Fallen Root (1ª tentativa de Aquascape)


Diogo81

Recommended Posts

Boas JCM,

 

O meu substrato é o ADA Amazonia version II vai fazer um ano a 6 de Julho e até agora não tem falhado... inclusive ao mexer no substrato quando replantei a montecarlo reparei que as "tabs" que vêm com o substrato estavam ainda praticamente inteiras, e os grãos do solo também estavam como no dia que plantei o aqua pela primeira vez, e como dizem que este tipo de solo consegue reter bastantes nutrientes dos fertilizantes líquidos, pode ser essa a razão pela qual as plantas respondem tão bem.

 

Quanto ao fertilizante, não estou a alternar entre fertilizantes, só utilizo o Tropica Specialized, 3 pushs por dia sem alternar com mais nada.

 

Na minha modesta opinião, só tens que ter atenção a uma coisa, eu tenho bastantes plantas de crescimento rápido no aquário (rotalas green / h´ra / rotundifolia; limnophila vietnam; blyxa japonica e hygrophila pinnatifida) e por isso os 3 pushs não fazem grande mossa, mas no teu caso como tens uma litragem parecida, mas uma massa de plantas muito menor, talvez seja demasiado. No teu caso, talvez dois pushs de specialized por dia seria mais do que suficiente (com uma troca de água semanal de pelo menos 50%).

 

Eu mudei de um dia para o outro de fertilizantes ADA para o Tropica Specialized e não tive qualquer problema de algas, por isso não tenhas receio de experimentar e ver como é que as plantas respondem... e se precisares de mais plantas de crescimento rápido, mal consiga atingir o ponto que pretendo a nivel de densidade das rotalas, vou ter bastantes sobras para dar 😉

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Diogo. Antes de mais agradeço a tua disponibilidade, mas julgo que o meu aquário tem ali qualquer coisa que não está mesmo a bater certo, pelo que tenho que tomar uma decisão mais drástica em relação ao que devo fazer. Há pouco tempo meti-lhe lá umas plantas de caule que arranjei quase por acaso numa loja aqui perto, e elas tem crescido bastante bem (acho que fruto da fertilização). Como a Monte Carlo está mais em baixo, no aquário, e deve retirar a maior parte da sua nutrição do substrato, isso não tem acontecido. Acho que está mesmo na altura de mudar de substrato. Na altura que comprei o meu (o NeoSoil da AquaRio) diziam que era muito bom, e realmente foi... no início. Consegui um tapete de Monte Carlo completo em menos de 2 meses, e isto depois de já o ter aparado em alguns sítios onde a planta cresceu de forma quase descontrolada. Na altura nem fertilizantes usava! Mas entretanto a AquaRio parou de produzir esse produto e mudou para o II, que é o tal que também já traz as TABS. Muito provavelmente a coisa começou a correr bem no início, mas não se deve ter aguentado. Quer seja isso quer não, a verdade é que as minhas plantas têm sofrido bastante nos últimos tempos, e com isso a fauna... porque estou sempre a experimentar coisas novas e não consigo estabilizar o aquário. Com um bocadinho de coragem, acho que a coisa vai lá. Eu sei o que tenho que fazer... é uma questão de parar de adiar...

 

Obg. por todas as dicas!!! Grande abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 16/03/2021 at 19:47, Diogo81 disse:

podia ter sido mas não, não estou enganado... são 4 pushs por dia, sendo que na embalagem de facto recomenda 5 por semana para uma litragem de 100L, mas tens que ter a noção de que as recomendações de embalagem não consideram o volume de plantas que tens no aquário, nem o estado das mesmas, por isso aquilo são apenas indicações bastante conservadoras pois terão que servir para a generalidade das pessoas e não dar muitos problemas, senão perdiam clientela.

 

O porquê de estar a deitar 4 pushs por dia deve-se a um vídeo do george farmer, onde para um aquário de litragem inferior ao meu, mas com elevada massa de plantas, recomendava os 4 pushs diários, e como já estava farto de estar a tentar combinar os 4 fertilizantes da ADA e não via melhorias (muito pelo contrário) das plantas, decidi trocar e fi-lo de um dia para o outro.

 

Exactamente.. recomendações para quem faz disto apenas uma distração , o que não é o nosso caso. 

Nem na recomendação consideram Co2, Luz, a nossa água de rede (que a maioria esquece), e a densidade florestal e demais factores. 

Se forem ao UKAPS onde andam os meninos "Farmers".. é só uma questão de fazerem as contas ao que deitam nos aquarios deles. 

Se bem que camuflam muito o que fazem.. mas se lerem bem os tópicos vão apanhando uma coisa aqui e outra ali e facilmente percebem quais são as práticas.

 

Quanto ao teu aquario penso que vai no bom caminho, está porreiraço, e com o tempo tudo se consegue! 

 

Duas notas pessoais:

Esse tapete... requer muita tesourinha senão apodrece por baixo.. 😉 Deixaste crescer muito. 

Esses tapetes "clássicos" são uma dor de cabeça. Experimenta um tapete de "Tripartida". 

E esse musgo.. é outro que vais ter que ter muita paciencia tambem..  sobretudo na tesourada para não ficar nenhum resto perdido no aquario. 

Restos de musgo em aquarios assim, é alguinha na certa. E por norma BBA. 

Atendendo á Luz que tens, eu se visse o musgo a ficar preto no meio mandava-o logo ás urtigas sem pensar duas vezes.

 

Forte abraço. 

 

 

 

 

 

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, 

Quer monte Carlo ou Cuba para mim são tapetes fáceis de manter, e não sou nenhuma expert no assunto, então monte Carlo nem se fala, dos tapetes mais fáceis. Sim é preciso ir podando, nada de complicado, especialmente se se gosta da folha mais pequena.

Sim por vezes a preguiça acontece, poda-se, fica tudo amarelo, há que relaxar, logo o tapete cresce e fica bonito de novo. 

Monte Carlo, Cuba são plantas que até se desenvolvem bem, sem estar em contacto com substrato, vais aos meus dois tópicos e vês grandes quantidades em cima de rocha e troncos, alimentam-se da coluna de água. 

Já arranquei um tapete de monte Carlo, e se há coisa que detesto é mandar plantas para o lixo, é fazer porções e replantar, ele vai lá outra vez. Não há que ter medo de podar, eis a questão. 😉

Ps: vejo-vos a falar muito de fertilizantes, hoje há para aí tantas marcas melhores ou de igual qualidade das da Tropica e ADA, especialmente para gente esquecida como eu. Que às vezes ando às aranhas para me lembrar que ferts é que tenho da fazer naquele dia.

Ainda agora deixei a Seachem para outro produto que gostei bastante, e fiz a alteração de um dia para o outro, e algas nada. Ficou tudo bem e melhor, as plantas agradeceram. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Subscrevendo o que a Vera diz.. diria que a rapaziada tem que comecar a olhar para os aquários de forma leve e simples e não ir atrás do marketing.. nitratos são nitratos.. ferro é ferro.. e por ai diante, seja da Tropica seja da Seachem ou outra coisa qualquer..

Nao pensarem nisso da forma como se ve por aí com tanto calculo matemático .. não é por mais ou menos ppm que um aquario desmorona.

Isto claro está falando de Ferts.

Eu uso adubo universal para plantas.

Importante mesmo neste universo dos plantados é tal como a Vera descreve conhecer as plantas. É meio caminho andado para se ter o que se deseja.

Ser persistente.. nao deu na primeira tentativa.. aprender com os erros e continuar a tentar.

Um exemplo simples:
A Amannia Bonsai nos meus aquários derretia.
Ate o dia em que a meti a levar com mais corrente de água.
Parece simples.. nao é..

E podia estar aqui horas a falar de plantas. .
Mas o bonito é cada um descobrir o seu caminho no seu "rectangulo" único!

Bjs e abracos a todos!



Enviado do meu SM-A217F através do Tapatalk

Paulo Soares

AQUA "SUSSOA" - Paulo Soares

Aquario Sussoa - 2Copy

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Concordo inteiramente com o que ambos disseram @PAFS e @Vera Santos e tenho de confessar que o factor que me levou a mudar de três ou quatro fertilizantes da mesma marca, mas com componentes diferentes (os da ADA e da Seachem por exemplo) foi o facto de ter tudo junto em apenas uma garrafa, e aí sim devido ao marketing da marca, a Tropica foi a escolhida. Que haverá melhores, certamente que sim, mas aí por desconhecimento e por tudo estar a correr bem com o Tropica Specialized, para já vou manter o esquema actual de fertilização.

 

Quanto ao tapete de montecarlo, admito que foi por preguiça/desconhecimento que deixei crescer tanto o tapete, e aí ao ver tanta planta e raiz amarelada, pensei que já não havia volta a trás e aproveitei um cantinho de montecarlo saudável para replantar toda a parte da frente do aqua. No meio do aquário também tenho um pouco de montecarlo a desenvolver--se sobre uma rocha e não é por isso que não tem crescido.

 

Quanto ao musgo, nunca pensei que tivesse um crescimento tão rápido... para o manter curtinho tem sido necessário cortar regularmente e de facto apanhar todos os bocados não tem sido fácil... tenho aproveitado as trocas de água e tento sifonar as sobras e assim minimizar a proliferação do musgo pelo aquário... nesse aspecto o riccardia era muito mais fácil de manter e não crescia tão rápido.

 

Agora é treinar a técnica de poda e tentar levar as coisas a bom porto... ficam aqui imagens da troca de água de hoje com direito a um cortezinho.

