Acho que meu peixe está doente ;-;


Rafaela__

Recommended Posts

Comprei um beta recentemente, tenho somente ele em um aquário de 15l, com filtro e termostato, infelizmente n fiz ciclagem mas nos primeiros 15 dias ele esteve super bem. 

Vi uns vídeos e achei que seria legal colocar uma batata doce pra poder dar raiz (achei bonito), a batata começou a dar raiz e tudo mais, tava tudo correndo bem até eu perceber q o peixe ficava muito tempo próximo da batata, e isso me preocupou pois percebi q a batata estava acumulando algo que parecia ser as fezes do peixe ( agora desconfio que poderia ser fungos) então eu tirei a batata e no mesmo dia, comecei a observar q o peixe tinha umas manchas escuras, primeiro na cabeça, como pontinhos escuros q de longe parece com descaramento, depois percebi que embaixo da cabeça estava escuro tb. Agora vejo que as escamas do corpo estão escurecendo, as gueurras dele estão beem mais abertas q o normal, as nadadeiras estão sem rasgos e ele está se alimentando muito bem. Vejo que ele sente falta da batata ;-; mas acho q foi ela q fez mal pra ele. Eu tô desesperada pois não sei o que é, fiz tpa pra ver se ajudava mas ele ainda está com essas manchas, comecei a ver os sintomas a 2 dias, se alguém pfv poder me ajude, estou desesperada ;-;.

Outra coisa, no dia que tirei a batata, ele comeu um daqueles mosquitinhos pretos de banheiro que caiu no aquário, n imaginei q faria mal então eu deixei ele comer, n sei se pode ter feito mal pra ele TB.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

Em primeiro, o lugar da batata é na horta ou na comida, a história de colocar batata doce dentro de aquário é muito errada.

Dito isso, já te deixo claro que a batata pode ter sim prejudicado teu peixe e com certeza ele não está com saudades dela. O mosquito provavelmente não fez mal a ele também.

Quais os parametros da tua agua? amônia, ph, nitrito. Se tiver fotos do peixe, melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 02/08/2020 at 04:40, Rafaela__ disse:

Comprei um beta recentemente, tenho somente ele em um aquário de 15l, com filtro e termostato, infelizmente n fiz ciclagem mas nos primeiros 15 dias ele esteve super bem. 

Vi uns vídeos e achei que seria legal colocar uma batata doce pra poder dar raiz (achei bonito), a batata começou a dar raiz e tudo mais, tava tudo correndo bem até eu perceber q o peixe ficava muito tempo próximo da batata, e isso me preocupou pois percebi q a batata estava acumulando algo que parecia ser as fezes do peixe ( agora desconfio que poderia ser fungos) então eu tirei a batata e no mesmo dia, comecei a observar q o peixe tinha umas manchas escuras, primeiro na cabeça, como pontinhos escuros q de longe parece com descaramento, depois percebi que embaixo da cabeça estava escuro tb. Agora vejo que as escamas do corpo estão escurecendo, as gueurras dele estão beem mais abertas q o normal, as nadadeiras estão sem rasgos e ele está se alimentando muito bem. Vejo que ele sente falta da batata ;-; mas acho q foi ela q fez mal pra ele. Eu tô desesperada pois não sei o que é, fiz tpa pra ver se ajudava mas ele ainda está com essas manchas, comecei a ver os sintomas a 2 dias, se alguém pfv poder me ajude, estou desesperada ;-;.

Outra coisa, no dia que tirei a batata, ele comeu um daqueles mosquitinhos pretos de banheiro que caiu no aquário, n imaginei q faria mal então eu deixei ele comer, n sei se pode ter feito mal pra ele TB.

Bom dia , primeiro é importante, dado tratar-se de um tópico de doença, preencher e fazer um copy /paste para aqui no tópico todos os membros terem acesso ao máximo de informação possível, para puderem ser mais exatos a ajudar. 😉

➡️ 

 

Segundo convém ler também, até porque sem fotos, é difícil dizer o que quer que seja, é como mandar tiros no escuro. E esta leitura ajudará a identificar a doença, nos aqui não temos acesso visual do peixe e como se comporta. 

➡️ 

 

Terceiro não menos importante é perceber o ciclo do azoto. 

Quarto fica aqui com um site do YouTube muito bom, a seguir, se assim o entender. 

 

 

Por fim, já utilizei batata doce num aquário para experimentar, não tive qualquer tipo de problema com a fauna. 

O problema aí foi ter colocado o betta sem fazer ciclo do azoto. 

De qualquerodo preciso da informação mais detalhada sobre equipamentos, marca do filtro, termo, substrato etc, com faz as tpa do aquário, percentagem etc. 

Fotos para identificar a doença, sendo que se calhar o importante sempre é identificar o que se fez mal, para não voltar a acontecer de novo, e levar a desistir do hobby que é tão gratificante. 

Aguardamos então a informação completa😉

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Miguel Rocha disse:

olá!

Em primeiro, o lugar da batata é na horta ou na comida, a história de colocar batata doce dentro de aquário é muito errada.

Dito isso, já te deixo claro que a batata pode ter sim prejudicado teu peixe e com certeza ele não está com saudades dela. O mosquito provavelmente não fez mal a ele também

Faltou explicar a tua ideia, sobre batata doce em aquários, nao basta dizer "que o lugar da batata é na horta", não só não ajudou como não esclareceu a Rafaela, certo? 

O que prejudicou foi o ciclo de azoto que não foi realizado. 

É sim o mosquito não deve ter sido o problema, até porque os peixes na natureza também os comem quando os apanham... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá vera!

Penso que se é necessário esclarecer algo, seria o pq de colocar batata doce dentro do aquario. Já pensou o dinheiro que as grandes empresas como seachem, será, JBL etc estão perdendo caso a batata doce realmente trouxesse benefício?

Penso que desde já ajuda no momento em que digo a ela que não é por ter retirado a batata doce e que não deve ser colocada em aquário. Mas claro, se alguém tiver algum artigo científico que comprove a eficácia da mesma pra alguma coisa dentro do aquário, posso retirar tudo que eu falei aqui.

Penso que o fato de teres utilizado ou não batata, teres tido problema ou não não comprova se ela traz benefícios ou malefícios. Se pensares de forma rápida, a batata vai de qualquer modo se decompor no aquário, e o resto já sabemos. Temos que ter responsabilidade quando passamos algum tipo de informação sem o mínimo de comprovação científica, na base do 'achismo'. E foi oq tentei, sendo bem claro, que não utilizasse batata doce no aquário pelo simples fato de que: não existe comprovação científica dos seus benefícios.

Por fim, não creio que seja fácil apontar o erro da ciclagem, tendo em vista que não se tem nenhum tipo de explicação quanto a parâmetros, fotos do peixe, etc.

Atenciosamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O funcionamento da batata doce dentro do aquário é igual ao funcionamento da aquaponia.

 

Utiliza-se a batata porque rapidamente germina e tem um efeito estético engraçado para quem gosta. 

 

É um truque usado por muitos criadores de Ls para fazer baixar ou zerar os nitratos dentro de água. 

 

Volto a repetir, é o mesmo princípio da aquaponia.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 03/08/2020 at 16:28, Miguel Rocha disse:

Olá vera!

Penso que se é necessário esclarecer algo, seria o pq de colocar batata doce dentro do aquario. Já pensou o dinheiro que as grandes empresas como seachem, será, JBL etc estão perdendo caso a batata doce realmente trouxesse benefício?

Penso que desde já ajuda no momento em que digo a ela que não é por ter retirado a batata doce e que não deve ser colocada em aquário. Mas claro, se alguém tiver algum artigo científico que comprove a eficácia da mesma pra alguma coisa dentro do aquário, posso retirar tudo que eu falei aqui.

Penso que o fato de teres utilizado ou não batata, teres tido problema ou não não comprova se ela traz benefícios ou malefícios. Se pensares de forma rápida, a batata vai de qualquer modo se decompor no aquário, e o resto já sabemos. Temos que ter responsabilidade quando passamos algum tipo de informação sem o mínimo de comprovação científica, na base do 'achismo'. E foi oq tentei, sendo bem claro, que não utilizasse batata doce no aquário pelo simples fato de que: não existe comprovação científica dos seus benefícios.

Por fim, não creio que seja fácil apontar o erro da ciclagem, tendo em vista que não se tem nenhum tipo de explicação quanto a parâmetros, fotos do peixe, etc.

Atenciosamente.

Olá Miguel, tudo bem? 

Continuo como tu à espera da resposta da @Rafaela__ para se puderem tirar elaçoes mais acertadas.

Está lá também o tópico para a descrição de todo os critérios necessários para a avaliação da doença, certo?

Está lá o tópico para o membro melhor identificar a doença e possíveis causas da mesma, certo? 

Está lá o tópico mais do que explicativo do que é o ciclo do azoto, certo?

Acho que fui bastante clara na minha resposta e em tudo o que disse. Inclusive dei-me ao trabalho de colocar um vídeo de um conterrâneo teu que é biólogo.

Razão mais que conhecida para a mortalidade de peixes no início de uma montagem é o facto de não se respeitar o ciclo do azoto, quer por desconhecimento quer porque alguém diz que não é preciso fazê-la, só porque sim.

Por último deixo aqui outro link

https://www.fazfacil.com.br/jardim/aquaponia-alimentacao-sustentavel/

Mais outro, infelizmente sem fotos

E pá a finalizar um post de um amigo meu:

 

Ter 19 Nov 2013, 15:31
por polnadal
Boas,

há já algum tempo que tinha lido num tópico noutro fórum a ideia de usar uma batata doce para limpar um pouco mais o aquário. A hidroponia é um arte bem antigo e tinha lido bastante sobre o uso que alguns amantes das plantas fazem dos nossos queridos aquários, mas gostei da ideia de inverter o uso e tentar usar alguma planta que fizera muitas raízes para ajudar a eliminar uma parte dos nitritos/nitratos e demais compostos que em excesso nao sao bem-vindos nos nossos aquários.

Também pensei que normalmente há bastantes bacterias (género sinorhizobium, rhizobium e demais) que associam-se com as raízes e ajudam a fixar o azoto. Depois de experimentar >1 mês, nao tenho uma evidencia clara de que isso tenha acontecido ou de que a minha agua seja mais limpa, mas gostei do efecto e da ideia e vou dar credito. Também gosto do efeito que está a dar no aquário e da possibilidade de dar refúgio aos alevinos. Agora já estou a crescer mais dois batatas doces para esse e outro aquário.

Conselho: limpem bem a batata antes de colocar-la no aquário para nao ter surpresas e retirem se vem qualquer indicio de a batata tem começado a ficar podre!!!!

Obrigado Vítor Melo pela partilha, desconhecia a quantidade de raízes que esta planta faz!!
Deixo algumas fotos minhas do estado actual:

A batata doce _B196850_zps3d1eae12
A batata doce _B196852_zps3d235fbe

cmps

Pol
 
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, tudo bem? 

Fico muito feliz em dizer que o meu peixe está super bem, me desesperei atoa kkk. Na verdade, ele não estava doente, ele está crescendo, pesquisei e conversei com o cara q me vendeu e ele disse q alguns betas mudam de cor quando vão ficando mais velhos e quando estão em um habitat bacana, e eu realmente percebi que ele quase dobrou de tamanho desse que chegou. Meu beta é cor creme e com detalhes de azul brilhante, algumas dasmanchas da cabeça ficaram azuis, as do corpo ainda estão pretas, mas parece que muitos peixes betta tem esses pontinhos pretos mesmo. Como ele está muito ativo como sempre e se alimentando bem, creio q a batata n lhe fez mal algum, e até dei mais alguns mosquitinhos pra ele e ele ama. Muuuuito obrigada a todos e desculpa pelo incomodo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais