URGENTE - Espuma no aquário


jccoelho

Recommended Posts

Olá, Bom dia! O meu aquário é relativamente novo (cerca de dois meses), é de 60 litros, com substrato inerte, bem plantado (plantas low-tech) e com espécies pequenas (rásboras, dânios, tetras, alguns invertebrados (caracóis), corydoras e néons. Por causa das plantas apresentarem um aspecto menos bom, foi-me recomendado que pusesse umas cápsulas fertilizantes junto às raizes das plantas (da Tropica) e foi o que fiz, juntamente com um pequeno esguicho de fertilizante líquido (pus muito pouco). Desde então, na zona da cortina de água tem-se formado esta camada de espuma. Os níveis da água estão aparentemente bons, mas, mesmo assim, fiz uma TPA de cerca de 25%. A espuma continua (não tem cheiro). Já não sei o que fazer e receio sobre por tudo duas cobrinhas Kuhli que andam a fazer sprints de um lado para o outro do aquário... 😞

Acham que devo fazer mais TPAs? Peço ajuda, por favor!

 

https://freeimage.host/i/d1Ew3g
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Qual é o filtro que tem no aquário?
Normalmente essa espuma aparece quando há falta de movimentação na água.

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

17 minutes ago, Emejet said:

Boas. Qual é o filtro que tem no aquário?
Normalmente essa espuma aparece quando há falta de movimentação na água.

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk
 

Olá, viva! Obrigado antes de mais pela ajuda! Tenho um filtro externo de mochila EHEIM LIBERTY 130 e um interno, de circulação (não sei a marca). Até já tentei mudar a posição de circulação da água, mas nada... Foi estranho, porque estava tudo impecável até introduzir o fertilizante... 😞

Editado por jccoelho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião ficaria aí melhor um filtro externo tipo um Eheim 2213.
Que fertilizantes usou no aquário?
O filtro de mochila consegue movimentar bem o topo da água?


Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas jccoelho

Na minha opinião e a mesma do Emejet,nem o filtro que tens dentro do aquário,nem o de mochila esta a dar conta do trabalho que deviam de fazer,eu também acho que tu com um Eheim 2213 já ficavas bem servido,mas mesmo um Eheim 2215 para o caso de um dia subires um pouco de litragem já estavas servido,seria um investimento para longo prazo.

Saudações  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Emejet said:

Na minha opinião ficaria aí melhor um filtro externo tipo um Eheim 2213.
Que fertilizantes usou no aquário?
O filtro de mochila consegue movimentar bem o topo da água?


Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk
 

Obrigado, mais uma vez, por me tentar ajudar! (estou com outra conta porque não me lembrava da pw no pc onde estava)

Na altura, também pensei num filtro externo, mas o orçamento não permitia 🙂 
Os fertilizantes que usam foram as cápsulas fertilizantes da Tropica (Tropica Nutrition capsulas) e o Tropica Plant Growth Premium (cerca de 5 ml).

O filtro não movimenta tão bem a água quanto queria, porque a água cai em cascata sem muita força...

Obrigado desde já por toda a ajuda que me possa dar porque estou mesmo preocupado com isto (a espuma continua na zona das saidas de ar (tenho duas pedras de ar).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, Alvaro Silva said:

Boas jccoelho

Na minha opinião e a mesma do Emejet,nem o filtro que tens dentro do aquário,nem o de mochila esta a dar conta do trabalho que deviam de fazer,eu também acho que tu com um Eheim 2213 já ficavas bem servido,mas mesmo um Eheim 2215 para o caso de um dia subires um pouco de litragem já estavas servido,seria um investimento para longo prazo.

Saudações  

Muito obrigado mais uma vez, amigo Álvaro! Pois, vou ter mesmo que pensar num filtro externo... Só acho estranho isto ter acontecido depois de ter posto o fertilizante. Já me fartei de pesquisar na net e não encontro nada semelhante... 🙄

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha com esta coisa do covid-19 há lojas que querem recuperar o tempo que tiveram fechados e fazem promoções,dá uma olhada na net em lojas e vê se haverá alguma que tenha um filtro em conta para a tu carteira,qualquer das maneiras vais fazendo umas TPA,s para abalar alguma coisa que esteja menos bem.

Ate pode não ser nada.

Saudações 

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minute ago, Alvaro Silva said:

Olha com esta coisa do covid-19 há lojas que querem recuperar o tempo que tiveram fechados e fazem promoções,dá uma olhada na net em lojas e vê se haverá alguma que tenha um filtro em conta para a tu carteira,qualquer das maneiras vais fazendo umas TPA,s para abalar alguma coisa que esteja menos bem.

Ate pode não ser nada.

Saudações 

 

 

Obrigado, amigos! Vou fazer isso mesmo. Fiz, como disse, uma TPA de uns 25%, e a coisa até melhorou muito ligeiramente... Mas vou deixar passar mais um dois dias e fazer mais uns 10  ou 20% de TPA. Vou dando notícias.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

  • Gosto 1

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.