 

large.IMG-6253.jpglarge.IMG-6257.jpg

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 hours ago, Vera Santos said:

Quer monte Carlo ou Cuba para mim são tapetes fáceis de manter, e não sou nenhuma expert no assunto, então monte Carlo nem se fala, dos tapetes mais fáceis.

😪 não gozes com os pobres, Vera... a minha continua a não crescer por nada. Tudo o resto cresce no aquário, menos a MonteCarlo, que fica ali quietinha. Já não sei mais o que fazer...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 semanas depois...

Ora boas pessoal 😉 

 

Após um pequeno periodo de ausência cá estou a fazer um ponto de situação sobre o aquário. 

 

Quase a fazer um ano, decidi limpar a parte interior do filtro pela segunda vez, e apesar de não estar tremendamente sujo, a verdade é que ao limpar, pela primeira vez, a cabeça do filtro de toda a sujidade, e (um pouco ao jeito dos videos do Pimp my filter) ter feito uns buracos extras no tudo de entrada de água no pré-filtro, a verdade é que a circulação melhorou muito. Daqui para a frente talvez não espere tanto antes de fazer uma limpeza mais a fundo do filtro.

 

De resto, continuo ainda com um pouco de green spot algae no tapete, mas tem vindo a melhorar com uma utilização parcimoniosa (pelo menos para já) de Seachem Excell como complemento à fertilização.

 

Um ponto positivo é que a população de camarões está a multiplicar-se, principalmente a comunidade red cherry (como seria de esperar).

Ponto negativo - fartei-me do weeping moss e o seu nível rapidissimo de crescimento... tudo o que consegui, tirei do aquário.

 

Até agora posso dizer que me está a dar um gosto imenso o manter o aqua com toda a sua flora e fauna saudável, e tentar encontrar soluções para todos alguns problemas que surgiram (como a cianobacteria por exemplo) ou que ainda possam vir a surgir, mas a verdade é que já me está a apetecer fazer umas pequenas alterações ao laytout... nada de muito extremo, mas quem sabe... após o primeiro aniversário do aqua logo vou pensar nisso.

 

Seguem algumas fotos do estado actual do aqua:

 

large.IMG-6282.jpg

large.IMG-6284.jpg

large.IMG-6285.jpg

large.IMG-6281.jpg

 

Abraços e saúde para todos

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente trabalho e dedicação, a variedade de Flora é fantástica existem pequenos detalhes em todos os lados.

Aproveito para perguntar que planta é a que está tanto a direita como ha esquerda da pedra mais pequena, a "frisada".

há 2 horas, Diogo81 disse:

large.IMG-6285.jpg

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perfeito, Diogo. Tem sido um prazer acompanhar as tuas decisões e as tuas batalhas. Só de me lembrar daquela vez em que tiveste que alterar toda a carpete... eheh... pensei sinceramente que o aquário ia ficar por aí. Afinal não, e a coisa tem vindo a melhorar bastante. Isso mostra muito da tua personalidade. Os meus parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Antes de mais muito obrigado pelos comentários... fiquei de ego cheio 😉. Ricardo, a planta mais frisada é a Pogostemon Helferi, é uma planta que eu tinha colocado no aquário de 30 litros que tenho no quarto da minha filhota, e que ao ter cortado um pouco desse aquário, achei que podia dar um toque engraçado à peça principal, e até agora estou a gostar bastante do look.

 

JCM quando arranquei o tapete da parte frontal, lá que deu trabalho deu, lá que achei que ia ficar mal... não digo o contrário... mas desistir é que não.... só mesmo quando estiver por cima e por ter vontade de algo novo... até lá são meramente desafios a ser ultrapassados (um pouco como o que está a acontecer com o teu caso... o importante é ter paciência e insistir)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, Diogo81 said:

Ricardo, a planta mais frisada é a Pogostemon Helferi

Ele está a brincar contigo, Ricardo. Isso é alface que ele roubou à esposa 😆.

10 hours ago, Diogo81 said:

JCM quando arranquei o tapete da parte frontal, lá que deu trabalho deu, lá que achei que ia ficar mal... não digo o contrário... mas desistir é que não.... só mesmo quando estiver por cima e por ter vontade de algo novo... até lá são meramente desafios a ser ultrapassados (um pouco como o que está a acontecer com o teu caso... o importante é ter paciência e insistir)

Bem verdade, o que dizes. A coisa por cá está bastante complicada, mas desistir é que não. Algum dia, devagarinho, chegarei onde quero. Ou pelo menos vou trabalhar para isso! Grande abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 8 meses depois...
On 8/27/2020 at 8:35 PM, Diogo81 said:

 

 

large.image001.jpglarge.image002.jpg

 

Alguém sabe que sistema é este ????? ou é simplesmente uma colectanea em excell de varios testes efectuados  .. uma cena desta eram muitas sondas ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.