Ajuda escolha aquário e outras dúvidas de um iniciante


Recommended Posts

Olá a todos, 

Eu chamo-me Ângelo e decidi lançar-me nesta aventura de ter um aquário. Não sou propriamente novo nisto mas a última vez que tive contacto foi há bastantes anos com o aquário de guppies que tinha com o meu pai e por isso já muita coisa se varreu. 

Venho aqui colocar as minhas dúvidas em relação à escolha de um aquário sem querer recorrer a um kit mas que seja adequado ao que quero e ao meu orçamento 

A nível de peixes ainda não tenho nada escolhidos mas gosto dos tetras, dos beijadores e gostava de poder ter alguma variedade de espécies e daí a minha escolha ter recaído para um aquário maior. A decoração gostava de fazer algo com mais recurso a pedras, areia para o substrato e algumas plantas, basicamente as essenciais para ajudar na estética e na saúde do meio ambiente. 

Em relação ao material consegui encontrar dois setups de lojas já conhecidas aqui do fórum que vão de encontro ao meu orçamento e expectativas 

Aquário 1

Casa dos Discus

Aquário vidro normal 6mm 80x40x40 128l com tampas - 80€

Filtro mochila Fluval C3 580l/h - 43€ 

Aquecedor Eheim Jager 100w - 23€

Lampada Chihiros A801 - 100€

 

Aquario 2

Solaqua

Aquario Scalare 80 80x30x40 96l com tampa - 69€

Filtro mochila Fluval C3 580l/h - 40€

Aquecedor Fluval M100 100w - 24€

Lampada odyssea dual pro t5h0 series 60/80 - 49€

 

Não me importo de misturar os setups, nem de ir comprar em outras lojas, o preço é apenas para referência, essencialmente gostava de saber se são adequados, principalmente o Fluval C3 para um aquário de 128l não sei se será aquém do necessário. 

As lâmpadas haverá alguma razão para a odyssea ser tão mais barata que a chihiro?vale a pena o investmento na Chihiros? 

Gostava de usar como substrato areia branca, com granularidade 2 ou 3 e gostava de saber se tem alguma implicação na escolha dos peixes e se há plantas que aguentem apenas substrato inerte para facilitar a manutenção. 

 

Obrigado a todos pela ajuda

Editado por Ângelo Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo. Para um aquário dessas litragens esquece um filtro de cascata, ignora o débito da bomba medido em l/h pois o verdadeiro problema é a capacidade de colocar materias filtrantes biologicas! E isso para aquários a partir dos 60 Litros só se consegue recorrendo a um filtro externo! Isto partindo do princípio que vais querer ter isso com peixes...

Quanto à diferença de valores  nas calhas que mencionaste,  a odysseia  ainda usa as lampadas tubulares t5, o que vai obrigar a ires renovando as lâmpadas de ano a ano, isto se quiseres ter um plantado saudável. Já  a chihiros é uma calha led, essa marca até costuma ter lumens a mais o que obriga a usar um dimmer para não teres  aí um algário 😀

há 28 minutos, Ângelo Cunha disse:

Gostava de usar como substrato areia branca, com granularidade 2 ou 3 e gostava de saber se tem alguma implicação na escolha dos peixes e se há plantas que aguentem apenas substrato inerte para facilitar a manutenção

Se optares por plantas de baixa exigência  e que em vez de raízes tem apenas rizomas (anubias, fetos, bucephalandras)  que ficam agarradas a pedras ou troncos (tipo as trepadeiras de jardim) não precisas de usar substratos para plantados. Mas, e há sempre um mas, os substratos argilosos próprios  para aquários fazem buffer nos parâmetros da água  amaciando e acidificando para valores que existem na natureza da maior parte dos  peixes asiáticos e sulamericanos tropicais. Se a água na tua casa for muito dura e alcalina o substrato vai ajudar a manter os valores de pH, gH e kH mais baixos. Daí todos  os criadores de camarões usarem esses substratos para plantados apesar de não terem na grande maioria mais do que um bocado de musgos...

Não tenhas pressa em comprar o material, aproveita o máximo para colectares informação sobre todo este nosso hobby maravilhoso e depois farás a escolha mais acertada para aquilo que pretendes ter.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas. 

Quanto ao filtro parece haver bastantes vantagens na utilização do filtro externo mas podes explicar-me melhor o que queres dizer com a capacidade de colocar matérias filtrantes biológicas?

Quanto às calhas tenho sempre preferência pelo Led e tendo em conta a troca das lâmpadas, acho que compensa o que se paga a mais pelo led. Obrigado pela dica do dimmer. 

Quanto a água a usar, a água é possível ser filtrada da torneira, isso pode ajudar a ter valores mais estáveis de pH, gH e kH? Quanto ao substrato vou estudar melhor a manutenção dos vários tipos e tomar uma decisão com calma. 

Editado por Ângelo Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Ângelo Cunha disse:

Quanto ao filtro parece haver bastantes vantagens na utilização do filtro externo mas podes explicar-me melhor o que queres dizer com a capacidade de colocar matérias filtrantes biológicas?

As fezes dos peixes,  o resto da comida que sobrou dentro do aquário,  folhas mortas, etc  etc apodrecem dentro do aquário e vão libertar amônia que é letal. Ora na natureza, tudo se transforma, já dizia Lavoisier, e umas bacterias nitrosomas vão aparecer para transformar a amonia em nitritos que na mesma são letais! É aí que aparecem outro tipo de bacterias - as nicrobacterias - que vão transformar os nitritos em nitratos. Esses nitratos podem ser depois retirados nas trocas parciais de água,  que não é nada mais do que a retirada de uma percentagem da agua do aquário e reposição com agua nova (da torneira por exemplo). Todo este processo tem o nome  de ciclo do nitrogênio ou do azoto.  Ora essas bactérias que fazem esse trabalho essencial precisam de estar em aguas limpas e bem oxigenadas e estão na sua maioria agarradas a superfícies. As tais materias biológicas de que te falei antes são pequenas peças que são altamente porosas permitindo um área enorme para fixação dessas bacterias. Daí a importância de ter espaço dentro do filtro para podermos colocar todas essas materias biológicas assim como outro tipo de materias para filtrar a porcaria que  são esponjas onde fica preso o lixo. 

há 2 horas, Ângelo Cunha disse:

Quanto a água a usar, a água é possível ser filtrada da torneira, isso pode ajudar a ter valores mais estáveis de pH, gH e kH?

Não,  os valores acima nao são filtraveis, são medidas de avaliação da alcalinidade e da dureza total e de carbonatos presente na água.  Varia muito de zona para zona no país,  conforme o local de onde vem a água se é um solo calcário ou inerte. Consulta o site dos serviços de tratamento do teu município para saber os valores ao certo. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá a todos

Depois de muito ir lendo por este fórum e internet a fora, lá me decidi no aquário a comprar e fui para um de 73l  60cmX35cmX35cm com o móvel a corresponder.

Para já ainda só comprei estes dois items pois quero agora arranjar o filtro e iluminação adequados e com bom preço. Já tenho uma ideia do que pretendo mas duvidas na escolha certa.

Para contextualizar o aquário terá alguns plantados mas tudo plantas fáceis como as Anubias e outras, não planeio encher com muitas plantas e será um aquário comunitário.

A minha escolha em relação ao filtro pende mais para os Fluval e a minha dúvida está entre o 107 ou o 207. O preço é similar, a nível de litragem o 107 parece-me suficiente mas o facto de apenas ter 2 cestos para midias, 1 tem esponjas e outro traz carvão activado que poderia substituir por cerâmicas que acho ser até ideal para ajudar as plantas, faz-me pensar se será suficiente. O 207 já tem 3 cestos o que me permite ter mais midias mas em contrapartida não sei se fico com um fluxo demasiado forte no aquário mesmo regulando para o mínimo (se calhar estou a fazer uma tempestade num copo de água).  Não faço intenções de arranjar outro aquário num futuro próximo porque o espaço cá em casa é curto e por isso queria saber se, não sendo necessário o 207, vale a pena fazer esse investimento ou fico bem com o 107.

 

Para a iluminação gosto muito dos LED's RGB mas aqueles que têm features como controlo remoto, temporizador ou controlo das cores já ficam mais carotas se for para uma twinstar ou mesmo uma chihiros melhorzita e não queria ir para uma chinezisse do Aliexpress. Eu sei que posso comprar o controlador à parte mas gostei imenso da calha da Amtra, a System Led Freshwater 60 que inclui comando, permite controlar as cores, dimmer e tem temporizador incorporado.

https://www.amtra.de/prodotti/acquario/accessori-tecnici/luci-led/amtra-led-system-fresh/

Tem 1800 lumens a 24W e multiplicando 25 lumens pelos 73l brutos do aquário dá-me 1825 lumens e tendo em conta que multipliquei pela litragem bruta, parece que é adequada ao que pretendo, concordam?

Para o termostato acho que não há grande duvida, vou para algo com 100W.

Peço desculpa peço testamento mas as dúvidas são mais que muitas 😅

Obrigado por toda a ajuda e assim que for tendo as coisas vou colocando updates

 

Editado por Ângelo Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Ângelo Cunha disse:

A minha escolha em relação ao filtro pende mais para os Fluval e a minha dúvida está entre o 107 ou o 207. O preço é similar, a nível de litragem o 107 parece-me suficiente mas o facto de apenas ter 2 cestos para midias, 1 tem esponjas e outro traz carvão activado que poderia substituir por cerâmicas que acho ser até ideal para ajudar as plantas, faz-me pensar se será suficiente. O 207 já tem 3 cestos o que me permite ter mais midias mas em contrapartida não sei se fico com um fluxo demasiado forte no aquário mesmo regulando para o mínimo (se calhar estou a fazer uma tempestade num copo de água).  Não faço intenções de arranjar outro aquário num futuro próximo porque o espaço cá em casa é curto e por isso queria saber se, não sendo necessário o 207, vale a pena fazer esse investimento ou fico bem com o 107.

Existem muitas maneiras de reduzir o fluxo do filtro. Já utilizei um filtro que fazia 440L/h (EHEIM Classic 250) num aquário de 20L sem qualquer problema.

 

há 1 hora, Ângelo Cunha disse:

Tem 1800 lumens a 24W e multiplicando 25 lumens pelos 73l brutos do aquário dá-me 1825 lumens e tendo em conta que multipliquei pela litragem bruta, parece que é adequada ao que pretendo, concordam?

Para plantas fáceis, como diz que vai ter, nem sequer precisa de se preocupar tanto com isso...

Sobre esta "regra" de usar lumens para dimensionar luzes para aquários... Lumens é uma medida de luz visível ao olho humano. O espectro de luz utilizado pelas plantas para fazer fotosíntese é muito diferente daquilo que conseguimos ver.

A medida correcta de utilizar para escolher luzes é o PAR (Photosynthetically active radiation), que depende de vários factores e por isso infelizmente quase nunca se vê informação disso em lado nenhum.

 

Editado por João Cardoso (Kadoxu)

Projetos antigos:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado assim já fico mais descansando em relação ao filtro, pela diferença no preço acho vou mesmo para o 207 mas ainda tenho tempo para procurar mais sobre o assunto.

10 minutes ago, João Cardoso (Kadoxu) said:

A medida correcta de utilizar para escolher luzes é o PAR (Photosynthetically active radiation), que depende de vários factores e por isso infelizmente quase nunca se vê informação disso em lado nenhum.

É verdade, é ainda muito difícil obter essas informações, felizmente lá vão havendo uns videos no Youtube em que se tivermos sorte mostram os valores da calha que queremos, infelizmente não foi o caso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ângelo Cunha

A escolha do filtro Fluval 207 foi uma boa escolha,nuca e demais o fluxo de um filtro,haverá sempre uma maneira de resolver isso.

Saudações 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
On 20/08/2020 at 13:35, Ângelo Cunha disse:

Olá a todos

Depois de muito ir lendo por este fórum e internet a fora, lá me decidi no aquário a comprar e fui para um de 73l  60cmX35cmX35cm com o móvel a corresponder.

Para já ainda só comprei estes dois items pois quero agora arranjar o filtro e iluminação adequados e com bom preço. Já tenho uma ideia do que pretendo mas duvidas na escolha certa.

Para contextualizar o aquário terá alguns plantados mas tudo plantas fáceis como as Anubias e outras, não planeio encher com muitas plantas e será um aquário comunitário.

A minha escolha em relação ao filtro pende mais para os Fluval e a minha dúvida está entre o 107 ou o 207. O preço é similar, a nível de litragem o 107 parece-me suficiente mas o facto de apenas ter 2 cestos para midias, 1 tem esponjas e outro traz carvão activado que poderia substituir por cerâmicas que acho ser até ideal para ajudar as plantas, faz-me pensar se será suficiente. O 207 já tem 3 cestos o que me permite ter mais midias mas em contrapartida não sei se fico com um fluxo demasiado forte no aquário mesmo regulando para o mínimo (se calhar estou a fazer uma tempestade num copo de água).  Não faço intenções de arranjar outro aquário num futuro próximo porque o espaço cá em casa é curto e por isso queria saber se, não sendo necessário o 207, vale a pena fazer esse investimento ou fico bem com o 107.

 

Para a iluminação gosto muito dos LED's RGB mas aqueles que têm features como controlo remoto, temporizador ou controlo das cores já ficam mais carotas se for para uma twinstar ou mesmo uma chihiros melhorzita e não queria ir para uma chinezisse do Aliexpress. Eu sei que posso comprar o controlador à parte mas gostei imenso da calha da Amtra, a System Led Freshwater 60 que inclui comando, permite controlar as cores, dimmer e tem temporizador incorporado.

https://www.amtra.de/prodotti/acquario/accessori-tecnici/luci-led/amtra-led-system-fresh/

Tem 1800 lumens a 24W e multiplicando 25 lumens pelos 73l brutos do aquário dá-me 1825 lumens e tendo em conta que multipliquei pela litragem bruta, parece que é adequada ao que pretendo, concordam?

Para o termostato acho que não há grande duvida, vou para algo com 100W.

Peço desculpa peço testamento mas as dúvidas são mais que muitas 😅

Obrigado por toda a ajuda e assim que for tendo as coisas vou colocando updates

 

Comprei uma calha da amtra. Se estou satisfeito.... ainda não posso opinar com os seus resultados a nível das plantas. 

Tem bons spec / preço / qualidade anunciado mas... Manual esquece... Vais à net e não encontras reviews. A única coisa que encontras é um vídeo para efetuar os vários modos.. com base em 3 clique para Setup individual. 

Procedi conforme vídeo e não funcionou... 

Fui à loja, que considero a melhor de Portugal e com renome fora do nosso país para me ajudarem porque, com a sorte que eu às vezes tenho pensei que havia defeito na calha. 

A primeira pessoa que me atendeu não sabia operar com a calha e ainda tive uma resposta tipo... “pelo preço também não se pode esperar grande coisa... Só o dimmer da marca X custa isso ou o dobro... "

Depois, fui atendido pelo dono, que também não sabia operar com a calha. Disse que só tinha estas ligadas à temporizador. Após ler o manual e ter visto o vídeo que indiquei, consegui sem os três cliques, como no vídeo mas a segurar segundos em cada botão para efetuar Setup. Fizemos experiência com outro comando, porque não sabíamos se era da pilha. 

Não fiquei convencido com a programação da calha. Quero desligar e ela não responde.... Tenho de desligá-la da corrente e esperar de modo a fazer reset e poder por exemplo colocar 6500 kv e regular a intensidade. Desisti de programá-la. Bem, fiquei com um Ferrari cheio de specs mas, não utilizo o ar condicionado porque não funciona... abro a janela e não meto a sexta mudança porque ela não entra... Mas gasto só mais um pouquito e vou em quinta 🙄🙄🙄😂😂😂

 

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

47 minutes ago, Arlindo said:

Comprei uma calha da amtra. Se estou satisfeito.... ainda não posso opinar com os seus resultados a nível das plantas. 

Tem bons spec / preço / qualidade anunciado mas... Manual esquece... Vais à net e não encontras reviews. A única coisa que encontras é um vídeo para efetuar os vários modos.. com base em 3 clique para Setup individual. 

Procedi conforme vídeo e não funcionou... 

Fui à loja, que considero a melhor de Portugal e com renome fora do nosso país para me ajudarem porque, com a sorte que eu às vezes tenho pensei que havia defeito na calha. 

A primeira pessoa que me atendeu não sabia operar com a calha e ainda tive uma resposta tipo... “pelo preço também não se pode esperar grande coisa... Só o dimmer da marca X custa isso ou o dobro... "

Depois, fui atendido pelo dono, que também não sabia operar com a calha. Disse que só tinha estas ligadas à temporizador. Após ler o manual e ter visto o vídeo que indiquei, consegui sem os três cliques, como no vídeo mas a segurar segundos em cada botão para efetuar Setup. Fizemos experiência com outro comando, porque não sabíamos se era da pilha. 

Não fiquei convencido com a programação da calha. Quero desligar e ela não responde.... Tenho de desligá-la da corrente e esperar de modo a fazer reset e poder por exemplo colocar 6500 kv e regular a intensidade. Desisti de programá-la. Bem, fiquei com um Ferrari cheio de specs mas, não utilizo o ar condicionado porque não funciona... abro a janela e não meto a sexta mudança porque ela não entra... Mas gasto só mais um pouquito e vou em quinta 🙄🙄🙄😂😂😂

 

Eu acabei por resistir á tentação, não haver uma única review na internet e com o facto de não ter podido ver a calha a funcionar foi um deal breaker e fez-me escolher uma calha da Chihiros.

Como só vou ter plantas fáceis decidi comprar uma calha RGB da Chihiros de 45cm por pouco mais do que a da Amtra e pelo menos tenho o que realmente queria. se eventualmente for insuficiente para as plantas , que acho que não vai ser, adiciono uma segunda mas para já ainda não tenho de me preocupar com isso porque ainda falta ter tudo aqui para montar.

Obrigado pelo feedback de qualquer forma. 

 

Editado por Ângelo Cunha
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.