Fallen Root (1ª tentativa de Aquascape)


Diogo81

Recommended Posts

On 12/09/2020 at 01:37, JoseCarlosMarques disse:

Erro meu! Confundi tudo. Eu tinha Riccia. Riccardia será portanto uma coisa completamente diferente. Peço desculpa pela confusão, mas ao mesmo tempo fico contente que ela tenha acontecido porque gosto muito do resultado da Riccardia no teu aquário e fiquei com umas ideias para o meu. Abraço!

Boas,

 

ainda bem que deu para tirares ideias para o teu aquário, já é algo positivo a tirar desta experiência de aquascaping.

 

Abraço

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

apenas para manter um histórico da evolução do aquário, seguem algumas fotos do aqua a caminho do 1º mês de maturidade:

 

O tapete de montecarlo e cuba está completamente fechado e no local onde se encontram está a haver um pequeno confronto sobre quem vai dominar quem... este fim de semana já tive que retirar manualmente alguma montecarlo que já se estava a entranhar na cuba.

De notar um pequeno rebento de myriophyllum guyana perdida junto de um dos pés da raiz (do lado direito) que vai ter que ser realojada para perto dos seus pares.

A hygrophila araguaia também está a ficar uma crescida.
 

large.DSC00394.JPGlarge.DSC00397.JPG

 

Foto para o album de familia de um dos membros da equipa de limpeza 😄

large.DSC00400.JPG

 

A rotala Wallichii já cresceu tanto que já dança ao sabor do flow, não tarda já vai sofrer um cortezinho 😉

 

large.DSC00406.JPG

 

Por fim, algumas fotos da hygrophila pinnatifida que está a crescer como doida, nunca pensei que crescesse tanto e tão rápido. Já está a lançar novos ramos e subir o tronco... vai ter que ser dominada, embora tenha ainda de estudar como fazê-lo... enfim... não há nada como meter as mãos à obra para ganhar experiência (deve acontecer brevemente).

large.DSC00409.JPGlarge.DSC00412.JPG

 

Devo dizer que sendo a minha primeira experiência em aquários plantados, não estava à espera que as plantas crescessem de forma tão rápida já antevendo uma lastimável poda de plantas a aproximar-se...

Abraços

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está limpinho, isso. Muito bem. Continuo a adorar a Riccardia. Acho que vou mesmo experimentar. Mas agora fiquei também de olho naquela planta que tens em forma de "guarda-chuva", no meio da Monte Carlo. Isso cresce até que altura?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, JoseCarlosMarques disse:

Está limpinho, isso. Muito bem. Continuo a adorar a Riccardia. Acho que vou mesmo experimentar. Mas agora fiquei também de olho naquela planta que tens em forma de "guarda-chuva", no meio da Monte Carlo. Isso cresce até que altura?

Boas,

 

De facto até agora não me posso queixar, algas até agora é coisa que não se tem visto por estes lados... vamos ver como é que as coisas continuam a correr...

 

A planta que referes é a hydrocotyle verticillata, supostamente cresce até 7 a 10 centimetros, mas pela forma como está a crescer não sei se irá ficar por aí. Uma coisa que me está a impressionar é a forma como se está a propagar no meio da montecarlo, quer esta planta, como a marsilea hirsuta, estão a invadir o tapete de montecarlo sem pedir licença, o que em conjunto com a eleocharis mini está a dar um aspecto meio selvagem que estou a achar engraçado.

 

Nesta imagem pode ver-se a marsilea hirsuta a começar a espalhar

large.DSC00417.JPG

 

Nesta imagem consegue ver-se a verticillata a espalhar ramos de forma a propagar a espécie

large.DSC00416.JPG

 

Para o teu aquário, no meio do tapete de montecarlo, estas plantas eram capazes de dar um efeito porreiro.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É muito engraçada, a planta. Já a tinha visto algures, mas não sabia o nome. 10 cm talvez seja um bocadinho demais para o que quero. Talvez tenha que optar por uma coisa mais pequena. Eu tive Eleocharis num setup anterior. O problema é que a Monte Carlo não entrava no território da Eleocharis. Pensei coloca-la outra vez, mas apenas quanto o tapete estiver fechado. Vamos ver. Obg. pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Diogo, 

Pessoalmente, não teria usado esse tronco de Pinheiro; tem formas muito retas e pouco apelativas. Utilizaria outro tipo de tronco ou retirava o actual e algumas plantas e ficava com um iguami. 

De resto, as plantas parecem sãs. Nada mais a acrescentar. 

Um abraço. 

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Arlindo disse:

Caro Diogo, 

Pessoalmente, não teria usado esse tronco de Pinheiro; tem formas muito retas e pouco apelativas. Utilizaria outro tipo de tronco ou retirava o actual e algumas plantas e ficava com um iguami. 

De resto, as plantas parecem sãs. Nada mais a acrescentar. 

Um abraço. 

Boas Arlindo,

 

Desde já obrigado pelo teu feedback.

 

O meu objectivo desde que comecei "namorar" a ideia de ter um aquário plantado sempre foi combinar madeira, rochas e plantas com várias cores e tonalidades, pois mesmo em videos ou fotos, sempre foram os hardscapes que mais me chamaram a atenção. Por isso um aquascape estilo Iwagumi está neste momento fora de hipótese, até porque para isso diria que metade das plantas que tenho no aquário não se adequavam.

No inicio, logo após a montagem ainda considerei alterar o tronco, simplesmente porque achava que podia ser grande demais para a dimensão do aquário e até seria fácil pois está pousado sobre as pedras e não enterrado no substracto, mas ao decidir avançar com as plantas isso ficou colocado de parte, e agora, embora seja uma hipótese a considerar no futuro, vou ver como é que o aquário vai evoluir.

 

Neste momento tenho duas situações que estou a considerar:

- o alterar novamente a posição dos lily pipes de forma a conseguir mudar a calha um pouco mais para a traseira do aquário, de forma a dar mais luz à rotala H'ra que está neste momento um pouco na sombra do tronco

- alterar ligeiramente a posição do tronco de forma a, sem mexer na calha e lily pipes, conseguir ter uma melhor distribuição de luz na parte lateral/traseira do lado direito do aquário

 

Como isto é uma aprendizagem constante, vamos experimentando e vendo como corre, contando por isso com as vossas opiniões para melhorar.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, Diogo81 disse:

Boas Arlindo,

 

Desde já obrigado pelo teu feedback.

 

O meu objectivo desde que comecei "namorar" a ideia de ter um aquário plantado sempre foi combinar madeira, rochas e plantas com várias cores e tonalidades, pois mesmo em videos ou fotos, sempre foram os hardscapes que mais me chamaram a atenção. Por isso um aquascape estilo Iwagumi está neste momento fora de hipótese, até porque para isso diria que metade das plantas que tenho no aquário não se adequavam.

No inicio, logo após a montagem ainda considerei alterar o tronco, simplesmente porque achava que podia ser grande demais para a dimensão do aquário e até seria fácil pois está pousado sobre as pedras e não enterrado no substracto, mas ao decidir avançar com as plantas isso ficou colocado de parte, e agora, embora seja uma hipótese a considerar no futuro, vou ver como é que o aquário vai evoluir.

 

Neste momento tenho duas situações que estou a considerar:

- o alterar novamente a posição dos lily pipes de forma a conseguir mudar a calha um pouco mais para a traseira do aquário, de forma a dar mais luz à rotala H'ra que está neste momento um pouco na sombra do tronco

- alterar ligeiramente a posição do tronco de forma a, sem mexer na calha e lily pipes, conseguir ter uma melhor distribuição de luz na parte lateral/traseira do lado direito do aquário

 

Como isto é uma aprendizagem constante, vamos experimentando e vendo como corre, contando por isso com as vossas opiniões para melhorar.

 

Pessoalmente, também não aprecio iguami. Apesar de existirem bons layouts como é o caso do Brasil, neste estilo. Só dei essa sugestão porque tens tapete e rochas 😂😂👌👌👌

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, JoseCarlosMarques disse:

Eu até gosto desse tronco. Onde o encontraste?

 

Já somos dois 😉. O tronco não o encontrei, comprei-o na Ecoarium em Gaia,  pois foi onde tinha comprado o filtro, o sistema de CO2 e outros equipamentos para o aquário, e fui lá um dia experimentar hardscapes no dojo da loja. Depois de uma hora de indecisão, reparei neste tronco na secção de hardscape e fez-se luz... acabei por perder pelo menos mais uma hora a escolher e experimentar pedras que ficassem bem com o tronco e já sendo tarde (pelo menos 30 minutos após a hora de fecho da loja) lá me decidi a trazer tudo para casa e o resto é história...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Arlindo disse:

Pessoalmente, também não aprecio iguami. Apesar de existirem bons layouts como é o caso do Brasil, neste estilo. Só dei essa sugestão porque tens tapete e rochas 😂😂👌👌👌

 

Também gosto bastante do estilo Brasileiro, sendo um estilo de aquascape que vou experimentar de certeza no futuro... é quase um estilo Iwagumi que tomou esteroides à louca 🤪

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas,

 

E assim passou um mês desde que plantei o aqua e tal como já disse anteriormente, estou impressionado com a velocidade a que algumas plantas se desenvolveram... mais umas semanas sem dar uso à tesoura, e a pinnatifida ia tomar conta do aquário todo, porque não só está a crescer em altura, como está a lançar novos ramos para tudo o que é lado.

 

Tendo sido o ultimo fim de semana dedicado às vindimas, não foi feita a manutenção habitual do aquário, ficando por isso agendada para o próximo fim de semana a manutenção do filtro, lily pipe e aquário com direito a corte de plantas e tudo... vamos lá ver como é que vai correr.

 

Ficam aqui as fotos da evolução do aquário:

 

large.DSC00168.JPG

 

Dia de plantar o aqua:

large.DSC00174.JPG

 

1ª semana, onde experimentei colocar o lily pipe com skimmer, coisa que não resultou mto bem, mas vai merecer outra tentativa no futuro.

large.DSC00257.JPG

 

2º semana, com novas alterações a nível de colocação de lily pipes e o tapete de monte carlo e cuba a desenvolver bem

large.DSC00362.JPG

 

3ª semana, já se notando bem o desenvolvimento da pinnatifida a mostrar toda a sua imponência e o tapete de monte carlo e cuba já fechado. A araguaia e a guyana também já estão a espreitar ali atrás.

large.DSC00374.JPG

 

4ª semana, sem grandes alterações pois não foi feita sequer a manutenção semanal, mas pela primeira vez já se nota sujidade nos lily pipes e nem se consegue ver a rotala wallichi atrás do tronco devido à imponênia da pinnatifida que em breve será domada (ou pelo menos será feita a tentativa)

large.DSC00420.JPG

  • Gosto 2
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora boas pessoal,

 

Tal como indiquei no post anterior, este fim de semana foi altura para dar uso à tesoura(s) pela primeira vez, e tal como esperado... foi um MASSACRE... principalmente em relação à pinnatifida que debaixo das suas belas e longas folhas que já praticamente chegavam à superfície, escondia-se uma teia de raizes e ramos que me deixaram sem saber o que fazer. Ficou assim um trabalho inacabado, pois ainda vou ter de dar um jeito a todos os ramos e raminhos que estão literalmente a abraçar o tronco.

 

De resto, foi tentar fazer o melhor possível, com o ainda pouco jeito disponível. Ainda tentei utilizar a técnica de cortar e replantar o topo das plantas, mas acabei só por fazê-lo em relação à rotala Wallichi, já que as outras (guyana e rotala sp green) não mostram tanto a falta de jeito do artista.

 

o tapete de montecarlo e cuba ainda foi o que correu melhor (como já era expectável)

 

Em relação à sessão de corte, criticas aceitam-se, conselhos agradecem-se, principalmente no que diz respeito a domar uma planta como a pinnatifida que pelo que estou a ver é super invasiva.

 

Seguem as fotos do antes:

large.DSC00422.JPG

 

e aqui está o depois:

 

large.DSC00429.JPG

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há muito a dizer, Diogo. A meu ver, a coisa ficou bem feita. Mas agora que vejo melhor o aquário, já com mais plantas, não gosto muito daquele declive do tapete no lado esquerdo do aquário. Nas imagens anteriores não se notava tanto, mas agora com o tapete fechado nota-se bastante. Porque não optaste por deixar o substrato todo à mesma altura? Ainda vais a tempo de o fazer... tira a Monte Carlo, pois mais algum substrato nesse sítio e voltas a planta-la. Daqui por um mês está igual e acho que vais ficar a ganhar.

Quanto ao resto... não vejo ponta de alga nas rochas... como consegues isso?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Não há muito a dizer, Diogo. A meu ver, a coisa ficou bem feita. Mas agora que vejo melhor o aquário, já com mais plantas, não gosto muito daquele declive do tapete no lado esquerdo do aquário. Nas imagens anteriores não se notava tanto, mas agora com o tapete fechado nota-se bastante. Porque não optaste por deixar o substrato todo à mesma altura? Ainda vais a tempo de o fazer... tira a Monte Carlo, pois mais algum substrato nesse sítio e voltas a planta-la. Daqui por um mês está igual e acho que vais ficar a ganhar.

Quanto ao resto... não vejo ponta de alga nas rochas... como consegues isso?

Ora boas,

Quanto à aventura no corte das plantas, deu para safar. Já em relação ao declive, o mesmo foi feito de propósito, sendo aquele o ponto em que o substrato está mais baixo e a ponta oposta (canto traseiro do lado direito) é o ponto onde o substrato está mais alto na tentativa de dar uma melhor sensação de perspectiva. Por esse motivo é que a altura do substrato da esquerda para a direita está em pequeno crescendo.

 

Já em relação às rochas, não é bem assim, na rocha que está na parte frontal do aqua, notam-se algumas pequenas algas, mas nada de preocupante... estou a contar com os caracois clithon corona para dar cabo delas e juntamente com os camarões Amano e os otocinclus, estão a fazer um óptimo trabalho.

 

large.IMG_5463.jpg

 

Outro dos factores que estão a ajudar a não ter algas, pelo menos para já, é ter plantado de forma intensiva desde o inicio, ao mesmo tempo que os fertilizantes que utilizo (esquema de fertilização da ADA) são considerados Lean Fertilizers.

 

Em relação à luz (Twinstar II600S), estou com um fotoperiodo de: meia hora de "amanhecer", 1h30 a 80%; 4 horas a 100%, 1h30 a 80% e 30 minutos de "Luar", controlado por dimmer.

 

de resto, são as mudas de água todas as semanas de 50% ou um pouco mais, boa circulação (ainda estou em fase de tentativa erro na colocação de lily pipes e skimmer) e nada mais.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, Diogo81 said:

Ora boas,

Quanto à aventura no corte das plantas, deu para safar. Já em relação ao declive, o mesmo foi feito de propósito, sendo aquele o ponto em que o substrato está mais baixo e a ponta oposta (canto traseiro do lado direito) é o ponto onde o substrato está mais alto na tentativa de dar uma melhor sensação de perspectiva. Por esse motivo é que a altura do substrato da esquerda para a direita está em pequeno crescendo.

 

Já em relação às rochas, não é bem assim, na rocha que está na parte frontal do aqua, notam-se algumas pequenas algas, mas nada de preocupante... estou a contar com os caracois clithon corona para dar cabo delas e juntamente com os camarões Amano e os otocinclus, estão a fazer um óptimo trabalho.

 

large.IMG_5463.jpg

 

Outro dos factores que estão a ajudar a não ter algas, pelo menos para já, é ter plantado de forma intensiva desde o inicio, ao mesmo tempo que os fertilizantes que utilizo (esquema de fertilização da ADA) são considerados Lean Fertilizers.

 

Em relação à luz (Twinstar II600S), estou com um fotoperiodo de: meia hora de "amanhecer", 1h30 a 80%; 4 horas a 100%, 1h30 a 80% e 30 minutos de "Luar", controlado por dimmer.

 

de resto, são as mudas de água todas as semanas de 50% ou um pouco mais, boa circulação (ainda estou em fase de tentativa erro na colocação de lily pipes e skimmer) e nada mais.

 

Hummm... obg. pela tua resposta tão completa. Vou tentar copiar alguns passos. Por acaso já tenho os lily pipes colocados da mesma forma que os teus. Havia um canto do aquário que parecia não ter muita circulação, e resolvi experimentar. Até agora parecem funcionar bem assim. As mudas de água é que vão ter que ser mais recorrentes. Fazia como tu... 50% uma vez por semana, mas acho que vou repetir o processo pelo menos mais uma vez por semana. Já não abria o filtro há um mês, e da última vez que o abri assustei-me... as esponjas e toda a matéria filtrante estavam com uma cor avermelhada, muito esquisita. 

