Compatibilidade de fundo 3d com cola


Luis Tiago

Recommended Posts

Boas.

Estou a reiniciar a minha actividade aquariofilista após jejum de quase 12 anos. Irei instalar um aquário em breve e surgiu já uma dúvida que talvez alguém possa esclarecer. Comprei um fundo 3d da juwel que vou pôr internamente junto à parede posterior do aquário e à qual queria colar musgo. Esse fundo é de poliuretano revestido com resina de epoxi. Que cola será a mais indicada sem causar mortandade e estragar a placa 3d. Mandei um mail para o fabricante e estes responderam que não tinham experiência no assunto em questão. Indicaram-me uma cola à base de cyanoacrylato e que era vulgarmente utilizada em troncos e rochas sem problemas. 

Obrigado desde já.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís Tiago

Bem vindo ao Fórum.

Sim Tiago,mediante o fundo 3d se for compatível com a cola há base de cyanoacrylato podes colar sem qualquer problema,mas também podes colar com cola silicone própria para aquários,e dentro do que diz a bula da cola é só esperar o tempo correcto de colagem.

A cola há base de Cyanoacrylato,é a cola mais conhecida por super cola 3,ao comprares lei na parte de traz da embalagem se ela tem a cyanoacrylato.

Tem em atenção que a cola de silicone tem que ser própria para aquários.

 

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque não experimentas o método do iogurte para os musgos em vez de estares a estragar o fundo com colas ou silicone?

O método do iogurte, daquilo que me lembro, consiste em triturar musgo e misturar com iogurte natural, para depois espalhar na superfície em que queres que o musgo cresça. Não me lembro se o método implica um início a seco (sem água no aquário, mas mantendo a humidade em níveis altos, também conhecido por dry start), mas penso que é necessário por causa do iogurte.

Também não sei se resulta com todos os tipos de musgos, mas musgo de Java por exemplo resulta bem.

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela sugestão João. Já agora tens ideia quanto tempo mais ou menos demorará o musgo a fixar-se? Iniciava já o processo fora do aquário para acelerar tudo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 57 minutos, Luis Tiago disse:

Obrigado pela sugestão João. Já agora tens ideia quanto tempo mais ou menos demorará o musgo a fixar-se? Iniciava já o processo fora do aquário para acelerar tudo...

O Tom Barr fala em cerca de 2 semanas no fórum dele Blender Method - Barr Report. Podes iniciar fora do aquário se tiveres maneira de manter os níveis de humidade altos, senão o musgo seca.

Tens este vídeo com o método (em inglês). Na minha opinião não é preciso triturar tanto o musgo, basta cortar em pedaços pequeninos (como também diz o Tom Barr) e penso que isso também ajude um bocado a acelerar mais o processo de fixação.

 

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais