procuro sugestoes para 100x40x60


johnnyboy75

Recommended Posts

Olá a todos.

Toda a vida tive aquários artificiais, mas decidi passar para o natural, no entanto como não tenho experiência nessa área, e após andar dias a pesquisar por plantas low-tech para principiantes, encontro umas que gosto mas depois não encontro à venda em Portugal, e volto a procurar alternativas e têm sido um ciclo.

O que estou a imaginar seria colocar subtrato e areia (encontrei um post neste forum a sugerir o calculo para quanto devo de adquirir de cada) mas pretendia fazer um tapete na frente do aquario com plantas maiores por trás, na net encontrei umas que gostei muito para servir de tapete, o "Callitriche sp" mas não encontro em Portugal, tinha pensado utilizar a "Egeria densa" e "Rotala rodunfilia" para por na parte de trás.

Sendo assim, uma vez que eu tenho 0 experiência nesta área, podem me dar sugestões para o equivalente a "Callitriche sp" que consiga comprar em território nacional e a minha ideia realmente são todas compativeis?

Os peixes que tenho são: Corydoras, Plocostumos e Scalares

Iluminação é a de origem do aquário Juwel rio 240, umas T5 de 2x54w

Filtro, actualmente um JBL Crystalprofi e901 (mas pretendo por um mais potente, pois ultimamente tenho o achado insuficiente)

Termostato: 300w

 

Fico aguardando sugestões (e até chamadas de atenção, caso esteja a pensar errado em algum dos detalhes)

Obrigado.

 

OBS: O meu aquário neste preciso momento está todo vazio, passei tudo para um outro com intenção de preparar este e só quando estiver pronto, voltar a por os peixes nele, por isso está pronto para colocar o que for necessário sem qualquer impedimento.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, 

Um aquário plantado é sempre um consolo para a vista e uma alegria vê lo a prosperar. Se queres ter sucesso aconselho te a iniciar o aquário sem peixes. Assim poderás utilizar fertilizantes mais livremente e irás estabilizar o aquário mais rapidamente pois não terás excesso de nutrientes que pode causar explosões de algas, etc.. Na minha experiência, criar um tapete é algo complicado e frustrante que por vezes pode levar a que desistas, mas se realmente quiseres experimenta com musgos, tipo musgo de Java ou Christmas que poderá trazer bons reaultados. Tenta primeiro colocar alguma plantas de médio plano, como crytocorynes, anubias var. Nana ou petit, ou Feto de Java var. Dwarf que são plantas de crescimento lento mas  adaptam se bem sem mudar muito o layout inicial e sem muita manutenção, mas não te esqueças que as plantas de rizoma não devem ser enterradas senão podem apodrecer. Para o plano de fundo, as rotala rotundifolia são uma boa opção, são fáceis de manter, crescimento rápido e podes propagar facilmente contando uma porção e voltar a plantar, mas não sejas apressado, dá tempo para tudo crescer e se estabilizar. Utiliza fertilizantes líquidos universais, mas a iluminação não precisa de ser muito forte, as plantas que mencionei não são muito exigentes nesse sentido. Antes de plantares faz um scape bonito com troncos e rochas e trabalha as plantas à volta disso porque será mais fácil do que tentar colocar hardscape depois. Sendo assim, quando terminares deixa tudo estabilizar com calma, entre um a dois meses. Boa sorte e vai atualizando. Abraço 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Estive a pesquisar as tuas sugestões e gostei muito da Anubias Nana e dos Crytocorynes, vou seguir a tua sugestão em colocar essas como plantas de médio plano e utilizar as Rotala Rodundifolia como plano de fundo, onde estou a pensar encomendar (não sei se é permitido dizer os sites neste fórum) vendem essas todas, mas agora fiquei um pouco na duvida sobre o tapete, se realmente é algo assim tão complicado, talvez eu deva começar por algo mais simples primeiro, e quando ganhar a experiência talvez um dia parta para essa ideia.

O musgo de java estava a pensar aplicar no tronco (tenho gostado dos resultados que tenho visto), mas não estou a imaginar ficar como o que pretendia se o utilizasse como tapete, sendo assim terei de pesquisar melhor plantas pequenas para colocar a volta dos troncos/rochas como sugeriste, e penso que a monte carlo talvez seja a melhor opção para o pretendido.

Agora uma questão que ainda não encontrei resposta, como é que sei quantas plantas devo comprar para plantar?, tipo existe alguma formula para X plantas por cm2 ou algo assim?

Editado por johnnyboy75
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, johnnyboy75 disse:

Olá,

Estive a pesquisar as tuas sugestões e gostei muito da Anubias Nana e dos Crytocorynes, vou seguir a tua sugestão em colocar essas como plantas de médio plano e utilizar as Rotala Rodundifolia como plano de fundo, onde estou a pensar encomendar (não sei se é permitido dizer os sites neste fórum) vendem essas todas, mas agora fiquei um pouco na duvida sobre o tapete, se realmente é algo assim tão complicado, talvez eu deva começar por algo mais simples primeiro, e quando ganhar a experiência talvez um dia parta para essa ideia.

O musgo de java estava a pensar aplicar no tronco (tenho gostado dos resultados que tenho visto), mas não estou a imaginar ficar como o que pretendia se o utilizasse como tapete, sendo assim terei de pesquisar melhor plantas pequenas para colocar a volta dos troncos/rochas como sugeriste, e penso que a monte carlo talvez seja a melhor opção para o pretendido.

Agora uma questão que ainda não encontrei resposta, como é que sei quantas plantas devo comprar para plantar?, tipo existe alguma formula para X plantas por cm2 ou algo assim?

O tapete não é complicado mas pode requerer mais do teu setup como uma luz forte com espectro grande e tambem Co2. O musgo pode funcionar como tapete se o conseguires manter em plano nu fundo do aquário, como usando algum tipo de rede ou malha em que possas espalhar um pouco do musgo, ele naturalmente vai crescendo e só tens de ir espalhando bem até que consigas cobrir toda rede e consequentemente o fundo do aquário por completo. Em relação ao número de plantas, não há um número indicado ou limite que seja, tudo depende do tipo de plantas e das suas necessidades, sabes quanto mais plantas tiveres significa mais iluminação, fertilizantes, substrato fértil (não mencionei anteriormente, mas as crytocorynes e as rotalas precisam pois são plantadas e enraizam no solo, contudo também são capazes de retira nutrientes diretamente da coluna de água), e o Co2 naturalmente. Começa com um exemplar de cada espécies que pretendes colocar lá e vê como se comportam, se tudo correr bem podes ir adicionando outras plantas e vais vendo como se comportam, podes fazer uma pesquisa rápida no Google ou YouTube em relação a isso que consegues obter boa informação. Um abraço 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.