Como uso uma calha chihiros sem controlador, só posso reduzir a intensidade, que está agora a menos de metade, 7 horas por dia. Caso as plantas continuem a crescer bem assim, vou tentar reduzir ainda mais. E esses caracóis, como se comportam? Não se reproduzem?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, JoseCarlosMarques disse:

Hummm... obg. pela tua resposta tão completa. Vou tentar copiar alguns passos. Por acaso já tenho os lily pipes colocados da mesma forma que os teus. Havia um canto do aquário que parecia não ter muita circulação, e resolvi experimentar. Até agora parecem funcionar bem assim. As mudas de água é que vão ter que ser mais recorrentes. Fazia como tu... 50% uma vez por semana, mas acho que vou repetir o processo pelo menos mais uma vez por semana. Já não abria o filtro há um mês, e da última vez que o abri assustei-me... as esponjas e toda a matéria filtrante estavam com uma cor avermelhada, muito esquisita. 

Como uso uma calha chihiros sem controlador, só posso reduzir a intensidade, que está agora a menos de metade, 7 horas por dia. Caso as plantas continuem a crescer bem assim, vou tentar reduzir ainda mais. E esses caracóis, como se comportam? Não se reproduzem?

Boas,

 

Aqui o objectivo é mesmo esse, partilhar informação para que possamos aprender cada vez mais uns com os outros.

 

Em relação aos lily pipes, assim como estão na ultima foto é a forma que, devido ao hardscape e plantas, melhor funciona no que diz respeito à circulação da água e distribuição de CO2 (pelo menos até mudar de novo de ideias). Tens actualizado o post do teu aqua?

 

O filtro, desde que está a funcionar, e devo referir que antes de plantar o filtro esteve a funcionar durante 3 semanas num "dark start", por isso já está praticamente a funcionar à dois meses, e apenas o abri totalmente uma vez, e foi simplesmente por descargo de consciência, pois o interior do filtro estava praticamente limpo. Essa é a vantagem do filtro Oase biomaster, o pré-filtro com 5 esponjas apanha praticamente todos os detritos e basta limpar o pré-filtro uma vez por semana, ou de duas em duas semanas, e o interior do filtro apenas o vou limpar agora ao final de 2 ou 3 meses. Fazes ideia do que motivou as esponjas e a matéria filtrante estar com a cor avermelhada?

 

As chihiros têm fama de ser bastantes potentes, por isso imagino que tenhas de ter cuidado com a intensidade para o aqua não ganhar algas.

 

Os caracóis clithon corona, pelo que me disseram não se reproduzem, e pelo que tenho visto, são bastante activos como membros da equipa de limpeza e inclusive não têm deixado aqueles ovos que alguns caracóis deixam espalhados no aqua, ou pelo menos ainda não vi nenhum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

55 minutes ago, Diogo81 said:

Boas,

Aqui o objectivo é mesmo esse, partilhar informação para que possamos aprender cada vez mais uns com os outros.

Em relação aos lily pipes, assim como estão na ultima foto é a forma que, devido ao hardscape e plantas, melhor funciona no que diz respeito à circulação da água e distribuição de CO2 (pelo menos até mudar de novo de ideias). Tens actualizado o post do teu aqua?

O filtro, desde que está a funcionar, e devo referir que antes de plantar o filtro esteve a funcionar durante 3 semanas num "dark start", por isso já está praticamente a funcionar à dois meses, e apenas o abri totalmente uma vez, e foi simplesmente por descargo de consciência, pois o interior do filtro estava praticamente limpo. Essa é a vantagem do filtro Oase biomaster, o pré-filtro com 5 esponjas apanha praticamente todos os detritos e basta limpar o pré-filtro uma vez por semana, ou de duas em duas semanas, e o interior do filtro apenas o vou limpar agora ao final de 2 ou 3 meses. Fazes ideia do que motivou as esponjas e a matéria filtrante estar com a cor avermelhada?

As chihiros têm fama de ser bastantes potentes, por isso imagino que tenhas de ter cuidado com a intensidade para o aqua não ganhar algas.

Os caracóis clithon corona, pelo que me disseram não se reproduzem, e pelo que tenho visto, são bastante activos como membros da equipa de limpeza e inclusive não têm deixado aqueles ovos que alguns caracóis deixam espalhados no aqua, ou pelo menos ainda não vi nenhum.

Sim, o objectivo é esse 🙂 . E ainda bem que assim é. Tenho aprendido bastante.

Não faço ideia do que possa ter causado aquela porcaria com a cor avermelhada dentro do filtro. Costumo limpa-lo de seis em seis semanas, mas desta vez assustei-me porque aquilo parece nem sequer sair com uma boa esfregadela. Também não quis mexer muito porque não quis estar com ele muito tempo aberto, de qualquer maneira, adicionei algum substrato de uma marca um bocado duvidosa ao que já tinha, e quase adivinho que terá sido isso a causa do problema. Agora não há muito a fazer. É deixar andar, e daqui a seis semanas vejo como está outra vez. 

Não tenho actualizado o post do meu aquário porque já alterei muita coisa mas ainda não fiz um post novo. Talvez amanhã... O aquário ficou completamente diferente, por isso é como se fosse um aquário novo.

Quanto à luz... realmente é bastante forte. Estou a tentar perceber até onde posso ir, mas uns caracóis desses haviam de ajudar bastante 😉 . 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 horas, JoseCarlosMarques disse:

Sim, o objectivo é esse 🙂 . E ainda bem que assim é. Tenho aprendido bastante.

Não faço ideia do que possa ter causado aquela porcaria com a cor avermelhada dentro do filtro. Costumo limpa-lo de seis em seis semanas, mas desta vez assustei-me porque aquilo parece nem sequer sair com uma boa esfregadela. Também não quis mexer muito porque não quis estar com ele muito tempo aberto, de qualquer maneira, adicionei algum substrato de uma marca um bocado duvidosa ao que já tinha, e quase adivinho que terá sido isso a causa do problema. Agora não há muito a fazer. É deixar andar, e daqui a seis semanas vejo como está outra vez. 

Não tenho actualizado o post do meu aquário porque já alterei muita coisa mas ainda não fiz um post novo. Talvez amanhã... O aquário ficou completamente diferente, por isso é como se fosse um aquário novo.

Quanto à luz... realmente é bastante forte. Estou a tentar perceber até onde posso ir, mas uns caracóis desses haviam de ajudar bastante 😉 . 

 

Boas José Carlos,

 

Compra os caracóis que não te vais arrepender. Agora fiquei com curiosidade para ver como está o teu aqua... isso é a tentativa de melhorar o que está dentro dos 5 vidros, ou já vontade de reiniciar e começar o novo hardscape com a rocha vulcânica?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Diogo81 said:

Boas José Carlos,

Compra os caracóis que não te vais arrepender. Agora fiquei com curiosidade para ver como está o teu aqua... isso é a tentativa de melhorar o que está dentro dos 5 vidros, ou já vontade de reiniciar e começar o novo hardscape com a rocha vulcânica?

Já o alterei, com a rocha vulcânica. Uma boa fotografia é o que falta para o apresentar aqui à malta...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

20 hours ago, Diogo81 said:

Boas José Carlos,

Compra os caracóis que não te vais arrepender. Agora fiquei com curiosidade para ver como está o teu aqua... isso é a tentativa de melhorar o que está dentro dos 5 vidros, ou já vontade de reiniciar e começar o novo hardscape com a rocha vulcânica?

Olá Diogo. Podes ver o novo layout do meu aquário aqui: https://www.aquariofilia.net/forum/topic/261613-o-bicho-está-entranhado/. Espero que gostes!

Editado por JoseCarlosMarques
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Oras boas pessoal,

 

Esta semana, foi altura de colocar mais uns habitantes neste belo ecosistema (pelo menos quero pensar que sim...). Neste momento os residentes  são os seguintes:

6 Ottocinclus

10 Caracóis Clithon Corona

5 Camarões Amano

14 camarões (7 Red Bee Shrimp e 7 Black Bee Shrimp)

14 Rasbora Galaxy

Faltam ainda 6 Microrasbora erythromicron, mas não está fácil de arranjar.

 

Em relação às, cada vez mais belas plantas, dois terços do aqua estão a desenvolver de forma impecável, já o terço direito do aqua, a rotala SP green e Rotala H'ra, por terem estado um pouco à sombra do tronco, não desenvolveram como se desejava. Este fim de semana, foi assim altura para colocar a calha na parte traseira de forma a iluminar melhor as rotalas na lateral do aqua, bem como podar as ditas, pois algumas das pontas superiores já mostravam sinais de deficiência de crescimento.

De forma a promover novo crescimento de forma saudável, a tesoura lá teve que entrar em acção e agora é esperar para ver se a poda deu resultado ou não 🤔.

 

Na loja onde fui buscar os camarões, estava ainda à procura de uma planta da família bucephalandra para completar um pouco mais o tronco. Como estavam sem stock de bucephalandras, não resisti a trazer uma planta para casa, sem saber sequer como iria ficar o conjunto geral (há quem compre roupa por impulso, pelos vistos está a acontecer-me o mesmo com plantas 🥴), trouxe assim uma Anubia Nana Snow White da Aquaflora que achei lindíssima, e que iria contrastar com o resto das cores no aquascape.

 

Aproveitando a limpeza semanal do aquário, pré-fitro e troca de água, lá coloquei a nova Anubia e agora vamos lá ver como é que se vai desenvolver 😉.

 

Entretanto já chega de conversa e cá estão algumas fotos de forma a dar a conhecer a evolução do primeiro de muitos aquascapes... ou pelo menos assim espero 🙂

Imagem do aquário antes da manutenção semanal

large.DSC00529.JPG

Detalhes do aqua após manutenção semanal, poda das rotalas na lateral direita e adição de Anubia Snow White:

A bela Anubia Pangolino, que após um primeiro mês complicado (com muita exposição de luz), já se encontra na sombra e começa a dar novos rebentos

large.DSC00537.JPG

O matagal composto por Guyana, Rotala SP Green e Rotala Wallichi

large.DSC00599.JPG

Bucephalandra Kedaganga a dar cada vez mais rebentos e a ficar com uma pigmentação espetacularlarge.DSC00608.JPG

Imagem ainda rara dos novos habitantes do aqua... isto porque ainda passam muito tempo escondidos no meio das rotalas/matagal com medo dos inofensivos rasbora galaxy

large.DSC00637.JPG

Imagem da nova adição ao plantado... Anubia Snow White, vamos lá ver como é que isto vai correr.....

large.DSC00610.JPG

 

Detalhe da rocha principal (frontal) com a presença de anubias (snow white e nana petite) e rodeada pela anubia pangolino, pinnatifida, eleocharis mini, hydrocotyle verticillata,montecarlo, marsilea hirsuta e guyana... enfim, neste quadradinho já estão representadas um bom numero de especies... e uma folhinha da araguaia ainda está a espreitar no canto direito 🤪large.DSC00656.JPG

 

Para finalizar, uma foto frontal do aqua, onde se pode ver um trabalho em desenvolvimento (o centro e o lado esquerdo estão bem mais desenvolvidos que o lado esquerdo, que sofreu uma poda geral este fim de semana).large.DSC00655.JPG

 

Quase a fazer dois meses de plantado, e sendo suspeito pois ainda não tive problemas de maior (algas), a experiência tem sido extremamente positiva e dá cada vez mais gosto ver a evolução do aquascape e experimentar coisas novas de forma a aprender cada vez mais (ainda bem que o aquário não é maior, senão a vontade de experimentar cada vez mais plantas seria problemática).

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente aquele tronco está a bloquear alguma luz às plantas no canto posterior direito. Mas imagino que quando as Rotalas comecem a aproximar-se da superfície da água isso vai deixar de acontecer. Já pensaste numa solução temporária como esta?

 

56ME9FA.jpg

 

Podes coloca-la na lateral direita do aquário e direciona-la para as Rotalas, enquanto elas crescem. Comprei isso na Casa China e foi barato. Acho que não chegou aos 10€.

 

Quanto ao resto, nada mais a acrescentar... o aquário está com muito bom aspecto, e essa Anubia Nana Snow White parece-me muito bonita. Não conhecia, mas parece-me uma óptima aquisição para o teu tanque. Continua o bom trabalho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.