmo foi colocado lá de forma temporária de forma a garantir que a Cuba tinha o fornecimento necessário de Co2 (pois além das rotalas é a planta que mais necessita de Co2), e está de forma temporária pois tenho um segundo Drop Checker hang on para medir Co2 que irá ser o único a permanecer no aqua.

 

Pelo menos a agitação de superfície melhorou, agora se vai resultar ou não, daqui a uma ou duas semanas já vou conseguir dar nota dos resultados

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esquece. Experimentei uma vez Riccardia e espalhou-se por todo o aquário. Andei dois ou três meses a tira-la do tanque. Admiro a tua coragem, e a forma como isso está a resultar visualmente, mas nunca na vida vou voltar a colocar Riccardia num tanque.

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

pelo que já vi em vídeos, tudo vai depender da forma que o cortas, pois ao fazê-lo numa muda de água, tens que estar a aspirar os pedaços que cortas e não os deixar espalhar no aquário. Pelo menos a teoria é esta, agora vamos lá a ver na prática como é que vai correr, isto porque daqui a uma ou duas semanas já vou ter que começar a dar uso à tesoura para fazer alguns acertos nas rotalas.

 

se vir que perco o controlo do musgo, lá terei que o tirar e tentar estudar melhor qual o melhor tipo de musgo para ter num aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é treta. Riccardia não se prende a lado nenhum e prende-se a todo o lado ao mesmo tempo. Ou seja... mesmo entre mudanças de água, com o movimento do filtro, a Riccardia solta-se e vai cair aos sítios mais inusitados. Eu não dei por ela porque tinha um tapete de Monte Carlo e as cores confundiam-se. Mas a minha Riccardia estava presa com rede e mesmo assim começou a aparecer em todo o aquário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

José Carlos, tu tinhas Riccardia ou Riccia Fluitans?? é que pela descrição, faz lembrar mais o que falam sobre Riccia do que sobre Riccardia, porque até agora, mesmo com um filtro relativamente forte para o tamanho de aquário e com mudas de água, o musgo ainda não saiu do sitio, mas dá-me mais umas semanas e já te relato como correu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 hours ago, Diogo81 said:

José Carlos, tu tinhas Riccardia ou Riccia Fluitans?? é que pela descrição, faz lembrar mais o que falam sobre Riccia do que sobre Riccardia, porque até agora, mesmo com um filtro relativamente forte para o tamanho de aquário e com mudas de água, o musgo ainda não saiu do sitio, mas dá-me mais umas semanas e já te relato como correu.

Erro meu! Confundi tudo. Eu tinha Riccia. Riccardia será portanto uma coisa completamente diferente. Peço desculpa pela confusão, mas ao mesmo tempo fico contente que ela tenha acontecido porque gosto muito do resultado da Riccardia no teu aquário e fiquei com umas ideias para o meu. Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.