A Maternidade


Recommended Posts

Para celebrar a minha mensagem nº 600 decidi partilhar o meu aquário mais pequeno...

Inicialmente este aquário era só para camarões... depois com a necessidade, transformou-se numa maternidade para os Platys que me têm nascido nos últimos meses até terem tamanho suficiente para irem para o aquário da "creche".

  • Aquário: cubo de acrílico de 18cm, portanto leva pouco mais de 5L de água.
  • Filtro: filtro de esponja com bomba de ar USB revestida a silicone e extremamente silenciosa.
  • Termostato: nano de temperatura fixa da Marina (só para os meses mais frios).
  • Luz: LED de 15cm da BPS (marca vendida nos Chineses)
  • Substrato: Pedras de Lava da JBL
  • Flora:
    • Limnobium laevigatum
    • Salvinia natans
    • Phyllanthus fluitans
    • Lilaeopsis brasiliensis
    • Helanthium quadricostatus
    • Ceratophyllum demersum
    • Nymphaea lotus
    • E mais 1 ou 2 que não sei o que são ou não quero dizer... 😅
  • Fauna
    • Hyalella
    • Planorbis Vermelho
    • Camarões Red Cherry
    • 40+ alevins de Platy com menos de 1 mês

Alevim acabadinho de nascer

large.20200625_113901.jpg

 

Alevins com apenas alguns dias - 28 de Julho

large.20200728_154427.jpg


Alevins com cerca de 4 semanas - 18 de Agosto

large.20200818_112442.jpg

 

Mais uns dias e estes alevins já vão para a creche, que vem aí outra ninhada a caminho... em cerca de 4 meses os 7 Platys que comprei transformaram-se em mais de 100. Isto só com 2 fêmeas adultas... e nem sempre as consigo apanhar a tempo para os alevins não serem comidos à nascença!

Editado por João Cardoso (Kadoxu)
  • Gosto 3

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Bom dia João,

Estás um criador feito , agora tens é de arranjar um aquario maior isso não vai parar, é pior que coelhos .

Cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estou a preparar 4 aquários plantados para eles! 😅

O primeiro já está quase:

 

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Agora que já tenho aquários maiores, a maternidade também serve de "quarentena"...

large.20201128_122729.jpg

(não ralhem comigo, que estes meninos só vão estar aqui 3 ou 4 dias a fazer tratamento profilático)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jo

há 5 horas, João Cardoso (Kadoxu) disse:

(não ralhem comigo, que estes meninos só vão estar aqui 3 ou 4 dias a fazer tratamento profilático)

João, não te preocupes, pois tenho a certeza que eles se vão sentir bem... Já viste o ar dele a olhar para ela? 👀

Vão ser felizes, mesmo que seja efémera a passagem por este aquário... LOL :default_jcb_nyah:

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, C Mocho disse:

João, não te preocupes, pois tenho a certeza que eles se vão sentir bem... Já viste o ar dele a olhar para ela? 👀

Vão ser felizes, mesmo que seja efémera a passagem por este aquário... LOL :default_jcb_nyah:

Ahahah!

A verdade é que já tive que os separar... não sei se por estarem num espaço tão reduzido, ou por o laranja estar mais frágil, estava constantemente a ser perseguido. Vão ter que manter o distanciamento social... 😑

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, tu que percebes da criação de neons chineses... que dás aos alevins para comer? Serve a comida normal, triturada?

No outro dia, quando estava a preparar a minha nova montagem, deixei os meus peixes durante a noite num aquário mais pequeno e quando os fui tirar de lá notei que havia alguns alevins dentro do tanque. Como não sabia muito bem o que fazer, e não tinha nenhum filtro para colocar dentro desse tanque mais pequeno, juntei os alevins aos peixes maiores, no meu aquário principal, e entretanto deixei de os ver. Podem estar escondidos no meio das plantas, mas o mais provável é que tenham sido comidos pelos maiores, ou pelos camarões. De qualquer maneira, fiquei com o "bichinho" e gostava de experimentar a criação de alguns. Só para ver se conseguiria ou não fazê-lo. Já agora... é essencial o uso de filtro numa maternidade, durante a procriação? Ou posso deixar lá os peixes sem qualquer filtro, apenas até eles nascerem, e depois passa-los para uma daquelas maternidades que se colocam nos aquários maiores?

Obrigado pelas dicas que poderás dar. Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 30/11/2020 at 12:48, JoseCarlosMarques disse:

João, tu que percebes da criação de neons chineses... que dás aos alevins para comer? Serve a comida normal, triturada?

No outro dia, quando estava a preparar a minha nova montagem, deixei os meus peixes durante a noite num aquário mais pequeno e quando os fui tirar de lá notei que havia alguns alevins dentro do tanque. Como não sabia muito bem o que fazer, e não tinha nenhum filtro para colocar dentro desse tanque mais pequeno, juntei os alevins aos peixes maiores, no meu aquário principal, e entretanto deixei de os ver. Podem estar escondidos no meio das plantas, mas o mais provável é que tenham sido comidos pelos maiores, ou pelos camarões. De qualquer maneira, fiquei com o "bichinho" e gostava de experimentar a criação de alguns. Só para ver se conseguiria ou não fazê-lo. Já agora... é essencial o uso de filtro numa maternidade, durante a procriação? Ou posso deixar lá os peixes sem qualquer filtro, apenas até eles nascerem, e depois passa-los para uma daquelas maternidades que se colocam nos aquários maiores?

Obrigado pelas dicas que poderás dar. Abraço

Vamos lá então por partes...

De criação de Neons Chineses não sei quase nada (sei alguma teoria, mas nunca tentei criar condições para se procriarem). O único alevim que já vi deles encontrei-o numa dorna de 100L que tenho no jardim com plantas flutuantes só para o meu cão beber água e ir ao banho! 😅 Coloquei lá 6 Néons Chineses no Verão para comerem larvas de mosquitos e moscas e simplesmente apareceu um alevim.

Néons Chineses "largam" ovos, mas se os ovos não ficarem escondidos, são comidos pelos próprios Néons ou por outra coisa que haja no aquário. 

A parte de ter ovos é a parte em que não tenho experiência, só estou habituado aos vivíparos, mas dizem para utilizar um anti-fúngico na água para os ovos não serem atacados por fungos. 

Agora o resto, imagino que seja mais ou menos sempre a mesma coisa para criar alevins na generalidade...

A alimentação, podes comprar comida própria para alevins (normalmente é um pó), desfazer em pó a alimentação normal, e/ou dar alimentos vivos pequenos tipo micro-vermes de aveia e coisas desse género. Alimentar pelo menos 2 ou 3 vezes por dia.

O filtro, o melhor para alevins é um filtro de esponja, mas também podes usar um pré-filtro de esponja ou malha metálica suficientemente fina para os alevins não serem sugados pelo filtro.

E é sempre melhor terem um aquário só para eles para evitar petiscadas... os meus alevins só começaram a sobreviver quando comecei a retirar as progenitoras para esta maternidade uns dias antes de ela dar á luz (elas eram certinhas, la para dia 20 e pouco de cada mês ficavam mais magras!)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

Vamos lá então por partes...

De criação de Neons Chineses não sei quase nada (sei alguma teoria, mas nunca tentei criar condições para se procriarem). O único alevim que já vi deles encontrei-o numa dorna de 100L que tenho no jardim com plantas flutuantes só para o meu cão beber água e ir ao banho! 😅 Coloquei lá 6 Néons Chineses no Verão para comerem larvas de mosquitos e moscas e simplesmente apareceu um alevim.

Néons Chineses "largam" ovos, mas se os ovos não ficarem escondidos, são comidos pelos próprios Néons ou por outra coisa que haja no aquário. 

A parte de ter ovos é a parte em que não tenho experiência, só estou habituado aos vivíparos, mas dizem para utilizar um anti-fúngico na água para os ovos não serem atacados por fungos. 

Agora o resto, imagino que seja mais ou menos sempre a mesma coisa para criar alevins na generalidade...

A alimentação, podes comprar comida própria para alevins (normalmente é um pó), desfazer em pó a alimentação normal, e/ou dar alimentos vivos pequenos tipo micro-vermes de aveia e coisas desse género. Alimentar pelo menos 2 ou 3 vezes por dia.

O filtro, o melhor para alevins é um filtro de esponja, mas também podes usar um pré-filtro de esponja ou malha metálica suficientemente fina para os alevins não serem sugados pelo filtro.

E é sempre melhor terem um aquário só para eles para evitar petiscadas... os meus alevins só começaram a sobreviver quando comecei a retirar as progenitoras para esta maternidade uns dias antes de ela dar á luz (elas eram certinhas, la para dia 20 e pouco de cada mês ficavam mais magras!)

Erro meu... tinha ideia de ter lido alguma vez que tinhas essa espécie em algum aquário, e que conseguias que eles procriassem. Peço desculpa. De qualquer maneira, obrigado pelas dicas. Vou tentar improvisar um filtro cá em casa para ver se tenho resultados. Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.