Excesso de algas no aquário


Lourenço Pena

Recommended Posts

Olá!

Tenho um aquário de 80l com um casal jovem de ramirezis e umas 7 anuias mas tenho problemas com o excesso de algas no aquário. Tentei reduzir a luz, aumentar a quantidade de água retirada mas nada resulta. Alguém sabe como é que volto a normalizar o aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lourenço Pena

Bem vindo ao Fórum.

Para melhor ajuda coloca aqui a descrição de Setup do teu aquário,vai aqui como deves fazeres, 

 

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando tiver disponibilidade mando-lhe a descrição completa. Pode me dar algumas dicas de como resolver o meu problema? A dimensão é de 80x30x40cm, o filtro é da marca BIOBOXI, aquecedor EASYKLIM e lâmpada LED.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Bem tudo o que te possa dizer,é como estar a dar tiros no escuro,mas posso-te perguntar-te de quando em quando fazes TPA,s ? as algas podem aparecer por uma infinidade de causas,ou erros nossos,primeiro uma das tantas causas e o filtro não estar há altura do aquário,e como tu tens uma BioBox que se queres que te diga em geral não prestam para nada,o melhor mesmo é um filtro externo que te faça pelo mínimo 6 vezes o caudal do teu aquário,também pode ser uma causa o tempo de luz,ou a falta da mesma,se o aquário apanhar luz directa do sol pode criar algas,agora também basta saber que algas estas a falar,podes ver aqui as algas e as causas, http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm .

Saudações 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já experimentaste a tática do cobrir completamente o aquário durante uns dias?

O meu aquário de 60L tem cerca de mês e meio e teve um surto de algas bem forte (o que também é perfeitamente comum, nada de anormal - https://www.aquariofilia.net/forum/topic/261186-novo-aquário-ciclagem/). Deixei-o "às escuras" durante uns 3 dias e está como novo. Sim, continua a ter algumas algas, mas nada de problemático, até porque têm servido para alimentar as Corydoras, Otocinclus Affinis e Neritinas. Desde que não ultrapassem o limite do "meu  razoável" nem me chateio mais.

Faço TPA uma vez por semana e tirei totalmente a calha de iluminação. O aquário está perto de uma janela, corro as cortinas para o lado e apanha sol qb, principalmente da parte da tarde, pelo que estou a fazer uma experiência, que tem trazido alguns resultados interessantes ao nível das plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lourenço

Não tenhas medo que eles não morrem por estarem três dias sem comer,os peixes na natureza não tem ninguém a colocarem comer,eles pode passar uns dias até encontrarem comer.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tem necessariamente de ser 3 dias, nem não alimentares os peixes.

O que eu fiz foi cobrir totalmente o aquario, levantava só uma ponta para colocar um bocado de comida e fazer uma vistoria ao "andamento da coisa". não tenho a certeza de quantos dias estiveram assim, mas foram uns 3-4 dias. Quando vi que já não tinha algas, tirei a cobertura e tudo tem estado normal desde aí.

Cada caso é um caso, e tens de ver o que melhor resulta no teu. Para além da solução que remedeia a situação, mais importante era tentares descobrir o porquê das algas: excesso de luz, excesso de nutrientes, TPA's insuficientes,  se tiveres excesso de nutrientes e não tiveres plantas para os consumir, sobrarão para as algas, etc... Tens muitos tópicos aqui no fórum e na internet que com certeza te ajudarão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lourenço

Muito simples,esperares se nascem os alvins,pronto ficas logo a saber,de outra forma como vais saber,ou nós vamos saber,se na altura que a fêmea estava a meter os ovos,e se tu vises o macho a fecundar os ovos então ficarias a saber.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lourenço

Ela pode estar a comer alguns ovos que estejam fungados,ou seija são ovos que nunca vão dar alvins,por outro lado, por vezes os casais são novos e na primeira postura por falta de experiência,ou porque se sente ameaçados por outros peixes,come toda a postura,por isso é que é sempre bom o casal estar só no aquário.

 

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ela comeu-os todos...

Vou fazer algumas perguntas:

Quanto tempo demoram a fazer outra postura?

A minha fêmea desovou numa gruta com um grande buraco encostado ao vidro onde eu a podia observar. Isso foi alguma das causas para ela comer os ovos?

Os ovos brancos são os fungados?

Depois da fêmea comer os ovos, saiu da gruta e teve uma espécie de "interação" com o macho. Após isso ele abriu as suas barbatanas e começou a nadar atrás da fêmea. Até achei muito interessante mas depois ela ficou muito quieta em cima da bomba ou no canto e temo que lhe tenha acontecido alguma coisa. O que poderá ter acontecido?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas 

Pode ser aquilo que eu disse em cima,casal novo,falta de experiência,uma vez que eles estão sós,não te sei dizer quando tornam a fazer nova postura,mas espera que alguém aqui já tenha passado por isso te diga alguma coisa.

Saudações  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não posso afirmar com toda a certeza, mas já vi referido em alguns sítios que os ramirezis não são bons progenitores nas primeiras vezes, de entre outros motivos , esse pode ser um deles.

 

Quanto ás algas, está resolvido? tenta colocar os dados do aquário como o Álvaro sugeriu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Lourenço

Ainda bem que já esta resolvido,agora vai pensando que tens que mudar de filtro,Biobox são muito fracas,e criam muitos problemas,um filtro externo é a melhor opção.

 

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

On 17/08/2020 at 22:24, Lourenço Pena disse:

Olá!

Tenho um aquário de 80l com um casal jovem de ramirezis e umas 7 anuias (anúbias????) mas tenho problemas com o excesso de algas no aquário. Tentei reduzir a luz, aumentar a quantidade de água retirada mas nada resulta. Alguém sabe como é que volto a normalizar o aquário?

Outra questão que podes ver é o facto de num aquário de 80lt só teres plantado 7 anubias, se calhar o melhor que podia fazer para os peixes e o equilíbrio do sistema é plantar mais plantas de forma a preencher o aquário e assim teres algo que possa "lutar" contra um futuro surto de algas.

 

cumps

Diogo

@aqua_invicta (https://www.instagram.com/aqua_invicta/)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais